
Introdução
Adquiriu a sua Vespa e não sabe como começar a usá-la? Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar!
Neste tutorial mostraremos como instalar o driver USB para o reconhecimento da placa, a Arduino IDE, o pacote de placas ESP32 na Arduino IDE, a biblioteca desenvolvida para a placa e como gravar o primeiro código nela.
Instalação do Driver da Vespa
O primeiro passo para utilizar a Vespa é reconhecê-la em seu computador como uma porta serial. Para isso, você provavelmente precisará instalar o driver USB do conversor USB/UART da Vespa no seu computador. Siga então os passos do tutorial disponível no botão a seguir.
Tutorial de Instalação do DriverA Vespa utiliza o mesmo conversor USB/UART que a BlackBoard UNO V2.0, portanto basta seguir o procedimento contido no botão acima para instalar o driver da placa no seu computador.
Instalação da Arduino IDE
Agora que o driver USB da placa está instalado e a placa está sendo corretamente reconhecida no seu computador, está na hora de instalar o programa onde os códigos da placa serão criados e com o qual gravaremos ela.
A Arduino IDE, assim como todas as outras ferramentas que serão instaladas neste capítulo, é completamente gratuita e, para baixá-la, basta acessar o link contido no botão abaixo.
Download da Arduino IDEAo acessar a página do botão acima, role um pouco a página para baixo até encontrar uma seção de "Downloads", como na imagem a seguir.

Ao encontrar essa seção, selecione a opção de download para o sistema operacional do seu computador.
Observação: embora a Arduino IDE disponibilize uma versão pela própria Microsoft Store, evite utilizar esta versão se você estiver utilizando um computador com Windows, pois ela é famosa por conter diversos erros de funcionamento que podem comprometer o seu uso. Portanto, para esse sistema operacional, opte pela versão compactada ("ZIP File").
Observação: embora a Arduino IDE possa ser instalada diretamente pelo terminal em sistemas operacionais Linux, a versão disponível nesta instalação geralmente possui diversos erros de funcionamento, portanto evite utilizá-la.
Um detalhe importante que deve ser lembrado é que, embora a versão da Arduino IDE na imagem seja a 1.8.15 (tirada no momento em que esse capítulo foi desenvolvido), a Arduino IDE está sempre em atualização e a versão mais atual e estável disponível no momento em que você está realizando esse capítulo pode ser diferente. Não se preocupe quanto a este detalhe, pois isso não irá influenciar no funcionamento da Vespa.
Após selecionar a opção de download para o seu sistema operacional, será aberta uma janela de doação, como na imagem abaixo.

Essa doação não é obrigatória, mas é oferecida para ajudar a manter o projeto da Arduino IDE gratuito. Caso você não queira contribuir nesse momento, selecione a opção "Just Download", como demarcado em vermelho acima, para prosseguir com o download gratuito. Caso esteja interessado em contribuir com uma doação ao projeto, selecione o valor que deseja contribuir (em dólar), selecione a opção "Contribute & Download" ao lado, então siga os passos para o pagamento.
Windows e macOS
A instalação da Arduino IDE em computadores Windows e macOS é basicamente a mesma, já que se tratam de arquivos compactados. Após finalizar o download do arquivo no seu computador, descompacte o arquivo baixado no diretório de sua preferência (clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione a opção "Extrair tudo"), como na próxima imagem, por exemplo.

Assim que a extração estiver concluída, abra a pasta gerada, e então busque pelo aplicativo "arduino", como demarcado na imagem a seguir.

Este aplicativo é a Arduino IDE, então basta abrí-lo.
Se preferir, você pode criar um atalho deste aplicativo e mover o atalho para um diretório de mais fácil acesso no seu computador, como, por exemplo, no menu "Iniciar".
Linux
Em computadores Linux, além de descompactar o arquivo baixado do site da Arduino, também é necessário executar o arquivo install.sh
pelo terminal de comandos (lembrando que é necessário acessar o diretório da pasta para isso). Além disso, para que o seu usuário tenha permissão de acesso às portas USB do computador, é necessário enviar o comando sudo usermod -a -G dialout <username>
(lembrando de alterar o parâmetro <username> pelo nome do seu usuário no sistema), caso contrário não será possível gravar um código para a Vespa.
Instalação do Pacote de Placas ESP32
Agora que a placa está sendo corretamente reconhecida em seu computador, abra a Arduino IDE instalada anteriormente para que possamos instalar o pacote de placas ESP32. Com a Arduino IDE aberta, acesse as suas "Preferências" através do caminho da imagem abaixo. Se preferir, você pode simplesmente pressionar as teclas "Ctrl+vírgula" para abri-lo.

Com as preferências abertas, copie e cole o link https://dl.espressif.com/dl/package_esp32_index.json
no campo "URLs Adicionais para Gerenciador de Placas", como na imagem a seguir.

Com o link adicionado, temos que acessar o "Gerenciador de Placas" através do caminho abaixo.

Com o "Gerenciador de Placas" aberto, digite "esp32" na barra de pesquisa para encontrar o pacote da próxima imagem.

Com este pacote na lista, pressione o botão "Instalar" para iniciar a instalação da última versão do pacote de placas. Esta instalação deve demorar um minuto e, quando ela estiver concluída, será apresentada a etiqueta "Instalado" ao lado do nome do pacote, como na imagem a seguir.

Após a instalação, será possível observar que a lista de modelos de placas da Arduino IDE ficou ainda maior, contendo diversas versões de placas ESP32, como na próxima imagem.

O modelo de placa que deve ser selecionado para a Vespa é o "ESP32 Dev Module", portanto você pode deixá-lo pré-selecionado se quiser, e não são necessárias outras configurações nas opções da placa.
Instalação da Biblioteca
Para facilitar o controle dos motores e de outras funcionalidades da placa, foi desenvolvida uma biblioteca específica para a Vespa. Para instalá-la, acesse o "Gerenciador de Bibliotecas" da Arduino IDE, seguindo o caminho da imagem a seguir. Se preferir, você pode simplesmente pressionar as teclas "Ctrl+Shift+I" para abri-lo.

Isso fará que seja aberta uma janela como na imagem abaixo.

Com essa janela, digite "vespa" no campo de pesquisa da janela, e então pressione "Enter". Nesse momento será listada a biblioteca de controle dos periféricos da Vespa, como na próxima imagem.

Com esta opção listada, pressione o botão "Instalar" demarcado acima e aguarde alguns instantes. A biblioteca será instalada e, quando a instalação for finalizada, será apresentado o ícone "Instalado" ao lado do nome dela, como na imagem a seguir.

Gravação do Primeiro Código
Assim como na grande maioria das outras placas microcontroladas, o primeiro código que gravaremos na Vespa é o famoso "Blink". Para isso, temos que primeiramente configurar a IDE para o modelo de placa utilizado para a gravação. Como foi mencionado anteriormente, o modelo de placa da Vespa é o "ESP32 Dev Module", portanto selecione-o. Não é necessário fazer qualquer alteração nas configurações pré-feitas do modelo selecionado, porém aproveite que o menu "Ferramentas" da IDE está aberto e selecione a porta COM correspondente à Vespa no seu computador, como na imagem abaixo.

Com a IDE configurada, abra o exemplo "Blink" da biblioteca instalada anteriormente, seguindo o caminho da imagem abaixo.

Com o código aberto, pressione o botão de carregar da IDE e aguarde alguns instantes. O código será compilado e então carregado para a placa. Assim que a gravação for finalizada, será exibida a mensagem "Done Uploading", como na imagem abaixo.

Juntamente com essa mensagem, será possível observar que o LED L da Vespa está piscando de 1 em 1 segundo, como no GIF a seguir.
Indo Além
Na biblioteca instalada neste tutorial também existem outros códigos de exemplo de uso da placa para demonstrar todas as suas funcionalidades. Em outros tutoriais específicos sobre a placa mostramos diversas possibilidades de uso.
Conclusão
Neste tutorial vimos os passos iniciais necessários para a gravação de códigos na Vespa e gravamos o primeiro código de exemplo da sua biblioteca.