CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Instalando o Driver do NodeMCU e ESP32



Introdução

Tanto a placa NodeMCU quanto a ESP32 utiliza de um conversor USB-Serial para que seja possível a comunicação entre o computador e o chip ESP8266/ESP32 através da USB. Dependendo da versão da placa, o chip responsável por essa conversão pode ser o CP210x (placas NodeMCU V2 e ESP32) ou o CH340G (placas NodeMCU V3). Neste tutorial você aprenderá como instalar o driver adequado e desta forma garantir que sua placa possa ser programada.
NodeMCU ESP8266 V2
NodeMCU ESP8266 V3

Lista de Materiais

Verificando se o driver é instalado automaticamente

Utilize o Cabo Micro USB para conectar a placa em seu computador. O sistema operacional irá automaticamente buscar por drivers compatíveis na internet. Caso o Windows não consiga encontrar os drivers para instalação da placa, você terá que instalar manualmente.
Quando o Windows não consegue encontrar os drivers, você encontrará um dispositivo sem driver no Gerenciador de Dispositivos como na imagem abaixo.


Instalação do NodeMCU V2 / ESP32 com conversor USB serial CP210x

A primeira coisa a se fazer é o download dos arquivos dos drivers de instalação acessando o link correspondente ao seus sistema operacional:
No Windows, após o download, descompacte o conteúdo do arquivo e acesse a pasta criada. Você encontrará dois arquivos executáveis, um para sistemas 32 bits e outro para sistemas 64 bits. Escolha o que corrresponde ao seu sistema operacional e execute o arquivo como Administrador. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do instalador e selecionar a opção "Executar como Administrador". Uma janela como a da imagem abaixo deve abrir.


Prossiga com a instalação e, se tudo correr bem, você deve encontrar uma janela como esta:


E está pronto. Agora você já pode se comunicar com sua placa sem maiores problemas.

Instalação do NodeMCU com conversor USB serial CH340G (V3)

A primeira coisa a se fazer é o download dos arquivos dos drivers de instalação acessando o link correspondente ao seus sistema operacional:
Da mesma maneira que o driver anterior, após o download descompacte o conteúdo do arquivo, acesse a pasta criada e execute o instalador como administrador. Clique em INSTALL.


Após a instalação ser concluída, clique em OK e feche o instalador.


E está pronto. Agora você já pode se comunicar com sua placa sem maiores problemas.

Descobrindo qual a Porta COM do NodeMCU / ESP32

Você pode conferir em qual porta COM a sua placa NodeMCU / ESP32 foi instalada acessando o Gerenciador de Dispositivos do Windows.


Agora que você já instalou o driver da sua placa, aproveita para aprender a configurar a Arduino IDE para programar seu NodeMCU clicando no botão abaixo:

Como programar o NodeMCU com Arduino IDE



Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


ricardohaas
date Enviado: 2019-11-12 23:28:55
Boa noite!

No meu caso instalei os drivers mas mesmo assim o windows não reconhece, testei com pelo menos 4 cabos usb diferentes, inclusive são cabos que funcionam no node mcu esp8266 wifi mas neste este esp32s não está funcionando de forma alguma.

Ele deveria reconhecer sem qualquer configuração adicional como fazer ligações entre pinos e ou apertando os botões durante a inicialização, correto? É que vi alguns tutorias onde na hora de grava precisava fazer umas coisas a mais, porém se nem foi reconhecido então é algo antes né?

Obs: a placa tem apenas meses, nunca fiz funcionar

Obrigado!

Giovanni5
date Enviado: 2019-11-13 08:46:24
ricardohaas
Esse tutorial possui instruções de instalação do pacote da Arduino IDE, e driver das placas ESP8266, ou NodeMCU, entre outras, porém, para instalação do pacote da placa ESP32, é necessário utilizar o procedimento de instalação do tutorial a seguir, https://github.com/espressif/arduino-esp32#installation-instructions . Além disso, é necessário verificar se o driver correto está instalado em seu computador, caso contrário a placa não será reconhecida em seu computador, porém isso irá depender do chip de comunicação USB de sua placa.

vmrsilva
date Enviado: 2019-10-08 19:55:48
Muito bem explicado!

Obrigado!

jonanvln
date Enviado: 2019-02-05 09:12:16
Bom dia, td bom?

Parabéns pelo post, bem explicado.

Seria possivel fazer um "mouse"  com essa placa?

Francois
date Enviado: 2019-02-05 15:26:14
jonanvln
Não é possível, pois o driver da placa faz com que ela seja reconhecida como uma porta de comunicação simples (COM).

MarinhNeco
date Enviado: 2018-12-11 19:23:32
Parabéns pelo suporte que o site oferece.
Realmente, tive problema ao instalar várias vezes como administrador mas não reconhecia, porem ao trocar o cabo USB o windows reconheceu perfeitamente. Muito obrigado à ROBOCORE.

jobson_andreson
date Enviado: 2018-07-13 00:20:34
Eu enfrentei o mesmo problema que o cliente Overbyte comentou. Fiz todos os passos e mesmo assim o meu computador com Windows 8.1 não reconheceu o NodeMCU, que no meu caso possui o conversor CP201x. 

Depois de testar dois cabos USB e perder horas tentando descobrir a causa do problema, achando que o problema estava em algum software ou configuração, descobri somente ao testar o terceiro cabo USB que o problema estava na compatibilidade dos cabos. Ao testar o terceiro cabo USB o NodeMCU finalmente foi reconhecido e tudo funcionou perfeitamente. 

Deixo aqui o meu relato para outras pessoas que tiverem o mesmo problema. 

ViniDj
date Enviado: 2018-07-13 07:32:45
jobson_andreson
Olá Jobson, obrigado pelo relato, acredito que será útil para outras pessoas. Caso tenha comprado algum dos cabos USB que apresentam falha na RoboCore, entre em contato para que possamos averiguar o problema e eventualmente realizar a troca do cabo.

Overbyte
date Enviado: 2018-06-11 12:18:17
Oi;
Segui todos os passos à cima, utilizando o Driver CH340, mas não reconhece o meu NodeMCU. O que fazer?
Eu utilizo o windows10, minha máquina é um note book SAMSUNG, linha Expert.

Francois
date Enviado: 2018-06-11 15:46:36
Overbyte
Talvez você tenha instalado sem permissão de administrador, nesse caso reinstale o driver com essa permissão (botão direito sobre o arquivo > executar como administrador). Você também pode testar com outro cabo USB e/ou outro computador.