LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Encontre um distribuidor perto de você
Retornar
ao topo

Instalando o Driver da BlackBoard



Acabou de adquirir sua BlackBoard? Então, antes de começar a desenvolver seus projetos, você precisará instalar a IDE e o driver de sua placa. Caso não saiba como instalar a IDE ou ainda não instalou a IDE, dê uma olhada no seguinte tutorial: Instalando o Arduino IDE

Inicialmente, precisamos entender o porquê é necessário instalar o driver para a BlackBoard. Assim como era no primeiro Arduino comercial, o Duemilanove, o circuito integrado responsável pela conversão do sinal serial da porta USB para o microcontrolador da BlackBoard é o FTDI.

Este CI além de muito versátil é uma forma muito confiável de se fazer essa conversão. Porém, começou a ser pirateado, forçando o fabricante a "inutilizar" os CIs piratas. A forma encontrada para esta "inutilização" foi forçar os usuários a instalarem um driver para fazer o equipamento que utilize o FTDI funcionar, e somente os CIs fabricados pela empresa instalam este driver com sucesso.

Mas, por que as placas Arduino não precisam instalar esse driver? Com o lançamento da versão UNO, os criadores do Arduino resolveram que não queriam mais que aparecesse o modelo do CI da FTDI ao conectar a placa ao computador. Com isso, resolveram utilizar um microcontrolador que já possui esse conversor internamente e que é programado com um firmware que ao ser conectado ao computador cria a porta de comunicação serial e mostra o nome Arduino UNO, por exemplo.

Os sistemas operacionais Linux e macOS vêm de fábrica com o driver FTDI instalado, portanto antes de prosseguir tente conectar a placa no seu computador e verificar se ela foi reconhecida corretamente.


Agora que sabemos da história, vamos instalar o driver!

A instalação é bem simples, basta acessar o seguinte link: Driver FTDI e escolher a versão de seu sistema operacional. Para usuários de Windows, recomendamos baixar a versão executável conforme imagem abaixo. É recomendado executar o programa baixado como administrador (botão direito do mouse > executar como administrador). No Linux e no Mac OS este driver costuma vir instalado e a placa já é reconhecida automaticamente.


Após a instalação, basta conectar a placa na porta USB e ir em Gerenciador de Dispositivos e verificar qual a porta COM criada para sua BlackBoard. Veja na imagem abaixo como sua placa aparecerá caso o driver tenha sido instalado corretamente:


Repare que na imagem foi criada a porta COM3, mas a cada porta que for sendo criada este número irá aumentar. Agora é só abrir a IDE, selecionar a placa Arduino UNO, a porta COM e sua placa está pronta para ser utilizada.

Se mesmo instalando o driver sua BlackBoard não está sendo reconhecida em seu computador, entre em contato conosco através de nossa central telefônica ou através do email: suporte@robocore.net. Iremos fazer o possível para resolver seu problema!