SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Pocket Kit Arduino - 2. Software e Drivers



Instalando o Arduino IDE


O primeiro passo é instalar a versão mais atual do ambiente de desenvolvimento (IDE) do Arduino, onde todos os código serão desenvolvidos. O ambiente de desenvolvimento pode ser baixado gratuitamente de www.Arduino.cc. Para um passo a passo de como realizar a instalação, veja o tutorial Instalando o Arduino IDE.


Fonte: www.arduino.cc

A Arduino IDE é um software de código aberto (open source), ou seja, todo o seu código fonte está disponível para utilização e pode ser adaptado para diferentes fins. Todas as vezes que você faz um download na página oficial do software, uma tela aparece solicitando uma doação para ajudar a acelerar o desenvolvimento do projeto. Não é obrigatório doar para baixar a IDE, basta clicar em JUST DOWNLOAD para fazer o download sem custo algum.


Fonte: www.arduino.cc

Instalando o driver da placa


Após a instalação da IDE em seu computador, conecte o cabo USB presente no kit em sua placa e depois a uma porta USB do computador. A placa deve ser reconhecida automaticamente pelo computador, uma vez que a IDE já foi instalada. Caso você esteja usando a placa BlackBoard, siga o tutorial Instalação do Driver da BlackBoard para verificar se ela foi reconhecida automaticamente ou, se necessário, instalar o driver correto para ela.
Quando o computador reconhece a placa Arduino, uma porta de comunicação é criada para que a IDE consiga se comunicar com a placa. No Windows você pode verificar a porta criada acessando o Gerenciador de Dispositivos do sistema. Esta porta terá o nome COMx, onde x é um número, e esta porta deverá ser selecionada na IDE do Arduino no menu Ferramentas > Porta. No Mac esta porta terá um nome como /dev/tty.usbmodemX, onde novamente o x representa um número específico para a porta criada. Ainda no menu Ferramentas, você deverá optar pelo modelo de placa Arduino em Placas. Selecione tanto a porta de comunicação quanto a placa. Se você estiver usando a placa BlackBoard, selecione a placa "Arduino UNO" (já que o bootloader usado no microcontrolador da BlackBoard é o mesmo do Arduino UNO). O mesmo acontece para a BlackBoard Mega: se essa for a sua placa, seleciona a placa "Arduino Mega ou Mega 2560".



Continue para o próximo tópico após selecionar a placa e a porta serial corretas.


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


informinas
date Enviado: 2021-02-03 17:46:26
Problema resolvido, conforme indicado, depois que instala o Driver FTDI, resolveu!
Obrigado

informinas
date Enviado: 2021-02-03 16:53:53
Continua a mesma coisa, testei agora em outro PC, aparece Outro Dispositivo > Outros Dispositivos > Black Board V1.1, ficando com exclamação, fiz a instalação do driver baixei direto do site arduino.
E agora, tem como receber uma ajuda mas direta de vocês, pois acabei de receber o Kit, e não reconhece a Placa!

Giovanni5
date Enviado: 2021-02-03 17:02:53
informinas
O Windows apresenta alguma mensagem de erro de reconhecimento ao conectar a placa ao computador? Qual o código de erro ao entrar nas propriedades do dispositivo no "Gerenciador de Dispositivos"? O seu computador não parece estar reconhecendo a placa, você instalou o driver FTDI seguindo o nosso tutorial (https://www.robocore.net/tutoriais/instalando-driver-da-blackboard)? A instalação da Arduino IDE, embora instale alguns drivers USB, não instala o driver USB da FTDI, que é necessário para o reconhecimento da BlackBoard UNO nos computadores Windows.

informinas
date Enviado: 2021-02-02 22:23:43
No Gerenciador de  Dispostitvos, a aparece Outros Dispositivos > Black Board V1.1.
Não aparece como diz no texto "Comx".

E dentro da IDE aparece Portas 4 e 5, então fico sem saber qual delas seria, e se deu certo ou não.

Giovanni5
date Enviado: 2021-02-03 08:16:40
informinas
Se o driver da placa foi instalado ao computador, a placa também deveria aparecer na lista de portas COM do "Gerenciador de Dispositivos", portanto expanda essa lista, e veja qual porta COM é adicionada à lista ao conectar a placa ao computador. Também é possível fazer isso pela própria IDE. Para saber se o carregamento de código foi efetivo ou não, basta olhar os LEDs da placa, pois os LEDs RX e TX piscam rapidamente enquanto o código é carregado.

isaiasgerador
date Enviado: 2019-03-06 09:32:05
nao esta reconhecendo USB

Francois
date Enviado: 2019-03-06 20:35:59
isaiasgerador
Qual é a placa Arduino que você está utilizando?