SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Instalação do Driver da BlackBoard



Introdução

Acabou de receber a sua BlackBoard e não sabe como começar a programá-la? Além da Arduino IDE, você também provavelmente precisará instalar o driver USB compatível com a versão da sua placa, para que ela seja reconhecida corretamente no seu computador. Caso não saiba como instalar, ou ainda não tenha instalado a Arduino IDE, siga o nosso tutorial Instalando a Arduino IDE.

Neste tutorial iremos te ensinar como instalar facilmente o driver USB correspondente à versão da sua placa BlackBoard, para que ela seja corretamente reconhecida pelo seu computador.

Antes de mais nada, selecione, através das imagens abaixo, a versão da sua BlackBoard UNO.

blackboard-uno-v2
BlackBoard UNO R3 V2
blackboard-uno-v1.1
BlackBoard UNO R3 V1.1

A Julieta V1.0, a BlackBoard Mega e o Módulo RC FTDI V1.1 utilizam o mesmo conversor USB/UART da BlackBoard UNO V1.1, portanto siga o mesmo procedimento de instalação para a BlackBoard UNO V1.1 deste tutorial.

BlackBoard UNO R3 V2

A BlackBoard UNO V2 utiliza o circuito integrado CP2102N para realizar a comunicação com o computador. Assim como o CI FT231X da BlackBoard UNO V1.1, este CI é muito versátil e confiável na conversão da comunicação USB para a comunicação UART (usada para a gravação e a comunicação com microcontroladores).

Verificação de Reconhecimento da Placa

Antes de instalar manualmente o driver USB no seu computador, é recomendado verificar se a sua placa está sendo reconhecida por ele, pois é possível que o driver seja instalado automaticamente ou até que já esteja instalado. Levando isso em conta, se a sua placa for reconhecida por este teste inicial, não instale o driver seguindo os passos da seção de instalação mais adiante neste tutorial, pois é possível que a instalação de um driver duplicado gere algum mal funcionamento no seu computador.

Se a sua placa for reconhecida corretamente, é sinal que o driver USB necessário já foi instalado automaticamente ou já estava instalado em seu computador, portanto você já pode carregar um código para a placa.

Windows

Para verificar o reconhecimento em um computador Windows, conecte a sua BlackBoard no seu computador, abra o "Gerenciador de Dispositivos" do sistema, expanda a lista de portas COM e verifique se um dispositivo é adicionado à esta lista, como na imagem a seguir.

placa-reconhecida-windows
Placa Reconhecida no Windows

Vale lembrar que, na imagem acima, a placa testada foi reconhecida como "COM10", mas a sua placa no seu computador pode ser reconhecida com outro número. Não se preocupe quanto a isso, pois o número da porta serial configurada para a sua placa não influencia no seu funcionamento, o importante é que ela esteja sendo reconhecida corretamente.

macOS

Para computadores macOS, acesse o "Relatório do Sistema", abra a pasta "USB" no diretório de "Hardware" e observe se algum dispositivo é adicionado à esta pasta ao conectar a placa ao computador. Em computadores macOS, a BlackBoard é reconhecida como um número de 32 dígitos no campo "Serial Number", como na imagem abaixo, por exemplo (na Arduino IDE será apresentado como "/dev/cu.usbserial-x").

Placa Reconhecida no macOS
Placa Reconhecida no macOS

Vale lembrar que, na imagem acima, a placa testada foi reconhecida como "9c2d52c3670deb11bf884b10732f1568", mas a sua placa no seu computador pode ser reconhecida com outro número. Não se preocupe quanto a isso, pois o número da porta serial configurada para a sua placa não influencia no seu funcionamento, o importante é que ela esteja sendo reconhecida corretamente.

Linux

Já para verificar o reconhecimento em um computador Linux, abra o terminal de comandos e envie o comando dmesg | grep tty com a BlackBoard recém conectada à uma porta USB, como na imagem abaixo. Em computadores Linux, a BlackBoard UNO é reconhecida como "ttyUSBx", como demarcado na imagem abaixo, por exemplo.

Como o comando mencionado anteriormente é um comando de kernel, ele deve ser compatível com a grande maioria das distribuições Linux, mas se ele não for compatível com o seu computador, busque na documentação do seu sistema operacional qual comando utilizar para realizar esse teste.

placa-reconhecida-linux
Placa Reconhecida no Linux

Vale lembrar que, na imagem acima, a placa testada foi reconhecida como "ttyUSB0", mas a sua placa no seu computador pode ser reconhecida com outro número. Não se preocupe quanto a isso, pois o número da porta serial configurada para a sua placa não influencia no seu funcionamento, o importante é que ela esteja sendo reconhecida corretamente.

Instalação do Driver

Se a sua placa não for reconhecida "de primeira" como nos passos acima, não se preocupe, pois é possível instalar o driver USB para a sua placa manualmente com os passos descritos abaixo.

Atenção: computadores Linux com kernel de versão 3.X ou mais atual não necessitam da instalação dos drivers deste tutorial, pois eles já são instalados de fábrica.

Primeiramente, desconecte a placa e baixe o arquivo compactado com o driver compatível com o sistema operacional do seu computador através dos botões abaixo.

Download do Driver para Windows 10 e 11 Download do Driver para Windows 8.1, 8 e 7 Download do Driver para macOS

Windows 7, 8 e 8.1

Com o arquivo baixado, descompacte-o e então execute-o como "Administrador", mesmo sendo o único usuário. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo descompactado, e então selecionar a opção "Executar como administrador", como na imagem abaixo. Para sistemas com arquitetura de 64 bits, execute a opção "x64", e para sistemas com arquitetura de 32 bits, execute a opção "x86".

execucao-instalador-driver-administrador
Execução do Instalador do Driver como Administrador (Windows 7 e 8)

Windows 10 e 11

Já para os computadores com Windows 10 ou 11, não há arquivos ".exe", portanto localize o arquivo "silabser.inf", selecione-o, clique com o botão direito do mouse sobre ele e então selecione a opção "Instalar", como na imagem abaixo.

execucao-instalador-driver-administrador
Execução de Instalação do Driver (Windows 10 e 11)

macOS

O arquivo compactado para computadores macOS possui apenas um arquivo no formato "DMG", portanto basta executá-lo (não é necessária a execução como "root").

Procedimento

Assim que o instalador for iniciado, siga os passos para a instalação e aguarde alguns instantes. Assim que a instalação for finalizada, será apresentada uma mensagem que o driver está pronto para uso, como na imagem abaixo.

instalacao-finalizada
Instalação Finalizada

Assim que a instalação for finalizada, é recomendado reiniciar o computador para que o driver seja iniciado corretamente. Após a reinicialização, a sua placa já será reconhecida como uma porta serial, como mostrado na seção anterior.

BlackBoard UNO R3 V1.1

A BlackBoard UNO V1.1 e as outras placas comentadas no início utilizam o circuito integrado FT231X para realizar a comunicação com o computador. Este CI, além de muito versátil, é uma forma muito confiável de se fazer a conversão da comunicação USB para a comunicação UART (usada para a gravação e a comunicação com microcontroladores).

Verificação de Reconhecimento da Placa

Antes de instalar manualmente o driver USB no seu computador, é recomendado verificar se a sua placa está sendo reconhecida por ele, pois é possível que o driver seja instalado automaticamente ou até que já esteja instalado. Levando isso em conta, se a sua placa já for reconhecida por este teste inicial, não instale o driver seguindo os passos da seção de instalação mais adiante neste tutorial, pois é possível que a instalação de um driver duplicado gere algum mal funcionamento no seu computador.

Se a sua placa for reconhecida corretamente, é sinal que o driver USB necessário já foi instalado automaticamente ou já estava instalado em seu computador, portanto você já pode carregar um código para a placa.

Windows

Para verificar o reconhecimento em um computador Windows, conecte a sua BlackBoard no seu computador, abra o "Gerenciador de Dispositivos" do sistema, expanda a lista de portas COM e verifique se um dispositivo é adicionado à esta lista, como na imagem a seguir.

placa-reconhecida-windows
Placa Reconhecida no Windows

Vale lembrar que, na imagem acima, a placa testada foi reconhecida como "COM3", mas a sua placa no seu computador pode ser reconhecida com outro número. Não se preocupe quanto a isso, pois o número da porta serial configurada para a sua placa não influencia no seu funcionamento, o importante é que ela esteja sendo reconhecida corretamente.

macOS

Para computadores macOS, acesse o "Relatório do Sistema", abra a pasta "USB" no diretório de "Hardware" e observe se algum dispositivo é adicionado à esta pasta ao conectar a placa ao computador. Em computadores macOS, a BlackBoard UNO V1.1 é reconhecida como "RCBB-X" no campo "Serial Number", como na imagem abaixo, por exemplo (na Arduino IDE, ela será apresentada como "/dev/cu.usbserial-RCBB-X").

placa-reconhecida-macos
Placa Reconhecida no macOS

Vale lembrar que, na imagem acima, a placa testada foi reconhecida como "RCBB_3B974E?, mas a sua placa no seu computador deve ser reconhecida com outro código. Não se preocupe quanto a isso, pois o código da porta serial configurada para a sua placa não influencia no seu funcionamento, o importante é que ela esteja sendo reconhecida corretamente.

Linux

Já para verificar o reconhecimento em um computador Linux, abra o terminal de comandos e envie o comando dmesg | grep tty com a BlackBoard recém conectada à uma porta USB, como na imagem abaixo. Em computadores Linux, a BlackBoard UNO é reconhecida como "ttyUSBX", como demarcado na imagem abaixo, por exemplo.

Como o comando mencionado anteriormente é um comando de kernel, ele deve ser compatível com a grande maioria das distribuições Linux, mas se ele não for compatível com o seu computador, busque na documentação do seu sistema operacional qual comando utilizar para realizar esse teste.

placa-reconhecida-linux
Placa Reconhecida no Linux

Vale lembrar que, na imagem acima, a placa testada foi reconhecida como "ttyUSB0", mas a sua placa no seu computador pode ser reconhecida com outro número. Não se preocupe quanto a isso, pois o número da porta serial configurada para a sua placa não influencia no seu funcionamento, o importante é que ela esteja sendo reconhecida corretamente.

Instalação do Driver

Se a sua placa não for reconhecida "de primeira" como nos passos acima, não se preocupe, pois é possível instalar o driver USB para a sua placa manualmente com os passos descritos abaixo.

Atenção: computadores Linux com kernel de versão 3.X ou mais atual não necessitam da instalação dos drivers deste tutorial, pois eles já são instalados de fábrica.

Atenção: computadores macOS já possuem um driver FTDI desenvolvido pela própria Apple, portanto não é necessário instalá-lo, apenas atualize o seu sistema operacional se ele for de uma versão anterior à 10.9 e repita o passo de verificação da seção anterior.

Primeiramente, desconecte a placa e baixe o arquivo compactado com o driver para Windows através do botão abaixo.

Download do Driver para Windows

Assim que o arquivo estiver baixado, descompacte-o e então execute-o como "Administrador'', mesmo sendo o único usuário. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo descompactado, e então selecionar a opção "Executar como administrador", como na próxima imagem.

execucao-instalador-driver-administrador
Execução do Instalador do Driver como "Administrador"

Assim que o instalador for iniciado, siga os passos para a instalação e aguarde alguns instantes. Assim que a instalação for finalizada, será apresentada uma mensagem que o driver está pronto para uso, como na imagem abaixo.

instalacao-finalizada
Instalação Finalizada

Assim que a instalação for finalizada, é recomendado reiniciar o computador para que o driver seja iniciado corretamente. Após a reinicialização, a sua placa já será reconhecida como uma porta serial, como mostrado na seção anterior.

Conclusão

Neste tutorial vimos como instalar o driver correto para cada versão da BlackBoard UNO, e verificamos o reconhecimento da placa no computador. Agora você já pode carregar um código para a placa e iniciar os seus projetos!

Solucação de Problemas

Se mesmo ao instalar o driver seguindo os passos descritos acima, a sua placa não for reconhecida corretamente no seu computador, entre em contato conosco através do telefone (11) 3522-7626 ou através do email suporte@robocore.net para que possamos te ajudar da melhor maneira possível.

Avatar


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


julianofeitosa
date Enviado: 2022-01-23 00:41:17
Com alguns espaços, criação de parágrafos, numerações e observações em negrito, mais da metade das dúvidas aqui seriam resolvidas. Tive problemas com reconhecimento da placa pois não vi o detalhe do "silabser.inf" para Windows 10. Não vi pois ela está perdida em um paragrafo gigante, com várias informações (x64 e x86), quando deveria estar em um linha separada, com um OBSERVAÇÃO em negrito na frente. Enfim, apenas uma sugestão, uma simples edição no texto, pouparia algumas dúvidas dos clientes. Abraços.

Giovanni5
date Enviado: 2022-01-24 08:07:22
julianofeitosa
Agradecemos pela sugestão, e já formatamos o texto para melhor leitura dos procedimentos dos diferentes sistemas operacionais.

gomes050279
date Enviado: 2022-01-18 16:24:04
Consegui resolver, desinstalei a IDE do arduino e instalei novamente e a placa foi reconhecida na hora, deu tudo certo, Obrigado Giovanni, eu já ia fazer o que você pediu, mas consegui resolver por aqui, mais uma vez muito obrigado pela atenção.

Giovanni5
date Enviado: 2022-01-18 16:36:59
gomes050279
Ficamos felizes em saber que tenha conseguido solucionar o problema. Qualquer dúvida entre em contato.

gomes050279
date Enviado: 2022-01-18 15:27:36
Testei também as placas Vespa e reconhece na hora. Troquei o cabo mas a placa Julieta não reconhece.

gomes050279
date Enviado: 2022-01-18 15:24:08
Boa tarde, preciso de ajuda para fazer o computador reconhecer a placa Julieta, segui os passos de instalação e deu como instalada com sucesso, mas não reconhece a placa, fui no gerenciamento de dispositivo e vi que apareceu 2 portas novas, e quando peço para verificar se tem algum dispositivo conectado, diz que não tem, já reiniciei e nada, fiz a instalação de novo como administrador e nada. Quando troco pela placa da BlackBoard reconhece na hora. Mas a placa Julieta não reconhece.

Giovanni5
date Enviado: 2022-01-18 16:08:30
gomes050279
A Julieta possui um conversor USB/UART, e portanto driver, diferente da BlackBoard UNO V2.0 e da Vespa. Levando isso em conta, instale o driver da BlackBoard UNO V1.1 conforme mencionado acima. Se você já instalou o driver USB da BlackBoard V1.1 e o problema persiste, encaminhe um e-mail para suporte@robocore.net, com uma captura de tela da finalização do instalador do driver,  de como ela está sendo reconhecida no "Gerenciador de Dispositivos" seu computador, e algumas fotos da placa.

vida_marinha
date Enviado: 2022-01-16 13:35:27
Estou com dificuldades para reconhecimento e instalação dos drivers em um MacBook com Catalina 10.15.

O arquivo linkado aqui instala corretamente, mas ao abrir o Arduino e tentar selecionar a porta e obter informações da placa, todas as portas só falam PORTA SERIAL NATIVA NÃO É POSSÍVEL OBTER INFORMAÇÕES.

Tentei mais alguns drivers que achei na página da VCP mas até agora não consegui "reconhecer" essa placa no MacBook.
No windows eu consigo sem problemas, mas preciso que funcione no MacBook.
Alguma ideia pra funcionar no MAC?

Giovanni5
date Enviado: 2022-01-17 08:18:56
vida_marinha
A sua placa teve um número serial associado no relatório de portas USB do seu sistema? Se sim, a porta serial com este número está presente na lista de portas selecionáveis na Arduino IDE? É comum que placas que não possuam o mesmo firmware de placas oficiais da Arduino não forneçam muitas informações ao selecionar a opção "Obter informações da placa", já que a IDE não consegue coletar informações da placa, porém isso não influencia no funcionamento da placa.

Giovanni5
date Enviado: 2022-01-17 08:19:57
vida_marinha
Por gentileza encaminhe um e-mail para suporte@robocore.net, com algumas capturas de tela de como a placa está sendo listada no relatório de portas USB do seu sistema, e das opções disponíveis na lista de portas seriais da Arduino IDE, para que possamos ajudá-lo a solucionar este problema.

willyclima
date Enviado: 2022-01-15 18:38:29
Já enviei um email pra robocore com algumas fotos, nada do computador reconhecer essa placa vespa, se eu soubesse que seria tão difícil assim não teria gasto dinheiro com isso.

Giovanni5
date Enviado: 2022-01-17 08:10:43
willyclima
Nós recebemos o seu e-mail, e pelo que entendemos de outro comentário feito no site, você conseguiu realizar a instalação do driver corretamente, e a placa já está sendo reconhecida. Ficamos felizes em saber que tenha conseguido solucionar o problema. Qualquer dúvida entre em contato.

willyclima
date Enviado: 2022-01-08 20:08:03
não tem é nada, faz dias que estou tentando instalar essa vespa e nada dá certo, tá uma porcaria

Francois
date Enviado: 2022-01-10 13:28:32
willyclima
Encaminhe por gentileza um e-mail para suporte@robocore.net com algumas fotos da sua Vespa para que possamos te auxiliar melhor com esse problema.

willyclima
date Enviado: 2022-01-08 19:16:47
essa instalação do driver para windows não veio nada como vcs disseram, a minha IDE ARDUINO não reconhece a placa vespa, essa vespa é uma furada.

Giovanni5
date Enviado: 2022-01-10 08:03:22
willyclima
Conforme mencionado no seu outro comentário, encaminhe por gentileza um e-mail para suporte@robocore.net, contando os procedimentos feitos para testar o reconhecimento da placa, e com algumas fotos dela, para que possamos solucionar o seu caso da melhor maneira possível.

bentosilva
date Enviado: 2022-01-02 23:52:58
Olá Giovanni e pessoal da Robocore!

Primeiro, parabéns pelo trabalho da Robocore (site, desenvolvimento, kits e, sobretudo, tutoriais impressos e em vídeo)
Quais são as principais diferenças entre as versões V1.1 e V2 da Blackboard UNO R3?

Giovanni5
date Enviado: 2022-01-04 08:29:07
bentosilva
As principais diferenças são no chip conversor UART, que na versão V1.1 era um FTDI e na versão V2.0 é o CP2102 da Silicon Labs, e no microcontrolador ATmega328, que na versão V2.0 é SMD, e possui dois pinos analógicos a mais (A6 e A7).

joka.sbs
date Enviado: 2021-12-30 14:15:10
Boa tarde, reforçando o pedido francis.cwb: o arquivo compactado para windows 10 e 11 (BlackBoard UNO R3 V2)  não contém o arquivo CP210....exe. Tem como arrumar ou passar outro link.

Giovanni5
date Enviado: 2022-01-04 08:27:24
joka.sbs
Conforme respondido para o francis.cwb, o arquivo compactado para Windows 10 e 11 realmente não possui um arquivo executável, e é necessário seguir os passos descritos no texto, ou seja, clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo "silabser.inf" e então selecionar a opção "Instalar".