You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Produtos Relacionados

Módulo Relé
R$11,50
Módulo Relé Serial
R$49,90Um relé de estado sólido é exatamente o que parece, um CI que age como um relé mecânico. Este relé permite que você controle cargas AC (apenas cargas AC) a partir de pequenos sinais DC vindos de um circuito de controle.
Relés de estado sólido possuem diversas vantagens sobre os relés mecânicos:
- Precisam de um sinal DC muito pequeno para funcionar, com tensão e corrente baixas
- Como não existem contatos em movimento, podem ser chaveados muito mais rapidamente que os mecânicos
- Possuem maior vida útil
- Não sofrem com interferência eletromagnética
Este módulo funciona de uma forma muito simples. De um lado deve-se conectar o circuito de controle, que pode ser um sinal digital do Arduino. Na entrada DC+ conecte 5V do Arduino, em DC- conecte um GND do Arduino e no pino CH1 conecte qualquer pino digital do Arduino, que irá controlar a carga. Do outro lado conecte a carga AC a ser controlada, como uma lâmpada por exemplo. Note que este módulo funciona com nível lógico invertido, portanto se inserir nível lógico baixo (LOW) o relé irá ativar, e usando nível lógico alto (HIGH), o relé vai desativar.
Especificações:
- Modelo: OMRON G3MB-202P
- Suporta cargas AC 110V ou 220V de até 2A
- Tensão do sinal de controle: 5VDC
- Lógica invertida: aciona quando recebe nível lógico baixo.
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Bom dia! Consigo usar este SSR com o ESP32-wifi (https://www.robocore.net/wifi/esp32-wifi-bluetooth)? Vejo que a tensão de operação do ESP é 3.3 e do SSR é 5v. O ideal é partir da mesma fonte mas fazer a alimentação do SSR direto pela fonte, sem passar pelo ESP e utilizar apenas o pino de controle do relê vindo da placa esp, é isso mesmo?
Olá! Neste caso, será necessário a utilização de um conversor de nível lógico (como o “Conversor de Nível Lógico RC” ( https://www.robocore.net/regulador-de-tensao/conversor-de-nivel-logico ), por exemplo), pois o relé é acionado com um sinal em 5V, e os pinos do ESP32 operam em 3,3V.
É possível controlar motores trifásicos com esse relé. Porém não é muito recomendável, já que é necessário controlar o acionamento de um relé para cada fase e eles deve estar sincronizados. Além do mais a corrente de operação é baixa, então os motores trabalhariam com o máximo suportado pelo relé, seria necessário utilizar um circuito de proteção nos terminais do relé, e mesmo assim não seria possível controlar a velocidade de rotação dos motores. Motores trifásicos costumam ser controlados por inversores de frequência.
Este relé de estado sólido não funciona com cargas de corrente contínua porque o controle é feito por um triac. Isso significa que uma vez acionada, a sua carga se manteria ligada até a remoção da alimentação. Para acionar cargas CC você pode considerar relés de estado sólido por MOSFET, relés eletromecânicos (https://www.robocore.net/loja/itens-eletronicos/modulo-rele) ou transistores (https://www.robocore.net/loja/itens-eletronicos/transistor-npn-tip122).
Temos algum dispositivo pra acionar esse relé de impulso via arduino? https://youtu.be/ZsA-7lCOQPk
Dependendo do circuito, um transistor (https://www.electronicshub.org/wp-content/uploads/2015/02/Example-of-NPN-Transistor.jpg).
Qual seria a diferença desse modulo relé SSR para um SSR convencional, destes que a gente encontra no mercado? Para a minha aplicação eu preciso de mais corrente, algo em torno de 8A... Pensei em usar uma chave contatora, mas gostaria de usar um SSR comum.
A diferença é que o módulo facilita as conexões com o relé, veja que basta ligar os sinais nos bornes azuis. Existem SSR (Solid State Relay) para correntes mais elevadas, mas costumam ser mais caros do que relés convencionais. Contudo, relés convencionais possuem partes móveis, o que os tornam menos robustos que os SSRs.
Para acionar esse relé é bem fácil, basta definir um pino digital como saída no setup() do arduino e utilizar a função digitalWrite() para ligar e desligar. Quanto ao Myoware Sensor, dá uma olhada nesse tutorial para ter uma ideia de como funciona a leitura e interpretação dos sinais dele: https://learn.adafruit.com/getting-started-with-myoware-muscle-sensor