LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 19:00
Sábado das 9:00 às 13:00
Retornar
ao topo

NodeMCU ESP8266-12 V2


Quantidade:
Formas de pagamento:
  • Pague em até 12x no cartão
  • Pague através do PayPal
  • Pague por Boleto Bancário

Que tal ter todos os benefícios do ESP8266 porém com vários pinos digitais disponíveis e interface USB para programação em uma só placa? O NodeMCU chegou para solucionar seus problemas! Com esta simples solução você levará seus projetos de IoT, ou mesmo projetos mais simples, para outro nível.

A placa possui todo o necessário para receber uma programação, seja via comandos AT, seja via programação LUA, seja via IDE do Arduino. Esta placa poderá substituir facilmente uma placa Arduino com interface de conexão com a internet, porém sempre levando em consideração suas limitações, como número de portas e tensão lógica de 3,3V.

Veja no diagrama abaixo o mapeamento de pinos dessa placa:



Caso queira programá-la como um Arduino, para piscar o LED da placa, por exemplo, o código deve ser algo assim:

Para programar esta placa como um Arduino você pode usar o procedimento de adição de placas ESP8266, como feito no video do módulo ESP8266-01. Na opção de placas você deve optar por NodeMCU 1.0 (ESP-12E Module).
  • Módulo NodeMcu Lua ESP-12E
  • Versão do módulo: V2
  • Tensão de operação: 3,3 V
  • Wireless padrão 802.11 b/g/n
  • Antena embutida
  • Conector micro-usb para programação e alimentação
  • Modos de operação: STA/AP/STA+AP
  • Suporta 5 conexões TCP/IP
  • Portas GPIO: 11
  • GPIO com funções de PWM, I2C, SPI, etc
  • 01x Conversor analógico digital (ADC)
  • Distância entre pinos: 2,54mm
  • Dimensões: 49 x 26 x 7 mm (sem considerar os pinos)


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


Felipelatapiat
date Enviado: 2017-07-22 01:03:09
Posso alimentar a nodemcu não sendo pela saída USB?

hallszombie
date Enviado: 2017-07-22 09:32:11
Felipelatapiat
sim, você pode alimentar a NodeMCU, com uma fonte de 5V, sempre tomando muito cuidado para não inverter a polaridade e sempre atento que existe apenas um pino de 5V.

nicholaswm
date Enviado: 2017-06-24 01:15:33
Como eu faço pra inserir novos sketches nele quando ele para de receber?

nicholaswm
date Enviado: 2017-06-24 01:27:14
nicholaswm
Segue o erro que da na IDE : error: espcomm_upload_mem failed

hallszombie
date Enviado: 2017-06-24 09:50:28
nicholaswm
Olá nicholaswm,

Tem algum dispositivo ligado ao NodeMcu ?

ulyssesbr
date Enviado: 2017-06-10 13:55:57
Vocês poderiam fazer um vídeo e colocar essa placa para gerenciar o módulo serial relé como já fizeram com o Arduino UNO com Shield Ethernet? Se positivo tem previsão?

ViniDj
date Enviado: 2017-06-12 06:45:46
ulyssesbr
Obrigado pela sugestão, iremos analisar. Infelizmente não temos como informar prazos para videos.

pscar
date Enviado: 2017-05-10 23:07:33
Pessoal da Robocore, boa noite.
Após assistir o vídeo de vocês Projeto Internet of Things, resolvi me aventurar pelo mundo de IoT, usei o código da página apresentando e coloquei alguns scripts Java e algumas Imagens. Abrindo a página em teste fora do Server, funciona que é uma beleza, só não atualiza os dados. Aí eu carreguei os dados da página no diretório /Data e usei o ESP8266 Sketch Data Upload para carregar e BLZ. Os arquivos foram carregados. Vamos abrir a página pra testar e nada de reconhecer o Scrip Java nem as imagens que estão no diretório.  Vocês saberiam me informar como fazer para o Server reconhecer estes arquivos?
Grato pela ajuda.

Francois
date Enviado: 2017-05-11 12:36:55
pscar
É recomendado usar imagens e arquivos extensos em servidores externos e/ou cartão de memória, pois o NodeMCU é um hardware limitado em comparação com um computador. Isso evita carregar informações demais na memória do microcontrolador, assim como diminui o processamento nele. Note que o cartão de memória ajuda no armazenamento, porém dificulta um pouco a programação.

joao211
date Enviado: 2017-04-21 16:09:22
como faço para acionar uma carga de 5v no nodeMCU

ViniDj
date Enviado: 2017-04-24 08:03:19
joao211
Você pode programar a placa com o código que está na descrição do produto para isso. O código simplesmente liga e desliga um pino digital da mesma. Dependendo da corrente da carga você poderá ligar diretamente no pino digital. 

pscar
date Enviado: 2017-03-22 15:26:29
Posso usar a fonte Albatross - Fonte 12V 1A para módulos escravos com regulador de tensão para alimentar esta placa é um relê juntos?

Francois
date Enviado: 2017-03-22 16:55:38
pscar
Se o seu conjunto não precisar mais do que 1A (na verdade um pouco menos), então sim. Outra opção é usar uma fonte de 5V (www.robocore.net/loja/produtos/fonte-chaveada-5v-3a.html), como as USB para celular, para alimentar o sistema e usar um relé de 5V.

pscar
date Enviado: 2017-03-21 16:11:03
Boa tarde, vocês saberiam me informar se eu consigo conectar várias placas como Slave em uma Master para mandar dados para uma página no meu Web Server. Pois gostaria de controlar lâmpadas de vários cômodos remotamente e receber dados de sensores, tudo em uma única página, parecida com a que vocês desenvolveram no tutorial de IoT.
Desde já agradeço.

Francois
date Enviado: 2017-03-21 18:07:03
pscar
Você pode usar vários NodeMCU como escravos e apenas um como mestre, basta montar o sistema de uma maneira que elas não entrem em conflito. Note que você ficará limitado ao processamento do NodeMCU mestre, tanto de quantidade de conexões simultâneas como de memória. Existem várias maneiras de fazer a comunicação entre as placas, você terá que escolher o protocolo que se encaixa melhor no seu projeto.

win.yamada
date Enviado: 2017-03-17 12:02:31
Eu consigo usar o NodeMCU junto com o arduino BlackBoard? E para alimentar essa placa, utilizo o 3.3v ou 5v??

Francois
date Enviado: 2017-03-17 13:26:47
win.yamada
Sim, você pode usar as duas placas juntas, porém você deverá usar um conversor de nível lógico (www.robocore.net/loja/produtos/conversor-de-nivel-logico.html) entre elas, pois a BlackBoard trabalha com 5V enquanto que o Node MCU trabalha com 3,3V.
Você pode alimentar o Node MCU tanto com 5V como com 3,3V, mas tome cuidado para não inverter a polaridade e para usar os pinos de alimentação corretos (existe apenas um pino de 5V no Node MCU).

Dougmeca
date Enviado: 2017-02-25 10:28:54
Olá pessoal, conseguem me dizer a distancia de conexão ? Eu não encontro essa informação. Em uma conexão Wifi própria dele, qual é a distancia máxima de conexão ? (tanto area aberta quanto fechada(casa))

ViniDj
date Enviado: 2017-02-25 11:20:08
Dougmeca
Seria a distância comum de um roteador simples para com um dispositivo. Infelizmente o fabricante não informa este dado e também não há um estudo sobre, já que cada caso pode ser diferente de outro. 

gmcorreia
date Enviado: 2017-01-24 11:18:44
Para programar preciso de conversor de nível lógico ? As entradas desta placa funcionam em 3.3v ou 5v ?  

Francois
date Enviado: 2017-01-24 12:44:28
gmcorreia
Não é preciso de conversor de nível lógico para programar a placa, pois ela já possui todo o circuito de USB. No entanto, como o seus pinos trabalham em 3,3V, é necessário usar um conversor caso queira usar um componente em 5V.

hectonpdomingos
date Enviado: 2017-01-03 14:26:14
Boa Tarde Pessoal.
Um pergunta: Como posso fazer alimentação externa dessa placa. Digo, tenho uma bateria de 9V e gostaria de adiciona-la no NodeMCU. Tem ideia do que preciso fazer para alimenta-la com segurança?

Desde já, obrigado!

Francois
date Enviado: 2017-01-03 17:49:22
hectonpdomingos
Você pode alimentar pelos pinos de Vin (+) e GND (-) próximos do conector USB. Contudo, recomendamos que alimente com 5 V, pois é a tensão 'normal' de alimentação.
Um ponto a se levar em consideração é que esse módulo pode precisar de mais corrente do que a sua bateria pode fornecer, sobretudo durante a comunicação sem fio, portanto verifique se ela consegue ou não alimentá-lo antes de basear o seu projeto nesse detalhe.

sergiomassao
date Enviado: 2016-12-27 19:01:18
Fiz algo errado e perdi firmware do NodeMCU ESP8266-12E, alguém sabe onde encontro firmware pra rodar Esplore V0.2.0-rc5 em LUA. Vi Github mas não testei alguns e não era reconhece o LUA.

MarceloFarias
date Enviado: 2017-01-03 11:10:55
sergiomassao
Aqui https://github.com/nodemcu você encontra tanto o firmware quanto o software.

sergiomassao
date Enviado: 2016-12-21 12:22:41
Se eu alimentar Arduino e NodeMCU com 3,3V, mesmo assim preciso divisor de tensão pra portas Rx,Tx ? Ou seja o NodeMCU, muda a tensão do Rx,Tx, se alimentando com 3,3V ?

Francois
date Enviado: 2016-12-21 13:16:54
sergiomassao
Se o seu Arduino for de 3,3 V, você não precisa de conversor de nível lógico para se comunicar com o NodeMCU. Contudo, alimentar o seu Arduino com 3,3 V não significa que ele terá 3,3 V em suas saídas. A tensão nos pinos de saída é a mesma que a de alimentação do microcontrolador, por isso depende da placa, e a tensão de alimentação da placa geralmente é maior para ativar o regulador de tensão. Veja por exemplo a BlackBoard, que deve ser alimentada com pelo menos 7 V para que ela regule a alimentação do ATmega para 5 V. Outro exemplo é a M0, que você pode alimentar com 9 V e na saída terá 3,3 V, que é a tensão de alimentação do ARM.

pamv
date Enviado: 2016-12-20 10:11:45
Para programar em Lua, eu recomendo o ESPlorer:  https://esp8266.ru/esplorer/

felipedionisi
date Enviado: 2016-12-18 18:22:21
Boa tarde, blz?
Comprei um Nodemcu com vcs, estou iniciando  o desenvolvimento com ele mas somente consigo leitura no sensor (DS18B20) pela porta 2 . Estou usando a IDE do Arduino. Ja testei as outras portas com led e elas estão funcionando. Este comportamento é normal?
abs    

ViniDj
date Enviado: 2016-12-19 10:02:04
felipedionisi
Sugiro verificar na biblioteca que está usando se a mesma possui alguma limitação no que diz respeito aos pinos que você pode usar, as vezes algo ligado a interrupção, timers, etc.

luan_agro
date Enviado: 2016-11-29 19:49:57
Vi em alguns comentarios que a porta analógica só suporta 1V, isso é verdade e se for pode me explicar melhor?

ViniDj
date Enviado: 2016-11-30 09:47:16
luan_agro
A tensão máxima que um sensor, por exemplo, pode enviar para o pino analógico deste módulo é de 1V. Caso seu sensor trabalhe com uma tensão superior, é necessário usar algum tipo de conversor de tensão (dependendo do que for pode ser até um divisor de tensão com resistores). 

rodrigo_rmelo
date Enviado: 2016-11-23 17:32:56
Qual a fabricante da placa?

ViniDj
date Enviado: 2016-11-23 17:55:37
rodrigo_rmelo
É a empresa Doctors of Intelligence & Technology (DOIT).

Contarino
date Enviado: 2016-11-23 14:10:30
Posso usar com o Blynk?

JM
date Enviado: 2016-11-23 14:53:55
Contarino
Pode, sem problemas!

ViniDj
date Enviado: 2016-11-23 15:11:18
Contarino
Complementando a resposta do JM, você pode usar o NodeMCU com o Blynk sem problemas! Após instalar a biblioteca do Blynk na IDE do Arduino, o exemplo que você deve abrir é o "ESP8266 Standalone". Coloque o token de autenticação, nome da rede wifi e senha, e pronto! Você conseguirá facilmente usar o NodeMCU com o aplicativo Blynk.

vrent
date Enviado: 2016-11-18 12:57:42
Trabalhar programando essa placa é realmente como um Arduino? E como faço para utilizar o wi-fi? É como no ESP8266 comum?

ViniDj
date Enviado: 2016-11-18 13:01:25
vrent
Sim, é exatamente igual a um Arduino (pelo menos nos comandos que testamos até agora). Após adicionar as placas ESP8266 na IDE do Arduino, você passa a ter todos os comandos do Arduino no ESP, conforme a página no GitHub dos criadores da extensão da IDE. Para utilizar WiFi sugerimos pegar um exemplo pronto, dos que já vão quando você instala a extensão do ESP para Arduino.