You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Produtos Relacionados
Que tal ter todos os benefícios do ESP8266 porém com vários pinos digitais disponíveis e interface USB para programação em uma só placa? O NodeMCU chegou para solucionar seus problemas! Com esta simples solução você levará seus projetos de IoT, ou mesmo projetos mais simples, para outro nível.
A placa possui todo o necessário para receber uma programação, seja via comandos AT, seja via programação LUA, seja via IDE do Arduino. Esta placa poderá substituir facilmente uma placa Arduino com interface de conexão com a internet, porém sempre levando em consideração suas limitações, como número de portas e tensão lógica de 3,3V.
Veja no diagrama abaixo o mapeamento de pinos dessa placa:

Caso queira programá-la como um Arduino, para piscar o LED da placa, por exemplo, o código deve ser algo assim:
Para programar esta placa como um Arduino você pode usar o procedimento de adição de placas ESP8266, como feito no video do módulo ESP8266-01. Na opção de placas você deve optar por NodeMCU 1.0 (ESP-12E Module).
Grave códigos nessa placa usando um Cabo USB Micro B.
Especificações
- Módulo NodeMcu Lua ESP-12E
- Versão do módulo: V2
- Memória flash: 4 MB
- Tensão de operação:
- Pinos Digitais: 3,3 V
- Pino Analógico: 1,0 V
- Wireless padrão 802.11 b/g/n
- Antena embutida
- Conector micro-usb para programação e alimentação
- Modos de operação: STA/AP/STA+AP
- Suporta 5 conexões TCP/IP
- Portas GPIO: 13
- D0 (GPIO16) só pode ser usado como entrada ou saída, não suporta outras funções (interrupção, PWM, I2C, etc)
- GPIO com funções de PWM, I2C, SPI, etc
- Resolução do PWM: 10 bits (valores de 0 a 1023)
- 01x Conversor analógico digital (ADC)
- Distância entre pinos: 2,54 mm
- Dimensões: 49 x 26 x 7 mm (sem considerar os pinos)
Documentação
- NodeMCU - GitHub
- Driver da Interface USB
- Gravação de firmware
- Referência (recomendado com esptool)
- Python
- Firmware com [file, gpio, net, node, tmr, uart, wifi, tls] (float)
- Firmware com [file, gpio, net, node, tmr, uart, wifi, tls] (integer)
- Criador de firmware customizado
- Tutoriais
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Sim, é possível integrar o NodeMCU à Azure. Para saber mais sobre como fazer isso, leia a documentação da própria Azure (https://docs.microsoft.com/en-us/samples/azure/azure-sdk-for-c/how-to-setup-and-run-azure-sdk-for-embedded-c-iot-hub-client-on-espressif-esp8266-nodemcu/).
Sim, é possível alimentá-la com uma tensão entre 5 e 9V através do seu pino Vin. Todos os pinos digitais da placa só podem operar (sair ou receber) com 3,3V, e o pino analógica só pode receber até 1V. Segundo o datasheet do ESP8266 (https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/robocore-lojavirtual/652/ESP8266EX_Datasheet.pdf - tabela 5.1), a corrente máxima para os GPIOs como um todo é de 12mA.
Se o relé que você quer acionar é de 5 V, você pode aproveitar a saída do pino VIN da placa, enquanto a placa estiver conectada ao computador (neste caso a saída do pino VIN será de 5 V), para alimentar o relé. Porém, se você estiver alimentando a placa pelo pino VIN, é possível usar um regulador de tensão 5 V (https://www.robocore.net/regulador-de-tensao/regulador-de-tensao-5v-7805) para alimentar o relé separadamente.
esptool.FatalError: Failed to connect to ESP8266: Timed out waiting for packet header _ a porta serial _ selecionada não existe ou sua placa não está conectada Quando tento passar o código blink pra ligar o LED da placa, aparece esse erro. Poderia me ajudar ?
Esta mensagem é apresentada quando a IDE não consegue se comunicar com a placa, então tente novamente, mas quando a mensagem "Connecting..." for apresentada pela IDE, pressione e mantenha pressionado por alguns instantes do botão "FLASH" da placa, e observe o resultado.
Comprei essa placa de vocês e estou tendo dificuldade em criar a pagina em HTML. Usei o exemplo do próprio programa mesmo HelloServer para fazer a conexão, utilizei meus dados do wi fi e a senha, ele gerou o IP address tudo certo, porem quando tento abrir ele diz "Não é possível acessar esse site". Já tentei utilizar o meu celular como roteador e não tive sucesso para abrir.
Qual é a mensagem apresentada no monitor serial no momento em que você acessa a página? Tente utilizar o exemplo "WiFiHTTPServer" da biblioteca do ESP8266 (Arquivo > Exemplos > ESP8266WiFi), e observe o resultado. Este exemplo é bem mais simples que o utilizado anteriormente, mas ainda assim mantenha o monitor serial aberto, para acompanhar a execução do código e as respostas recebidas pela placa, para entender um pouco melhor o que pode estar acontecendo.
Utilizei o exemplo como disse, "WiFiHTTPServer". No meu monitor serial apareceu "Connecting to UNSKAR" que seria a minha rede e "Server started" e o IP, utilizei velocidade 115200 como está dizendo, deixei o monitor serial aberto e ainda não consigo acessar a pagina em html no navegador. Pode a ver algum problema no roteador?
Qual foi o endereço de IP/link acessado? Esse código de exemplo possui condições de execução para os links "https://server_ip/gpio/0" e "https://server_ip/gpio/1", portanto tente acessá-los assim que a placa estiver conectada à rede e o servidor estiver aberto. Além disso, como o código configura a porta do servidor como "443", tente forçar o acesso à esta porta no endereço de IP (192.168.0.234:443, por exemplo), ou até mesmo forçar a escrita de "https" no inicio do endereço ("https://192.168.0.234" ou até "https://192.168.0.234:443", por exemplo).
Você pode conectar o LDR diretamente `à porta analógica do NodeMCU, porém o DHT22 deve ter seu sinal convertido, pois ele opera em 5 V, diferentemente da tensão operacional de 3,3 V desta placa. Para essa conversão você pode utilizar um conversor de nível lógico (https://www.robocore.net/loja/itens-eletronicos/conversor-de-nivel-logico).
Em relação ao módulo Relé Serial, ele deve ser compatível diretamente com o NodeMCU, porém talvez a melhor opção seja converter a tensão de comunicação das placas (3,3 V do NodeMCU e 5 V do Relé Serial), porém não é possível utilizar o conversor de nível lógico comentado anteriormente para isso, pois ele é eletricamente incompatível com o circuito do módulo Relé Serial. Além disso, vale lembrar que, talvez sejam necessárias algumas adaptações na biblioteca do Relé Serial, para que ele opere corretamente com o NodeMCU.
https://www.robocore.net/tutoriais/envie-dados-para-os-pinos-virtuais-do-blynk.html se eu copiar o codigo desse video e só acrescentar a conexao wifi...eu conseguiria o mesmo projeto? com os dois sensores e mais 4 portas? pois estou criando um prototipo para estufa e precisava que fosse wifi.... não sei mais o que comprar...me ajudem kkk estou entre o shield ethernet com aqueles roteadores kk ai vi que vcs responderam pra uma pessoa sobre isso...vlw gente desde já
Se o seu projeto exige a conexão Wi-Fi, o ideal não é utilizar o Shield Ethernet, pois ele depende da conexão cabeada à um roteador. Entretanto, a modificação do código do tutorial mencionado não é tão direta, pois além de incluir a conexão Wi-fi, você deve compatibilizá-lo com o NodeMCU. Você pode utilizar o navegador de exemplos do próprio aplicativo Blynk (https://examples.blynk.cc/?board=NodeMCU&shield=ESP8266%20WiFi&example=GettingStarted%2FBlynkBlink), como base para esta modificação, e então mesclar os comandos do nosso tutorial.