CONTACT INFORMATION
Monday to Friday from 8:00 to 17:30
+55 11 3522-7626 / vendas@robocore.net
Back
to top

Kit Iniciante p/ Robótica - 2. Montagem Mecânica

This tutorial is not available in English



Um dos primeiros passos para desenvolver um robô é construir a estrutura mecânica. Pra sua sorte, o Kit Iniciante para Robótica conta com a mecânica da Plataforma Robótica Falcon e nesse capítulo você vai aprender como montá-la!
Vale a pena ressaltar que essa plataforma foi desenvolvida para ser base para as mais variadas aplicações de robótica móvel, portanto, você perceberá que ela conta com diversas furações para fixação de sensores, módulos e expansões. Tudo isso feito em um material resistente a impactos, tornando ela uma plataforma versátil e durável para que você possa desenvolver todos os projetos dessa apostila e futuramente expandir para garras, controle sem fio, outros sensores, etc.
E tem mais, mesmo com toda a preocupação técnica no desenvolvimento da plataforma, o design não foi deixado de lado. Você verá que existiu toda uma preocupação em tornar a plataforma tão bonita quanto eficiente. Fique atento aos detalhes, foram colocados alguns easter eggs, será que você será capaz de descobrí-los? Boa sorte!

Materiais


O Kit Iniciante para Robótica acompanha diversas peças, dentre elas placas eletrônicas, sensores, pilhas e partes mecânicas. Neste tópico iremos tratar especificamente das partes mecânicas e sua montagem. As peças mecânicas do chassi consistem no seguinte:


Ferramentas Recomendadas


Veja abaixo duas ferramentas altamente recomendadas para melhor montagem desse kit:



Chave Philips Chave de Fenda


A grande maioria dos parafusos que acompanha a plataforma são do tipo "philips", já os parafusos para conexão de motores e pilhas da placa Julieta são do tipo "fenda", portanto ter as duas chaves à mão facilitará bastante o seu trabalho.

Considerações sobre a Orientação


Sempre que você ler "frente", "esquerda", "direita" e "traseira" do robô, tenha a imagem abaixo como referência:



Montagem


Veja no vídeo abaixo, como montar o seu robô Falcon: