You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Produtos Relacionados

Módulo WiFi - ESP8266
R$14,50
NodeMCU ESP8266-12 V2
R$46,90
Nunca foi tão fácil conectar seu ESP8266!
O Adaptador para ESP8266 da RoboCore conta com um regulador de tensão de 3.3V e os conversores de nível lógicos necessários para que você possa enviar comandos AT, conectar a placa em um Arduino ou até mesmo programá-la diretamente pela Arduino IDE. E o melhor: ele torna sua placa WiFi compatível com a protoboard!
Veja abaixo como fica fácil conectar sua placa para envio de comandos AT:

Exemplo de ligação convencional em 5 V com a BlackBoard UNO R3

Exemplo de ligação com alimentação em 3,3 V

Exemplo de ligação com FTDI (em 5 V)
Para programar o módulo ESP8266 como um Arduino é necessário conectar o pino GPIO0 a GND e resetar o módulo. Apenas depois disso ele estará apto a receber códigos e trabalhar como uma placa Arduino.
Especificações
A placa já possui conversores de nível lógico nos pinos Rx e Tx, assim como um regulador de 3,3V para alimentar o módulo ESP8266.
- Tensão de Alimentação (VIN): 3,3V - 5V
- Tensão de nível lógico (Pinos RXH e TXH): 3,3V - 5V
- Dimensões: 25,4 x 21,6 x 18,0 mm
- Dimensões: 25,4 x 21,6 x 24,0 mm (com ESP8266)
- Peso: 3g
- Esquema Elétrico
- Componente para Frizting
- Exemplo de Ligação com Arduino
- Exemplo de Ligação com Arduino 3.3V
- Exemplo de ligação com FTDI
- Video de Review do Produto (por André Michelon - Canal Internet e Coisas)
- Tutoriais
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Você pode seguir os passos do tutorial a seguir para gravar um código diretamente ao ESP8266, https://www.robocore.net/tutoriais/programando-o-esp8266-pela-arduino-ide . Porém vale lembrar que, a gravação de códigos ao módulo sobrescreve o firmware de comandos "AT" dele.
Ah sim, eu tenho uma Node tb, mas creio q o uso de uma ESP8266 e um simples adaptador ainda seja mais barato e ocupe menos espaco. Uma coisa eh fazermos prototipos na protoboad, ligado ao pc, etc. Um segundo passo eh ter uma forma segura de testar esse prototipo in loco, avulso, ocupando um pequeno espaco, e com conexoes seguras, principalmente a parte da alimentacao e poder deixar rodando esse prototipo no local q foi pensado (proximo ao quadro de luz, proximo ao boiler, aquecedor de passagem, etc etc etc) e vejo q ainda temos dificuldades para isso, o teste in loco acaba sendo uma gambiarra.
O uso do módulo ESP8266 é uma opção, porém dependendo do projeto, ele pode não ser a melhor opção, pois vale lembrar que ele possui apenas duas portas digitais disponíveis para conexão externa, e uma delas é usada para colocar o módulo em modo de programação; sem falar que o módulo possui uma memória bem menor que a do NodeMCU (1 Mb no módulo e 4 Mb no NodeMCU). Portanto, isso pode acabar limitando o desenvolvimento do projeto, embora ele seja bem mais econômico e compacto.
redesistema, dê uma olhada no NodeMCU (https://www.robocore.net/loja/iot/nodemcu-esp8266-12-v2). Esta placa possui o chip ESP8266 para a conexão Wi-Fi, e ainda possui todas as funcionalidades que você comentou.
Ola, quero comecar a brincar com a ESP8266 de forma autonoma, sem o arduino. Eu tenho esse adaptador aqui, e ja vi que tenho q adquirir a Placa RC FTDI para fazer a gravacao do codigo. Porem o que vcs recomendam para (ainda como prototipo) alimentar a ESP8266 sem ficar preso a alimentacao via blackboard ou RC? Existe algum Mini Screw Shield para a ESP8266 ou para o adaptador dela? Adapto uma alimentacao 5v no adaptador? Adapto alimentacao 3.3v sem o uso do adaptador?
Infelizmente não temos ainda um screw Shield, ou algo do gênero para este adaptador, porém agradecemos pela sugestão, iremos analisar a possibilidade de desenvolver algo para esta função. Em relação à alimentação, ambas as opções são viáveis, ou seja, você pode alimentar o ESP8266 com uma tensão de 5 V pelo pino Vin do adaptador, ou com uma tensão de 3,3 V pelo pino 3V3 ou diretamente à placa. Portanto essa escolha acaba dependendo das necessidades do seu projeto.
De toda forma, talvez a melhor opção seja a alimentação de 5 V com o adaptador, pois não existem muitas fontes comerciais que entreguem 3,3 V na saída, portanto, seria necessário o uso de um regulador de tensão de 3,3 V externo, como o do link a seguir, por exemplo, https://www.robocore.net/loja/itens-eletronicos/regulador-de-tensao-3v3 .
Olá, estamos aguardando a chegada de um componente para montar mais dessa placa e assim tê-la de volta ao estoque. Se tudo correr bem, isso deve acontecer até o final dessa semana. Para ser informado assim que tivermos mais placas no site, clique no botão "Notifique-me quando chegar" acima.
Estou usando o adaptador com um ESP8266 que não o que veio com o kit avançado, mas apesar de estar utilizando o mesmo código de teste, não tenho nenhum retorno pela serial. O que pode estar acontecendo? Considerando que a placa está ok... claro... além disso, como posso validar se a placa está ok?
Atualizando... consegui obter um retorno da outra esp, mas tive que colocar uma outra velocidade na hora de iniciar a serial: ESP_Serial.begin(115200); O AT retornou OK, as os outros comandos até começaram a retornar algo entendível... mas depois vinha um monte de carácter maluco... alguém tem ideia?
O melhor método de verificar se a placa está funcionando normalmente é testando-a, e aparentemente a placa está funcionando, já que você conseguiu obter resposta do ESP8266. O erro encontrado deve estar atrelado à velocidade de comunicação da biblioteca "SoftwareSerial", que não se comporta muito bem com a velocidade de 115200 bps. Portanto, tente reiniciar o conjunto, e enviar o comando "AT+UART_DEF=9600,8,1,0,0" (com o conjunto em 115200), para configurar o seu ESP8266 na velocidade de 9600 bps, e então volte a usar o código de teste com a velocidade padrão.
Valeu pela dica! Consegui resolver os problemas de comunicação, mas não estou usando comandos AT, estou programando direto do esp e conversando pela serial. Ainda estou com alguns problemas de conexão... estou pensando em mudar novamente a comunicação para i2c... Estou começando a perceber que o esp-01 é limitado... É normal esses problemas de conexão? Meio que quando ele precisa fazer muito IO ele "trava"... sei lá... ainda não entendi muito bem...
Não, não é comum ter problemas de conexão com a ESP8266. Este tipo de de problema pode estar atrelado à uma série de fatores, a própria rede Wi-Fi, o código utilizado, a alimentação do circuito, dentre outros. Seria necessário "debugar" o sistema, eliminando as possibilidades ao testá-las, para corrigir o problema por completo.
Infelizmente tivemos um problema de fornecimento com um dos componentes que usamos para montar esta placa, devido ao fato de algumas fábricas terem parado de funcionar devido ao coronavirus. Com o retorno gradual das fábricas, conseguimos adquirir o item faltante e estamos aguardando sua chegada para montar mais unidades. A previsão de chegada do item é para a última semana deste mês, portanto a previsão de termos mais unidades em estoque é também para o final desse mês. Para ser notificado assim que chegarem mais unidades, clique no botão "Notifique-me quando chegar" acima.
Sim, você pode incluir um botão de reset em seu circuito. Para isso, basta você adicionar um pushbutton (https://www.robocore.net/loja/itens-eletronicos/chave-momentanea-pushbutton), ou algum tipo de contato, entre o pino "RST" e o pino "GND" do adaptador. Quando o pino "RST" for igual à 0 V, ou seja, estiver conectado ao "GND", a placa será reiniciada.
Como o módulo ESP8266 trabalha com uma tensão de operação de 3,3 V, assim como o seu módulo FTDI, você não precisa utilizar o adaptador. Embora ele facilite a prototipagem, o adaptador possui, em seu circuito, um conversor de nível lógico, portanto ele não conseguiria se comunicar com o módulo FTDI. Portanto, você pode utilizar o módulo FTDI conectado diretamente ao ESP8266, entretanto, ele não conseguirá fornecer a corrente necessária para manter o ESP ligado. Então, seria necessário o uso de uma fonte de 3,3 V externa. Vale lembrar que os GNDs dos circuitos devem estar interligados.