You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Produtos Relacionados
Com esta placa você consegue controlar a velocidade e o sentido de rotação de até dois motores pequenos de forma independente. Este shield utiliza o chip L298P para controlar 2 motores DC de 7,5V a 20V com máximo de 2A de corrente (recomendamos o uso de 9V a 12V nos motores). Este shield pode ser colocado diretamente sobre o Arduino UNO, Leonardo, Mega, etc.
* Não é compatível com o Arduino Due.
Especificações:
- Tensão da lógica: 5V (vem do Arduino)
- Tensão que pode ser drenada aos motores: 7,5V a 12V (através do pino VIN) ou 7,5V a 20V (através de fonte externa - selecionável via jumper)
- Controle de velocidade em ambos os sentidos de maneira independente
- Até 2A de corrente para cada motor
- Pinos usados para mover 2 motores: ~5, ~6, 7 e 8 (~ indica PWM)
- Controle de velocidade via PWM
- Bornes destacáveis para facilidar as conexões
Documentação:
- Código do video
- Código de exemplo com controle por Monitor Serial
- Tutorial de primeiros passos com o Arduino
- Esquema elétrico
- Modelo para Fritzing
- Dimensões
- Datasheet
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Neste caso, temos alguns drivers (como o “Módulo Driver Ponte H - L298N” ( https://www.robocore.net/driver-motor/driver-motor-ponte-h-l298n ), por exemplo) que podem ser usados junto a uma placa como o Arduino. No entanto, o driver deve ser escolhido em virtude das características do motor que será controlado.
Olá! Estamos planejando criar um novo shield para motores, porém por enquanto não temos previsão para o lançamento, portanto recomendamos o uso do módulo driver L298N ( https://www.robocore.net/driver-motor/driver-motor-ponte-h-l298n ).
O que limita a tensão de alimentação máxima em 20V? Pergunto porque pretendo usar este shield para alimentar emissores de ultrassom que drenam uma corrente muito baixa (menos de 100 mA nos dois canais somados), então, gostaria de saber se nessas condições não seria possível usar 30V (como no módulo "Driver Ponte H - L298N").
Por mais que o L298 do Shield suporte a tensão de 30V, não é recomendado alimentar o Shield como um todo com uma tensão maior do que 20V, pois outros componentes estariam trabalhando em seu limite. Também vale lembrar que, para tensões acima de 12V, é necessário remover o jumper do pino Vin, para não danificar a placa Arduino acoplada ao Shield. De toda forma, como você pretende controlar a alimentação dos sensores, é possível usar transistores ou relés para fazer esse chaveamento ao invés do driver.
Esse shield pode ser utilizado para substituir o shield FunduMoto mencionado nesta página? https://www.smarsfan.com/build/electronics/motor_driver_board
O Shield Motor Driver 2xA e o Shield comentado utilizam o mesmo chip para o controle dos motores (o L298P), porém não há muitas informações adicionais sobre este outro Shield no link mencionado para comparação. Leve em consideração que o Shield Motor Driver 2x2A se utiliza de apenas 4 portas digitais da placa em que está acoplado para controlar os motores, e que ele não possui um buzzer ou barramentos para conexões externas, como esse Shield comentado.
Os pinos digitais a serem usados são o 5, 6, 7 e 8. Para entender como usar o shield sugerimos dar uma olhada no seguinte tutorial: https://www.robocore.net/tutoriais/controlando-motores-com-arduino-shield
Bom dia! Após um tempinho ausente, estou retomando as "brincadeiras" aqui. Tenho hoje o Braço Robótico, ligado a uma Sensor Shield ligado a uma Black Board Uno. Vou montar agora comprar a Rocket Tank. Sei que precisarei do Kit de Expansão. Minha dúvida é se preciso tb do Shield Motor Driver 2x2A ou não, pelo fato de eu já ter o Shield. Valeu!
O Sensor Shield V5 que você está utilizando para controlar o RoboARM, não pode ser utilizado para o controle de motores DC, apenas servomotores. Para controlar os motores do Rocket Tank, você pode utilizar o Shield Motor Driver 2x2A acoplado à sua placa Arduino (o Sensor Shield deverá ser a última placa do "prédio"), pois ele possui um driver específico para controle de motores DC.
Boa noite! Estou desenvolvendo um protótipo e, quando ligo os motores ao shield e defino suas velocidades e sentido, os dois motores são acionados 'pausadamente', com pequenos pulsos de energia, como se estivessem ligando e desligando em vez manterem-se ligados continuamente. O que poderia estar causando este problema e como posso arrumá-lo?
Isso deve estar atrelado à lógica usada no código, portanto tente carregar o código do tutorial a seguir para a sua placa, e observe o resultado, https://www.robocore.net/tutoriais/controlando-motores-com-arduino-shield .
É possível utilizar 2 Shields deste para controlar 4 motores individualmente, porém não acoplado um sobre o outro, pois assim os pinos digitais de controle da placa estariam conectados em ambos os Shields. Você utilizar um deles como um módulo, aproveitando os pinos disponíveis ao lado do borne de alimentação. Assim você pode utilizar outros pinos da placa, para controlar o segundo Shield, mas vale lembrar que, será necessário soldar uma barra de pinos (https://www.robocore.net/loja/cabos-conectores/barra-de-40-pinos-macho-180-5-unidades - por exemplo) no Shield.