Retornar
ao topo
ao topo
Produtos Relacionados

Módulo Relé de Estado Sólido SSR
R$29,00
Módulo Relé Serial
R$49,00Este modulo pode ser usado em diversos projetos afim de acionar cargas de até 250VAC @ 7A ou 125VAC @ 10A. Pode ser usado para controlar luzes, equipamentos ligados a rede elétrica, motores, etc. Você pode fazer uma ponte-H baseada em relés com alguns destes módulos. Ele pode ser ligado diretamente a uma saída digital do Arduino, visto que possui saída padrão de 03 vias (VCC - GND - Sinal Digital) - lembrando que, como existe um relé com uma bobina de 5V no módulo, você deve ligar o pino VCC ao 5V regulado da placa Arduino. Existe um led na placa que mostra o estado do relé. Você possui acesso a três terminais do relé: Comum / Normalmente Aberto / Normalmente Fechado.
Exemplo de automação residencial:
Especificações:
- Tipo: Digital
- Placa com apenas um relé e todo seu circuito de driver
- Sinal de controle: Nível TTL
- Bobina: 5VDC 75mA
- Carga nominal do relê: 12A 125VAC , 7A 250VAC
- Carga nominal do módulo: 10A
- Tempo de acionamento de contato: 10ms
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
O borne do módulo aceita cabos com bitolas entre 0,5 e 2,5 mm^2 (22 até 14 AWG). Entretanto não é recomendado usar relés para ligar e desligar ar condicionados, pois quando são desligados, os ar condicionados costumam realizar algumas funções.
Muito Obrigado! Eu pretendia ligalo sempre que a temperatura subisse muito ao mesmo tempo que detectasse movimento no quarto. A ideia é deixa ele ligado por um intervalo minimo de 10 minutos e só ligasse novamente após esse mesmo intervalo inimo pra evitar ficar ligando e desligando com muita frequencia. Mas obrigado pelas informações, foram muito esclarecedoras.
Se você quer automatizar o controle de um ar condicionado, uma opção é o uso de emissores infravermelho (https://www.robocore.net/radio-frequencia-infravermelho/kit-receptor-e-emissor-ir-5mm), para replicar o comando que é emitido pelo controle original em uma determinada condição. Deste modo, você ainda pode desligá-lo automaticamente, mas sem correr o risco de danificá-lo.
Obrigado pela resposta. Pensando em um filtro snubber, qual vc recomendaria?Tem um relé da Robocore de estado sólido-ss, esse mesmo poderia ser substituído por esse filtro snubber e não teria mais essas interferências? https://www.robocore.net/loja/itens-eletronicos/modulo-rele-de-estado-solido-ssr
Utilizar o relé de estado sólido não irá prevenir o seu sistema de interferências geradas pelo acionamento de cargas indutivas, portanto, ainda assim, seriam necessárias as prevenções externas para esse contato. Já em relação ao snubber, é necessário calcular corretamente o valor do resistor e do capacitor que serão utilizados na carga, de acordo com suas características.
Por se tratar de um relé com acionamento eletrônico de um fototriac, esse relé não irá sofrer interferências de campos eletromagnéticos, como os relés eletromecânicos sofrem, podendo alterar o seu estado involuntariamente. Entretanto, ele não irá prevenir a interferência desse campo em outros componentes do sistema.
Olá comprei esse relé para acionar um válvula de 220V AC consumo de energia de 50VA(bobina)/ 100W. Percebi que ao aciona-la com o relé, gera alguns ruídos ou interferência no Ethernet Shield. O ideal seria utilizar um contator para a válvula? Obs: Estou usando um Arduino Mega e Ethernet Shield da RoboCore.
Isso é um problema que pode ocorrer com cargas indutivas muito grandes, como a que você está acionando. Realmente a utilização de um acionador auxiliar como um contatora é uma boa maneira de evitar esse problema. Além disso, outra precaução recomendada é utilizar um filtro snubber em paralelo a carga indutiva acionada, no seu caso a válvula solenoide.
Olá, gostaria de saber se posso utilizar esse módulo conectado a um Raspberry PI com Octoprint para ligar/desligar uma impressora 3D (Ender 3). Fiz um teste com um módulo "genérico chinês" que funciona corretamente quando conectado a um Arduino, mas no RPI ele não funciona, fica sempre ligado. O projeto no qual estou me baseando é este: https://www.instructables.com/id/PSU-Control-With-Octoprint/
Sim, você pode controlar o acionamento do relé deste módulo através de uma Raspberry Pi. Você pode testar a funcionalidade desse projeto com um LED, para verificar se o pino selecionado está sendo acionado corretamente ao pressionar o botão do Octoprint, como no tutorial mencionado.
Reveja as ligações elétricas do módulo, é possível que haja algum fio mal conectado, ou conexão invertida. Vale lembrar que para acionar o módulo relé através do NodeMCU é necessário conectar os seus pinos, 5V, GND e In, aos pinos Vin (quando a placa estiver sendo alimentada pela porta USB), GND e algum pino digital, respectivamente.
Como é possível observar no datasheet do relé do módulo (https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/robocore-lojavirtual/258/Relay_AX.pdf), o relé é capaz de suportar uma carga de 7 A 250 VAC.
Pode ser que se trate de um problema de código, tente utilizar o exemplo Blink, disponível na página do NodeMCU (https://www.robocore.net/loja/iot/nodemcu-esp8266-12-v2) e monte o circuito utilizando um LED. Se o LED funcionar normalmente, altere o circuito com o módulo Relé, conectando o pino "In" do módulo ao pino D0 do Node, o GND ao GND e 5 V ao pino "Vin" da placa conectada a um cabo USB.