SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:00
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Primeiros Passos com a Vespa



Introdução

Adquiriu a sua Vespa e não sabe como começar a usá-la? Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar!

Neste tutorial mostraremos como instalar o driver USB para o reconhecimento da placa, a Arduino IDE, o pacote de placas ESP32 na Arduino IDE, a biblioteca desenvolvida para a placa e como gravar o primeiro código nela.

Instalação do Driver da Vespa

O primeiro passo para utilizar a Vespa é reconhecê-la em seu computador como uma porta serial. Para isso, você provavelmente precisará instalar o driver USB do conversor USB/UART da Vespa no seu computador. Siga então os passos do tutorial disponível no botão a seguir.

Tutorial de Instalação do Driver

A Vespa utiliza o mesmo conversor USB/UART que a BlackBoard UNO V2.0, portanto basta seguir o procedimento contido no botão acima para instalar o driver da placa no seu computador.

Instalação da Arduino IDE

Agora que o driver USB da placa está instalado e a placa está sendo corretamente reconhecida no seu computador, está na hora de instalar o programa onde os códigos da placa serão criados e com o qual gravaremos ela.

A Arduino IDE, assim como todas as outras ferramentas que serão instaladas neste capítulo, é completamente gratuita e, para baixá-la, basta acessar o link contido no botão abaixo.

Download da Arduino IDE

Ao acessar a página do botão acima, role um pouco a página para baixo até encontrar uma seção de "Downloads", como na imagem a seguir.

secao_download_arduino_ide
Seção de Download da Arduino IDE

Ao encontrar essa seção, selecione a opção de download para o sistema operacional do seu computador.

Observação: embora a Arduino IDE disponibilize uma versão pela própria Microsoft Store, evite utilizar esta versão se você estiver utilizando um computador com Windows, pois ela é famosa por conter diversos erros de funcionamento que podem comprometer o seu uso. Portanto, para esse sistema operacional, opte pela versão compactada ("ZIP File").

Observação: embora a Arduino IDE possa ser instalada diretamente pelo terminal em sistemas operacionais Linux, a versão disponível nesta instalação geralmente possui diversos erros de funcionamento, portanto evite utilizá-la.

Um detalhe importante que deve ser lembrado é que, embora a versão da Arduino IDE na imagem seja a 1.8.15 (tirada no momento em que esse capítulo foi desenvolvido), a Arduino IDE está sempre em atualização e a versão mais atual e estável disponível no momento em que você está realizando esse capítulo pode ser diferente. Não se preocupe quanto a este detalhe, pois isso não irá influenciar no funcionamento da Vespa.

Após selecionar a opção de download para o seu sistema operacional, será aberta uma janela de doação, como na imagem abaixo.

Descricao Breve da Imagem
Janela de Doação para a Arduino IDE

Essa doação não é obrigatória, mas é oferecida para ajudar a manter o projeto da Arduino IDE gratuito. Caso você não queira contribuir nesse momento, selecione a opção "Just Download", como demarcado em vermelho acima, para prosseguir com o download gratuito. Caso esteja interessado em contribuir com uma doação ao projeto, selecione o valor que deseja contribuir (em dólar), selecione a opção "Contribute & Download" ao lado, então siga os passos para o pagamento.

Windows e macOS

A instalação da Arduino IDE em computadores Windows e macOS é basicamente a mesma, já que se tratam de arquivos compactados. Após finalizar o download do arquivo no seu computador, descompacte o arquivo baixado no diretório de sua preferência (clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione a opção "Extrair tudo"), como na próxima imagem, por exemplo.

descompactacao_arduino_ide
Descompactação da Arduino IDE

Assim que a extração estiver concluída, abra a pasta gerada, e então busque pelo aplicativo "arduino", como demarcado na imagem a seguir.

aplicativo-arduino
Aplicativo "arduino"

Este aplicativo é a Arduino IDE, então basta abrí-lo.

Se preferir, você pode criar um atalho deste aplicativo e mover o atalho para um diretório de mais fácil acesso no seu computador, como, por exemplo, no menu "Iniciar".

Linux

Em computadores Linux, além de descompactar o arquivo baixado do site da Arduino, também é necessário executar o arquivo install.sh pelo terminal de comandos (lembrando que é necessário acessar o diretório da pasta para isso). Além disso, para que o seu usuário tenha permissão de acesso às portas USB do computador, é necessário enviar o comando sudo usermod -a -G dialout <username> (lembrando de alterar o parâmetro <username> pelo nome do seu usuário no sistema), caso contrário não será possível gravar um código para a Vespa.

Instalação do Pacote de Placas ESP32

Agora que a placa está sendo corretamente reconhecida em seu computador, abra a Arduino IDE instalada anteriormente para que possamos instalar o pacote de placas ESP32. Com a Arduino IDE aberta, acesse as suas "Preferências" através do caminho da imagem abaixo. Se preferir, você pode simplesmente pressionar as teclas "Ctrl+vírgula" para abri-lo.

caminho_preferencias_arduino_ide
Caminho "Preferências" na Arduino IDE

Com as preferências abertas, copie e cole o link https://dl.espressif.com/dl/package_esp32_index.json no campo "URLs Adicionais para Gerenciador de Placas", como na imagem a seguir.

link_adicional_associado_gerenciador_placas
Link Adicional Associado ao "Gerenciador de Placas"

Com o link adicionado, temos que acessar o "Gerenciador de Placas" através do caminho abaixo.

caminho_gerenciador_placas
Caminho para o "Gerenciador de Placas"

Com o "Gerenciador de Placas" aberto, digite "esp32" na barra de pesquisa para encontrar o pacote da próxima imagem.

pacote_placas_esp32_encontrado
Pacote de Placas ESP32 Encontrado

Com este pacote na lista, pressione o botão "Instalar" para iniciar a instalação da última versão do pacote de placas. Esta instalação deve demorar um minuto e, quando ela estiver concluída, será apresentada a etiqueta "Instalado" ao lado do nome do pacote, como na imagem a seguir.

instalacao_concluida
Instalação Concluída

Após a instalação, será possível observar que a lista de modelos de placas da Arduino IDE ficou ainda maior, contendo diversas versões de placas ESP32, como na próxima imagem.

lista_placas_esp32
Lista de Placas ESP32

O modelo de placa que deve ser selecionado para a Vespa é o "ESP32 Dev Module", portanto você pode deixá-lo pré-selecionado se quiser, e não são necessárias outras configurações nas opções da placa.

Instalação da Biblioteca

Para facilitar o controle dos motores e de outras funcionalidades da placa, foi desenvolvida uma biblioteca específica para a Vespa. Para instalá-la, acesse o "Gerenciador de Bibliotecas" da Arduino IDE, seguindo o caminho da imagem a seguir. Se preferir, você pode simplesmente pressionar as teclas "Ctrl+Shift+I" para abri-lo.

caminho_gerenciador_bibliotecas
Caminho para o "Gerenciador de Bibliotecas"

Isso fará que seja aberta uma janela como na imagem abaixo.

gerenciador_bibliotecas_aberto
"Gerenciador de Bibliotecas" Aberto

Com essa janela, digite "vespa" no campo de pesquisa da janela, e então pressione "Enter". Nesse momento será listada a biblioteca de controle dos periféricos da Vespa, como na próxima imagem.

biblioteca_encontrada
Biblioteca Encontrada

Com esta opção listada, pressione o botão "Instalar" demarcado acima e aguarde alguns instantes. A biblioteca será instalada e, quando a instalação for finalizada, será apresentado o ícone "Instalado" ao lado do nome dela, como na imagem a seguir.

biblioteca_instalada
Biblioteca Instalada

Gravação do Primeiro Código

Assim como na grande maioria das outras placas microcontroladas, o primeiro código que gravaremos na Vespa é o famoso "Blink". Para isso, temos que primeiramente configurar a IDE para o modelo de placa utilizado para a gravação. Como foi mencionado anteriormente, o modelo de placa da Vespa é o "ESP32 Dev Module", portanto selecione-o. Não é necessário fazer qualquer alteração nas configurações pré-feitas do modelo selecionado, porém aproveite que o menu "Ferramentas" da IDE está aberto e selecione a porta COM correspondente à Vespa no seu computador, como na imagem abaixo.

arduino_ide_configurada
Arduino IDE Configurada

Com a IDE configurada, abra o exemplo "Blink" da biblioteca instalada anteriormente, seguindo o caminho da imagem abaixo.

caminh_exemplo_blink
Caminho Exemplo "Blink"

Com o código aberto, pressione o botão de carregar da IDE e aguarde alguns instantes. O código será compilado e então carregado para a placa. Assim que a gravação for finalizada, será exibida a mensagem "Done Uploading", como na imagem abaixo.

gravacao_concluida
Gravação Concluída

Juntamente com essa mensagem, será possível observar que o LED L da Vespa está piscando de 1 em 1 segundo, como no GIF a seguir.

Resultado Final

Indo Além

Na biblioteca instalada neste tutorial também existem outros códigos de exemplo de uso da placa para demonstrar todas as suas funcionalidades. Em outros tutoriais específicos sobre a placa mostramos diversas possibilidades de uso.

Conclusão

Neste tutorial vimos os passos iniciais necessários para a gravação de códigos na Vespa e gravamos o primeiro código de exemplo da sua biblioteca.

Avatar


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


felipeunias07
date Enviado: 2022-07-02 08:17:55
Erro compilando para a placa ESP32 Dev Module
aparece isso

luan.ferreira
date Enviado: 2022-07-04 09:25:55
felipeunias07
Olá! Infelizmente há muitas possibilidades para esse erro ser gerado, e portanto não temos como saber qual a causa do erro, e nem como corrigi-lo, sem analisar a mensagem de erro completa. Levando isso em conta, peço que encaminhe um e-mail para o suporte@robocore.net, com a mensagem de erro retornada pela IDE. Para fazer isso, basta selecionar o botão "Copiar mensagem de erro" no campo de retorno da IDE, e então colá-la no corpo do e-mail. Assim poderemos analisá-la por completo, e entender um pouco melhor qual pode ser a causa do problema.

ebile2
date Enviado: 2022-06-19 15:31:19
Boa tarde, a placa do nada começou a esquentar o hardware do wifi, gostaria de saber o pq disso começou acontecer, ainda mais que seria para uma apresentação logo amanhã, antes disso ela estava funcionando tudo certo!

Giovanni5
date Enviado: 2022-06-20 08:24:32
ebile2
Encaminhe por gentileza um e-mail para suporte@robocore.net, com algumas fotos da sua Vespa, e do circuito em que ela está conectada, para que possamos verificar se há algum problema visível com ela. Além disso, comente os testes feitos com ela, e o momento em que ela começou a apresentar este problema.

phsvcastro
date Enviado: 2022-04-21 18:48:01
Deu erro quando fui fazer upload do código, a mensagem foi. 

exec: "python": executable file not found in $PATH
Error compiling for board ESP32 Dev Module.

Giovanni5
date Enviado: 2022-04-22 08:15:39
phsvcastro
Pela mensagem de erro a IDE acusando a falta do Python instalado em seu computador. Portanto você pode instalá-lo através do link a seguir, https://www.python.org/downloads/ . Durante a instalação, selecione a opção "Add Python 3.x to PATH", como na imagem a seguir, por exemplo, https://docs.python.org/pt-br/3.8/_images/win_installer.png . Isso não deveria ser necessário normalmente, porém parece haver uma pendência na instalação do seu computador.

phsvcastro
date Enviado: 2022-04-22 11:37:12
phsvcastro
Estou no Mac, e fiz o download, porem não apareceu nenhuma opção para adicionar o python ao PATH.

Giovanni5
date Enviado: 2022-04-22 12:09:08
phsvcastro
Em computadores macOS você pode instalar o Python normalmente e então seguir os passos deste link para adicioná-lo ao diretório "PATH", https://www.educative.io/edpresso/how-to-add-python-to-the-path-variable-in-mac . Se continuar com dificuldades, encaminhe uma mensagem de erro completa retornada pela IDE para suporte@robocore.net, para que possamos ajudá-lo.

csenn2003
date Enviado: 2022-03-30 11:27:14
compramos o robô explore a um tempo atras e não tenho o codigo de acesso ao produto, como obter ?

Giovanni5
date Enviado: 2022-03-30 11:45:21
csenn2003
A chave de acesso para o material do Kit está em uma etiqueta na parte de dentro da caixa do kit completo. Portanto, se não possui mais a caixa, encaminhe um e-mail para suporte@robocore.net, com o número do seu pedido, para que possamos ajudá-lo.

manoellista
date Enviado: 2022-02-13 14:50:51
Boa tarde!
depois que montei o Robô Explorer percebi que o Sensor Ultrassônico - HC-SR04 está esquentando, isso é normal ou pode ser que eu tenha montado algo errado?

Giovanni5
date Enviado: 2022-02-14 08:12:32
manoellista
Não é comum que o sensor ultrassônico aqueça, portanto é sim possível que haja algum conexão invertida na montagem. Então reveja a montagem de acordo com o vídeo ou o esquema elétrico do tutorial de montagem do Kit, principalmente as conexões dos pinos VCC e GND do sensor.

isaqueportela.c
date Enviado: 2022-02-07 14:25:55
Minha placa vespa, não está recebendo os códigos da IDE, já tentei com dois cabos (e utilizei a biblioteca Vespa)

Oque aparece é que a placa não está conectada.

Giovanni5
date Enviado: 2022-02-07 15:25:16
isaqueportela.c
Nós recebemos o seu e-mail, e prosseguiremos com o atendimento através daquele canal.

willyclima
date Enviado: 2022-01-08 16:31:21
todas as minhas placas são reconhecidas menos essa vespa

Francois
date Enviado: 2022-01-10 13:28:46
willyclima
Encaminhe por gentileza um e-mail para suporte@robocore.net com algumas fotos da sua Vespa para que possamos te auxiliar melhor com esse problema. Nesse mesmo e-mail, por favor nos informe quais outras placas você tem usado normalmente, pois isso pode ajudar a entender o que está acontecendo com a sua Vespa.

willyclima
date Enviado: 2022-01-07 21:33:18
Rapaz, eu instalo a placa vespa, mas não aparece e agora nem a porta não está aparecendo. poxa

Giovanni5
date Enviado: 2022-01-10 08:02:53
willyclima
Encaminhe por gentileza um e-mail para suporte@robocore.net, contando os procedimentos feitos para testar o reconhecimento da placa, e com algumas fotos dela, para que possamos solucionar o seu caso da melhor maneira possível.

fdacio
date Enviado: 2021-12-24 16:50:21
Que componente é esse, próximo ao botão de liga e desliga, que parece um botão?

Giovanni5
date Enviado: 2022-01-04 08:12:50
fdacio
O componente a frente da chave liga-desliga e de um dos furos de fixação da placa é um indutor.

marleyas
date Enviado: 2021-12-07 19:13:33
Boa tarde!
Onde encontro o esquemático dessa placa? Eu achei que receberia um desenho junto.

Giovanni5
date Enviado: 2021-12-08 09:05:14
marleyas
Infelizmente não disponibilizamos o esquema elétrico da Vespa, porém o mapa de pinos disponível na página da placa (https://www.robocore.net/placa-robocore/vespa) já deve ser o suficiente para acionamentos/leituras externas.