CONTACT INFORMATION
Monday to Friday from 8:00 to 17:30
+55 11 3522-7626 / vendas@robocore.net
Back
to top

Pocket Kit Arduino - 5. A Protoboard

This tutorial is not available in English



Imagine que você está montando um circuito eletrônico, dimensionou os componentes corretamente e a gora só precisa testar para verificar se tudo o que foi feito vai funcionar corretamente. Cada teste que fosse necessário demandaria a montagem de uma placa de circuito impresso, que envolveria horas de trabalho, gasto de componentes, visto, etc. Pensando em facilitar e agilizar os testes, foi criada a "placa de ensaio", mais conhecida como protoboard, que basicamente é uma placa repleta de contatos que facilitam a montagem e testes de circuitos eletrônicos. Portanto este tutorial tem como objetivo apresentar as funcionalidades de uma protoboard e alguns exemplos de ligações básicas.

Para este tutorial vamos usar a protoboard de 400 pontos que acompanha o Pocket Kit e é capaz de atender todos os projetos desenvolvidos na apostila. Mas isso não impede que os projetos sejam desenvolvidos com outros modelos de protoboards, como os modelos de 840 e 1660 furos, além dos modelos mais compactos, como as mini protoboards.

A primeira coisa que devemos ter em mente para saber usar uma protoboard é conhecer suas interligações internas e seu layout. Como é possível observar na imagem abaixo, uma protoboard na maioria das vezes é dividida em "faixa de terminais" e "faixa de barramento".

A faixa de barramento é os pinos destinados a alimentação do circuito, ou seja, recebem os pinos de VCC e GND e tem seus furos interligados horizontalmente. Já a faixa de terminais é a área destinada aos componentes e tem seus furos ligados verticalmente. Observe que esta faixa é divida em duas partes. Isso ocorre para que seja possível conectar CIs (circuitos integrados) na placa.

Experimento básico


Neste primeiro experimento vamos ligar um LED, usando os pinos de 5V e GND da placa Arduino, para testarmos as ligações internas da protoboard.

Lista de materiais


Testando a protoboard

Com o esquemático abaixo podemos alternar a posição do jumper da faixa de terminais e da faixa de barramento para conferir as ligações da protoboard.

menuAC.gif
menuSL.gif

Como é possível observar nos GIFs acima, o LED apenas acenderá se as trilhas estiverem interligadas, ou seja, o fato do LED não acender indica que alguma trilha do circuito não esta conectada e portanto podemos verificar qual é o caminho que a corrente percorre na placa de testes.

Você pode fazer esse teste com os LEDs coloridos do seu kit ou com o resistor de 10 kΩ. Adotamos o LED de alto brilho com o resistor de 300 Ω para que a diferença seja bem perceptível.

Nota: quando realizar o teste, fique sempre atento às ligações. NUNCA conecte trilhas com potenciais diferentes, ou seja, GND e VCC, pois isso causa um curto circuito que poderá danificar algum componente.



Solução de problemas


O LED não acende

Tente verificar se o circuito está ligado corretamente, verifique se os jumpers estão ligados na trilha certa e se o LED está ligado com a polaridade correta.


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


algatao
date Enviado: 2020-07-05 02:06:56
Sou o unico usuario, mesma máquina e já fiz a autenticação da senha.

Giovanni5
date Enviado: 2020-07-06 09:52:40
algatao
Notamos que as duas mensagens foram enviadas na sequência, portanto aproveitamos para responder apenas a primeira (abaixo), levando em conta todas as informações comentadas.

algatao
date Enviado: 2020-07-05 01:59:26
Bom dia!
Aquiri o kit iniciante V8.  Por que não passa do item 6. Introdução à eletrônica, se eu digitei a chave do produto?

Giovanni5
date Enviado: 2020-07-06 09:51:53
algatao
Se você adquiriu o Kit Iniciante V8, e atrelou a sua respectiva chave de acesso, você terá acesso ao material didático do Kit Iniciante V8 e não do Pocket Kit. Você pode acessar o material do Kit adquirido através do link a seguir, https://www.robocore.net/tutoriais/kit-iniciante-v8-introducao .

lorienna
date Enviado: 2019-06-25 15:18:52
Boa tarde!
Muito inocentemente, comprei o pocket kit achando que somente com ele seria possível já brincar, mas descobri agora que precisamos de uma placa Arduino. E Olhando no site estão todas indisponíveis. Gostaria de saber qual a placa mais indicada para este kit e como faço para adquiri-la. Minhas filhas ficaram decepcionadas por não poder usar o kit agora. Grata.

lorienna
date Enviado: 2019-06-25 15:23:18
lorienna
A blackboard Uno R3 é indicada?

Giovanni5
date Enviado: 2019-06-25 15:53:41
lorienna
As placas Arduino Italianas não são mais vendidas em nosso site pela dificuldade que era a importação das mesmas. Entretanto, as placas que estão disponíveis no site são placas compatíveis e baseadas nas placas da plataforma Arduino, já que se tratam de projetos Open Source. Para adquirir a sua, basta realizar o procedimento de compra que você já realizou para efetuar a compra do Kit sem a placa.

Giovanni5
date Enviado: 2019-06-25 15:53:55
lorienna
Sim, a BlackBoard UNO (https://www.robocore.net/loja/arduino/arduino-blackboard) é indicada para ser utilizada juntamente com o Pocket Kit, inclusive, é possível selecionar uma opção do Pocket Kit que já acompanha a BlackBoard UNO (https://www.robocore.net/loja/kits/arduino-pocket-kit).

cesar-by1
date Enviado: 2019-02-04 10:39:49
olá, eu ativei o código do kit iniciante arduino no meu computador enquanto eu estava deslogado na minha conta e depois de fechar a aba não consigo mais acessar os módulos a partir do 6.
O código é válido para apenas uma máquina? estou tentando acessar do meu celular.

Francois
date Enviado: 2019-02-04 12:18:54
cesar-by1
A chave de acesso aos tutoriais do Pocket está associada ao seu usuário, portanto basta fazer o login com o usuário que cadastrou a chave. Por acaso você possui mais de um usuário em seu nome?