SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Kit Iniciante V8 Arduino - 3. Software e Drivers



Instalando o Arduino IDE


O primeiro passo para começar a trabalhar com o Arduino é instalar a versão mais atual do ambiente de desenvolvimento (IDE) do Arduino, onde todos os código serão desenvolvidos. O ambiente de desenvolvimento pode ser baixado gratuitamente de www.Arduino.cc. Para um passo a passo de como realizar a instalação, veja o tutorial Instalando o Arduino IDE.


Fonte: www.arduino.cc

A Arduino IDE é um software de código aberto (open source), ou seja, todo o seu código fonte está disponível para utilização e pode ser adaptado para diferentes fins. Todas as vezes que você faz um download na página oficial do software, uma tela aparece solicitando uma doação para ajudar a acelerar o desenvolvimento do projeto. Não é obrigatório doar para baixar a IDE, basta clicar em JUST DOWNLOAD para fazer o download sem custo algum.


Fonte: www.arduino.cc

Introdução à Arduino IDE


Após a instalação, abra a Arduino IDE para começar a se acostumar com o ambiente de desenvolvimento que te acompanhará ao longo dessa apostila. Você deve visualizar uma janela similar a esta:


Fonte: www.sparkfun.com
  1. Verificar: compila e aprova o seu código. O compilador detectará erros de sintaxe (como ponto e vírgula ou parênteses faltantes);
  2. Carregar: envia o seu código para a placa Arduino;
  3. Novo: abre uma nova janela de código;
  4. Abrir: permite abrir um esboço existente;
  5. Salvar: salva o esboço atualmente ativo;
  6. Monitor serial: abre uma janela que exibirá qualquer informação serial que sua placa Arduino está transmitindo para o seu computador. Você estudará melhor essa funcionalidade ao longo do material;
  7. Nome do esboço: mostra o nome do esboço no qual você está trabalhando atualmente;
  8. Área do código: esta é a área onde você compõe o código para o seu esboço;
  9. Área de mensagens: é onde a IDE diz se houve algum erro no seu código ou se o código foi compilado e carregado corretamente;
  10. Console de texto: mostra mensagens de erro completas. O console de texto é muito útil para a depuração;
  11. Placa e porta serial: mostra a placa e a porta serial selecionadas.

Instalando o driver da placa


Após a instalação da IDE em seu computador, conecte o cabo USB presente no kit em sua placa e depois a uma porta USB do computador. A placa deve ser reconhecida automaticamente pelo computador, uma vez que a IDE já foi instalada. Caso você esteja usando a placa BlackBoard, siga o tutorial Instalação do Driver da BlackBoard para verificar se ela foi reconhecida automaticamente ou, se necessário, instalar o driver correto para ela.
Quando o computador reconhece a placa Arduino, uma porta de comunicação é criada para que a IDE consiga se comunicar com a placa. No Windows você pode verificar a porta criada acessando o Gerenciador de Dispositivos do sistema. Esta porta terá o nome COMx, onde x é um número, e esta porta deverá ser selecionada na IDE do Arduino, no menu Ferramentas > Porta. No Mac esta porta terá um nome como /dev/tty.usbmodemX, onde novamente o x representa um número específico para a porta criada. Ainda no menu Ferramentas, você deverá optar pela sua placa Arduino em Placas. Selecione tanto a porta de comunicação quanto a placa. Se você estiver usando a placa BlackBoard, selecione a placa "Arduino UNO" (já que o bootloader usado no microcontrolador da BlackBoard é o mesmo do Arduino UNO). O mesmo acontece para a BlackBoard Mega, se essa for a sua placa, seleciona a placa "Arduino Mega ou Mega 2560".



Continue para o próximo tópico após selecionar a placa e a porta serial corretas.


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


samuel.ifce42
date Enviado: 2021-04-04 11:19:46
Olá, como configuro a placa BackBoard para funcionar no Ubuntu 20.04?

Giovanni5
date Enviado: 2021-04-05 08:56:34
samuel.ifce42
Em computadores Linux não é necessária muitas configurações adicionais, apenas certifique-se que a placa está sendo corretamente reconhecida usando o comando <dmesg | grep tty> pelo terminal com a placa conectada. Além disso, talvez seja necessário adicionar o seu usuário o grupo de "dialout" (como mostrado no link a seguir, https://async.freshdesk.com/support/solutions/articles/4000121792-adicionando-um-usu%C3%A1rio-ao-grupo-dialout), para que ele tenha permissão de acesso à porta serial.

jgdl
date Enviado: 2021-03-22 10:46:12
É uma pena que o IDE Arduino versão 1.8.13 não tenha a opção de tela dark. Nas preferências ele só oferece o tema de default, que é muito claro e prejudica a visão.

Giovanni5
date Enviado: 2021-03-22 10:58:54
jgdl
Como comentado abaixo, existem diversos temas escuros para a Arduino IDE, porém eles não são instalados de "fábrica" nas versões atuais da IDE.

jgdl
date Enviado: 2021-03-22 10:41:57
Mensagem do Jeff Thompson

Infelizmente, não estou mais mantendo esse tema. O IDE Arduino mudou muito, mas não estou fazendo muito trabalho com a plataforma e é demais para manter isso atualizado. Se você quiser bifurcar o repo e consertá-lo, isso seria ótimo! Eu vou adicionar um link para a sua versão aqui para que outros possam se beneficiar.

Ainda funciona para a versão Arduino 1.8.5+, não testada com versões mais novas/antigas.

Giovanni5
date Enviado: 2021-03-22 10:58:09
jgdl
A mensagem do Jeff diz que ele não está mais mantendo o tema que criou, ou seja, ele não está mais prestando suporte à quem utiliza esse tema, e não está mais atualizando ele. Entretanto esse tema ainda é compatível com a versão 1.8.13 da IDE, inclusive eu já testei esse tema com a versão 1.8.13 da IDE e ele funciona perfeitamente. De toda forma, você pode usar outras versões de temas escuros da IDE, existem diversas versões disponíveis pela Internet (https://draculatheme.com/arduino-ide/ - por exemplo), a versão do Jeff era apenas um exemplo.

jgdl
date Enviado: 2021-03-22 10:40:19
Alô Sr.Giovanni

O problema é que, no site indicado, o Jeff Thompson não está mais fornecendo o recurso de tela dark.

Fiquei sem saber o que fazer.

jgdl
date Enviado: 2021-03-22 01:13:54
Continuando: a versão que disponho do IDE é a 1.8.13. Ela só está permitindo um tema designado por default.

Como posso usar outros temas? de forma que a tela fique escura e não machuque tanto os olhos?

Giovanni5
date Enviado: 2021-03-22 09:05:22
jgdl
Notamos que as duas mensagens foram enviadas na sequência, portanto aproveitamos para responder apenas a primeira (abaixo), levando em conta tudo que foi comentado.

jgdl
date Enviado: 2021-03-22 00:17:56
Como fazer a tela do IDE Arduino ficar escura? 
Em outras palavras, existe um tema escuro para a tela?
Motivo: a tela original é muito clara e ofusca a visão forçando muito os olhos.

Giovanni5
date Enviado: 2021-03-22 09:04:42
jgdl
Sim, existe um tema escuro para a Arduino IDE, porém essa instalação/configuração não é tão direta. Para isso é necessário alterar alguns arquivos da IDE instalada, como é mostrado no tutorial a seguir, https://create.arduino.cc/projecthub/rahulkhanna/dark-theme-for-arduino-ide-17c001 .

m.l.aires
date Enviado: 2021-03-06 13:50:34
boa tarde, sou cliente há um tempo já, comprei os dois kits e reventemente comprei um arduino leonardo e coloquei no meu pc, mas agora quero utilizar a blackboard mas o arduino IDE não o reconhece como arduino UNO, vocês poderiam me ajudar? O mesmo aconteceu com a blackboard da minha namorada.

m.l.aires
date Enviado: 2021-03-06 13:51:44
m.l.aires
ja mudei no IDE para a placa "arduino uno" mas nada ainda

Giovanni5
date Enviado: 2021-03-08 08:20:34
m.l.aires
Você não está conseguindo carregar o código para as BlackBoards UNO com o modelo de placa selecionado como "Arduino UNO"? Elas ainda estão sendo reconhecidas como portas seriais (COM) no computador? Você consegue gravar o código selecionando outro modelo de placa? Talvez as suas BlackBoards UNO tenham apenas perdido o bootloader que estava gravado nelas, portanto tente regravá-las seguindo os passos do tutorial a seguir, https://www.robocore.net/tutoriais/gravando-bootloader-no-arduino .

m.l.aires
date Enviado: 2021-03-08 13:34:50
m.l.aires
olha, eu solucionei o problema instalando aquele driver genérico chinês que vocês disponibilizam num tutorial. Obrigado.

Giovanni5
date Enviado: 2021-03-08 13:53:45
m.l.aires
m.l.aires, você está se referindo ao driver FTDI (https://www.robocore.net/tutoriais/instalando-driver-da-blackboard)? Esse driver é necessário para a comunicação do conversor USB/UART da placa com o computador, e se a instalação do driver solucionou o problema, é sinal que você estava tendo um problema na seleção da porta serial da IDE, e não do modelo da placa.

odairdallarte
date Enviado: 2021-02-22 12:39:18
e como faz para enstalar todos os drivers

Giovanni5
date Enviado: 2021-02-22 12:46:56
odairdallarte
Como mencionado anteriormente, a instalação do drivers da Arduino é feita juntamente com a instalação da Arduino IDE. Em certo momento da instalação será perguntado se você quer instalar os drivers recomendados, então basta aceitar essa opção.

odairdallarte
date Enviado: 2021-03-22 00:36:15
odairdallarte
eu ja descobri na hora de instalar a ide do arduino ai fala que conectou um dispositivo desconhecido no pc ai tenque instalar o drive de comunicaçao com o arduino o meu nao e blackboard ele e o uno r3 e como fazer para instalar esses drives corretamente e seguro no meu pc so mas uma pergunta eu posso participar do evento de robotica e construir um robo para mostrar em 2022

Giovanni5
date Enviado: 2021-03-22 09:12:37
odairdallarte
Você instalou os drivers USB recomendados durante a instalação da Arduino IDE? Tente utilizar o próprio "Gerenciador de Dispositivos" para instalar o driver da placa (opção "Atualizar Driver"). Se mesmo ao instalar os drivers, a placa não for reconhecida, encaminhe um e-mail para suporte@robocore.net, com algumas fotos da placa, e uma captura de tela de como a placa é reconhecida no "Gerenciador de Dispositivos".

Giovanni5
date Enviado: 2021-03-22 09:14:45
odairdallarte
Em relação à participação de eventos, sim você e qualquer pessoa pode participar dos eventos que organizamos, basta realizar a inscrição na categoria que deseja participar. Para isso, é necessário criar uma equipe (https://www.robocore.net/modules.php?name=GR_Equipes) e um robô , para poder fazer a inscrição.

odairdallarte
date Enviado: 2021-03-22 12:54:12
odairdallarte
e quais tipos de robos eu posso fazer

Giovanni5
date Enviado: 2021-03-22 13:44:45
odairdallarte
Existem diversas categorias de robôs nos eventos, desde "ArtBosts" que são basicamente obras de arte, até robôs de combate como os vistos na TV (em escalas menores). Dê uma olhada nas regras de cada categoria (https://events.robocore.net/wcxv/ - é necessário estar logado na sua conta), para ver qual a categoria que mais te interessa, e quais são os parâmetros necessários para os robôs.

odairdallarte
date Enviado: 2021-02-22 12:38:08
e como faz para desinstalar todos os drives

Giovanni5
date Enviado: 2021-02-22 12:45:43
odairdallarte
Como a sua placa não está sendo reconhecida, não há drivers instalados, portanto não se preocupe com isso. Inclusive, não é recomendado desinstalar drivers do seu computador, isso pode acabar gerando um mal funcionamento do sistema operacional.

odairdallarte
date Enviado: 2021-02-21 23:08:09
nao e cabo o pc nao le a porta serial

Giovanni5
date Enviado: 2021-02-22 07:49:32
odairdallarte
O procedimento comentado abaixo já deve solucionar o seu problema, mas se continuar com dificuldades, encaminhe um e-mail para suporte@robocore.net, com algumas fotos da placa.