You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Chegou a hora de você levar seus projetos de robótica para outro nível: conheça a VESPA!
A Vespa é a primeira placa fabricada pela RoboCore com o poderoso microprocessador ESP32. Junto a este fantástico módulo temos um driver de motores DC e um conversor DC-DC para alimentação de servo motores. A placa ainda conta com botão e LED para uso geral e pode ser usada em projetos de robótica, automação residencial e IoT.
A Vespa foi criada para você dar um salto em seus projetos, já que a partir de agora você poderá controlá-los através de WiFi ou Bluetooth de uma forma prática e conveniente. A placa conta com duas pontes-H baseada no chip DRV8837, que consegue fornecer até 800 mA de corrente contínua para dois motores de forma independente. Com seu poderoso conversor DC-DC de 2,5 A você não terá problemas para controlar servos motores de um braço robótico. A placa ainda foi pensada para ser usada em automação residencial: controle até 2 metros de fita LED branca em cada saída para motor, e conecte facilmente módulos relé nos pinos de saída. Seu tamanho a torna ainda mais especial: ela mede 5,3 x 7,8 cm e possui furações padrão BlackBoard UNO R3.

A versatilidade dessa placa não para por aí! Estão disponíveis diversos pinos para conexão de periféricos em um barramento estrategicamente localizado. Você encontrará pinos para comunicação serial via hardware (Tx2 e Rx2), além dos pinos de SPI (SCK, SS, MOSI e MISO) e os pinos de I2C (SCL e SDA). Precisando adicionar sensores analógicos? Sem prolemas, utilize os pinos VN e VP para isso. Todos esses pinos trabalham como GPIOs com nível lógico de 3,3 V, portanto utilize-os como pinos digitais de entrada e saída sem problemas! Você ainda encontrará pinos para alimentação de periféricos em 3,3 V e 5 V com seus respectivos pinos de GND.
Importante: assim como todo circuito eletrônico, é importante desligar a placa (pela chave liga/desliga ou pelos conectores) antes de fazer qualquer alteração no circuito onde ela é usada.
Quer aprender mais sobre como usar a Vespa? Preparamos alguns tutoriais para te ajudar a começar! Neles você irá aprender a controlar um Rocket Tank ou um Braço Robótico RoboARM com um joystick em seu celular, sem precisar de aplicativo!
Documentação e Especificações
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
É possível conectar a Vespa a uma placa Arduino via UART, SPI ou I2C, porém, como a Vespa opera em 3,3V e as placas Arduino operam em 5V, é necessário um conversor de nível lógico para não danificar as placas. Os pinos S1 a S4 já possuem conversão de nível lógico para 5V, portanto só seria necessário configurar no código os pinos que serão utilizados para a comunicação desejada.
Olá, amigos! Gostaria de saber se os pinos S1, S2, S3 e S4 podem ser usados também como pinos de entrada. A julgar pelos GPIO a que estão conectados (26, 25, 33, 32), é possível presumir-se que sim. Supõe-se ainda que o sinal a entrar possa ser de 5V. Estariam corretas estas conjecturas? Desde já muito grato.
Olá pessoal da Robocore! Comprei a Vespa e gostei muito, já fiz alguns testes e funcionou perfeitamente conforme os vídeos (tutoriais). A qualidade é maravilhosa, a entrega foi dentro do prazo, embalagem perfeita. Comprei também os reles Seriais. (Top também). Quando seguir o tutorial dos reles com a Vespa( reles não serial) os pinos destinados são da Vespa ou do Esp 32?
Olá! Ficamos muito felizes em receber o seu feedback sobre os nossos produtos, e temos certeza que você irá realizar projetos incríveis com eles!!! Sobre a sua dúvida, os pinos que usamos no tutorial “Usando o NOVO Blynk com a Vespa” ( https://youtu.be/Hez20pleimI ) para controlar os relés, são os pinos de S1 a S4 (respectivamente os pinos D26, D25, D33 e D32). Usamos esses pinos da placa Vespa, pois eles têm um conversor de nível lógico que os possibilita operar em 5V.
Aliás, vale dizer que infelizmente a Vespa não é diretamente compatível com o nosso módulo relé serial, pois o conversor de nível lógico presente nos pinos S1 a S4 da Vespa contam com um resistor de pull-up na saída, e isso causa um divisor de tensão quando conectado ao relé serial. Para essa conexão, é necessário usar um conversor de nível lógico sem um resistor de pull-up na saída.
Infelizmente não é possível, pois os pinos não conseguem entregar a corrente necessária para o funcionamento da bomba. Para essa aplicação é recomendado o uso de um relé (como o “Módulo Relé” ( https://www.robocore.net/atuador-rele/modulo-rele ), por exemplo), ou até um driver de motores DC que opere na faixa de tensão e corrente da bomba desejada.
Olá, amigos! Adquiri uma placa Vespa que chegou hoje. Muito bonita e bem construída, porém, tentei rodar uma aplicação que conecta via Wifi e exibe um simples "Hello World" para um cliente via http e a mesma trava toda vez que é iniciada, permanecendo assim até que eu envie uma informação pela porta serial. O que é uma falha inadimissível posto que isto impediria a placa de funcionar stand alone (sem um microcomputador). Os senhores tem alguma dica? Devo acionar a garantia? Estou usando Macos Catalina e Arduino 1.8.19. Obrigado!
Sim, é possível controlar motores de passo com a Vespa. Entretanto, não diretamente, pois a placa não possui um driver para controle de motores de passo. Sendo assim, seria necessário um driver (compatível com o modelo do motor e com a tensão de comunicação da placa ) para intermediar esse controle.
O driver que foi instalado foi o do CP2102N ( https://www.robocore.net/tutoriais/instalacao-driver-da-blackboard#blackboard-uno-v2 ), certo? Se sim, a instalação do driver foi finalizada com sucesso, ou apresentou alguma mensagem de erro? O cabo USB que está sendo usado possui a função de transferência de dados? Perguntamos isso, pois muitos cabos USB não possuem esta função, e para o reconhecimento da placa pelo computador é necessário que o cabo tenha essa função.
Se continuar com dificuldades, peço que encaminhe um e-mail para suporte@robocore.net, com uma captura de tela mostrando como a sua placa está sendo reconhecida no seu gerenciador de dispositivos, e algumas fotos da sua placa para que possamos verificar se há alguma problema visível com ela.
Olá! Seria possível conectar uma câmera nesta placa, como a esp cam? E como sugestão, poderiam ter um "combo" com o cabo micro usb tipo b, para pessoas esquecidas como eu que não lembram que só tem cabo tipo C 😅 Há algum plano para uma nova versão com usb tipo C? De qualquer forma, muito obrigado pelo ótimo produto!
Infelizmente não é possível conectar diretamente uma câmera na placa Vespa, pois a mesma não possui uma porta USB para tal. Entretanto, é possível conectar o ESP32-Cam na placa Vespa, porém infelizmente não temos nenhum tutorial que ensina a como realizar essa conexão. Agradecemos a sua sugestão em relação a criar um “Kit” placa Vespa + Cabo USB Micro B, mas vale dizer que infelizmente no momento não temos planos para uma nova versão da placa Vespa.
Olá! Em nossos testes conseguimos enviar uma mensagem da placa Vespa para uma placa Uno usando a comunicação UART, inclusive testamos o envio da mensagem utilizando o código que você enviou. No nosso teste, além de configurarmos os pinos 10 e 11 da placa Uno para serem o RX e TX, também foi necessário compatibilizar as tensões (interligando os GND), já que as placas operam em tensões diferentes (Vespa em 3,3V e placa Uno em 5V ).
Sendo assim, verifique se o código foi realmente gravado na placa Vespa. Se o código foi gravado com sucesso, verifique se o seu circuito está compatibilizando as tensões (se for necessário), e se os GND estão realmente interligados. Verifique também se o monitor serial que você está olhando, realmente diz respeito a placa que está recebendo a mensagem. Vale dizer que assim como a taxa de comunicação, os pinos de comunicação devem ser invertidos (RX com TX e vice-versa).