You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Produtos Relacionados
Veja também o adaptador para ESP8266
O módulo WiFi ESP8266 é um SOC com protocolo TCP/IP integrado que consegue dar a qualquer microcontrolador acesso a sua rede WiFi. O ESP8266 é capaz tanto de hospedar uma aplicação quanto descarregar todas as funções de redes WiFi a partir de outro processador de aplicação. Cada módulo ESP8266 vai pré-programado com um comando AT setando seu firmware, significando que você pode simplesmente ligar este módulo ao seu Arduino e ele vai funcionar como qualquer outro shield WiFi funcionaria. Este módulo tem um ótimo custo x benefício e possui uma comunidade de usuários enorme, e continuamente em crescimento.
Esse módulo possui um processador na placa poderoso o suficiente para ser capaz de integração com sensores e outras aplicações específicas usandos seus GPIOs, com necessidade de pouco desenvolvimento. Por ser um chip bastante completo, ele requer pouquíssimos componentes na placa, o que torna a placa muito pequena ocupando pouco espaço em seu projeto. O ESP866 suporta APSD para aplicações VOIP e interface com bluetooth pré-existente, ele possui RF auto-calibrável permitindo que ele trabalhe em todas as condições de operação, e não requer nenhuma parte RF externa.
Existem muitas informações sobre este módulo na internet, todas elas são fornecidas pela gigante comunidade de usuários que empregam este módulo em seus projetos. Para maiores informações, verifique a aba Documentação acima, inclusive para saber como usar este módulo em soluções de internet das coisas (IoT).
Atenção: O ESP8266 não é capaz de fazer alterações em nível lógico de 5V para 3,3V, e vice-versa. É recomendado o uso de um Conversor de Nível Lógico junto ao módulo. NÃO alimente a placa diretamente com 5V de sua placa de desenvolvimento. É importante também notar que a entrada analógica não está disponível nos pinos deste módulo, portanto não há como fazer leituras analógicas com esta versão do ESP.
Para usar este módulo com uma placa Arduino UNO, BlackBoard, ou qualquer outra placa que tenha sua lógica em 5V, é necessário usar o conversor de nível lógico, e uma sugestão de ligação é a seguinte:

Um código proposto para verificar se a comunicação está funcionando pode ser o que segue, após gravá-lo na placa e fazer a ligação corretamente, abra o monitor serial com taxa de 9600, coloque o monitor serial no modo BOTH NL & CR:
#include "SoftwareSerial.h" SoftwareSerial ESP(2, 3); // RX, TX const int RST = 4; void setup(){ Serial.begin(9600); ESP.begin(9600); //Pulso em Reset para aceitar comunicacao pinMode(RST, OUTPUT); digitalWrite(RST, LOW); delay(300); digitalWrite(RST, HIGH); } void loop(){ if (ESP.available()){ Serial.write(ESP.read()); } if (Serial.available()){ ESP.write(Serial.read()); } }Lembrando que esse código funciona com BlackBoard e Arduino UNO por trabalharem com o ATmega328. Se você estiver usando um Mega, por exemplo, deverá mudar os pinos do Software Serial para dois compatíveis com o Mega, como 10 e 11. Então abra o monitor serial e espere aparecer [System Ready, Vendor:www.ai-thinker.com]. Digite AT e envie para a placa. Ela deve retornar OK.
Uma das formas mais legais de se usar o ESP8266 é como se ele mesmo trabalhasse como uma placa Arduino, usando a IDE do Arduino e fazendo a programação diretamente nele, conforme link na Documentação. Para este uso, e também para enviar comandos AT, pode ser usado o seguinte esquema de ligações:

Quer saber ainda mais? Veja o video abaixo:
Clique aqui para baixar o código do video acima.
Caso queira um código onde exista 1 botão para acionar e desacionar o Pino Digital 2 do ESP8266, clique aqui.
Nota: todos os módulos ESP8266 enviados pela RoboCore são devidamente testados e são enviados com o firmware versão 0.9.2.2, o qual aceita alguns comandos AT a mais que o firmware de fábrica, tornando seu uso mais fácil e o módulo mais poderoso.
Especificações
- Modelo: ESP8266-01
- 802.11 b/g/n
- WiFi Direto (P2P), soft-AP
- Protocolo TCP/IP
- Switch TR integrado, balun, LNA, amplificador de potência e matching network
- PLL integrado, reguladores, DCXO e unidade de gerenciamento de potência
- Potência de saída de +19,5dBm no modo 802.11b
- CPU de 32bits de baixa potência integrada, pode ser usada para aplicações
- SDIO 1.1/2.0, SPI, UART
- STBC, 1x1 MIMO, 2x1 MIMO
- Agregação A-MPDU & A-MSDU & 0,4ms de intervalo de guarda
- Ligação e transmissão de pacotes em menos de 2ms
- Consumo em standby: menos de 1,0mW (DTIM3)
- Memória: 1Mb
Nota sobre a programação do ESP8266
O modo de programação padrão do ESP8266 é o qio, porém às vezes a gravação não é bem sucedida. Nesses casos é recomendado tentar carregar o código com o modo dout.
Atenção: em caso de uso de um firmware diferente do indicado, a garantia deixará de ser válida, pois a atualização/gravação de firmware é um procedimento que pode corromper o hardware se o arquivo não for compatível.
Documentação
- Código Exemplo de WebServer usando Arduino + ESP8266 (com firmware 0.9.2.2)
- Datasheet do ESP8266
- Upgrade de Firmware
- NURDspace Wiki (Esquema, Datasheet e Mais!)
- Pinagem (utilize a imagem à direita como base)
- Arduino IDE para ESP8266 (utilize o módulo WiFi sem placa Arduino - utilizar IDE 1.6.5)
- Forum da Comunidade ESP8266
- Set de Comandos AT Básico
- Set de Comandos AT extras a partir firmware 0.9.2.2
- GitHub (ESP8266)
- GitHub (GCC-Xtensa)
- Componente p/ Fritzing
- Tutoriais
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Boa tarde tudo bem? Estou tentando montar um projeto usando o novo Blynk com ESP8266 e arduino UNO mas tendo problemas cm leitura de sensores. É um projeto simples, para ligar uma resistência e acompanhar a temperatura, sendo que essa pode ser alterada através de uma slide bar. O relé está funcionando na interface mas não sei como fazer para a leitura do sensor (simplesmente não lê. Pelo monitor serial ele mostra a leitura normalmente. Podem me ajudar?
Olá! Infelizmente não temos nenhum tutorial que ensine a como realizar essa aplicação. Entretanto, o módulo ESP8266 é bastante usado pelos maker/desenvolvedores, e por isso não deve ser difícil encontrar referências/exemplos de como realizar essa aplicação.
Vale dizer que se quiser, pode postar o seu projeto no nosso Fórum ( https://www.robocore.net/modules.php?name=Forums ), para que outros usuários mais experientes, e até que trabalhem com desenvolvimento de projetos, possam entrar em contato direto com você.
Infelizmente o nosso fornecedor não nos informou um valor determinado para o alcance do módulo ESP8266, porém ele tem um alcance semelhante ao de qualquer outro dispositivo Wi-Fi, como celulares, por exemplo. Pelo que testamos ele pode ter um alcance aproximado de 15 m, mas tudo depende da sua aplicação e do seu ambiente de uso.
Isso depende um pouco do modelo do leitor RFID que deseja usar. O ESP8266 em si, possui apenas duas portas digitais para conexão externa, portanto é um pouco limitado. Uma solução é o uso do ESP8266 e do leitor RFID através de uma placa Arduino Uno, como a BlackBoard UNO (https://www.robocore.net/placa-robocore/arduino-blackboard), por exemplo, que possui mais portas digitais para o projeto.
Infelizmente não temos um tutorial ou exemplo sobre isso, mas você pode encontrar algumas referências online que mostram como isso é possível, (https://www.hackster.io/donskytech/arduino-rfid-database-security-system-with-esp8266-esp-01-4364f7 - por exemplo).
obrigado pela resposta. Estou querendo construir uma fechadura eletrônica, a ideia era usar esp-01 para controle e wifi e um leitor RFID Mfrc522. O ESP-01 pelo tamanho principalmente. Projeto bem ousado para um totalmente iniciante/leigo no assunto como eu. rsrsrs. achei esse exemplo , que é com ESP-12. https://www.instructables.com/WiFi-RFID-Reader/ vou ver esse exemplo que você indicou. obrigado.
Para utilizar esse módulo com uma UNO para acessar um servidor MQTT, é necessário utilizar os comandos AT do firmware gravado no módulo (https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/robocore-lojavirtual/652/esp8266atcommandsset_v0922_192.pdf), basicamente como fizemos no tutorial a seguir, https://www.robocore.net/tutoriais/conectando-esp8266-no-arduino .
Entretanto, se a ideia é utilizar a biblioteca "ESP8266WiFi", você deverá carregar o código diretamente para o módulo, como no tutorial a seguir, https://www.robocore.net/tutoriais/programando-o-esp8266-pela-arduino-ide . Mas vale lembrar que, essa gravação de código fará com que o firmware de comandos AT do módulo seja apagado do módulo.
Focamos nossas vendas no Mercado Livre com produtos que nós fabricamos, e como a plataforma do Mercado Livre nos cobra uma taxa de venda altíssima, se anunciarmos este produto lá, o preço total acabaria não valendo a pena, mesmo com o frete mais em conta.
Olá estou usando o "Código Exemplo de WebServer usando Arduino + ESP8266 (com firmware 0.9.2.2)" Comprei o módulo ESP8266 com vocês junto com o adaptador para ESP8266, coloquei o TX no pino 3, RX pino 2 RST no pino 4, VCC 5v e GND no GND. Dentro do "if(esp8266.available()) {" coloquei um "Serial.println('OK')" para verificar se o código chega a entrar neste IF, mas ele não chega. Tentei colocar "esp8266.begin(9600);" e "esp8266.begin(115200);" mas em nenhum dos casos funciona... Por favor me deem uma luz.
O módulo está respondendo corretamente aos comandos "AT"? Tente inverter a conexão dos pinos RX e TX (2 e 3, no seu caso), pois normalmente estes problemas são causados por conta deste inversão. Além disso, tente se comunicar com o módulo através do tutorial a seguir, https://www.robocore.net/tutoriais/conectando-esp8266-no-arduino . Se continuar com dificuldade, encaminhe um e-mail para suporte@robocore.net, com o número de seu pedido, os testes feitos, seus resultados, e uma foto do circuito montado para o tutorial mencionado.
Estou com um problema no Módulo WiFi - ESP8266 o qual funciona durante 1 ou 2 dias e depois não se conecta mais ao roteador. Já troquei a fonte de energia usando o arduino como fonte e também ligando o Módulo WiFi - ESP8266 direto na fonte, com o mesmo terra no arduino. Já procurei um meio de resolver este problema nos diversos forums mas não obtive sucesso. Alguma luz no final do túnel?
Você está usando a função <delay()> ou uma biblioteca que usa essa função no seu código? É conhecido que essa função pode prejudicar os processos internos do ESP8266, logo você pode verificar essa questão. Tente fazer logs de atividade do seu programa, pois isso poderá te ajudar a observar padrões e a identificar a causa do problema.
Olá Giovanni, com esse modulo e nessa firmware 0.9.2.2 pelo que andei testando e pesquisando não consigo definir um IP para ele, e precisaria definir para manter o WebServer sempre no mesmo IP. Você sade de alguma forma que consigo fazer isso, ou alguma outra firmware que eu consiga fazer algo similar?
Infelizmente a versão 0.9.2.2 não permite a definição de IP fixo através de comandos AT. Levando isso em conta, você possui algumas opções para essa definição. A primeira, para garantir o IP sem a necessidade de alguma alteração no módulo, é a configuração de seu roteador, fixando o IP desejado ao MAC do módulo. Outra opção é a programação direta do módulo, onde você usará as bibliotecas da Espressif que lhe concebem muitas funções adicionais com o módulo, porém essa gravação faz com que o firmware da placa seja perdido.