CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Sensor LDR Arduino



Alguma vez você ficou pensando em como funciona os postes de iluminação pública? Neste tutorial mostraremos de uma forma bem simples como medir a intensidade de luz em um ambiente e caso esteja escuro, acender uma lâmpada. Para este experimento serão neccessários os seguintes itens:
Primeiramente precisamos saber o que é um LDR. LDR, do inglês Light Dependent Resistor ou Resistor Dependente de Luz, é um sensor que varia sua resistência conforme a intensidade de luz. Quanto mais luz, menor sua resistência. Porém o LDR não fornece uma leitura da quantidade de LUX em um ambiente, somente consegue fornecer a informação se está claro ou escuro.

Como o LDR varia sua resistência de acordo com a intensidade da luz, iremos utilizar uma porta analógica do Arduino para ler esta variação. Para fazermos isso, montaremos um divisor de tensão com um resistor de 10kΩ.


Na entrada analógica do Arduino quando aplicada uma tensão de 5V, máxima permitida, a leitura será de 1023. Esta condição é praticamente a mesma quando o sensor estiver em um ambiente muito claro, sua resistência será muito baixa e quase toda a tensão de 5V será aplicada na porta analógica, que apresentará uma leitura no pino analógico próximo de 1023. Caso a resistência do LDR seja exatamente a mesma que a do resistor, a leitura será de 512. E quando houver pouca luz no sensor, sua resistência será muito alta fazendo com que a queda de tensão sobre o sensor seja muito grande, chegando uma tensão muito baixa no pino analógico, apresentarando uma leitura no próximo de 0.

Agora que sabemos como o LDR funciona, vamos montar o circuito conforme esquema de montagem acima para descobrirmos a faixa de leitura de acordo com a iluminação do ambiente. O código abaixo é bem simples, ele fará a leitura do LDR conectado ao pino A0 e enviará este valor para o monitor serial. Quando este valor for maior que 500 (ambiente escuro) o relé conectado ao pino 2 será acionado acendendo a lâmpada.

Código:


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


davidmachadosf
date Enviado: 2020-05-06 21:32:28
coloquei o sensor perto da lampada, e não funcionou mioto bem... quando fica mais escuro que o estipulado, a lâmpada acende. mas aí fica muito claro, e a lâmpada apaga. então fica escuro de novo, e a lâmpada acende. mas aí fica claro e a lâmpada apaga. então fica escuro, e ela acende. depois apaga, depois acende, apaga, acende, apaga, acende, apaga... :_D

Francois
date Enviado: 2020-05-07 12:18:01
davidmachadosf
Realmente, em alguns casos você pode ter um pisca-pisca eterno. Mas você pode incrementar esse exemplo com outros componentes e filtros, assim como deixar o sensor mais afastado da fonte de luz e ajustar o valor de corte (<setpoint>).

cristiano_wames
date Enviado: 2017-07-01 14:41:15
olá preciso de ajuda e vi que você entende do assunto estou fazendo uma paniel solar com um servo e 2 ldr quero que o painel se mova para onde houver maior luminosidade tem como me ajudar ?  estou com problemas no codigo  email wamescristiano0@gmail.com 

Francois
date Enviado: 2017-07-03 09:52:33
cristiano_wames
Você tentou postar em nosso fórum (www.robocore.net/modules.php?name=Forums)? Não se esqueça de dar mais detalhes no seu post para que as pessoas entendam melhor o problema que você está tendo.

lgfranco22
date Enviado: 2016-07-25 06:48:48
pra que eu possa fazer a luz alterar a intensidade com um potenciometro ou mesmo com o LDR eu posso usar a mesma montageme alterar somente o codigo ? da pra eu usar um modulo rele como este pra eu fazer tal projeto ?

MarceloFarias
date Enviado: 2016-07-25 10:25:32
lgfranco22
Você pode utilizar esse circuito como base, mas para que você possa alterar a intensidade da luz, você precisará de um circuito dimmerizador, apenas o módulo relé te permetirá apenas ligar ou desligar a lâmpada.