You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Produtos Relacionados

Módulo Relé de Estado Sólido SSR
R$17,50
Módulo Relé Serial
R$49,90Este modulo pode ser usado em diversos projetos afim de acionar cargas de até 250VAC @ 7A ou 125VAC @ 10A. Pode ser usado para controlar luzes, equipamentos ligados a rede elétrica, motores, etc. Você pode fazer uma ponte-H baseada em relés com alguns destes módulos. Ele pode ser ligado diretamente a uma saída digital do Arduino, visto que possui saída padrão de 03 vias (VCC - GND - Sinal Digital) - lembrando que, como existe um relé com uma bobina de 5V no módulo, você deve ligar o pino VCC ao 5V regulado da placa Arduino. Existe um led na placa que mostra o estado do relé. Você possui acesso a três terminais do relé: Comum / Normalmente Aberto / Normalmente Fechado.
Exemplo de automação residencial:
Especificações:
- Tipo: Digital
- Placa com apenas um relé e todo seu circuito de driver
- Sinal de controle: Nível TTL
- Bobina: 5VDC 75mA
- Carga nominal do relê: 12A 125VAC , 7A 250VAC
- Carga nominal do módulo: 10A
- Tempo de acionamento de contato: 10ms
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
O diodo de flyback é recomendado para o acionamento de cargas indutivas, como o relé, pois ele previne picos de tensão durante o acionamento da carga. Sem ele, ao acionar o relé, esse pico de tensão pode danificar permanentemente componentes do circuito. Sobre o acionamento em 3,3V de um relé de 5V, utilizando um transistor para o acionamento indireto do relé, como é feito no módulo, o relé já será acionado, desde que o circuito seja alimentado com 5V, e o transistor corretamente dimensionado para o sinal de 3,3V. Vale ressaltar que, o nosso módulo relé já é compatível com sinais em 3,3V.
Boa tarde. Estou tentando automatizar a abertura e fechamento de uma válvula solenoide usando esse relé. Ao mesmo tempo estou coletando os dados de dois sensores de pressão presentes no sistema e salvando em um .txt usando o PuTTY. Quando o relé fecha, a aquisição para falando que perdeu o contato com o arduino. Saberia me informar se devo colocar um diodo para evitar esse problema? Obrigado.
Olá! Neste caso, isso depende muito dos componentes que está usando no seu projeto, pois se estiver usando o nosso módulo (não apenas o componente relê), o mesmo já conta com diodo na placa, e se continua tendo problemas, isso pode estar relacionado a alimentação. Também pode ser um problema no chaveamento do solenoide, por isso, tente minimizar o ruído na alimentação. Para isso, você pode dar uma olhada no em um circuito snubber, ou verificar o uso de um diodo no solenoide.
O relé deste módulo possui uma corrente nominal de 30mA, e o que você pretende acionar é de 200mA (0,20A), portanto você tem que verificar se o BC817 é capaz de suportar esta corrente enquanto estiver acionado (valor correspondente à corrente do coletor (Ic) no datasheet). Como ele é semelhante ao BC337, você pode fazer uma simulação na protoboard com o BC337, para verificar se o acionamento é possível sem danificar o componente na prática.
Como ambos são contatos do relé, você pode utilizar qualquer combinação (NA + C ou NF + C) para acionar ou desligar uma carga, a diferença será a lógica de controle do relé que será utilizada. Para a combinação NA + C a carga será acionada com um sinal alto no relé, enquanto a combinação NF + C acionará a carga enquanto o sinal estiver em nível lógico baixo.
Olá, boa noite. Uma dúvida, no site de vocês diz que ao utilizar uma tensão de 250VCA o relé suporta uma corrente máxima de 7A. Porém, no datasheet disponibilizado diz que para uma tensão de 250VCA é suportável uma corrente de 10A. Não entendi muito bem, qual a corrente máxima ideal?
O componente relé em si é capaz de suportar uma corrente de 10A em 250VAC, porém o módulo como um todo (relé, placa, e borne) suporta uma corrente de apenas 7A em 250VAC nesta versão, portanto esta seria a corrente máxima ideal, para não danificar o módulo.
Isso vai depender muito da tensão e corrente da carga que deseja acionar. Como a potência relaciona a tensão e a corrente, cargas de 1000 W podem operar em 12 VDC e em torno de 80 A, ou 220 VAC com uma corrente de 5 A, por exemplo. Portanto tente encontrar essas informações da carga que deseja acionar, e leve em consideração os limites elétricos do módulo (15A, 12VDC, 12A 125VAC , 7A 250VAC). Caso a carga supere os limites elétricos deste módulo, você pode fazer o acionamento indireto de contatos eletromecânicos que suportam cargas maiores, como contatoras, por exemplo.
Olá Giovanni, boa noite. Muito obrigado pelos esclarecimentos, vou buscar mais informações sobre as especificações de tensão e corrente da carga que quero acionar. Contatoras são novidade para mim, pesquisei sobre e elas se mostraram uma boa alternativa para esse meu projeto. Agradeço muitíssimo.
Se você está se referindo ao acionamento por opto-acoplador, não, este módulo não possui um opto-acoplador para o acionamento do relé, e infelizmente não trabalhamos com um modelo que opere deste jeito. De toda forma, o acionamento indireto pelo transistor apenas, já garante uma proteção ao microcontrolador nos acionamentos.