Retornar
ao topo
ao topo
You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Produtos Relacionados
Este é o ESP32-CAM, uma placa muito pequena que une o poderoso módulo ESP32 com uma câmera OV2640 de 2MP e um slot para cartão MicroSD. Faça projetos de monitoramento, onde será possível tirar fotos e filmar, enviando essas imagens através da internet e criar uma verdadeira câmera IP com os recursos que precisar. Também é possível armazenar as imagens no cartão MicroSD para ver depois. Se o ambiente estiver muito escuro, acione o LED de flash embutido na placa para melhorar as imagens tiradas! Uma placa perfeita para projetos onde é necessário poder de processamento com uma câmera.
Veja na imagem abaixo as características da placa.

A câmera não vai conectada na placa, portanto você deve abrir com cuidado o conector da câmera na placa, inserir o cabo flat da câmera e fechar o conector.
Informações Técnicas
- Processador: Xtensa® Dual-Core 32-bit LX6
- Memória Flash programável: 4 MB (dos quais 0,9 Mb são usados pelo bootloader)
- Memória RAM: 520 KBytes
- Memória ROM: 448 KBytes
- Clock máximo: 240 MHz
- Pinos Digitais GPIO: 11 (todos com PWM)
- Resolução do PWM: até 16 bits (ajustável via código)
- Wireless 802.11 b/g/n - 2.4GHz (antena integrada)
- Modos de operação: Access Point / Estação / Access Point + Estação
- Bluetooth Low Energy padrão 4.2 integrado
Passo a Passo de Programação
Para programar a sua placa ESP32, siga os passos abaixo.
- O uso do módulo FTDI é obrigatório para essa placa, portanto instale o driver do mesmo através deste tutorial
- Instale o pacote da placa na Arduino IDE seguindo estas instruções
- Com o driver e pacote de placa instalados corretamente, na Arduino IDE, selecione a porta correta para a sua placa, e o modelo de placa AI Thinker ESP32-CAM
- Para carregar o código para a placa, monte o circuito abaixo
- Vale lembrar que a tensão de operação desta placa é de 3,3 V, portanto o módulo FTDI deve estar configurado para 3,3 V
- Abra o exemplo CameraWebServer (Arquivos -> Exemplos -> ESP32 -> Camera)
- Com o código exemplo aberto, comente a linha
#define CAMERA_MODEL_WROVER_KIT
, e remova o comentário da linha#define CAMERA_MODEL_AI_THINKER
- Além disso, nas linhas
const char* ssid = "*********"
econst char* password = "*********"
, digite, respectivamente, o nome de sua rede Wi-Fi e a senha da mesma - Antes de carregar o código para a placa, pressione o botão RESET, com o jumper conectado entre os pinos IO0 e GND, para que a placa entre em modo de gravação de código
- Após a gravação do código, desconecte o módulo FTDI do seu computador. Em seguida, remova a conexão do pino TXO do módulo FTDI com o ESP32, altere a conexão do pino VCC do módulo FTDI para o pino 5V do ESP32 e configure o módulo FTDI para operar em 5 V
- Remova o jumper dos pinos IO0 e GND e conecte novamente o módulo FTDI no seu computador
- Abra o monitor serial da IDE do Aduino em 115200 bps e veja o endereço IP que foi associado ao módulo
- A placa irá exibir as imagens da camera em tempo real através de seu endereço de IP, acessado de seu navegador


Conteúdo
- 01 x Módulo com ESP32 e leitor de cartão MicroSD
- 01 x Câmera OV2640 de 2MP
Documentação
- Datasheet da placa
- Datasheet do ESP32 (Espressif)
- Arquitetura do Bluetooth
- Exemplo de uso do PWM
- Componente para Fritzing, imagem frontal ou imagem traseira
- Video sobre o ESP32-CAM (por André Michelon - Canal Internet e Coisas)
- Controle de Acesso com Reconhecimento Facial e Jarvis (por André Michelon - Canal Internet e Coisas)
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Olá, quero saber se está placa esp32 cam é a original aI-thinker. Comprei uma placa semelhante que dizia ser aí thinker, e na hora de gravar o programa nela pelo ide do arduino com a placa “ai thinker esp32 cam” selecionada não grava o programa. Diz que a placa não é compatível com a placa selecionada no ide. Realizando testes selecionando outras placas no ide do arduino consegui gravar a programação, a placa que diz ser aí thinker na verdade conecta no ide com outro modelo (arducam esp32). Se realmente está for aí thinker irei realizar a compra.
Boa tarde comprei recentemente o ESP32 cam funciona normalmente até eu solicitar face detection, ele começa a travar não aparece o quadro de detecção e mesmo que eu coloque em face recognition não consigo cadastrar, pois como disse não aparece o quadro, sabe se é defeito no componente? alimentação 5v? ou mesmo alguma atualização no firmware?
Se a placa está funcionando corretamente com outros códigos/funções, é provável que este não seja um problema na placa em si. Como a função de reconhecimento facial do exemplo deve consumir um alto processamento da placa, é possível que o travamento esteja sendo causado por um problema na alimentação, principalmente se estiver alimentando a placa pela USB com o conversor USB/UART apenas. Tente utilizar uma fonte de 5V externa para alimentar a placa diretamente.
Você pode tentar reinstalar o pacote de placas ESP32 na sua Arduino IDE, porém, como este pacote possui dezenas de modelos de placas diferentes, é possível que você tenha passado batido pelo modelo desta placa. Role com calma dentre as diversas opções do pacote, pois ele está próximo dos últimos listados.
Verdade, eu encontrei! Desculpe o incomodo. Aqui eu não consigo enviar imagem, mas meu monitor serial está configurado para 115200 e apresenta a seguinte saída. ⸮⸮⸮t:0xets Jun 8 2016 00:22:57 13:08:10.201 -> 13:08:10.201 -> rst::x10 (e⸮⸮⸮⸮] ⸮⸮⸮ـ⸮⸮⸮⸮⸮⸮⸮⸮5)5)⸮⸮⸮i⸮⸮⸮A⸮⸮IQ⸮⸮D⸮⸮⸮⸮⸮%5⸮⸮R,⸮o⸮⸮⸮⸮⸮⸮⸮U⸮% ⸮Q}⸮⸮⸮}⸮⸮⸮⸮⸮⸮⸮㯶⸮⸮VWi⸮QAM!⸮⸮⸮⸮⸮⸮ٙ⸮,⸮⸮E⸮⸮ia⸮`a,⸮ߤ⸮⸮⸮⸮⸮⸮⸮⸮⸮E⸮⸮ya⸮aaY⸮s0⸮⸮⸮>⸮⸮⸮⸮⸮⸮4R%⸮v⸮⸮⸮⸮⸮⸮⸮E⸮⸮:0⸮⸮⸮C⸮m⸮⸮⸮⸮⸮⸮⸮ )⸮⸮+⸮ ⸮eiE5)⸮⸮⸮d:⸮⸮3ff⸮⸮⸮⸮⸮⸮⸮⸮ Isso infinitamente, o que pode estar acontecendo?
Bom dia, estou querendo construir um robo que faz streaming, no caso eu tenho uma black board e eu vi alguns videos em que o pessoal utiliza o arduino uno ao inves da placa FTDI. E beleza, pelo q entendi o FTDI não é obrigatório. Mas em todos os vídeos o pessoal deixou conectado as portas tx e rx da camera ao arduino, mesmo depois de já ter carregado o código e etc. Mas isso não é necessário, né? Depois de passar o código é só deixar o módulo de camera ligado nas portas de alimentação, certo?
Não é necessário manter os pinos de comunicação conectados após a gravação do código, só é necessário obter o endereço de IP da placa na rede em que ela se conectou, porém é possível obter isso através de outros métodos (pelas configurações do roteador, por exemplo). Entretanto, vale lembrar que, para fazer a gravação por placas Arduino, é necessário remover o microcontrolador dela, o que não pode ser muito simples se o componente for SMD.
Verificamos o nosso estoque, e todas as placas que temos são idênticas à da imagem do produto aqui no site. De toda forma, nós recebemos os seus e-mails, e em breve os responderemos pedindo que nos envie uma foto da placa recebida, para que possamos analisar as diferenças.
minha placa não compila o codigo em 3.3v como dito, tive que mudar para 5v para a IDE reconhecer a placa. Agora a placa parece que não executa os codigos, não se conecta no wifi e na maioria das vezes nem aparece nada no monitor serial. Muito estranho, o codigo é o do exemplo do servidor de camera web do proprio arduino IDE mas esta sendo muito frequente
O código foi carregado corretamente para a placa? Você está alimentando a placa pelo próprio módulo FTDI? Como o módulo FTDI é capaz de fornecer uma corrente muito baixa de saída, e o ESP32-CAM consome uma corrente relativamente grande, é possível que ela não esteja conseguindo se iniciar para executar o código carregado. Para alimentação da ESP32-CAM, recomendamos o uso de uma fonte externa de 5 V e com pelo menos 2 A de saída.
O módulo FTDI é recomendado basicamente para comunicação da placa com o computador, ou seja, para o carregamento do código, e/ou para receber algumas informações da placa no monitor serial, porém também pode ser usado para a alimentação de alguns circuitos. Algumas portas USB de computadores são capazes de fornecer a corrente que a placa precisa para funcionar, não sendo necessário a fonte externa (quando a placa FTDI está configurada em 5V). Porém, em alguns casos o ESP32-CAM pode não funcionar corretamente pelo fato da USB não conseguir fornecer corrente suficiente.
Pelos testes que fizemos, conseguimos fazer a alimentação diretamente via USB mas em alguns computadores pode não ser possível. Se quiser, você pode tentar alimentar o conjunto com uma fonte de celular, que normalmente fornece uma corrente maior que as portas USB de computadores. Pedimos desculpas pelo ocorrido, e vamos salientar esta informação na descrição do produto e caso você não esteja satisfeito com a placa poderá fazer a devolução sem problemas.
O problema não está na tensão fornecida pelo FTDI, e sim na corrente que ele, em conjunto com a porta USB utilizada, é capaz de fornecer para a placa. Se quiser você pode tentar medir com o multímetro a corrente do circuito, porém isso é um pouco mais complicado.
Eu comprei um ESP32CAM recentemente para fazer um projeto de controle de acesso por reconhecimento facial, nos primeiros testes eu consegui acessar o IP e reconhecer o rosto perfeitamente, mas depois de um tempo começou a aparecer a seguinte mensagem de erro: "Connection reset by peer" quando eu tento conectar ao IP, alguém saberia me explicar o motivo desse erro?
Não, eu estou usando como exemplo um código de um projeto no YouTube que funciona normalmente. De alimentação eu estou usando o próprio arduino, mas não acho que seria por isso já que funcionou uma vez... como eu verifico se a rede Wi-Fi está oscilando?
Para verificar a qualidade da rede Wi-Fi, você pode primeiro verificar a potência do sinal recebido pelo ESP32. Como só essa informação nem sempre é aceitável, você pode usar o ESP32 como servidor ou cliente simples para monitorar a comunicação ao longo do tempo. Por exemplo, o módulo pode consultar um servidor a cada minuto e exibir uma mensagem de erro quando houver um problema.
Segui todos os passos e não está funcionando, não aparece o IP para buscar o server. No monitor serial fica: ets Jun 8 2016 00:22:57 rst:0xc (SW_CPU_RESET),boot:0x13 (SPI_FAST_FLASH_BOOT) configsip: 0, SPIWP:0xee clk_drv:0x00,q_drv:0x00,d_drv:0x00,cs0_drv:0x00,hd_drv:0x00,wp_drv:0x00 mode:DIO, clock div:1 load:0x3fff0018,len:4 load:0x3fff001c,len:1216 ho 0 tail 12 room 4 load:0x40078000,len:9720 ho 0 tail 12 room 4 load:0x40080400,len:6352 entry 0x400806b8 O que posso estar fazendo errado/
Você está alimentando o ESP32 pelo módulo FTDI? Você moveu o jumper de alimentação do módulo FTDI para 5 V após a gravação do código, para alimentação? Como o ESP32 aumenta seu consumo de corrente para executar o exemplo "CameraWebServer", é possível que o módulo FTDI não consiga fornecer a corrente suficiente para o ESP32, o que faz com que ele fique se reiniciando constantemente. Levando isso em conta, você pode tentar alimentar o ESP32 usando uma fonte de 5 V externa.