CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Devido ao Dia da Consciência Negra, pedidos com pagamento confirmado após as 15h30 de terça-feira, 19/11, serão enviados na quinta-feira, 21/11.
Informamos que na quarta-feira, 20/11, não haverá atendimento via email e telefone.

Módulo Relé


Quantidade:
Adicione para calcular o frete!
Formas de pagamento:
  • Pague em até 12x no cartão
  • Pague através do PayPal
  • Pague por Boleto Bancário

Este modulo pode ser usado em diversos projetos afim de acionar cargas de até 250VAC @ 7A ou 125VAC @ 10A. Pode ser usado para controlar luzes, equipamentos ligados a rede elétrica, motores, etc. Você pode fazer uma ponte-H baseada em relés com alguns destes módulos. Ele pode ser ligado diretamente a uma saída digital do Arduino, visto que possui saída padrão de 03 vias (VCC - GND - Sinal Digital) - lembrando que, como existe um relé com uma bobina de 5V no módulo, você deve ligar o pino VCC ao 5V regulado da placa Arduino. Existe um led na placa que mostra o estado do relé. Você possui acesso a três terminais do relé: Comum / Normalmente Aberto / Normalmente Fechado.

Exemplo de automação residencial:

  • Tipo: Digital
  • Placa com apenas um relé e todo seu circuito de driver
  • Sinal de controle: Nível TTL
  • Bobina: 5VDC 75mA
  • Carga nominal do relê: 12A 125VAC , 7A 250VAC
  • Carga nominal do módulo: 10A
  • Tempo de acionamento de contato: 10ms


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


wjesus
date Enviado: 2019-10-24 11:05:36
Obrigado pela resposta.

Pensando em um filtro snubber, qual vc recomendaria?Tem um relé da Robocore de estado sólido-ss, esse mesmo poderia ser substituído por esse filtro snubber e não teria mais essas interferências?

https://www.robocore.net/loja/itens-eletronicos/modulo-rele-de-estado-solido-ssr

Giovanni5
date Enviado: 2019-10-24 11:15:21
wjesus
Utilizar o relé de estado sólido não irá prevenir o seu sistema de interferências geradas pelo acionamento de cargas indutivas, portanto, ainda assim, seriam necessárias as prevenções externas para esse contato. Já em relação ao snubber, é necessário calcular corretamente o valor do resistor e do capacitor que serão utilizados na carga, de acordo com suas características.

wjesus
date Enviado: 2019-10-24 11:22:47
wjesus
Entendi, pensei em pegar esse relé porque da descrição do produto diz "Não sofrem com interferência eletromagnética".

Giovanni5
date Enviado: 2019-10-24 11:27:51
wjesus
Por se tratar de um relé com acionamento eletrônico de um fototriac, esse relé não irá sofrer interferências de campos eletromagnéticos, como os relés eletromecânicos sofrem, podendo alterar o seu estado involuntariamente. Entretanto, ele não irá prevenir a interferência desse campo em outros componentes do sistema.

wjesus
date Enviado: 2019-10-24 13:49:15
wjesus
Maravilha Giovanni, muito obrigado em sanar minhas dúvidas!

wjesus
date Enviado: 2019-10-23 18:07:03
Olá comprei esse relé para acionar um válvula de 220V AC consumo de energia de 50VA(bobina)/ 100W. Percebi que ao aciona-la com o relé, gera alguns ruídos ou interferência no Ethernet Shield. O ideal seria utilizar um contator para a válvula?

Obs: Estou usando um Arduino Mega e Ethernet Shield da RoboCore.

Giovanni5
date Enviado: 2019-10-24 08:05:41
wjesus
Isso é um problema que pode ocorrer com cargas indutivas muito grandes, como a que você está acionando. Realmente a utilização de um acionador auxiliar como um contatora é uma boa maneira de evitar esse problema. Além disso, outra precaução recomendada é utilizar um filtro snubber em paralelo a carga indutiva acionada, no seu caso a válvula solenoide.

paulo.quateli
date Enviado: 2019-10-06 16:12:59
Olá, gostaria de saber se posso utilizar esse módulo conectado a um Raspberry PI com Octoprint para ligar/desligar uma impressora 3D (Ender 3). Fiz um teste com um módulo "genérico chinês" que funciona corretamente quando conectado a um Arduino, mas no RPI ele não funciona, fica sempre ligado. O projeto no qual estou me baseando é este: https://www.instructables.com/id/PSU-Control-With-Octoprint/

Giovanni5
date Enviado: 2019-10-07 09:54:41
paulo.quateli
Sim, você pode controlar o acionamento do relé deste módulo através de uma Raspberry Pi. Você pode testar a funcionalidade desse projeto com um LED, para verificar se o pino selecionado está sendo acionado corretamente ao pressionar o botão do Octoprint, como no tutorial mencionado.

fabioscmotta
date Enviado: 2019-09-25 16:05:18
Estou usando este rele com o NomeMCU Amica. Consigo alimentar o sistema pelo pino vin mas não consigo fazer o Rele funcionar quando uso uma fonte de protoboard. Se trocar o rele por um Led funciona direito. O estou fazendo errado?

Giovanni5
date Enviado: 2019-09-25 16:48:13
fabioscmotta
Reveja as ligações elétricas do módulo, é possível que haja algum fio mal conectado, ou conexão invertida. Vale lembrar que para acionar o módulo relé através do NodeMCU é necessário conectar os seus pinos, 5V, GND e In, aos pinos Vin (quando a placa estiver sendo alimentada pela porta USB), GND e algum pino digital, respectivamente.

wjesus
date Enviado: 2019-08-26 16:37:10
Esse relé suporta carga de 220?

Giovanni5
date Enviado: 2019-08-26 16:51:27
wjesus
Como é possível observar no datasheet do relé do módulo (https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/robocore-lojavirtual/258/Relay_AX.pdf), o relé é capaz de suportar uma carga de 7 A 250 VAC.

wjesus
date Enviado: 2019-08-27 07:28:23
wjesus
Entendi, a minha dúvida era porque no relé vem marcando apenas 125VAC. Obrigado.

lucasb189
date Enviado: 2019-04-08 03:03:16
Como eu consigo usar esse relé no nodemcu? Já que o nodemcu só tem saídas 3v. Tem algum pino que saia 5v?

Giovanni5
date Enviado: 2019-04-08 15:30:33
lucasb189
Você pode enviar sinais de 3,3 V das saídas digitais da placa para o módulo, porém o módulo deve ser alimentado com 5 V. Pode-se utilizar uma fonte externa para alimentação, mas vale lembrar que o GND deve ser comum entre a placa e o módulo.

lucasb189
date Enviado: 2019-04-14 16:01:00
lucasb189
eu fiz isso mas o relé fica ligado direto e fazendo barulho parecido com interferencia e o nodemcu mostra respostas como essa:

bl⸮r{l⸮@@

lucasb189
date Enviado: 2019-04-14 16:07:18
lucasb189
mas se eu boto um exemplo blynk, e o rele ligado direto no nodemcu pelo vin ele funciona normalmente. O que pode ser?

Giovanni5
date Enviado: 2019-04-15 16:30:43
lucasb189
Pode ser que se trate de um problema de código, tente utilizar o exemplo Blink, disponível na página do NodeMCU (https://www.robocore.net/loja/iot/nodemcu-esp8266-12-v2) e monte o circuito utilizando um LED. Se o LED funcionar normalmente, altere o circuito com o módulo Relé, conectando o pino "In" do módulo ao pino D0 do Node, o GND ao GND e 5 V ao pino "Vin" da placa conectada a um cabo USB.

SCHRENK
date Enviado: 2019-04-03 22:47:15
Se em vez de ligar na rede elétrica eu ligar numa bateria 12v e numa lâmpada, funciona com corrente DC?

Giovanni5
date Enviado: 2019-04-04 12:08:14
SCHRENK
Sim, é possível cortar cargas DC de baterias, por exemplo, já que este relé se trata de um acionamento mecânico.

safiramodas
date Enviado: 2019-03-26 16:45:03
Esse módulo possui diodo de proteção?

Francois
date Enviado: 2019-03-26 19:03:07
safiramodas
Sim, esse módulo possui um diodo de proteção em paralelo com a bobina do relé.

euller.eng
date Enviado: 2019-03-25 22:14:51
consigo controlar motor trifásico com esse rele?

Giovanni5
date Enviado: 2019-03-26 13:27:09
euller.eng
É possível controlar motores trifásicos com esse relé. Porém não é muito recomendável, já que é necessário controlar o acionamento de um relé para cada fase e eles deve estar sincronizados. Além do mais a corrente de operação é baixa, então os motores trabalhariam com o máximo suportado pelo relé, seria necessário utilizar um circuito de proteção nos terminais do relé, e mesmo assim não seria possível controlar a velocidade de rotação dos motores. Motores trifásicos costumam ser controlados por inversores de frequência.

dido6
date Enviado: 2019-03-12 11:15:58
Bom dia,

Pretendo acionar 8 desses módulos rele, por uma placa Arduino UNO, vc recomenda usar as saídas 5V da placa para alimentar o módulos ou é melhor colocar uma fonte 5v a parte para essa alimentação?
O circuito funcionará 7 dias por semana 24h.

Giovanni5
date Enviado: 2019-03-12 16:02:59
dido6
É recomendável utilizar uma fonte externa com o GND comum entre Arduino e fonte, devido à carga que os relés podem consumir da placa.

decovls22
date Enviado: 2019-02-15 17:05:53
Boa tarde
Se eu quiser alimentar com uma fonte ao invés de usar o arduino ligado no usb do computador, qual fonte posso usar pra esse rele? tenho 3 fontes aqui, uma de 12v - 1a , 12v - 5a e outra de 9v - 1a que veio no kit de vcs. qual seria a melhor pra usar nesse caso ?

Giovanni5
date Enviado: 2019-02-15 18:43:57
decovls22
Para alimentar a placa Arduino com uma fonte, qualquer uma das que você possui são indicadas. Porém se o projeto é apenas o Arduino alimentando o relé para controle, a fonte de 12 V 5 A estaria excedendo a necessidade do circuito. 
O relé deste módulo é um relé de 5 V, alimentações superiores à 5 V podem danificar a bobina, e alimentações inferiores podem fazer com que o relé não funcione.

reduto94
date Enviado: 2019-01-23 18:46:50
Boa tarde, este módulo relé possui quantos canais? Obrigado.

Francois
date Enviado: 2019-01-23 18:48:10
reduto94
Este módulo controla apenas uma carga (um canal).

nathanmoura194
date Enviado: 2018-10-24 23:51:47
Olá. Li nas informações tecnicas a seguinte informação: Bobina: 5VDC 75mA. Então fiquei com uma duvida: se o consumo de acionamento do relé é de 75mA, isso não pode danificar a placa arduino, visto que ela tem capacidade de fornecer 40mA apenas?

Francois
date Enviado: 2018-10-25 11:49:57
nathanmoura194
Se o pino fosse usado diretamente no acionamento da bobina do relé, nesse caso o microcontrolador poderia ser danificado. Entretanto, este módulo relé possui um circuito intermediário (driver) para amplificar a corrente do pino do Arduino para acionar o relé, logo ele pode ser usado diretamente com o Arduino.

nathanmoura194
date Enviado: 2018-10-25 17:21:20
nathanmoura194
Mas os amplificadores de sinal não funcionam para controlar uma corrente de uma fonte externa? Se a fonte 5V é a do próprio Arduino (pino 5V) como isso funciona? desculpa a lerdeza.

Francois
date Enviado: 2018-10-25 19:44:24
nathanmoura194
O circuito do módulo amplifica a corrente do pino do microcontrolador a partir de uma tensão de alimentação de 5 V (porque a bobina do relé é de 5 V). Isso diminui substancialmente a carga sobre o pino e carrega a fonte, que é melhor preparada para isso. Normalmente se usa a saída 5 V do Arduino (do regulador da placa ou da USB) para alimentar o módulo relé, pois é mais prático. Entretanto, se você deseja usar vários módulos ou não quer usar a alimentação da placa, você pode alimentar o módulo com uma fonte de 5 V independente (nesse caso lembre se interligar os GNDs).

LUCASFDASILVA2002
date Enviado: 2018-09-25 11:52:50
Eu quero ligar uma lâmpada e gostaria de saber como fazer

Francois
date Enviado: 2018-09-25 12:26:51
LUCASFDASILVA2002
Veja mais nesse link: https://www.robocore.net/tutoriais/modulo-rele-arduino.html Sempre tome muito cuidado ao mexer na rede elétrica.

leonardo_nozari
date Enviado: 2018-09-04 21:57:48
Olá, gostaria de acionar o relé utilizando um ESP8266 NodeMcu mas ele opera com saída lógica em 3,3v. 
Este relé funciona com esta tensão? Se não, vocês possuem algum que funcione? Obrigado

Francois
date Enviado: 2018-09-05 11:50:54
leonardo_nozari
Esse módulo relé pode ser acionado com um sinal de 3,3 V, porém ele deve ser alimentado com 5 V, já que a bobina do relé é de 5 V.

lucasgiusti
date Enviado: 2018-08-15 19:45:18
Obs.: Estou usando tentando usar ele para substituir uma chave turning que queimou.
https://www.robocore.net/loja/produtos/chave-eletronica-turnigy-10a.html

Francois
date Enviado: 2018-08-15 20:14:39
lucasgiusti
Esse módulo não deve ser ligado diretamente em um receptor de radiocontrole, pois ele não é compatível com o sinal PPM que sai do receptor.

lucasgiusti
date Enviado: 2018-08-15 22:14:57
lucasgiusti
Entendido...Obrigado cara.

lucasgiusti
date Enviado: 2018-08-15 19:42:11
Boa noite,
Este relé aceita cargas de apenas 8V ?
O circuito que montei está certinho, e o led que indica se ele foi acionado fica mais forte quando aciono. porém, só faz um barulho estranho e não passa energia do C ao NA. Podem me ajudar ? Valeu!!!

Francois
date Enviado: 2018-08-15 20:13:58
lucasgiusti
Esse relé pode ser usado para comutar cargas de baixa tensão, pois ele atua como um interruptor comum. Talvez o seu circuito de acionamento não consiga fornecer corrente suficiente na alimentação ou no sinal. Quando se usa com o Arduino, por exemplo, se o pino de controle não for declarado como saída (OUTPUT), o relé não comuta, mesmo se o LED muda de estado.

all.martins076
date Enviado: 2018-05-27 11:26:44
Olá, 

Estou utilizando este relé para acionar uma válvula solenóide, em um projeto de irrigação. 
Para controlar o circuito estou utilizando uma blackboard pro mini, a qual também me disponibiliza algumas informações em um LCD (16x2). O problema é que quando tento acionar o circuito sem a válvula solenoide estar conectada à energia elétrica, o acionamento do relé funciona perfeitamente, porém ao tentar acionar a válvula solenóide, quando conectada à energia elétrica, no momento em que o relé desarma o visor do LCD fica todo desconfigurado. 
Vocês poderiam dar uma dica sobre o que verificar em meu cirtuito para resolver este problema?

Francois
date Enviado: 2018-05-28 11:32:15
all.martins076
Como a válvula solenoide é uma carga indutiva, o acionamento dela pode gerar ruídos que interferem em outras partes do circuito. Você pode tentar utilizar um snubber (https://en.wikipedia.org/wiki/Snubber e http://literature.cdn.keysight.com/litweb/pdf/5988-6917EN.pdf) nos contatos do relé. Você inclusive pode se basear nos comentários na página da válvula solenoide (https://www.robocore.net/loja/produtos/valvula-solenoide.html#comentarios - veja especialmente os comentários do usuário Wjesus). Outra opção é reinicializar o LCD, com a função begin do LCD, após todo acionamento do relé.

nebenzahl
date Enviado: 2018-05-21 10:30:19
Este problema eu ja vi outros enfrentando mas a solucao deles nao ficou clara par mim. Tu pode me ajudar? quando ligo este rele a um esp01 com aquela plaquinha adaptadora que comprei de voces (Adaptador para ESP8266), o esp trava. Isso acontece no reset do esp, quando se liga o rele depois de conectado fuciona bem. isso acontece quando se liga no pino GPIO0, GPIO2 e TX. Ja li que precisa de um resistor pull-down. pois isso nao tem no esp01. como se faz isso?

Francois
date Enviado: 2018-05-21 11:23:15
nebenzahl
Como estão as conexões do seu circuito e como você está alimentando o sistema?

nebenzahl
date Enviado: 2018-05-21 11:34:52
nebenzahl
uso a placa Adaptador para ESP8266, cpmprei de voces, o rele é o Módulo Relé que comprei de voces tambem. Ligo a GPIO2 que sai da placa e ligo no IN do rele, ele esta alimentado por uma fonte de protoboard com 5V. Claro que da GPIO2 até ele chega os 3,3V mas seria isso o problema?  Porque se conecto o rele depois de o esp01 esta ligado, funciona bem.

Francois
date Enviado: 2018-05-21 12:04:20
nebenzahl
O módulo relé pode ser controlado com 3,3 V, mas o reset deve estar sendo causado por algum ruído no circuito. Essa mesma fonte de protoboard está alimentado o conjunto ESP8266 + adaptador? Quais são as características dessa fonte? O GND do relé está ligado ao GND do ESP8266 (ou do adaptador)?

nebenzahl
date Enviado: 2018-05-21 12:25:46
nebenzahl
Esta fonte é daquelas para protoboard, o gnd do rele esta ligado a fonte. a fonte alimenta o adaptador e o rele.

Francois
date Enviado: 2018-05-21 13:28:40
nebenzahl
Qual é a capacidade de corrente dessa fonte de protoboard?
O relé é acionado logo no início do código ou isso depende de algum comando? O pino do ESP8266 está devidamente configurado como saída no início do programa?

Se você tiver um resistor de aproximadamente 10k, você pode tentar utilizá-lo como pull-down do relé. Ele deve ficar entre o pino do ESP822 que está conectado ao In do relé e o GND, conforme a imagem do seguinte link: https://bit.ly/2IBSMgC (desconsidere o 5 V e o botão dessa imagem). Isso não deve ser feito no GPIO0 do ESP8266, senão a placa entrará em modo de programação toda vez que for reiniciada.
Se você tiver um capacitor de aproximadamente 10 uF, você pode tentar colocá-lo na alimentação do ESP8266, próximo ao adaptador.
Se você tiver um capacitor de até 10 uF, você pode tentar colocá-lo para filtrar o sinal de comando do relé, ou seja, entre o pino do ESP8266 que está conectado ao In do relé e o GND.

nebenzahl
date Enviado: 2018-05-21 14:36:23
nebenzahl
excelente, vou tentar tudo isso. isso também se aplica ao pino TX? pois o rele no pino RX funciona perfeitamente, ou seja, resetando o esp, quando o rele inicia nao trava.

Francois
date Enviado: 2018-05-21 18:41:48
nebenzahl
A documentação do ESP8266 não é muito clara em relação a estes pinos, mas se o pino TX for usado como saída normal, você pode testar com o capacitor e/ou resistor.

wjesus
date Enviado: 2018-03-12 19:14:07
Vou comprar um Arduino Due de 3volts com uma fonte de 12 volts, qual seria a ligação desse rele de 5 V na placa DUE, em qual pino ligaria?

Francois
date Enviado: 2018-03-12 19:43:42
wjesus
Você deve usar os pinos 5V e GND do seu Arduino Due para alimentar o módulo Relé, respectivamente nos pinos 5V e GND, e um pino digital do Arduino para controlar o acionamento do módulo (pino In).

wjesus
date Enviado: 2018-03-13 06:53:45
wjesus
Muito obrigado!