LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 19:00
Sábado das 9:00 às 13:00
^ Retornar ao
topo

Julieta V1.0


Quantidade:
Formas de pagamento:
  • Pague em até 12x no cartão
  • Pague através do PayPal
  • Pague por Boleto Bancário
O que você precisa para fazer um robô? Apenas uma placa: Julieta V1.0!

A Julieta é uma solução completa para criação de robôs móveis de pequeno porte que possui todos os componentes necessários para movimentar seu robô em uma única e compacta placa, de apenas 8x9cm.
Possui um microcontrolador ATmega328P com bootloader do Arduino UNO R3, permitindo que seja programada com a IDE do Arduino, além de ter um chip L298P para controle de 2 canais independentes, cada um podendo suprir uma corrente de até 2A para a carga: você poderá facilmente controlar 2 motores DC com escova de maneira independente para fazer seu robô ir pra frente, pra trás e fazer curvas, na velocidade que você quiser.

Além disso, possui barramento de pinos macho e fêmea para fácil ligação de sensores ou atuadores, ou até mesmo Módulos Relé. Caso queira tornar as coisas ainda mais interessantes, a placa possui dois botões para uso geral, que podem ser programados, por exemplo, para acionar ou desacionar o robô via software.
Assim como a BlackBoard, a Julieta possui proteção contra uma polaridade reversa na alimentação, e um LED vermelho se acenderá para indicar o problema.

Com esta simples e compacta solução, seu robô com certeza vai sair não só do papel, mas também do lugar!


Informações da placa

Veja abaixo um código de exemplo que faz com que seu robô com a placa Julieta ande pra frente durante 1 segundo, fique parado durante 1 segundo, ande para trás durante 1 segundo e pare novamente:



Microcontrolador:
Tamanho:9 cm x 8 cm x 1,3 cm (9 cm x 9,6 cm x 1,3 cm com os conectores)
Microcontrolador:ATmega328P
Tensão de operação:5 V
Tensão de entrada (recomendada):8-12 V
Tensão de entrada (limites):7,5-15 V
Pinos de entrada/saída (I/O) digitais:14 (dos quais 6 podem ser saídas PWM)
Pinos de entrada analógicas:6 (+2 no barramento externo)
Corrente DC por pino I/O:40 mA
Corrente DC para o barramento de 5 V:3 A
Corrente DC para o pino de 3,3 V:200 mA*
Memória Flash:32 KB (dos quais 0,5 kB são usados pelo bootloader)
SRAM:2 KB
EEPROM:1 KB
Frequência de clock:16 MHz
Temperatura de operação:de 10 ºC a 60 ºC
Garantia de 6 meses para defeitos de fabricação
* tensão estimada considerando que a corrente é compartilhada com a do regulador de 5V e que a placa está sendo usada apenas para alimentação em 3,3V.

Circuito Controlador de Motores:

Circuito Integrado:L298P
Corrente máxima por motor:2A
Tensão drenada aos motores: 7,5V a 15V (a mesma tensão dos motores é utilizada para alimentar o microcontrolador)
Controle de velocidade em ambos os sentidos de maneira independente.


Observações:
  • Compatível com todos os shields feitos para Arduino UNO R3 (e versões anteriores) existentes
  • Programe ela usando a IDE do Arduino, selecionando a placa Arduino UNO R3 (o chip ATmega328 usado possui o bootloader do Arduino UNO R3)



Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!



Cassimirofcn
date Enviado: 2017-08-13 14:36:12


Boa tarde, gostaria de saber como programar para usar as analógicas A6 e A7, pois quando programo para uno R3, a IDE do arduino parece não aceitar tais portas?
Muito obrigado.

MarceloFarias
date Enviado: 2017-08-14 10:05:37

Qual versão da IDE você está utilizando?


luizhmo95
date Enviado: 2017-07-31 15:16:53


Aparentemente os Leds estao acendendo de forma correta, primeiro acende os laranajas e depois os vermelhos, porem o motor nao funciona... Ja quando seto pra high, low os leds acessos sao um laranja e um vermelho e funciona porem o eixo direito gira pra frente e o esquerdo para tras, me da um help.

ViniDj
date Enviado: 2017-07-31 16:47:13

Recebemos seu email e respondemos ele. Aguardamos o material solicitado para darmos continuação ao suporte.


luizhmo95
date Enviado: 2017-07-31 14:57:59


"
Remova os conectores dos motores e veja se os LEDs dos motores funcionam como deveriam. Após isso, conecte um motor por vez e observe.

"

Marcelo eu tentei isto porem sem sucesso, quando seto HIGH, HIGH ele fica piscando os leds porem nao funciona.
Ja quando coloco HIGH, LOW ele funciona.

Oque eu faco?


luizhmo95
date Enviado: 2017-07-31 13:26:37


meu codigo esta assim:

const int motor1 = 5; //velocidade motor 1 - de 0 a 255
const int motor2 = 6; //velocidade motor 2 - de 0 a 255
const int dir1 = 7; //direcao do motor 1 - HIGH ou LOW
const int dir2 = 8; //direcao do motor 2 - HIGH ou LOW

void setup() {
  pinMode(motor1, OUTPUT);
  pinMode(motor2, OUTPUT);
  pinMode(dir1, OUTPUT);
  pinMode(dir2, OUTPUT);
}

void loop() {

  digitalWrite(dir1, HIGH); //SENTIDO DE ROTACAO
  digitalWrite(dir2, HIGH);
  analogWrite(motor1, 200); //VELOCIDADE
  analogWrite(motor2, 200);
  
  delay(1000);
  
  analogWrite(motor1, 0);
  analogWrite(motor2, 0);
  
  delay(1000);
  
  digitalWrite(dir1, LOW);
  digitalWrite(dir2, LOW);
  analogWrite(motor1, 200);
  analogWrite(motor2, 200);
  
  delay(1000);

  analogWrite(motor1, 0);
  analogWrite(motor2, 0);
  
  delay(1000);
}

e nao funciona.

Agora se eu utilizar dessa maneira ele funciona, porem fica um eixo no sentido horario e o outro no anti-horario:

const int motor1 = 5; //velocidade motor 1 - de 0 a 255
const int motor2 = 6; //velocidade motor 2 - de 0 a 255
const int dir1 = 7; //direcao do motor 1 - HIGH ou LOW
const int dir2 = 8; //direcao do motor 2 - HIGH ou LOW

void setup() {
  pinMode(motor1, OUTPUT);
  pinMode(motor2, OUTPUT);
  pinMode(dir1, OUTPUT);
  pinMode(dir2, OUTPUT);
}

void loop() {

  digitalWrite(dir1, HIGH); //SENTIDO DE ROTACAO
  digitalWrite(dir2, LOW);
  analogWrite(motor1, 200); //VELOCIDADE
  analogWrite(motor2, 200);
  
  delay(1000);
  
  analogWrite(motor1, 0);
  analogWrite(motor2, 0);
  
  delay(1000);
  
  digitalWrite(dir1, LOW);
  digitalWrite(dir2, HIGH);
  analogWrite(motor1, 200);
  analogWrite(motor2, 200);
  
  delay(1000);

  analogWrite(motor1, 0);
  analogWrite(motor2, 0);
  
  delay(1000);
}

MarceloFarias
date Enviado: 2017-07-31 13:32:54

Remova os conectores dos motores e veja se os LEDs dos motores funcionam como deveriam. Após isso, conecte um motor por vez e observe.


luizhmo95
date Enviado: 2017-07-31 12:50:43


Ola quando tento rodar o codigo "praFrentepraTras" a placa julieta faz um barulho e fica piscando e nao roda, ja conferi a com3 e esta correta, observacao: o codigo da descricao roda normalmente porem o eixo direito esta no sentido horario e o esquerdo no sentido anti-horario, quando tento colocar HIGH, HIGH ao em vez de HIGH LOW ele simplismente faz o barulho, fica piscando a placa e nao funciona, alguem consegue me ajudar?

MarceloFarias
date Enviado: 2017-07-31 13:23:19

Você tentou mudar as linhas que definem a direção para o código abaixo?


luizhmo95
date Enviado: 2017-07-31 13:25:45

meu codigo esta assim:

const int motor1 = 5; //velocidade motor 1 - de 0 a 255
const int motor2 = 6; //velocidade motor 2 - de 0 a 255
const int dir1 = 7; //direcao do motor 1 - HIGH ou LOW
const int dir2 = 8; //direcao do motor 2 - HIGH ou LOW

void setup() {
  pinMode(motor1, OUTPUT);
  pinMode(motor2, OUTPUT);
  pinMode(dir1, OUTPUT);
  pinMode(dir2, OUTPUT);
}

void loop() {

  digitalWrite(dir1, HIGH); //SENTIDO DE ROTACAO
  digitalWrite(dir2, HIGH);
  analogWrite(motor1, 200); //VELOCIDADE
  analogWrite(motor2, 200);
  
  delay(1000);
  
  analogWrite(motor1, 0);
  analogWrite(motor2, 0);
  
  delay(1000);
  
  digitalWrite(dir1, LOW);
  digitalWrite(dir2, LOW);
  analogWrite(motor1, 200);
  analogWrite(motor2, 200);
  
  delay(1000);

  analogWrite(motor1, 0);
  analogWrite(motor2, 0);
  
  delay(1000);
}

e nao funciona.

Agora se eu utilizar dessa maneira ele funciona, porem fica um eixo no sentido horario e o outro no anti-horario:

const int motor1 = 5; //velocidade motor 1 - de 0 a 255
const int motor2 = 6; //velocidade motor 2 - de 0 a 255
const int dir1 = 7; //direcao do motor 1 - HIGH ou LOW
const int dir2 = 8; //direcao do motor 2 - HIGH ou LOW

void setup() {
  pinMode(motor1, OUTPUT);
  pinMode(motor2, OUTPUT);
  pinMode(dir1, OUTPUT);
  pinMode(dir2, OUTPUT);
}

void loop() {

  digitalWrite(dir1, HIGH); //SENTIDO DE ROTACAO
  digitalWrite(dir2, LOW);
  analogWrite(motor1, 200); //VELOCIDADE
  analogWrite(motor2, 200);
  
  delay(1000);
  
  analogWrite(motor1, 0);
  analogWrite(motor2, 0);
  
  delay(1000);
  
  digitalWrite(dir1, LOW);
  digitalWrite(dir2, HIGH);
  analogWrite(motor1, 200);
  analogWrite(motor2, 200);
  
  delay(1000);

  analogWrite(motor1, 0);
  analogWrite(motor2, 0);
  
  delay(1000);
}



Cassimirofcn
date Enviado: 2017-07-27 03:15:01


Bom dia.  Tenho a placa Julieta, e no motor 2 altero seu valor para alto  "digitalWrite(M2,HIGH)" e baixo " digitalWrite(M2,LOW)", mas o mesmo não muda de direção, sempre roda para frente. O Motor 1 consegue mudar a direção normalmente, mas o motor 1 não. Saberia me informar o motivo da não mudança de direção?

MarceloFarias
date Enviado: 2017-07-27 09:19:58

Carregue o código de exemplo que consta na descrição do produto em seu Arduino e observe se os dois motores giram para ambas as direções. Se eles girarem, você provavelmente tem um problema na lógica do código, possivelmente nas definições dos pinos de controle dos motores. Caso o problema persista, pode ser um problema no hardware.


guto150a
date Enviado: 2017-07-26 16:00:41


Como faço pra alimentar essa placa com uma BATERIA 11.1V 3S 2200MAH 30C LIPO  , pelo que percebi preciso de um conector específico

Francois
date Enviado: 2017-07-26 17:28:58

Um dos três conectores pretos da placa é para alimentá-la, e eles podem ser removidos para facilitar a conexão. Se você não tiver os fios da bateria disponíveis para ligar diretamente neste conector, você pode usar um conector adaptador com fios na ponta, assim os cabos serão conectados à placa e o conector fará a ligação com a bateria.
Este é um exemplo de conector adaptador para te dar uma idéia, porém ele provavelmente não servirá para a Julieta e a sua bateria: www.robocore.net/loja/produtos/cabo-extensor-dc-p4-femea.html


vinicius50
date Enviado: 2017-06-21 23:02:18


quero fazer uma robo de esteras, e quero usar os dois motores de 2A para mover as esteras e precisavo de mas motores para girar as cameras 

MarceloFarias
date Enviado: 2017-06-22 09:35:24

Se você for utilizar servos para movimentar as câmeras, por exemplo, pode ligá-los diretamente à Julieta. Lembrando é claro que a corrente total do sistema não pode superar os 4A. 

vinicius50
date Enviado: 2017-06-25 19:57:38

me respode uma duvida tou querendo compra o julieta 1.1 ou o mini maestro 24 servos, qual é melhor?

MarceloFarias
date Enviado: 2017-06-26 11:10:18

A Maestro é uma placa dedicada para controle de servo motores. Já a Julieta traz além da possibilidade de controlar servos, controlar também motores DC e ter pinos disponíveis para outras aplicações. A escolha depende muito do seu propósito. 

vinicius50
date Enviado: 2017-06-27 23:09:42

obg gente 


vinicius50
date Enviado: 2017-06-21 22:59:35


tem como  colocar mais motores nas saidas digitais ou analogicas ?

MarceloFarias
date Enviado: 2017-06-22 09:34:42

Sim, você pode. Basta lembrar de colocar os drivers adequados para cada motor. 

vinicius50
date Enviado: 2017-06-25 19:56:00

tipo assim posso usar os dois motores de 12v 2A e mais dois motores de 5v ?

Francois
date Enviado: 2017-06-27 16:01:21

Sim, desde que você use drivers de motores apropriados para a sua aplicação. As duas saídas para motores na Julieta são controladas pelos pinos 5 a 8, mas você pode usar drivers adicionais para controlar mais motores.


valdones
date Enviado: 2017-06-19 19:51:56


Ok,
Eu fiz a montagem e já testei a placa Julieta com o código exemplo que está na desc da placa, mas falta informações, por exemplo: no exemplo citado não é mostrado como deveria ficar os jumpers dos pinos  INB, INA,ENB e ENA
Já o turorial que vc citou com bluetooth usa a placa arduino uno e é diferente para a conexão do módulo HC 05 e como seria as ligações na pinagem da placa Julieta. Você teria um exemplo de código e ligações com a placa Julieta e módulo bluetooth?
Obrigado pelo retorno.

MarceloFarias
date Enviado: 2017-06-20 09:41:16

Os jumpers ENA, ENB, INA e INB conectam os pinos de controle do motor aos pinos 5, 6, 7, 8 da Julieta, respectivamente. Desde que esses jumpers estejam conectados, você não terá problemas em fazer o controle dos motores. 
Como você já deve ter percebido, a placa Julieta possui um microcontrolador ATmega328P com bootloader do Arduino UNO R3, por esse motivo você deve selecionar a Arduino/Genuino UNO na IDE na hora de programar a placa. Pelo mesmo motivo ela também possui compatibilidade com os pinos da Arduino UNO, portanto, você pode seguir o tutorial do Bluetooth da mesma maneira. 
Estamos trabalhando em tutoriais especificamente para Julieta e a Plataforma Robótica Falocon, em breve estarão disponíveis em nossa página de Tutoriais! 


valdones
date Enviado: 2017-06-18 20:55:39


Olá,
Eu comprei 01 plataforma Falcon, 01 placa Julieta e 01 módulo bluetooth HC 05, na Campus Party em Brasília, neste fim de semana.
Gostaria de saber se conseguiria o tutorial para as ligações e programação da placa Julieta para montar de forma a controlar o "robô" plataforma falcon com o smartphone 

MarceloFarias
date Enviado: 2017-06-19 09:37:58

Para montar qualquer projeto, sempre sugerimos montar parte por parte. Nesse caso, você pode começar montando o seu Falcon de acordo com o manual que acompanha o Kit. Em seguida pode aprender a fazer o controle dos motores utilizando a Julieta usando o código de exemplo que consta aqui na descrição do produto. Por fim, para controle via Bluetooth, dá uma olhada no nosso tutorial: https://www.robocore.net/tutoriais/bluetooth-hc-05-arduino-comunicando-com-smartphone.html


Gui2K17
date Enviado: 2017-05-31 21:33:12


Boa noite, coloquei aquele código de exemplo que esta na aba Descrição, porém os motores não funcionam, fica somente 2 leds piscando entre os canais 1 e 2, um vermelho e um laranja, respectivamente, e alterna entre si, tem alguma dica, sobre o que pode ser?

MarceloFarias
date Enviado: 2017-06-01 09:16:15

Se você estiver usando apenas a USB para alimentar a placa, tente utilizar uma fonte externa. Essa fonte pode ter de 7 a 12V. 
O que deve estar acontecendo é que a USB não tem corrente suficiente para alimentar a placa. 

Gui2K17
date Enviado: 2017-06-01 17:48:50

Boa noite, deu certo e os motores já estão rodando para a minha felicidade, porém quando eu ponho ele no chão ele anda para a frente em uma velocidade muito boa, porém quando vai voltar, ele volta bem devagar dando uns tranquinhos, o código que usei é o do exemplo dessa placa encontrado na aba Descrição. Alguma dica? desde já muito agradecido!

ViniDj
date Enviado: 2017-06-01 17:50:10

O que você está usando para alimentar o robô?

Gui2K17
date Enviado: 2017-06-02 06:08:44

Uma fonte de 9V 850mA

ViniDj
date Enviado: 2017-06-02 10:20:26

Dependendo dos motores que estiver usando, o torque não está sendo suficiente. Para receber o suporte adequado, entre em contato pelo suporte@robocore.net informando o número do pedido ou número da nota fiscal que comprou a placa e os motores. Assim conseguiremos lhe ajudar de uma forma mais eficaz.


drcocato
date Enviado: 2017-05-30 17:23:39


Poderiam fazer uma breve explicação dos 4 jumpers seletores de motor? INB, INA,ENB e ENA

Francois
date Enviado: 2017-05-30 17:52:13

São para ligar os pinos digitais do microcontrolador aos respectivos pinos da ponte H. Se você quiser, por exemplo, usar somente o canal A e usar os pinos digitais que seriam do canal B para outra coisa, bastaria deixar os jumpers INA e ENA conectados. No esquema elétrico você verá com mais detalhes como são conectados.


Gui2K17
date Enviado: 2017-05-28 12:36:50


Boa tarde. Encomendei uma placa Julieta e o Steel Chassi 4WD, porém a placa só tem 2 canais independentes, e além de controlar os motores de movimentação do robo, também necessito controlar mais 2 motores que vão controlar uma garra, como posso contornar essa situação?

Francois
date Enviado: 2017-05-29 15:10:42

Geralmente controlamos o Steel Chassi com dois motores do mesmo lado em cada canal da ponte H, que pode ser a Julieta, mas você pode usar quatro canais independentes se preferir.
Se os dois outros motores forem DC com escova, então para cada um deles você precisará de uma ponte H ou um circuito de acionamento compatível. Se forem dois servomotores, dependendo da potência deles você pode usar diretamente na Julieta, pois ela consegue fornecer até 3A no barramento de 5V.


erval
date Enviado: 2017-05-28 10:51:17


Bom dia. Estou montando um robô (carrinho com esteiras) com 2 motores de passo nema 17 3kgf (corrente <2A). Pretendo controlá-lo via rádio e usar um banco com 3 baterias LIPO 7,2 2200mA em paralelo. Nessa configuração, posso usar a placa Julieta? Preciso de algum shield ou ela já tem os componentes para controlar os motores e fazer a comunicação com o rádio. O receptor/transmissor para eu colocar no rádio tb é vendido aqui? Grato!

Francois
date Enviado: 2017-05-29 15:06:19

Você quer controlar um motor DC com escova ou um motor de passo?
A Julieta já possui o circuito para controlar até dois motores DC com escova de até 2A cada. Você pode utilizá-la em conjunto com um receptor de rádio, porém você deverá fazer a programação para ler o sinal do receptor e acionar os motores em função disso. Nós temos uma opção de radiocontrole: www.robocore.net/loja/produtos/radio-turnigy-5x-2_4ghz-5-canais-com-receptor.html

erval
date Enviado: 2017-05-30 18:03:40

vou usar 2 motores de passo nema 17 3kgf com amperagem inferior a 2A cada... essa placa é somente para motores de escova ou aceita motor de passo também? precisa de alguma shield adicional? para radiocontrole, basta programar na placa ou preciso de alguma placa adicional?

Francois
date Enviado: 2017-05-30 19:05:36

A Julieta é recomendada para controlar motores DC com escova. Para motores de passo é melhor você usar um driver de motor de passo (www.robocore.net/loja/drivers-de-motores), para o seu caso talvez o A4988 ou o 32Vdc/2,2A. Tenha em mente que o A4988 pode não conseguir extrair as características nominais do motor, pois quanto maior a corrente, mais ele esquenta e menos potência ele consegue fornecer na saída. Para um carrinho pequeno com pouca carga você talvez consiga controlar esses motores, mas para motores de passo de 2A o driver 32Vdc/2,2A é mais garantido.
Você pode usar o sinal do receptor direto em um pino do Arduino, desde que o código ou a biblioteca que você usar consiga interpretar o sinal PPM naquele pino. Fique atento à conexão da alimentação, pois o receptor só pode ser alimentado por uma fonte, ou o Arduino ou outra placa. Independente disso você deverá conectar o GND do receptor com o GND do Arduino.


Cassimirofcn
date Enviado: 2017-05-17 01:36:57


Bom dia, com ele consigo ligar os quatro motores do Rover 5?

ViniDj
date Enviado: 2017-05-17 15:49:39

Sim, ligue os dois motores de cada lado em paralelo no mesmo canal. Sugerimos não deixar o robô muito pesado para não forçar muito os motores, assim fazendo com que os dois juntos de cada lado consumam no máximo 2A de corrente, que é o máximo que a ponte-H inclusa na Julieta pode fornecer.


RaelTech
date Enviado: 2017-03-26 22:44:18


Boa tarde,
qual a sugestão para o controle de dois motores de vidro elétrico com o arduino Romeo para fazer um robô sumô?
Ainda não testei a corrente deles e acho que os dois amperes da placa são insuficientes caso ele faça determinada força. Se eu tiver que usar um driver, qual poderia usar para controle PWM?

ViniDj
date Enviado: 2017-03-27 06:32:08

Se a corrente deles for acima de 2A, sugerimos recorrer às placas Sabertooth. Existem hoje placas com dois canais que suportam correntes de 5A até 60A. Nós voltaremos a ter as placas Sabertooth no site entre o fim dessa semana e a semana que vem.


Roger1
date Enviado: 2017-03-24 01:44:17


Eu comprei uma julieta fui testar logo de inicio o led L começou a piscar e o arduino não foi reconhecido nem como um dispositivo desconhecido pelo o meu computador poderiam me ajudar com isso ?

ViniDj
date Enviado: 2017-03-24 07:36:40

Se o dispositivo nem aparece no gerenciador de dispositivos o problema pode estar no cabo USB usado. Você poderia testar com outro cabo? Em relação a driver, na maioria dos computadores é reconhecido e instalado automaticamente, mas se não for o caso pedimos que siga o seguinte procedimento para instalação do mesmo: www.robocore.net/tutoriais/29 (como a Julieta também usa o chip da FTDI como a BlackBoard, os procedimentos para instalação do driver são iguais).

Roger1
date Enviado: 2017-03-24 10:55:07

Eu testei com dois outros cabos, com o primeiro não funcionou mas com o segundo sim foi reconhecido falhou logo de cara mas dps reconheceu o driver que ja tinha instalado e funcionou mas o led L ainda fica piscando sem eu ter passado nenhum sketch .

ViniDj
date Enviado: 2017-03-24 10:56:28

É normal que o LED fique piscando, trata-se da programação que a placa sai de fábrica. 


GRANATO
date Enviado: 2017-03-08 11:11:09


No arduíno, essa placa é reconhecida como?

Francois
date Enviado: 2017-03-08 11:43:56

Você deve programá-la como Arduino Uno.


Ripple
date Enviado: 2017-03-08 01:35:36


Boa noite, 
Agora a pouco postei uma dúvida sobre a placa romeo na página de comentários da mesma. 
Parei para estudar a Julieta e queria perguntar se o motivo da diferença de preço se deve pela diferença entre os microcontroladores (32u4 e 328p).

Outra dúvida é em relação ao problema apresentado pela placa Romeo, descrita na respectiva página de comentarios da placa (preferi não repeti-lo aqui). Poderiam indicar algum fator que levaria à um borne dessa placa não "segurar" a corrente que envia aos motores?

MarceloFarias
date Enviado: 2017-03-08 10:36:51

Em geral, as placas são compatíveis atendendo bem as necessidades de projeto para robôs móveis. Algumas diferenças são notáveis, como o microcontrolador, a ausência do conector para X-bee na Julieta, entre outras. Contudo, a maior diferença talvez seja o fato de a placa ser fabricada aqui no Brasil o que diminui os custos com a importação e consequentemente seu preço de venda.