You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Produtos Relacionados
Controle motores de até 2A de uma forma simples com este módulo. Perfeito para protótipos com o chip L298, ele pode controlar motores, cargas indutivas, motores de passo, relés, etc. Caso prefira utilizar um Shield para Arduino que pode ser conectado sobre sua placa UNO R3, Mega 2560 ou outras, dê uma olhada no Shield Motor Driver 2x2A nos itens relacionados acima.
O módulo possui terminais parafusáveis do tipo KRE para conexão da bateria e dos motores. Com este módulo você conseguirá controlar a velocidade e o sentido de rotação dos motores de forma independente.
Especificações:
- Driver de Motores: L298N
- Tensão da Lógica: 5 V
- Tensão de Operação: 7 a 30 V
- Corrente de Operação: até 2 A por canal
- Dimensões: 43 x 43 x 27 mm
- Peso: 30 g
- Fixação (furos):
- Diâmetro: 3,2 mm
- Distância: 38 mm
Tutorial de primeiros passos com o Arduino
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Neste caso, isso irá depender da corrente que o motor consome durante o funcionamento na sua aplicação, pois o módulo é capaz de alimentar motores de 24V, porém que consomem até 2A. Além disso, como as placas Arduino só podem ser alimentadas com tensões entre 7 e 12V, portanto a alimentação do driver e da placa devem ser independentes. Vale lembrar que, o driver deve ser escolhido em virtude da corrente que o motor consome em Stall, pois essa é a máxima corrente que o motor pode consumir nas condições estipuladas.
Sim, é possível, porém é recomendado que você utilize rampas de aceleração de desaceleração em ambos os canais, para evitar picos de corrente dos motores. Isso deve pelo fato de que, o motor com caixa de redução 3-6 V possui uma corrente de stall de 1,2 A, que é dobrada com dois motores em paralelo (2,4 A). Este valor supera a corrente máxima fornecida por canal deste driver (2 A por canal), o que pode danificá-la.
Ja testei de tudo quanto é forma que podia. Com um programa variando somente a rotaçao do motor 1 ( somente o 1) funciona, enviado velocidades fixas para o pino 3, e mesmo com comando for variando de 70 a 250. Mas quando tem que rodar os 2 motores juntos, somente o motor 2 roda.
boa tarde montei 2 motores na ponte H, fiz um programa para rodar para frente e para tras. os 2 motores rodam ok. Consigo tambem rodar um e depois o outro. Quando coloco uma velocidade menor, atraves do PWN do pino 3 para o motor 1, ele nao roda (mesmo com diversas velocidades) e o motor 2 roda na velocidade maxima. o que pode estar acontecendo? eliminando o motor 2, o controle funciona no motor 1, consigo atraves da programaçao alterar a velocidade.
Siga os passos de nosso tutorial "Controlando Motores com o Módulos L298N" (https://www.robocore.net/tutoriais/motor-dc-arduino-ponte-h-l298n), e observe os resultados. É possível que seja apenas algum erro de programação, mas caso o problema persista, encaminhe um e-mail para suporte@robocore.net , com o número de seu pedido, algumas imagens do circuito montado e um vídeo do resultado obtido, ao seguir o tutorial mencionado.
Pilhas recarregáveis possuem uma baixa capacidade de carga, o que resulta no descarregamento acelerado das mesmas. Para alimentar esse conjunto, o ideal seria realizar a alimentação por pilhas, do NodeMCU, da ponte H e do sensor ultrassônico, separadamente, já que possuem um consumo de corrente menor que os motores. Para os motores, o mais recomendado é utilizar baterias de LiPo, como, por exemplo, a bateria de LiPo de 7,4 V (https://www.robocore.net/loja/baterias/bateria-lipo-2s-1800mah-15c), que são capazes de manter a alimentação dos motores por uma duração relativamente maior que pilhas.
Fiz um robo maneiro, modelo básico usando sensor ultrasom, e uma L298N para controlar os motores! Coloquei uma velocidade baixa mas quando encontro pequenos obstáculos (um tapete por exemplo), o robo trava (imagino que por conta da baixa tensão aplicado aos motores). Se eu conseguisse fazer ele reconhecer a variação da tensão que ocorre nos motores quando eles travam, seria ótimo! Mas obviamente estamos falando de um PWM e a leitura feita pela Arduino UNO fica variando, tornando impossível uma leitura estável do estado dos motores entre andando e travado. Alguma ideia?
Existem diversas maneiras de realizar a leitura de um sinal PWM vindo de uma placa da plataforma Arduino, como, por exemplos, os três exemplos do link a seguir, http://www.benripley.com/diy/arduino/three-ways-to-read-a-pwm-signal-with-arduino/ . Entretanto, o sinal de PWM deve se manter, mesmo quando o motor está travado. Portanto, seria necessário utilizar outro método de leitura do estado do motor, seja ele rodando normalmente ou travado.
Para isso, você pode utilizar um encoder, com um tratamento da rotação do motor. Além disso, é possível utilizar um sensor de corrente (https://www.robocore.net/loja/sensores/sensor-de-corrente-acs712-5a) para realizar a leitura da corrente que está passando pelo motor. Como a corrente é alterada de acordo com o estado do motor, você pode realizar um estudo com suas condições (máxima eficiência, velocidade reduzida e travado) e seus respectivos consumos de corrente, e então atribuir um valor específico à condição de funcionamento do motor.
O chip L298 é uma ponte H utilizada para controlar motores DC. Dependendo do método utilizado, também é possível controlar motores de passo, porém não é recomendado. Entretanto não é possível controlar servomotores através deste driver. Você pode entender um pouco mais sobre o funcionamento dele com o tutorial a seguir, https://www.robocore.net/tutorials/motor-dc-arduino-ponte-h-l298n.html.