SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Instalando o Driver da Franzininho



Introdução

Assim como a BlackBoard UNO, a Franzininho DIY também requer a instalação do driver correto em seu computador, para que seja possível carregar um código para o seu microcontrolador. Porém, ela não é reconhecida como porta COMx em sistemas Windows, ou como porta /dev/tty.usbmodemX em sistemas macOS, e muito menos como porta /dev/ttyUSBx em sistemas Linux. Isso se deve pela ausência de um conversor USB-UART na placa, como o FTDI da BlackBoard UNO. De toda forma, ainda podemos carregar um código para o ATtiny85 da placa, graças à tecnologia V-USB, que permite a comunicação do microcontrolador com o seu computador, sem a necessidade de um conversor externo.

Neste tutorial iremos guiá-lo para que você possa instalar corretamente o driver V-USB da Franzininho em computadores com o sistema Windows. Os sistemas macOS e as distribuições Linux não requerem instalação de driver, já que o mesmo já está instalado de fábrica, porém temos que configurar o seu computador, para que a placa seja gravada corretamente. Selecione, através dos botões abaixo, o sistema operacional de seu computador.

Windows macOS Linux

Instalação em Windows

Para iniciarmos o procedimento de instalação do driver no Windows, baixe o arquivo contido no botão a seguir, e então descompacte-o.

Adafruit Drivers

Com o arquivo baixado e descompactado, execute o instalável "adafruit_drivers_2.2.0.0.exe" como administrador, mesmo sendo o único usuário do sistema. Ao executar este arquivo, será aberta a janela contendo um acordo de licença do driver que está sendo instalado, como na imagem abaixo.

licenca
Confirmação de Licença

Com esta janela aberta, pressione o botão "I Agree" para prosseguir com a instalação do driver. Após pressionar o botão mencionado, a janela exibirá uma lista de drivers para serem selecionados, como na imagem a seguir.

selecao-driver
Seleção de Driver

Entretanto, note que o instalador já está com o driver "Feather WICED" pré selecionado. Portanto retire a seleção deste item, e selecione a opção "Trinket / Pro Trinket / Gemma (USBtinISP)", como na próxima imagem.

driver-selecionado
Driver Selecionado

Feita a seleção correta do driver que será instalado, pressione o botão "Install" da janela, para que o programa inicie o processo de instalação. Quando a instalação estiver concluída, a janela exibirá a mensagem "Completed", como na imagem abaixo.

conclusao
Instalação Concluída

Com a instalação finalizada, abra o "Gerenciador de Dispositivos" e conecte sua Franzininho DIY na porta USB de seu computador. Deste modo, será possível observar a adição do dispositivo "USBtiny" à lista "libusb-win32 devices", como na próxima imagem.

placa-reconhecida
Placa Reconhecida Corretamente

Configuração em macOS

Como mencionado anteriormente, os computadores com sistema operacional macOS não necessitam da instalação de um driver para reconhecer a Franzininho DIY corretamente como um dispositivo. De toda forma, é sempre recomendado verificar se o dispositivo está sendo reconhecido. Para isso, clique sobre o símbolo da Apple e abra a opção "Sobre este Mac", como na imagem a seguir.

caminho-informacoes
Caminho para Acesso às Informações do Computador

Após selecionar esta opção, será exibida uma janela como a da imagem abaixo.

selecao-opcao
Seleção de Opção

Com esta janela aberta, pressione o botão "Relatório do Sistema", para que você seja levado para um diretório de informações de seu computador, como na próxima imagem.

diretorio-info
Diretório de Informações

Com o diretório aberto, selecione a opção "USB", como na imagem acima, e procure por um dispositivo "Trinket". Este dispositivo é a sua Franzininho DIY, e, ao clicar sobre este dispositivo, você poderá obter mais informações sobre ele, como na imagem a seguir.

dispositivo-info
Informações do Dispositivo

Agora que você sabe que o seu dispositivo foi reconhecido corretamente em seu computador, está na hora de abrir a Arduino IDE para a gravação do primeiro código. Para algumas versões do macOS, a Arduino IDE não terá permissão para ser aberta, e exibirá uma mensagem como na imagem abaixo.

confirmacao-ide
Janela de Confirmação da Arduino IDE
Fonte: Apple Support

Com essa janela exibida, basta pressionar o botão "Abrir", para que a Arduino IDE se inicie, e fique salva no sistema operacional.

Caso a Arduino IDE não tenha permissão garantida de fábrica em seu computador e não exiba a mensagem mostrada anteriormente, será necessário habilitar a permissão. Para algumas versões, é necessário alterar brevemente as configurações de segurança do sistema operacional. Para isso, o primeiro passo é acessar as preferências do sistema, através do "Apple Menu". Com as preferências abertas, abra a opção "Segurança e Privacidade", e clique na seção "Geral". Ao acessar essa seção, pressione o ícone de cadeado e realize o login. Quando estiver logado em sua conta, altere a opção "Permitir Aplicativos Transferidos de" de "Mac App" para "Qualquer Lugar", como na imagem abaixo.

config-sistema
Configuração de Segurança
Fonte: TechTudo

Com esta configuração selecionada, abra a Arduino IDE baixada em seu computador, e retorne para as configurações mencionadas acima. Com as configurações e a Arduino IDE abertas, retorne a opção "Permitir Aplicativos Transferidos" para "Mac App". Esse processo só precisa ser feito uma vez para que a Arduino IDE seja memorizada pelo sistema.

Configuração em Linux

Em dispositivos Linux não precisamos instalar um driver para que a placa seja reconhecida, porém, para evitar a necessidade de carregar o código para a placa através da raiz do sistema, temos de configurar algumas regras para que seja possível carregar um código para o microcontrolador na Arduino IDE. Para isso, abra o terminal de seu sistema, e envie o comando abaixo para acessar a pasta de regras.

O caminho acima é o mesmo para a maioria de distribuições Linux, como o Ubuntu por exemplo. Caso este não seja o caminho para esta pasta, busque em fóruns, ou na documentação de sua distribuição, pelo caminho correto para a pasta de regras. Com a pasta aberta, utilize o comando a seguir para criar um nova regra em seu sistema.

Agora que o editor de texto está aberto, copie e cole a regra abaixo no arquivo criado.

Então pressione "Ctrl + O" para sobrescrever o arquivo, pressione "Enter" para confirmar o nome do arquivo, e, por fim, "Ctrl + X" para sair do editor. Feita a criação desta regra, recarregue as regras udev através dos comandos abaixo.

Com a regra udev devidamente criada em seu sistema, está na hora de apenas verificarmos se a placa está sendo reconhecida de acordo com a regra criada. Para isso, envie o comando lsusb, para que sejam retornados todos os dispositivos de seu computador, como na imagem abaixo.

placa-reconhecida
Placa Reconhecida

Note que o valor "ID 1781:0c9f" está de acordo com a regra que criamos para o udev. Portanto o seu computador já está pronto para gravar a placa pela Arduino IDE. Por fim, adicione o seu usuário ao grupo dialout através do comando a seguir (lembre-se de alterar "$USER" pelo nome de seu usuário).

Solução de Problemas

Se mesmo instalando o driver em seu computador, ou configurando-o corretamente, a placa não é reconhecida como um dispositivo ou você não consegue carregar um código para ela, siga os passos do nosso tutorial Primeiros Passos com a Franzininho DIY para gravar o bootloader corretamente no microcontrolador. Lembrando que é sempre necessário selecionar corretamente o modelo de placa antes de carregar um código.

Caso o problema persista, envie um e-mail para suporte@robocore.net.

Avatar


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


gabrieleliasmarques
date Enviado: 2021-06-17 20:52:09
Montei meu Franzininho, instalei o driver, conectei no USB mas o windows não reconhece... no gerenciador de dispositivos ele aparece da seguinte maneira
Outros dispositivos
Gemma

Os drivers para este dispositivo não estão instalados. (Código 28)
Não há drivers compatíveis para este dispositivo.

Já gravei o bootloader, o led amarelo está piscando

Giovanni5
date Enviado: 2021-06-18 08:31:37
gabrieleliasmarques
A instalação do driver foi feita com sucesso, ou ela apresentou algum erro? Como a placa chegou a ser reconhecida como Gemma, é sinal que ela deve estar funcionando corretamente, mas verifique os componentes soldados e as soldas no circuito, pois pode ser que algum erro tenha passado batido. Como o Windows está acusando justamente a falta do driver, pode ser que a instalação não tenha sido finalizada corretamente, portanto tente instalá-lo de novo. Tente também utilizar outras portas USB (preferencialmente USB 2.0) para conectar a placa, e verificar seu funcionamento.

brunodini
date Enviado: 2020-12-24 00:52:35
Montei meu Franzininho, instalei o driver, conectei no USB mas o windows não reconhece... no gerenciador de dispositivos ele aparece da seguinte maneira: Dispositivo USB Desconhecido (Falha na Solicitação de Descritor de Dispositivo). Alguma sugestão? Obrigado!

Giovanni5
date Enviado: 2021-01-04 08:36:21
brunodini
Você já gravou o bootloader no micro controlador da placa? A Franzininho só é reconhecida efetivamente pelo computador se o bootloader tiver sido gravado (https://www.robocore.net/tutoriais/franzininho-primeiros-passos). Além disso, verifique se o ATtiny85 não foi conectado com polaridade invertida na placa, e se não há algum curto circuito causado pela solda.

bodao74
date Enviado: 2020-10-31 16:01:43
tenho uma dúvida, eu posso ter o Franzininho sem necessidade de comprar um Arduino?

Francois
date Enviado: 2020-11-03 10:19:13
bodao74
A Franzininho é uma placa microcontrolada que atua como um Arduino. O microcontrolador ATtiny85 é mais limitado que o ATmega328P do Arduino Uno, porém ele pode ser usado sozinho. Veja um exemplo de uso do Franzininho com o módulo Relé Serial no seguinte link: https://www.robocore.net/tutoriais/franzininho-controle-rele-serial
A única ressalva é que você deve precisar de um Arduino para gravar o bootloader no Franzinho antes do primeiro uso ( https://www.robocore.net/tutoriais/franzininho-primeiros-passos ).