You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Produtos Relacionados

BlackBoard Mega 2560 R3
R$219,00
Este shield é baseado na interface ethernet W5500 da Wiznet, o upgrade da clássica versão W5100 utilizado nos primeiros Shields Ethernet fabricados pela marca Arduino italiana no começo da década de 2010. Por possuir o chip W5500, este shield suporta até 8 conexões simultâneas (o dobro da versão antiga), sem contar que possui um buffer de 32kB fornecendo um IP com capacidade de TCP e UDP.
Trabalhe com o shield sem problemas de conflito: cada Shield Ethernet W5500 fabricado pela RoboCore possui um MAC Address único, habilitado junto ao IEEE, garantindo que não haverão conflitos na rede. O MAC Address está disponível em uma etiqueta na parte de trás do conector RJ45.
Mesmo sendo a nova geração de Shield Ethernet, esta placa é compatível com todas as placas Arduino, mesmo não sendo do padrão R3, ou seja, se você tinha um projeto rodando com o shield anterior e quiser mudar para este shield, basta usar a nova biblioteca. Este shield já vai com todos os pinos soldados, inclusive conectores empilháveis.
Assim como na versão anterior, este shield possui um slot para cartão MicroSD*, que pode ser usado para guardar e armazenar arquivos de um servidor na rede. Como exclusividade do Shield Ethernet W5500 da RoboCore, você consegue saber, via código no Arduino, quando existe ou não cartão Micro SD inserido na placa.
-
Aceita até 8 conexões simultâneas
-
Interface Ethernet inovadora W5500
-
Suporte à arquitetura Web Server/Client
-
Slot para cartão MicroSD de até 32GB
-
Compatibilidade com protocolos TCP e UDP
-
MAC Addres único registrado no IEEE
A RoboCore possui uma biblioteca otimizada para este shield, faça o download acessando a Documentação do produto.
*O shield não acompanha cartão de memória MicroSD.
Veja o que você pode fazer com um Shield Ethernet W5500:
- Controlador Ethernet: W5500
- Múltiplos protocolos TCP/IP integrados (TCP, UDP, IPv4, entre outros)
- Suporta até 8 soquetes independentes simultaneamente
- Buffer interno de 32 KB para comunicação (Rx/Tx)
- Endereço MAC único registrado no IEEE
- Tensão de alimentação: 5 V
- Tensão de operação: 3,3 V
- Frequência de operação: 25 MHz
- Conector para cartão de memória Micro SD (com detecção de cartão via código)
- Jumpers de solda
- Detecção de cartão de memória inserido: pino 2 (pull-up para IOREF)
- Interrupção INTn do W5500: pino 3 (pull-up para 3,3 V)
- LEDs indicativos
- ON: indica que a placa e o shield estão ligados
- LINK: indica a presença de um link de rede e pisca quando o shield transmite ou recebe dados
- FDX: indica que a conexão à rede é full duplex
- 100M: indica a presença de uma rede 100 Mb/s
- ACT: pisca quando existe atividade de Tx e Rx
- Pinos utilizados
- No Arduino UNO R3: pinos digitais 4, 10, 11, 12 e 13
- No Arduino Mega 2560 R3: pinos digitais 4, 10, 50, 51 e 52
- Sobre a utilização do W5500 e Micro SD:
- Pelo W5500 e o MicroSD compartilharem o bus SPI, só um pode ser ativado por vez. Se você está usando ambos os periféricos em seu programa, você deve tomar cuidado com isso ao usar suas bibliotecas. Se você não está usando um dos periféricos em seu programa, contudo, você vai precisar explicitamente deselecionar isto. Para fazer isto com o MicroSD, coloque o pino 4 como uma saída e escreva um HIGH nele. Para fazer isto com o W5500, coloque o pino digital 10 como saída HIGH.
- Esquema elétrico
- Datasheet do W5500
- Projeto de IoT (códigos de exemplo)
- Biblioteca Ethernet W5500 (Github)
- Biblioteca Ethernet W5500 (ZIP)
- Tutorial: Acionando uma lâmpada pela rede Ethernet
Garantia: 12 meses para defeitos de fabricação.
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Olá! Infelizmente o shield não é muito voltado para essa aplicação. No entanto, dependendo de como for a aplicação (por exemplo armazenar texto), pode ser que ele seja uma alternativa, mas deve ser levado em consideração as limitações do hardware, pois isso irá ajudar a dimensionar melhor o seu projeto.
Pelo que apuramos, é possível realizar essa aplicação usando esse modelo de shield, inclusive encontramos o tutorial https://learn.adafruit.com/arduino-ethernet-sd-card/serving-files-over-ethernet , que talvez possa lhe servir como referência. No entanto, como não somos autores deste tutorial, infelizmente não conseguimos garantir o seu funcionamento, mas ele pode lhe servir como base para o seu projeto. Vale dizer que esse projeto em conjunto com uma placa Uno provavelmente entregará um desempenho muito mais limitado do que se está acostumado com o OneDrive, por exemplo.
Olá, eu gostaria de saber qual comando uso para reiniciar essa plaquinha de ethernet. Atualmente, uso o wdt_enable(WDTO_2S); para resetar o mega 2560. Mas a plaquinha de ethernet não reinicia junto precisando usar o botão da própria plaquinha. Preciso fazer esse reset via programa. Tem como? Aguardo retorno.
É possível criar uma ou mais páginas WEB com HTML, CSS e JavaScript e colocá-las em um cartão SD conectado ao Shield, para que o mesmo possa retornar as páginas conforme as mesmas forem solicitadas, inclusive temos o tutorial “Ligando 40 Lâmpadas pela Internet” ( https://www.robocore.net/tutoriais/ligando-lampada-pela-internet ), que mostramos a como colocar e acessar uma página Web que está no cartão SD do Shield através da rede local.
Olá! Na placa Mega 2560 R3, o shield usa os pinos 50, 51 e 52 para comunicação (SPI), e o pino 10 como CS do W5500 (comunicação com a Internet. Vale lembrar que o barramento SPI está presente nos pinos ICSP, portanto basta conectar o Shield à placa para usá-lo.
Olá, comprei este Shield para substituir um outro chinês que eu estava tendo problemas. Eu não domino muito essa parte de programação, mas estou tendo dificuldades em relação a biblioteca. Baixei o arquivo zip disponibilizado abaixo e inclui na IDE. No meu código substitui a biblioteca que estava usando antes ( Ethernet.h) por Ethernet_W5500.h e ao compilar apareceu vários erros. Estou na dúvida se fiz o processo correto. Podem me ajudar ?
Olá! Todas as funções que eram usadas na biblioteca anterior foram atualizadas para serem compatíveis com a nossa biblioteca? Perguntamos isso, pois pode ser que o seu código ainda use algumas funções da biblioteca antiga, e isso esteja causando esses erros. De toda forma, recomendamos o uso da biblioteca nativa da Arduino IDE, pois esta biblioteca é compatível com o nosso e com outros Shields Ethernet, e é atualizada/mantida pela própria Arduino IDE.
luan.ferreira, fiz a pergunta, mas depois cheguei a essa conclusão e deu certo. Consegui compilar. Tenho mais uma dúvida em relação as portas do Arduino que esse Shield usa. Sempre que conecto o usb ou a fonte no Arduino o led que esta na porta 4 acende automaticamente, independentemente da programação que envio para o Arduino.
Que bom o problema foi solucionado! Esse comportamento ocorre, pois esse Shield, como mencionado na descrição do produto, utiliza os pinos digitais 4, 10, 11, 12 e 13 quando conectado às placas Arduino UNO R3, e utiliza os pinos digitais 4, 10, 50, 51 e 52 quando conectado às placas Arduino Mega 2560 R3. Sendo assim, circuitos externos podem sofrer interferências quando conectados em um destes pinos de controle, e é melhor optar por usar outras portas digitais ou analógicas.
Olá. Adquiri este shield Ethernet W5500 para integrá-lo a um projeto com a placa Arduino Mega. Porém, vi que o W5500 deverá usar o cs do ICSP da Mega, mas como não há outro cs disponível na Mega para SPI (há apenas o pino 53 que replica o do ICSP), não poderei usar a interface para o cartão SD na Mega, correto? Não queria recorrer a uma solução do tipo "daisy chain" do SPI para usar o mesmo CS
Na verdade os pinos CS do chip W5500 e do cartão micro SD são os pinos 10 e 4 da Mega, respectivamente, então o pino CS nativo da SPI da Mega, nem chega a ser usado, e não são necessárias adaptações no circuito do Shield ou na conexão com a placa base, para aproveitar todas as suas funcionalidades.
Olá, esse shield reconhece cabos de rede desconectados ? por exemplo, ele consegue reconhecer que não tem nenhum cabo de rede conectado ou se eu desconectar ele no boot ou enquanto o programa roda ? como é uma evolução do W5100 sei que ele suporta o DHCP, só fiquei com esta dúvida.
Este Shield não reconhece cabos desconectados, e não é capaz de reconhecer se está desconectado da rede automaticamente, porém é possível desenvolver uma lógica no código que verifica se ele está conectado corretamente, e alerta o usuário se não estiver, por exemplo.
Olá, comprei um arduino uno black e um ethernet shield (recebi ontem, 31/07/2020). Hoje, 01/08/2020, resolvi testar o acionamento de 40 reles seriais e utilizei a documentação que está incluída na páginas do modulo rele serial. Obtive dois problemas: 1) O arduino black não carrega o programa (na verdade, não carrega programa nenhum!), mas acabei carregando em um arduino uno original; 2) O shield ethernet não reconhece nenhum cartão micro SD (obtenho o erro "inicialização do cartão falhou". Será que há algum problema com os ítens enviados?
A sua BlackBoard UNO está sendo reconhecida como uma porta COM? Qual o comportamento dos LEDs ON e L? O cartão micro SD utilizado com o Shield Ethernet estava formatado com padrão FAT16 ou 32? Qual a capacidade de memória do cartão utilizado? Encaminhe um e-mail para suporte@robocore.net, com o número de seu pedido, as respostas destas perguntas, os testes feitos, e os resultados obtidos.