LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Encontre um distribuidor perto de você
Retornar
ao topo

Bluetooth HC-05 com Arduino: Comunicando com PC



Bluetooth é um padrão de comunicação capaz de se conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames através de uma frequência de rádio de curto alcance globalmente licenciada e segura.

O Módulo Bluetooth - HC-05 se apresenta como uma opção simples e barata de trazer a comunicação via Bluetooth para o Arduino. Este módulo, em especial, possui o diferencial de poder trabalhar tanto no modo Escravo(aceitando pareamento de outros dispositivos) como no modo Mestre(pareando com outros dispositivos). Por esses motivos decidimos fazer uma série de tutoriais abordando sua utilização junto ao Arduino.

Neste tutorial aprenderemos como:
  • Parear o Módulo Bluetooth com o computador;
  • Controlar o LED do pino 13 via Bluetooth.
Para isso precisaremos de: A primeira coisa a se fazer é conectar corretamente o Módulo Bluetooth a BlackBoard. Veja no esquemático ao lado como realizar essa conexão.

Obervação: O Módulo Bluetooth HC-05 pode ser alimentado com 5V, mas os pinos de RX/TX trabalham com 3.3V. Por este motivo é altamente recomendado o uso de um Conversor de Nível Lógico: ele realizará as adequações de tensão (tanto de 5V para 3.3V, quanto o inverso) para que a comunicação ocorra corretamente.

Faça o upload do código abaixo para a BlackBoard:

O que esse código basicamente faz é acender o LED conectado ao Pino 13 da BlackBoard quando ela receber via Bluetooth a letra "H" e apagá-lo quando receber a letra "L";

Após fazer o upload, se tudo estiver correto, você deve observar o led do módulo piscando rapidamente conforme o gif abaixo:



O módulo está pronto para se conectar a outro dispositivo.

O próximo passo é parear o módulo bluetooth com seu computador. Precisamos procurar pelos dispositivos disponíveis para conexão. Para isso, basta ir em Dispositivos e Impressoras em seu computador e selecionar Adicionar um dispositivo. Agora basta procurar pelo dispositivo que se chame "HC-05" ou o nome que você já tenha configurado anteriormente.
Por padrão, o código de pareamento de fábrica é 1234, então basta escolher a opção Insira o código de emparelhamento e digitar o código. Após inserir o código o computador fará as configurações necessárias deixando o módulo pronto para ser utilizado com o computador.


Você pode alterar o nome, senha e outras configurações do seu módulo seguindo o nosso tutorial Bluetooth HC-05: Configurando via Arduino.


Agora que já pareamos o módulo com o computador, precisamos saber qual a porta serial que o módulo está configurada. Para isso, basta entrar nas propriedades do módulo e na aba Hardware ver o número da porta, no nosso caso COM 25, conforme apresentado na figura abaixo:


Agora na sua Arduino IDE vá no menu Ferramentas->Porta selecione a porta na qual o seu Módulo Bluetooth foi instalada(no nosso caso a COM25) e abra o Monitor Serial.
Neste momento, se tudo ocorrer bem, a conexão será estabelecida e o LED do módulo começará a piscar lentamente conforme o gif abaixo indicando que ele está pronto para receber as dados.



Agora é só enviar "H" para ligar o LED ou "L" para desligar.