LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Retornar
ao topo
Instalando o Driver da BlackBoard


Acabou de adquirir sua BlackBoard? Então, antes de começar a desenvolver seus projetos, você precisará instalar a IDE e o driver de sua placa. Caso não saiba como instalar a IDE ou ainda não instalou a IDE, dê uma olhada no seguinte tutorial: Instalando o Arduino IDE

Inicialmente, precisamos entender o porquê é necessário instalar o driver para a BlackBoard. Assim como era no primeiro Arduino comercial, o Duemilanove, o circuito integrado responsável pela conversão do sinal serial da porta USB para o microcontrolador da BlackBoard é o FTDI.

Este CI além de muito versátil é uma forma muito confiável de se fazer essa conversão. Porém, começou a ser pirateado, forçando o fabricante a "inutilizar" os CIs piratas. A forma encontrada para esta "inutilização" foi forçar os usuários a instalarem um driver para fazer o equipamento que utilize o FTDI funcionar, e somente os CIs fabricados pela empresa instalam este driver com sucesso.

Mas, por que as placas Arduino não precisam instalar esse driver? Com o lançamento da versão UNO, os criadores do Arduino resolveram que não queriam mais que aparecesse o modelo do CI da FTDI ao conectar a placa ao computador. Com isso, resolveram utilizar um microcontrolador que já possui esse conversor internamente e que é programado com um firmware que ao ser conectado ao computador cria a porta de comunicação serial e mostra o nome Arduino UNO, por exemplo.

Os sistemas operacionais Linux e macOS vêm de fábrica com o driver FTDI instalado, portanto antes de prosseguir tente conectar a placa no seu computador e verificar se ela foi reconhecida corretamente.


Agora que sabemos da história, vamos instalar o driver!

A instalação é bem simples, basta acessar o seguinte link: Driver FTDI e escolher a versão de seu sistema operacional. Para usuários de Windows, recomendamos baixar a versão executável conforme imagem abaixo. É recomendado executar o programa baixado como administrador (botão direito do mouse > executar como administrador). No Linux e no Mac OS este driver costuma vir instalado e a placa já é reconhecida automaticamente.


Após a instalação, basta conectar a placa na porta USB e ir em Gerenciador de Dispositivos e verificar qual a porta COM criada para sua BlackBoard. Veja na imagem abaixo como sua placa aparecerá caso o driver tenha sido instalado corretamente:


Repare que na imagem foi criada a porta COM3, mas a cada porta que for sendo criada este número irá aumentar. Agora é só abrir a IDE, selecionar a placa Arduino UNO, a porta COM e sua placa está pronta para ser utilizada.

Se mesmo instalando o driver sua BlackBoard não está sendo reconhecida em seu computador, entre em contato conosco através de nossa central telefônica ou através do email: suporte@robocore.net. Iremos fazer o possível para resolver seu problema!


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


berenice_serafim
date Enviado: 2018-12-05 18:54:46
ola, pessoal
baixei o driver da blaca no computador mas nao to conse guindo ir a diante
oq eu faço?

berenice_serafim
date Enviado: 2018-12-05 18:56:31
berenice_serafim
se possível respondam logo pq eu irei precisar muito do meu Arduíno

ViniDj
date Enviado: 2018-12-06 09:30:07
berenice_serafim
Quando você acessa o menu Ferramentas > Porta na IDE do Arduino, quais opções aparecem?

berenice_serafim
date Enviado: 2018-12-06 21:52:59
berenice_serafim
nenhuma. eu baixei o driver da placa mas nao consegui instalar

Francois
date Enviado: 2018-12-07 10:01:04
berenice_serafim
Depois de fazer o download do arquivo executável do driver, em qual passo você teve dificuldade?

berenice_serafim
date Enviado: 2018-12-07 15:56:26
berenice_serafim
não esta aparecendo em qual porta a placa esta

Francois
date Enviado: 2018-12-07 16:02:18
berenice_serafim
Baseando-se na imagem do tutorial desta página, você deve fazer o download de um arquivo executável. Depois de fazer o download, clique sobre esse arquivo com o botão direito do mouse e selecione a opção "executar como administrador". O instalador abrirá uma janela e basta seguir os passos até a conclusão. Ao término da instalação, reinicie o seu computador. Em seguida, quando o computador tiver completado a inicialização, conecte a sua BlackBoard pela USB e abra o Gerenciador de Dispositivos. Nessa janela você deverá ver a placa aparecendo na lista de "Portas COM e LPT". Você pode inclusive desconectar a placa para confirmar que ela some da lista.

eduardo5
date Enviado: 2018-11-18 19:15:23
Olá, Pessoal
Estou tentando instalar a BlackBoard no meu notebook (Windows10), baixei o driver, baixei o IDE, não reconhece a placa nenhuma USB, o led da placa ascende quando ligo na USB, mas nada de reconhecer.

Francois
date Enviado: 2018-11-19 10:34:10
eduardo5
O LED On (verde) permanece aceso enquanto a placa está conectada no computador, assim como o LED 13 (amarelo) fica piscando de um em um segundo? Você forçou a instalação do driver com permissão de administrador, mesmo sendo o único usuário do computador (às vezes é necessário no Windows)? Além disso, você testou em outro computador e/ou com outro cabo USB?

eduardo5
date Enviado: 2018-11-19 11:20:33
eduardo5
Sim, para os LED's
Sim, para instalação do driver
Sim, para tentou em outro computador
Vou tentar outro cabo USB!

Francois
date Enviado: 2018-11-19 14:13:49
eduardo5
Fico no aguardo do teste com outro cabo USB. Além disso, se já não o fez, tente reiniciar o computador, pois isso às vezes é necessário para as mudanças terem efeito.

julhofonseca
date Enviado: 2018-07-30 14:25:59
Olá. Tentei instalar o driver em dois computadores com o windows 10 e não consegui em nenhum, ambos os computadores não reconhem o driver.  Já troquei o cabo usb e desliguei e liguei o computador diversas vezes.

Francois
date Enviado: 2018-07-30 16:01:03
julhofonseca
Você conseguiria testar a sua placa em um Mac ou Linux? Nesses computadores o driver vai instalado de fábrica, portanto deveria reconhecer desde a primeira conexão (como /dev/tty*).

julhofonseca
date Enviado: 2018-07-30 16:40:39
julhofonseca
Infelizmente não tenho nem o mac nem o linux.

Francois
date Enviado: 2018-07-30 16:48:16
julhofonseca
Você já conseguiu usar a sua placa antes? Você possui algum componente conectado nela quando a conecta no computador?

robsonalvesxp
date Enviado: 2018-07-03 13:45:30
Olá, estou com um projeto de joystick para simulador de voo e em busca de uma placa que me possibilitasse esta função e achei interessante a proposta de usar o arduino uno, contudo, pesquisando sobre este arduino me deparei com a BlackBoard Uno r3 e pelo que pude perceber ela é uma versão melhorada do arduino uno padrão.  bem, antes de efetuar a compra do BlackBoard Uno R3 gostaria de saber se é possível utiliza-la como placa de joystick para simulador no computador, faço essa pergunta pois vi videos no youtube onde ensina usar o arduino uno porém em uma das etapas do passo a passo foi preciso dar contato nos dois pinos da frente na parte que eles chamam de ICSP for USB Interface, dai olhando a foto da BlackBoard Uno R3 percebi que a mesma não possui estes pinos e isso me deixou em duvida . Bom acredito que deu pra pecerber que  sou novo nesse assunto, por isso peço encarecidamente que vocês possam me explicar se é possível usar o arduino de vocês como placa de Joystick. Agradeço pela atenção, aguardo resposta para que eu possa decidir entre comprar a BlackBoard ou o arduino padrão, abraço!

ViniDj
date Enviado: 2018-07-10 14:17:06
robsonalvesxp
Esse procedimento pode ser feito no UNO pois ele possui um chip de conversão serial-usb que pode ser regravado, e com essa regravação o computador passa a reconhecer ele como joystick. Como o chip conversor serial-usb da BlackBoard é um CI que tem uma função específica, ele não pode ser regravado. Usamos esse chip com função específica por ser mais robusto que o chip que pode ser regravado, porém nesse caso não haveria como seguir esses tutoriais com a BlackBoard.

lourdesalvessouza
date Enviado: 2018-06-07 16:14:57
Ola, mesmos com os drivers baixados e a placa conectada, a porta nem a placa aparecem no gerenciador de dispositivos,alguem sabe o motivo?

ViniDj
date Enviado: 2018-06-07 17:15:31
lourdesalvessouza
Teste usar outro cabo USB para fazer a conexão entre a placa e o computador para ver se aparece algum dispositivo.

Francois
date Enviado: 2018-06-07 17:18:53
lourdesalvessouza
Pode ser um mau contato no cabo USB. Você está usando o sistema operacional Windows e instalou o driver com permissão de administrador? Você também pode testar a comunicação em um outro computador para verificar que o erro não é causado pelo sistema operacional. Lembre-se que no Linux e no Mac geralmente não é necessário instalar o driver.

eduardo.borges.ferra
date Enviado: 2018-06-04 20:41:58
prezados, esta dando a seguinte mensagem de erro:

avrdude: ser_drain(): read error: acesso negado.

Francois
date Enviado: 2018-06-05 10:38:18
eduardo.borges.ferra
Você selecionou o modelo Arduino Uno em Ferramentas > Placa e a porta COM correspondente em Ferramentas > Porta? Qual foi a porta COM criada para a sua BlackBoard?
Tente reiniciar o seu computador, às vezes o Windows requer esse passo para terminar a instalação corretamente.

jhonatan.serafim
date Enviado: 2018-05-14 19:27:52
Inciando com a Blackboard.

fmarengo
date Enviado: 2018-03-09 20:34:57
Prezado senhor,
Boa noite. Por gentileza, poderia me dizer onde tem algum exemplo para utilizar a "Placa RC FTDI V1.1"? Já fiz meu protótipo no Arduino Nano, e agora preciso botar ele com os componentes adicionais em um PCB pequeno. Como vou utilizar o chip ATmega328P (SMD), vou ter que programar ele através de uma interface FTDI como a sua. 
Por gentileza, qual é o conexionado entre o ATmega328P e a interface FTDI?
Grato,
Fernando

MarceloFarias
date Enviado: 2018-03-12 09:55:24
fmarengo
Sugiro que você utilize o esquema elétrico da  BlackBoard Pro Mini - 5V/16MHz (https://www.robocore.net/loja/produtos/arduino-blackboard-pro-mini-5v-16mhz.html#documentacao) como base, já que ela é uma placa idêntica a que você pretende desenvolver. O esquema elétrico fica disponível na aba de Documentação.

fmarengo
date Enviado: 2018-03-12 12:00:48
fmarengo
Grato pelo retorno Marcelo.
Estou utilizando temporizadores baseado no ATmega328p (5V/20MHz). A placa RC FTDI V1.1 (https://www.robocore.net/loja/produtos/placa-ftdi.html#descricao) é também util neste caso? 
Aliás, da para eu comprar chip ATmega328p direto de fábrica, soldar montar ele na minha placa e programar ele com a sua placa FTDI? Poderia funcionar isto com uma bateria de 3.3V+boost para obter 5V? Ou preciso voltagem maior a 5V?
Agradeço e desculpa o incômodo, mas desejo produzir várias unidades do equipamento.

MarceloFarias
date Enviado: 2018-03-12 12:08:44
fmarengo
Sim, a placa RC FTDI V1.1 faz o papel de conversor USB Serial, permitindo que seu computador se comunique e grave um chip Atmega devidamente configurado com o bootloader para flash via serial. Você pode comprar os chips em quantidade direto da fábrica, mas precisará gravar o bootloader no chip (https://www.robocore.net/tutoriais/gravando-bootloader-no-arduino.html) antes de poder enviar programas feitos em Arduino via FTDI.
Se você realmente precisa que sua placa rode em 5V, um a bateria 3.3V com um circuito step up 5V irá funcionar. Entretanto, você tem a opção também de fazer seu chip Atmega rodar com 3.3V/8Mhz, o que na maioria dos casos é suficiente. Daí você pode utilizar a tensão da bateria diretamente.

zanini181
date Enviado: 2018-03-07 19:14:45
Instalei o drive e não reconhece.

ViniDj
date Enviado: 2018-03-08 09:23:10
zanini181
Você teria como testar com outro cabo USB ou mesmo em outra porta USB do computador?

Ericastor
date Enviado: 2018-01-30 12:50:54
Bom dia,
Meu problema é o seguinte ontem chegou meu kit iniciante com a placa BlackBoard e fiquei o dia inteiro programando com o manual do kit iniciante da Arduino, porem ao conectar o meu computador reconheceu a placa direto e não precisei de nenhuma configuração adicional. Porém hoje fui tentar programar outro projeto e quando conectei o cabo USB na placa ele conectou, ficou mais ou menos 1 segundo e depois desconectou. já tentei seguir esse guia e até assoprei o cabo e até agora nada

MarceloFarias
date Enviado: 2018-01-30 13:30:07
Ericastor
Tinha algum periférico conectado à placa quando ocorreu a desconexão repentina. Tente remover qualquer circuito que esteja conectado a sua placa. Então tente instalar o driver dela conforme esse tutorial.

Ericastor
date Enviado: 2018-02-21 20:38:53
Ericastor
Eu descobri o problema. Fiz como você pediu e não mudou nada, ai vi que sempre que conecto um fio na saída "5V" ele desconecta do Laptop. Não sei se o problema é do meu computador ou da placa...

MarceloFarias
date Enviado: 2018-02-22 10:10:49
Ericastor
É provável que exista algum curto em seu circuito. Com isso, a USB entra em curto e por proteção desconecta sua placa. Provavelmente a placa deve ter seu LED apagado quando isso acontece. Verifique seu circuito.

arcanjocity
date Enviado: 2018-01-24 09:50:38
Bom dia, 
Desinstalei e instalei novamente  e deu certo. obrigado pelo retorno.

MarceloFarias
date Enviado: 2018-01-24 11:27:04
arcanjocity
Boa!

arcanjocity
date Enviado: 2018-01-23 23:52:31
boa noite, 
não estou conseguindo instalar placa blackboard mesmo seguindo todas as recomendações.
segue abaixo a msn de erro:
Arduino: 1.8.5 (Windows 10), Placa:"Arduino/Genuino Uno"

O sketch usa 928 bytes (2%) de espaço de armazenamento para programas. O máximo são 32256 bytes.
Variáveis globais usam 9 bytes (0%) de memória dinâmica, deixando 2039 bytes para variáveis locais. O máximo são 2048 bytes.
Ocorreu um erro enquanto o sketch era carregado

Este relatório teria mais informações com
"Mostrar a saida detalhada durante a compilação"
opção pode ser ativada em "Arquivo -> Preferências"

aguardo retorno com brevidade.

MarceloFarias
date Enviado: 2018-01-24 09:24:03
arcanjocity
Você está certo que selecionou a Porta COM correspondente a sua placa? Para ter certeza, verifique as portas COM disponíveis quando você não tem a placa conectada e depois, quando você a conecta.

santiagofilho
date Enviado: 2018-01-18 19:06:01
Estou usando o Ubuntu 16.04. (usando  a placa Blackboard) Apareceu a porta no terminal mais o menu tools/serialport não fica disponível para seleção

Francois
date Enviado: 2018-01-18 19:20:38
santiagofilho
Reinicie o seu computador, pois as permissões da IDE do Arduino podem não ter sido configuradas totalmente. Em seguida execute o comando <groups> no seu terminal e veja se aparece o grupo <dialout> na lista.

santiagofilho
date Enviado: 2018-01-19 12:39:39
santiagofilho
Sim, deu certo!

arthurazevedods
date Enviado: 2018-01-09 17:46:06
apareceu a porta do meu blackboard, mas em ferramentas>placas não apareceu a opção para selecionar

Francois
date Enviado: 2018-01-09 17:57:11
arthurazevedods
Tente fechar todas as janelas da IDE do Arduino e abrir o programa novamente.

arthurazevedods
date Enviado: 2018-01-09 18:26:40
arthurazevedods
Eu já fiz isso,tem que aparecer o nome blackboard??

ViniDj
date Enviado: 2018-01-09 18:27:21
arthurazevedods
Em Ferramentas > Placas você deve selecionar Arduino UNO, já que a BlackBoard UNO utiliza o mesmo bootloader do Arduino UNO.

ASE
date Enviado: 2017-12-24 12:38:12
Arduino: 1.8.5 (Windows 8.1), Placa:"Arduino/Genuino Uno"

O sketch usa 928 bytes (2%) de espaço de armazenamento para programas. O máximo são 32256 bytes.
Variáveis globais usam 9 bytes (0%) de memória dinâmica, deixando 2039 bytes para variáveis locais. O máximo são 2048 bytes.
avrdude: ser_open(): can&#39;t open device "\\.\COM1": O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.


Problema ao carregar para a placa. Veja http://www.arduino.cc/en/Guide/Troubleshooting#upload para sugestões.

Este relatório teria mais informações com
"Mostrar a saida detalhada durante a compilação"
opção pode ser ativada em "Arquivo -> Preferências"

Problema apresentado no meu com  a placa blackBoard sistema OP win 8.1
Como resolvo isso?

ViniDj
date Enviado: 2017-12-27 11:19:39
ASE
Verifique se em Ferramentas > Porta existe alguma outra porta serial, diferente de COM1. Selecione a outra porta e tente passar o código novamente.

rafaeltenorio
date Enviado: 2017-11-26 00:47:19
Posso usar o Win 10 pra instalar os drivers?

MarceloFarias
date Enviado: 2017-11-27 09:54:07
rafaeltenorio
Sim, sem problemas.

arthurmbatista
date Enviado: 2017-12-19 15:58:48
rafaeltenorio
O meu já reconheceu e instalou automaticamente.

Rincon
date Enviado: 2017-09-26 22:15:28
Olá,
Instalei o IDE e o FTDI mas não há update das Portas. Não consigo configurar a Porta pois aparece como opção um /dev/cu.Bluetooth-incoming Port, e , /dev/cu.IphoneDeX-Wireless. Estou usando Mac

Francois
date Enviado: 2017-09-27 11:20:58
Rincon
Você instalou o driver FTDI ou tentou conectar a placa diretamente no Mac antes disso? Linux e Mac já devem ter o driver instalado de fábrica.

cristiane2002
date Enviado: 2017-08-23 19:46:04
Não consigo instalar o driver no win 7, e ele não reconhece a placa!

Francois
date Enviado: 2017-08-23 20:02:13
cristiane2002
O instalador do driver retorna um erro? Você instalou o driver com permissão de administrador?

pedrovaraujo
date Enviado: 2017-08-10 12:09:28
Instalei tudo como informado,selecionei a porta no IDE mas ele da a mensagem (ERRO COMPILANDO PARA A PLACA ARDUINO/GENUINO UNO)
Alguém pode me ajudar?

Francois
date Enviado: 2017-08-10 12:17:54
pedrovaraujo
Se o erro é de compilação, o problema está no código-fonte ou na IDE. Tente compilar o exemplo Blink (Arquivo > Exemplos > 01.Basic). Se funcionar, tente programar a placa. Se não funcionar, tente desinstale a IDE e instale-a novamente, preferencialmente usando a versão ZIP e extraindo o conteúdo no seu drive de sistema (C:).

pedrovaraujo
date Enviado: 2017-08-10 12:22:06
pedrovaraujo
Pessoal verifiquei esse erro, estava aparecendo porquê eu havia adicionado a biblioteca Ethernet.h porquê não estou usando o original estou usando o Ethernet Shield HanRun/HR911105A,gostaria de saber se tem acrescentar algo além da biblioteca para funcionar?

MarceloFarias
date Enviado: 2017-08-10 12:23:10
pedrovaraujo
Qual o erro que ele mostra?

pedrovaraujo
date Enviado: 2017-08-10 12:28:50
pedrovaraujo
Ele apresenta o seguinte erro assim que eu acrescento a biblioteca Ethernet.h (ERRO COMPILANDO PARA A PLACA ARDUINO/GENUINO UNO)

pedrovaraujo
date Enviado: 2017-08-10 12:34:47
pedrovaraujo
O problema desaparece quando eu apago a biblioteca <Ethernet_v2.h>,acredito que seja problema de espaço na memória já que esse código é bem extenso,minha dúvida é se só com a biblioteca Ethernet.h irá funcionar perfeitamente? porquê nao tenho como testar ele agora estou sem a fonte para alimentar a placa relé

ViniDj
date Enviado: 2017-08-10 14:51:10
pedrovaraujo
Infelizmente não trabalhamos com Shields Ethernet genéricos. Acredito que você terá que adicionar a biblioteca correspondente ao seu shield para o código funcionar. Se o shield não é baseado no chip W5100, provavelmente a biblioteca Ethernet.h não vai funcionar.

chinnonsantos
date Enviado: 2017-07-31 17:40:09
Rapaz, eu estava com problemas pra instalar a BlackBoard no Win7, não instalava o driver nem a pau, mas meu note tb esta cheio de programa, usei o note da minha esposa q não tem anda instalado, ela só usa pra internet, instalei o Driver FTDI e rodou bacana os Sketchs... também tenho um Arduino Uno e outro Arduino Nano versão Europeia, com chip de conversão WCH CH340G, esses dois só funcionou depois q instalei o Driver do chip, segue o link para quem esta tendo problemas com esses modelos não Genuíno (Não Italiana...) http://www.arduined.eu/files/CH341SER.zip