CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Como instalar o Driver do NodeMCU



Introdução

A placa NodeMCU utiliza de um conversor USB-Serial para que seja possível a comunicação entre o computador e o chip ESP8266 através da USB. Dependendo da versão da placa, o chip responsável por essa conversão pode ser o CP210x (placas V2) ou o CH340G (placas V3). Neste tutorial você aprenderá como instalar o driver adequado e desta forma garantir que sua placa possa ser programada.
NodeMCU ESP8266 V2
NodeMCU ESP8266 V3

Lista de Materiais

Verificando se o driver é instalado automaticamente

Utilize o Cabo Micro USB para conectar a placa em seu computador. O sistema operacional irá automaticamente buscar por drivers compatíveis na internet. Caso o Windows não consiga encontrar os drivers para instalação da placa, você terá que instalar manualmente.
Quando o Windows não consegue encontrar os drivers, você encontrará um dispositivo sem driver no Gerenciador de Dispositivos como na imagem abaixo.


Instalação do NodeMCU com conversor USB serial CP210x (V2)

A primeira coisa a se fazer é o download dos arquivos dos drivers de instalação acessando o link correspondente ao seus sistema operacional:
No Windows, após o download, descompacte o conteúdo do arquivo e acesse a pasta criada. Você encontrará dois arquivos executáveis, um para sistemas 32 bits e outro para sistemas 64 bits. Escolha o que corrresponde ao seu sistema operacional e execute o arquivo como Administrador. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do instalador e selecionar a opção "Executar como Administrador". Uma janela como a da imagem abaixo deve abrir.


Prossiga com a instalação e, se tudo correr bem, você deve encontrar uma janela como esta:


E está pronto. Agora você já pode se comunicar com sua placa sem maiores problemas.

Instalação do NodeMCU com conversor USB serial CH340G (V3)

A primeira coisa a se fazer é o download dos arquivos dos drivers de instalação acessando o link correspondente ao seus sistema operacional:
Da mesma maneira que o driver anterior, após o download descompacte o conteúdo do arquivo, acesse a pasta criada e execute o instalador como administrador. Clique em INSTALL.


Após a instalação ser concluída, clique em OK e feche o instalador.


E está pronto. Agora você já pode se comunicar com sua placa sem maiores problemas.

Descobrindo qual a Porta COM do NodeMCU

Você pode conferir em qual porta COM a sua placa NodeMCU foi instalada acessando o Gerenciador de Dispositivos do Windows.


Agora que você já instalou o driver da sua placa, aproveita para aprender a configurar a Arduino IDE para programar seu NodeMCU clicando no botão abaixo:

Como programar o NodeMCU com Arduino IDE