You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Chegou a hora de você levar seus projetos de robótica para outro nível: conheça a VESPA!
A Vespa é a primeira placa fabricada pela RoboCore com o poderoso microprocessador ESP32. Junto a este fantástico módulo temos um driver de motores DC e um conversor DC-DC para alimentação de servo motores. A placa ainda conta com botão e LED para uso geral e pode ser usada em projetos de robótica, automação residencial e IoT.
A Vespa foi criada para você dar um salto em seus projetos, já que a partir de agora você poderá controlá-los através de WiFi ou Bluetooth de uma forma prática e conveniente. A placa conta com duas pontes-H baseada no chip DRV8837, que consegue fornecer até 800 mA de corrente contínua para dois motores de forma independente. Com seu poderoso conversor DC-DC de 2,5 A você não terá problemas para controlar servos motores de um braço robótico. A placa ainda foi pensada para ser usada em automação residencial: controle até 2 metros de fita LED branca em cada saída para motor, e conecte facilmente módulos relé nos pinos de saída. Seu tamanho a torna ainda mais especial: ela mede 5,3 x 7,8 cm e possui furações padrão BlackBoard UNO R3.

A versatilidade dessa placa não para por aí! Estão disponíveis diversos pinos para conexão de periféricos em um barramento estrategicamente localizado. Você encontrará pinos para comunicação serial via hardware (Tx2 e Rx2), além dos pinos de SPI (SCK, SS, MOSI e MISO) e os pinos de I2C (SCL e SDA). Precisando adicionar sensores analógicos? Sem prolemas, utilize os pinos VN e VP para isso. Todos esses pinos trabalham como GPIOs com nível lógico de 3,3 V, portanto utilize-os como pinos digitais de entrada e saída sem problemas! Você ainda encontrará pinos para alimentação de periféricos em 3,3 V e 5 V com seus respectivos pinos de GND.
Importante: assim como todo circuito eletrônico, é importante desligar a placa (pela chave liga/desliga ou pelos conectores) antes de fazer qualquer alteração no circuito onde ela é usada.
Quer aprender mais sobre como usar a Vespa? Preparamos alguns tutoriais para te ajudar a começar! Neles você irá aprender a controlar um Rocket Tank ou um Braço Robótico RoboARM com um joystick em seu celular, sem precisar de aplicativo!
Documentação e Especificações
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Olá, tenho 2 vespas, uma que veio no kit robô explorer deluxe e uma que comprei extra pra aprender a usar. Como estou focado no arduino ainda não tive tempo de estudar o ESP32. Fiquei um pouco decepcionado quanto a documentação da placa, existem apenas informações básicas de hardware e o enfoque dos tutoriais é o uso do software, principalmente da excelente biblioteca que foi criada para os recursos da placa. Comparando com algumas placas genéricas que usam o ESP32 uma diferença que salta aos olhos é a diferença na quantidade de portas IO, sendo poucas disponíveis na Vespa.
O número reduzido de GPIOs para uso externo da Vespa acaba sendo limitado, pois ela possui várias funções internas (controle de dois motores DC, botão, LED, leitura de tensão de entrada), e alguns pinos são dedicados para a gravação de código do ESP32. De toda forma, respondendo suas perguntas, todos os GPIOs disponíveis podem ser usados como saída de PWM, o único detalhe é que os pinos S1 à S4 operam em 5V, por conta da conversão de nível lógico.
É possível conectar a Vespa a uma placa Arduino via UART, SPI ou I2C, porém, como a Vespa opera em 3,3V e as placas Arduino operam em 5V, é necessário um conversor de nível lógico para não danificar as placas. Os pinos S1 a S4 já possuem conversão de nível lógico para 5V, portanto só seria necessário configurar no código os pinos que serão utilizados para a comunicação desejada.
Olá, amigos! Gostaria de saber se os pinos S1, S2, S3 e S4 podem ser usados também como pinos de entrada. A julgar pelos GPIO a que estão conectados (26, 25, 33, 32), é possível presumir-se que sim. Supõe-se ainda que o sinal a entrar possa ser de 5V. Estariam corretas estas conjecturas? Desde já muito grato.
Olá pessoal da Robocore! Comprei a Vespa e gostei muito, já fiz alguns testes e funcionou perfeitamente conforme os vídeos (tutoriais). A qualidade é maravilhosa, a entrega foi dentro do prazo, embalagem perfeita. Comprei também os reles Seriais. (Top também). Quando seguir o tutorial dos reles com a Vespa( reles não serial) os pinos destinados são da Vespa ou do Esp 32?
Olá! Ficamos muito felizes em receber o seu feedback sobre os nossos produtos, e temos certeza que você irá realizar projetos incríveis com eles!!! Sobre a sua dúvida, os pinos que usamos no tutorial “Usando o NOVO Blynk com a Vespa” ( https://youtu.be/Hez20pleimI ) para controlar os relés, são os pinos de S1 a S4 (respectivamente os pinos D26, D25, D33 e D32). Usamos esses pinos da placa Vespa, pois eles têm um conversor de nível lógico que os possibilita operar em 5V.
Aliás, vale dizer que infelizmente a Vespa não é diretamente compatível com o nosso módulo relé serial, pois o conversor de nível lógico presente nos pinos S1 a S4 da Vespa contam com um resistor de pull-up na saída, e isso causa um divisor de tensão quando conectado ao relé serial. Para essa conexão, é necessário usar um conversor de nível lógico sem um resistor de pull-up na saída.
Infelizmente não é possível, pois os pinos não conseguem entregar a corrente necessária para o funcionamento da bomba. Para essa aplicação é recomendado o uso de um relé (como o “Módulo Relé” ( https://www.robocore.net/atuador-rele/modulo-rele ), por exemplo), ou até um driver de motores DC que opere na faixa de tensão e corrente da bomba desejada.
Olá, amigos! Adquiri uma placa Vespa que chegou hoje. Muito bonita e bem construída, porém, tentei rodar uma aplicação que conecta via Wifi e exibe um simples "Hello World" para um cliente via http e a mesma trava toda vez que é iniciada, permanecendo assim até que eu envie uma informação pela porta serial. O que é uma falha inadimissível posto que isto impediria a placa de funcionar stand alone (sem um microcomputador). Os senhores tem alguma dica? Devo acionar a garantia? Estou usando Macos Catalina e Arduino 1.8.19. Obrigado!
Sim, é possível controlar motores de passo com a Vespa. Entretanto, não diretamente, pois a placa não possui um driver para controle de motores de passo. Sendo assim, seria necessário um driver (compatível com o modelo do motor e com a tensão de comunicação da placa ) para intermediar esse controle.