Retornar
ao topo
ao topo
Produtos Relacionados
Com esta placa você consegue controlar a velocidade e o sentido de rotação de até dois motores pequenos de forma independente. Este shield utiliza o chip L298P para controlar 2 motores DC de 7,5V a 20V com máximo de 2A de corrente (recomendamos o uso de 9V a 12V nos motores). Este shield pode ser colocado diretamente sobre o Arduino UNO, Leonardo, Mega, etc.
* Não é compatível com o Arduino Due.
Especificações:
- Tensão da lógica: 5V (vem do Arduino)
- Tensão que pode ser drenada aos motores: 7,5V a 12V (através do pino VIN) ou 7,5V a 20V (através de fonte externa - selecionável via jumper)
- Controle de velocidade em ambos os sentidos de maneira independente
- Até 2A de corrente para cada motor
- Pinos usados para mover 2 motores: ~5, ~6, 7 e 8 (~ indica PWM)
- Controle de velocidade via PWM
- Bornes destacáveis para facilidar as conexões
Documentação:
- Código do video
- Código de exemplo com controle por Monitor Serial
- Tutorial de primeiros passos com o Arduino
- Esquema elétrico
- Modelo para Fritzing
- Dimensões
- Datasheet
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Os pinos digitais a serem usados são o 5, 6, 7 e 8. Para entender como usar o shield sugerimos dar uma olhada no seguinte tutorial: https://www.robocore.net/tutoriais/controlando-motores-com-arduino-shield
Bom dia! Após um tempinho ausente, estou retomando as "brincadeiras" aqui. Tenho hoje o Braço Robótico, ligado a uma Sensor Shield ligado a uma Black Board Uno. Vou montar agora comprar a Rocket Tank. Sei que precisarei do Kit de Expansão. Minha dúvida é se preciso tb do Shield Motor Driver 2x2A ou não, pelo fato de eu já ter o Shield. Valeu!
O Sensor Shield V5 que você está utilizando para controlar o RoboARM, não pode ser utilizado para o controle de motores DC, apenas servomotores. Para controlar os motores do Rocket Tank, você pode utilizar o Shield Motor Driver 2x2A acoplado à sua placa Arduino (o Sensor Shield deverá ser a última placa do "prédio"), pois ele possui um driver específico para controle de motores DC.
Boa noite! Estou desenvolvendo um protótipo e, quando ligo os motores ao shield e defino suas velocidades e sentido, os dois motores são acionados 'pausadamente', com pequenos pulsos de energia, como se estivessem ligando e desligando em vez manterem-se ligados continuamente. O que poderia estar causando este problema e como posso arrumá-lo?
Isso deve estar atrelado à lógica usada no código, portanto tente carregar o código do tutorial a seguir para a sua placa, e observe o resultado, https://www.robocore.net/tutoriais/controlando-motores-com-arduino-shield .
É possível utilizar 2 Shields deste para controlar 4 motores individualmente, porém não acoplado um sobre o outro, pois assim os pinos digitais de controle da placa estariam conectados em ambos os Shields. Você utilizar um deles como um módulo, aproveitando os pinos disponíveis ao lado do borne de alimentação. Assim você pode utilizar outros pinos da placa, para controlar o segundo Shield, mas vale lembrar que, será necessário soldar uma barra de pinos (https://www.robocore.net/loja/cabos-conectores/barra-de-40-pinos-macho-180-5-unidades - por exemplo) no Shield.
A alimentação mínima do Shield, com ou sem o Jumper de alimentação conjunta, é de 7,5 V, entretanto o chip L298 possui uma queda de tensão de +/- 2 V em seu circuito de acionamento, portanto se você utilizar uma tensão de 7,5 V para alimentar o Shield a tensão nos motores será de 5,5 V, aproximadamente.
Você pode encontrar alguns modelos de motores que podem ser utilizados com este Shield, na lista "Produtos Relacionados" acima. Entretanto, de modo geral, você pode controlar através deste Shield, qualquer motor DC escovado, que esteja dentro de seus limites elétricos, ou seja, qualquer motor que tenha uma tensão nominal de até 20 V (se o jumper de alimentação conjunto estiver acoplado à placa, a tensão máxima será de 12 V), e que consuma uma corrente máxima menor do que 2 A.