CONTACT INFORMATION
Monday to Friday from 8:00 to 17:30
+55 11 3522-7626 / vendas@robocore.net
Back
to top

Controlando Motores com o Shield Motor Driver 2x2A

This tutorial is not available in English



Introdução

Assim como o driver L298N, do tutorial Controlando Motores com o Módulo L298N, o shield Motor Driver 2x2A também possui um chip L298, porém no modelo SMD. Entretanto, diferentemente do módulo L298N, o Motor Driver 2x2A utiliza apenas 4 portas digitais da placa Arduino para controlar tanto o sentido de rotação do motor, quanto a velocidade do mesmo. Além de possuir bornes destacáveis, o shield é acoplado diretamente à placa, o que facilita a prototipagem.

Neste tutorial você vai aprender como realizar uma rampa de aceleração e desaceleração de dois motores nos dois sentidos.

Lista de Materiais

Circuito

Para realizar o experimento deste tutorial, acople o shield à sua BlackBoard e conecte os motores, como na imagem abaixo.

circuito
Circuito Elétrico

Vale lembrar que o shield pode ser alimentado juntamente com a BlackBoard UNO, ou separadamente. Esse controle é feito através do jumper de alimentação, próximo ao borne de alimentação do shield. Quando o jumper está conectado ao shield, a alimentação do shield e da BlackBoard são interligadas. Ao remover o jumper do circuito, a alimentação do shield é separada da alimentação da BlackBoard.

Código

Para realizar o experimento da rampa de aceleração e desaceleração dos motores, carregue o código a seguir para a BlackBoard UNO.

Após carregar o código para a placa, conecte a placa (ou o shield) à fonte de 12 V para alimentar o conjunto.

O Que Deve Acontecer

Ao alimentar o conjunto através da fonte, é possível observar os motores realizando rampas de aceleração e desaceleração rápidas para os dois sentidos, como no GIF abaixo.

Resultado Final

Indo Além

Agora, se o seu projeto já foi facilitado pela utilização do shield, imagine utilizar a BlackBoard UNO R3, juntamente com o Motor Driver 2x2A, em apenas uma placa. A Julieta é uma BlackBoard UNO com o mesmo chip utilizado para controle dos motores do Motor Driver 2x2A, tudo isso em um único circuito. Além disso, como ela consegue fornecer até 3 A em 5 V, a Julieta é uma ótima placa para embarcar no seu robô.

Avatar