CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Acionando uma Lâmpada pela rede Ethernet



Neste tutorial iremos montar um circuito muito semelhante ao do tutorial Módulo Relé + Arduino, porém neste tutorial iremos acionar o relé através de uma página web que será gerada pela BlackBoard (pode ser alterada por um Arduino).

Para este tutorial serão necessários os seguintes componentes:


Ao invés de enviarmos comandos através da porta serial, enviaremos estes comandos através da rede ethernet, por isso precisaremos de um roteador wireless. O funcionamento do código é bem simples, a BlackBoard irá criar uma página web a qual iremos acessar através de um navegador web (Chrome, Firefox, Safari, etc.) para ligar e desligar a lâmpada.

O relé funciona exatamente como uma chave (interruptor). No borne cinza há 3 conexões: NA (Normalmente Aberto), C (Comum) e NF (Normalmente Fechado). Quando o Módulo Relé estiver "desligado", C estára conectado à NF. Quando estiver ligado, C estará conectado à NA.

Veja no esquemático ao lado, como fazer a ligação do Módulo Relé no Shield Ethernet e em uma lâmpada.

ATENÇÃO:
Caso você não tenha conhecimento adequado para mexer na rede elétrica, peça auxilio a um profissional. A RoboCore não se responsabiliza por danos à rede elétrica e/ou à integridade física do praticante do experimento, bem como quaisquer pessoas que possam vir a ser lesadas.

Neste tutorial vamos utilizar o padrão de rede mais comum, o 192.168.0.x. Caso você não saiba qual o padrão de rede utilizado em sua casa, basta abrir o Command Prompt (CMD) e digitar ipconfig que o sistema lhe retornará o endereço IPv4 de seu computador. Após descobrir o IP de seu computador defina um IP no mesmo padrão, porém com o último número diferente (Dica! Utilize um número alto, por exemplo se seu computador for 192.168.0.5 defina 192.168.0.70 para a BlackBoard).

Agora é hora de configurar o endereço MAC do Shield Ethernet e cadastrarmos em nosso código. No Shield Ethernet existe uma etiqueta na parte inferior com um conjunto de 6 números e letras, esta sequência está em hexadecimal, portanto deveremos cadastrá-la em nosso código usando 0x antes de cada sequência.

Compile o código abaixo na BlackBoard e em seguida abra o navegador web. Digite o endereço IP cadastrado na BlackBoard na barra de endereços e uma página com a imagem do módulo relé e um botão se abrirá. Agora basta clicar no botão que a lâmpada se acenderá e clicando novamente ela se apagará.

Se preferir, pode consultar este tutorial vendo o vídeo abaixo:



Código:


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


m2kato
date Enviado: 2020-05-20 19:57:31
Teria como colocar um RTC para que a iluminação led ligasse automaticamente em um sistema de potencia progressiva por tempo? Por exemplo as 8 da manhã 30%, as 9 50% e as 10 na potencia máxima? E o mesmo na hora de desligar?

Giovanni5
date Enviado: 2020-05-21 09:34:40
m2kato
Sim, é possível realizar este projeto, e como base para isso, você pode utilizar o tutorial a seguir, https://www.robocore.net/tutoriais/acionando-rele-com-rtc-ds1307 . Entretanto, para controlar a intensidade de brilho da luz, você terá de verificar se as lampadas que serão controladas podem ser dimerizadas, para então criar um dimmer (https://pt.wikipedia.org/wiki/Dimmer), para controlar o brilho das mesmas.

renan_dfo
date Enviado: 2020-05-04 19:55:17
alguém saberia me informar se posso integrar esse sistema com a alexa? agradeço a atenção.

Giovanni5
date Enviado: 2020-05-05 08:14:19
renan_dfo
Sim, é possível integrar projetos de automação residencial com a Alexa através da Arduino IoT Cloud, como foi feito no link a seguir, https://blog.arduino.cc/2019/11/12/create-a-voice-controlled-device-with-alexa-and-arduino-iot-cloud-in-7-minutes/ .

carlos.longo
date Enviado: 2019-09-11 07:31:59
Sr Giovanni bom dia, então uso um ESP8266 + MODULO SD.  Porem a parte adaptar para trabalhar com um leitor externo não está clara para mim, como fazer isto? outra pergunta, o ESP8266 reconhece automaticamente o MODULO SD e acessa  programa php ou tem algum botão ou instrução para permitir? tem algum tutorial ou video para explicar por favor? tem algum email para expor o fluxograma nosso? tenho todas as peças que adquiri da ROBOCORE  e desejo colocar a funcionar.

grato  Carlos

Giovanni5
date Enviado: 2019-09-17 11:30:01
carlos.longo
Caso você queira utilizar realmente um leitor externo, é necessário incluir os comandos para acessar e abrir o arquivo do servidor. Entretanto, como mencionado pelo Francois, você pode acessar o seu servidor que já está funcionando através de comunicação Wi-Fi/Ethernet, sem a necessidade de um leitor externo. Existem diversas maneiras de realizar esse projeto, estamos apenas apresentando algumas. Caso você continue com dúvidas, você pode encaminhar um e-mail para suporte@robocore.net com as suas dúvidas para que possamos saná-las.

carlos.longo
date Enviado: 2019-09-10 14:23:46
Ok Sr David  então 
O que tenho é uma pagina na web em php onde escrevo o programa, ativo variaveis. Via celular posso mudar o estado destas variaveis. O que quero é usar o arduino via wifi para ler o conteudo das variaveis no programa da pagina web, e então acionar um dispositivo qualquer via modulo de rele. Ou isto pode ser feito diferente? porque vou ter de acionar diversos dispositivos externos, então pensei no arduino que já adquiri.

Giovanni5
date Enviado: 2019-09-10 14:52:56
carlos.longo
Como você já tem um código em php para um site, o ideal seria armazená-lo em um cartão de memória, e lê-lo através do código, como o Shield Ethernet faz com páginas web através de códigos HTML. Você pode utilizar um leitor de memória externo, como o módulo SD (https://www.robocore.net/loja/itens-eletronicos/modulo-cartao-micro-sd), por exemplo, para ler e abrir a página externamente. Você também pode abrir a página web internamente no código do Arduino, porém isso irá ocupar uma memória muito grande, o que pode esgotar a memória de sua placa.

Francois
date Enviado: 2019-09-10 15:07:45
carlos.longo
Complementando a resposta do Giovanni, você pode usar um Arduino com WiFi/Ethernet para se comunicar com um serviço/servidor PHP que você já possui. Isso pode ser feito de diversas maneiras: HTTP, WebSocket, MQTT, etc. Contudo, é imprescindível considerar que os IPs dos dispositivos remotos (ex: Arduino) provavelmente mudarão com o tempo, além de possivelmente estarem inacessíveis pela internet (pois estão em uma rede local). Isso faz com que geralmente se use os dispositivos remotos acessando o servidor, pois este último possui um endereço (praticamente) permanente (ex: robocore.net).

carlos.longo
date Enviado: 2019-09-09 15:07:20
boa tarde

para este exemplo como poderia fazer usando um modulo wifi para o arduino se comunicar com um programa php/html ao invez do cabo? sem usar o blink....
Carlos

Giovanni5
date Enviado: 2019-09-09 15:48:29
carlos.longo
Você pode utilizar este tutorial, juntamente com o tutorial "Gerando uma Página Web pelo ESP8266" (https://www.robocore.net/tutoriais/gerando-uma-pagina-web-pelo-esp8266), como base para realizar esse projeto, entretanto, vale lembrar que, o ESP8266 não possui um leitor de cartão SD embutido como Shield Ethernet. porém você pode adicionar ao seu projeto um módulo SD (https://www.robocore.net/loja/itens-eletronicos/modulo-cartao-micro-sd) e adaptar este projeto para trabalhar com um leitor externo.

davidsouza
date Enviado: 2019-02-27 04:05:45
ola Giovanni de Castro estou de tudo  para eternet shield w5500  reconhecer mas nâo esta dando certo ,pode fazer alguma coiza
sera que é a shield eu sou davidsouza  103952 nota fiscal 000,073.439.

Giovanni5
date Enviado: 2019-02-27 17:18:15
davidsouza
davidsouza, por favor nos envie por e-mail (suporte@robocore.net), se possível fotos do Shield Ethernet conectado ao computador e à placa Arduino ou BlackBoard que você está utilizando, assim como um print screen da tela do computador da mensagem de erro que o software da Arduino apresenta.

wagvillasb
date Enviado: 2018-10-01 03:22:37
Olá!
Meu projeto tbm envolve webserver e apagar e acender lâmpadas/cargas elétricas, mas se eu for explicar, vou escrever tanto que ninguém terá disposição de ler. Então, independente de explicações, o que eu preciso é de clicar num botão e além do efeito deste botão ocorrer, logo em seguida o efeito de outro botão ocorre tbm. Ou seja, clico no bot1; a função dele é realizada; e, automaticamente, a função do bot2 tbm é realizada. Se alguém puder ajudar, ficaria muito grato.

Francois
date Enviado: 2018-10-01 13:04:25
wagvillasb
Você pode adicionar uma função JavaScript na sua página para executar a segunda rotina após a execução da primeira.

mrenanjesus
date Enviado: 2018-04-09 17:48:45
Estou tentando usar o arquivo .CSS e .JS na minha máquina mas não estou conseguindo. Poderiam me ajudar em quais alterações devo fazer para que ele funcione rodando com esses arquivos em minha desktop?

Francois
date Enviado: 2018-04-09 18:28:12
mrenanjesus
Por questões de segurança o seu navegador não acessa os arquivos no seu computador a partir de outro servidor (nesse caso o Arduino), a não ser que você esteja executando um servidor com esses arquivos. A melhor maneira de fazer isso é escrever a página inteira (HTML, CSS e JS) em um arquivo no cartão de memória, e fazer o Arduino retornar o conteúdo desse arquivo quando solicitado. Veja um exemplo no vídeo do link a seguir: https://youtu.be/t8HoOn2v_7o

mrenanjesus
date Enviado: 2018-04-09 18:45:33
mrenanjesus
Obrigado, vou dar uma olhada nisso.

waldirzanini
date Enviado: 2018-04-09 16:51:55
Olá, Gostaria de saber como incluo um botão de liga e desliga igual um interruptor de luz, caso já esteja aceso ele apaga e vice versa.

Francois
date Enviado: 2018-04-09 17:18:49
waldirzanini
Com o código deste tutorial é possível controlar o estado de uma lâmpada através do relé. Para usar mais relés com o mesmo Arduino, dê uma olhada no nosso vídeo de acionamento pela rede com o módulo Relé Serial (https://www.youtube.com/watch?v=t8HoOn2v_7o&t=1742s).

jrespir
date Enviado: 2018-02-06 11:12:15
Bom dia. Primeiramente agradecer o Marcelo do suporte da Robocore por toda atenção. Segundo pedir desculpas se esse não for o lugar correto para postar essa dúvida. Fiz a individualização de 16 lampadas de led de minha sala. Fiz um teste com o arduino uno r3 um kit ir 4 módulos rele serial e módulo e adaptador wifi. Primeiramente fiz um teste com duas lampadas e funcionou perfeito. Agora a pergunta é consigo criar botões e cenas através de uma programação no arduino ID? Desde já agradeço.

Francois
date Enviado: 2018-02-06 11:32:14
jrespir
O tutorial dessa página é um controle simples de um relé, mas é possível adaptá-lo para vários relés. Outra opção é você se basear no exemplo de 40 relés (https://www.youtube.com/watch?v=t8HoOn2v_7o), que está na página do módulo Relé Serial (https://www.robocore.net/loja/produtos/modulo-rele-serial.html#documentacao).

De qualquer maneira, é possível fazer um botão de cena para acionar um ou mais relés ao mesmo tempo. Para isso você deverá diferenciar um botão dos demais, ou fazendo ele executar uma função diferente, ou reconhecendo ele de maneira diferente no seu código. Lembre-se que o Arduino é uma placa limitada para fazer um servidor web, então tente não usar muito texto (strings). Eventualmente você poderá passar para uma placa Arduino com mais memória de programa (Flash) e memória RAM, como a Mega (https://www.robocore.net/loja/produtos/blackboard-mega.html).