You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Produtos Relacionados

Cabo USB Micro B 80cm
R$9,90
ESP32-CAM - ESP32 com Câmera
R$75,00Precisando de mais poder de processamento e mais recursos do que o NodeMCU pode fornecer? Este é o módulo certo para você! O módulo ESP32 traz consigo o microprocessador Xtensa® Dual-Core 32-bit LX6, com um clock máximo de 240MHz, memória RAM de 520 KBytes e Flash de 4MB. Além das consagradas funções de conexão WiFi, esta placa traz ainda conectividade via Bluetooth Low Energy (BLE), no padrão 4.2.
Este módulo chega no mercado para trazer ainda mais performance e poder de processamento para aplicações de Internet das Coisas, automação residencial, prototipagem com comunicação sem fio e muito mais. Com seu baixo consumo de energia é uma ferramenta essencial para qualquer desenvolvedor.
Informações Técnicas
- Processador: Xtensa® Dual-Core 32-bit LX6
- Memória Flash programável: 4 MB
- Memória RAM: 520 KBytes
- Memória ROM: 448 KBytes
- Clock máximo: 240 MHz
- Pinos Digitais GPIO: 25 (todos com PWM)
- Os pinos GPIO0, GPIO2, GPIO5, GPIO12 e GPIO15 são usados para funções internas, mas podem ser usados se respeitados alguns cuidados.
- Resolução do PWM: até 16 bits (ajustável via código)
- Wireless 802.11 b/g/n - 2.4GHz (antena integrada)
- Modos de operação: Access Point / Estação / Access Point + Estação
- Bluetooth Low Energy padrão 4.2 integrado
- Tensão de alimentação externa: 4,5 V a 9 V (o módulo possui regulador integrado para 3,3 V)
Passo a Passo de Programação
Assim como o NodeMCU, esta placa também pode ser programada em LUA ou pela IDE do Arduino.
Para programar utilizando a IDE do Arduino, clique aqui e siga as instruções para seu sistema operacional (conteúdo em inglês).
Após efetuar todo procedimento, durante a gravação na IDE do Arduino aparecerá no console:
Neste momento, pressione e mantenha pressionado o botão BOOT na placa para que ela comece a ser gravada, então solte o botão. Caso queira testar o LED da placa, grave o seguinte código:
Para gravar códigos na placa é aconselhável utilizar um Cabo USB - Micro B (vendido separadamente).
Documentação
- Pinagem do Módulo
- Datasheet do ESP32 - Espressif
- Arquitetura do Bluetooth
- Exemplo de uso do PWM
- Tutorial para gravar códigos utilizando a IDE Arduino (em inglês)
- Playlist sobre o ESP32 (por André Michelon - Canal Internet e Coisas)
- Tutorial: Instalação do driver
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
O ESP32 já possui um RTC interno, porém, diferentemente do módulo, não há uma bateria para manter o RTC ativo, portanto se a placa for desligada, ela irá perder sua referência. Uma solução recomendada é conectar a placa à um servidor NTP, para que ela seja sincronizada automaticamente quando ligada.
Olá O esp32 tem um certificado de conformidade da ANATEL, https://www.espressif.com/sites/default/files/ESP32-WROOM-32D_ANATEL_Certification.pdf Isso significa que ele é homologado na Anatel e eu posso desenvolver produtos comerciais com ele como ocorre com os Raspberry Pi Anatel?
Olá! Sim, ele é homologado pela ANATEL, porém isso não isenta a homologação do produto final, pois toda vez que o módulo é utilizado podem haver alterações no entorno do campo eletromagnético e isso faz com que o novo equipamento também tenha que ser homologado. De toda forma, uma vez que o módulo já foi homologado, o processo de homologação do produto deve ser mais rápido.
Boa tarde, Estou utilizando 3 botões, o 1º na GPIO13 INPUT_PULLUP, faço a leitura conforme descrito abaixo, a leitura no monitor serial ocorre com sucesso, ao pressionar o 1º botão, vai para nivel lógico abixo "0" e ao pressionar os demais botões, não acontece nada, até ai esta tudo certo. Porém quando eu mudo o botão para GPIO12, ao fazer os testes pela serial monitor, pressionando o botão 2, ele vai para nivel lógico "baixo", ao pressionar o botão 3, ele também vai para nivel lógico baixo também, sendo que não era para acontecer, pois estou lendo apenas uma porta do Esp32. Segue o códig
Olá! Peço que revise o seu circuito, para verificar se não há nenhum mau contato e/ou curto-circuito entre as conexões do mesmo. Se estiver tudo certo, peço que encaminhe um e-mail para o suporte@robocore.net, com um vídeo mostrando o comportamento do seu projeto, e algumas fotos do circuito e da placa.
A princípio é sim possível utilizar o ESP32 para acessar um Web Service, porém a parte complicada deste projeto será a integração com a impressora. O ESP32 não possui interface USB Host, portanto não há como controlar a impressora diretamente, seria necessário alguma interface de comunicação entre o ESP32 e a impressora.
O ESP32 é uma opção, mas necessita de uma interface USB Host para se comunicar com a impressora, como mencionado anteriormente. Outra opção, mais direta, é uma placa Raspberry Pi (https://www.robocore.net/placa-raspberry-pi/raspberry-pi-3-model-b-plus - por exemplo), que é basicamente um computador e possui a interface USB Host para esse tipo de integração. Entretanto, é necessário verificar se há o driver da impressora para o sistema operacional da placa.
como a esp32 já vem com bluetooth embutido, é apenas programar fazendo uma conexão UART e ele funcionará, ou precisa de alguma biblioteca específica para utilizar seu bluetooth? estou tentando isso em microypthon, mas também pergunto se usando arduino IDE seia só usar a SoftwareSerial como se tivesse um módulo blueooth conectado no tx e rx. o bluetooth da esp32 é conectado em qual TX e RX dela? obrigado pela atenção
Não é necessário realizar nenhuma conexão UART interna da placa, basta utilizar as bibliotecas que são instaladas junto com o pacote da placa na Arduino IDE, para que a conectividade Bluetooth seja habilitada. Se quiser, dê uma olhada nos exemplos da biblioteca "ESP32 BLE Arduino", para entender um pouco melhor como utilizar essa conectividade com o ESP32 na Arduino IDE.
Se a ideia é manter a placa Arduino acoplada ao Shield, você pode utilizar alguma comunicação serial, como a I2C (https://www.robocore.net/tutorials/comunicacao-entre-arduinos-i2c-parte1), por exemplo, para enviar os comandos recebidos remotamente pelo ESP32, e então controlar os motores pela placa Arduino. Entretanto, para essa comunicação será necessário o uso de conversor de nível lógico (https://www.robocore.net/loja/itens-eletronicos/conversor-de-nivel-logico), por conta da diferença na tensão operacional das placas (3,3 V do ESP32 e 5 V do Arduino).
Vale lembrar que, alguns Shields, como o Shield Motor Driver 2x2A (https://www.robocore.net/loja/drivers-de-motores/arduino-shield-motor-driver-2x2a), por exemplo, podem ser utilizados como módulo, ou seja, sem necessitar de uma placa Arduino acoplada à ele.