CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Instalando o Driver do Arduino



Instalando o driver no Windows 8

O Windows 8 vem com uma funcionalidade de segurança que permite apenas a instalação de drivers com assinatura, então para instalarmos o driver, teremos que desabilitar essa funcionalidade.

Desabilitando a verificação de assinatura temporariamente:
  • Abra o menu lateral e entre em configurações
  • Mudar configurações do computador
  • Geral
  • Desça até Inicialização Avançada e clique em Reiniciar Agora
  • Solução de Problemas
  • Opções Avançadas
  • Configurações de Inicialização
  • Reiniciar
  • Escolha a opção: Desabilitar Imposição de Assinatura de Driver
Desabilitando a verificação de assinatura permanentemente:
  • Abra o menu lateral e entre em pesquisar
  • Digite cmd
  • Clique com o botão direito no Prompt de Comando e selecione Executar como Administrador
  • Digite os comandos: bcdedit -set loadoptions DISABLE_INTEGRITY_CHECKS bcdedit -set TESTSIGNING ON
  • Reinicie o computador
Instalando o driver no Windows 7, Vista e XP

Veja abaixo a sequência dos procedimentos a serem seguidos:
  • Conecte a placa e aguarde o processo de instalação de driver
  • Provavelmente o procedimento falhará dentro de alguns instantes
  • Menu iniciar
  • Clique com o botão direito em Computador e em seguida Gerenciar
  • Gerenciador de Dispositivos
  • Procure por Portas (COM & LPT). Neste ponto você verá uma porta com o nome Arduino UNO (COMxx). Caso não encontre essa porta, procure em Outros Dispositivos por algum Disposito Desconhecido
  • Clique com o botão direito no Dispositivo Desconhecido e em seguida em Atualizar Driver
  • Pesquisar software de driver no computador
  • Selecione a pasta do Arduino (Caso tenhe seguido o procedimento de instalação da IDE, o caminho deverá ser: C:\Arduino)
  • Marque a opção Incluir subpastas
  • Agora o Windows instalará o driver
Instalando o driver no Mac/Linux

As placas Arduino Uno e Arduino Mega 2560 são reconhecidas diretamente no Mac e no Linux, portanto não há necessidade de instalar o driver. Além disso, nas versões mais recentes desses sistemas operacionais o driver FTDI já está instalado, logo a placa BlackBoard deve ser reconhecida sem precisar instalar o driver.

Se você possui uma placa que utiliza um conversor FTDI, como a BlackBoard, conecte-a no seu computador e veja se ela é reconhecida. Caso seja, passe para o próximo item do tutorial.

Se a placa não foi reconhecida diretamente, acesse o seguinte link e baixe a versão mais atual do driver. Uma vez baixado, siga as instruções de instalação do instalador.

Para finalizar, reinicie seu computador.

Primeiro upload para a placa!

Agora que estamos com o software e os drivers instalados no computador, vamos fazer o primeiro upload para a placa. Antes de começarmos, vamos conhecer um pouco a IDE, então abra o arquivo executável "arduino.exe", a janela que se abrirá será semelhante a da imagem abaixo:


Agora conecte sua placa, caso esteja desconectada, e abra o exemplo Blink no seguinte caminho: File > Examples > 1.Basics > Blink


Vá em Tools e selecione o modelo de placa que estiver utilizando.


Novamente em Tools, selecione a porta COM que sua placa estiver conectada. (Provavelmente a COM em seu computador será um número diferente)


Configurações feitas, basta clicar no botão Upload que primeiro será feita uma verificação de erros no código, conhecida como compilação, e após feita a compilação será feito o upload para a placa.


Se o upload for feito com sucesso será exibida mensagem Done upload, conforme imagem abaixo.


Parabéns! Você acaba de fazer o primeiro upload para a placa. Altere os valores dentro do comando delay() para ver o led da placa piscando mais rápido ou mais devagar. Dica: como os valores utilizados dentro do comando delay são em ms (milisegundos) cuidado com a faixa de valores utilizada.

Bem vindo ao mundo do Arduino!


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


alo.ribeiro88
date Enviado: 2020-08-22 15:49:07
Olá, não estou conseguindo configurar a porta no meu mac (10.15.6).
Já baixei o driver atual no site da FTDI, instalei o Arduino e quando acesso Tools / Port a única opção que aparece é a /dev/cu.Bluetooth-Inconming-Port

alo.ribeiro88
date Enviado: 2020-08-22 15:51:58
alo.ribeiro88
A placa está ligada corretamente (LED ON ligado) e aparece na porta USB como BlackBoard v1.1

Giovanni5
date Enviado: 2020-08-24 08:59:20
alo.ribeiro88
A BlackBoard UNO deveria ser reconhecida como "/dev/cu.usbserial-RCBB_xxxx" nas versões mais atuais do macOS, esta opção não é apresentada nas "Ferramentas" da IDE? Encaminhe um e-mail para suporte@robocore.net, com o número de seu pedido, um breve relato do que foi feito para tentar corrigir esse problema, e uma captura de tela de como a placa está sendo reconhecida pelo computador na lista de portas USB.

patrickluzandrade
date Enviado: 2020-04-29 14:32:10
Olá,eu comprei o kit V8 e não consigo abrir o Drave no windows 10.
como eu posso abrir o Drave por vavor

Giovanni5
date Enviado: 2020-04-29 15:07:34
patrickluzandrade
O arquivo foi baixado corretamente do site da FTDI? Lembre-se que é necessário executar o driver como "Administrador", mesmo sendo o único usuário, pois é possível que o seu usuário não tenha permissão para executar este tipo de arquivo em seu computador.

lalukasalmeida
date Enviado: 2019-08-13 21:16:21
PRECISO QUE ELA ENTRE EM MODO DFU

Giovanni5
date Enviado: 2019-08-14 11:48:09
lalukasalmeida
Não é possível colocar a BlackBoard UNO R3 em modo DFU, por utilizar um conversor USB UART diferente de placas da plataforma Arduino.

lalukasalmeida
date Enviado: 2019-08-13 21:06:11
Preciso alterar a firmeware da minha blackboard r3 como faço, pois não tem o jumper reset igual na arduino

Giovanni5
date Enviado: 2019-08-14 11:45:32
lalukasalmeida
O conversor USB-UART da BlackBoard UNO R3 não permite atualização de firmware, por ser um chip FTDI. A atualização de firmware em placas da plataforma Arduino é possível por se tratar de um chip de conversão USB-UART diferente (ATMEGA 16u2).

wiliangcarv
date Enviado: 2019-03-24 15:00:36
Boa tarde, 

Estou tendo problema para configurar a porta COM no meu linux mint, faz busquei alguns tutoriais na internet, mas ate o momento nenhum sucesso. 
Para estudar a placa da Robocore, acabei recorrendo há uma maquina virtual dentro do meu pc com o programa do arduino instalado nela. Desta forma os consigo ter acesso o meu arduino sem problema o que demonstra, graças a Deus, que a placa esta em perfeito estado. 
Se poderem me ajudar com essa configuração no linux mint, ficarei grato. 
Abraço.

Francois
date Enviado: 2019-03-25 13:57:28
wiliangcarv
Geralmente não é necessário instalar o driver FTDI no Linux, pois ele vai de fábrica com o sistema operacional. Quando a placa está conectada no seu computador, abra o terminal, execute o comando "ls -ah /dev/tty*" e veja se aparece um dispositivo parecido com "/dev/ttyUSB". Você também pode tentar executar o comando "ls -ah /dev/*" para verificar se existe um dispositivo parecido com "/dev/cu.usbserial". Note que esse dispositivo deve sumir da lista quando você desconectar a placa do seu computador (é necessário executar o comando novamente para atualizar a lista). Além disso, execute o comando "id" no terminal e confirme que o grupo "dialout" aparece na lista.

wiliangcarv
date Enviado: 2019-03-25 14:02:45
wiliangcarv
Francois, vou fazer os teste assim que possível, entendo que de alguma forma o maquina reconhece a placa, pois dentro da maquina virtual (VirtualBox) ocorro tudo 100%, espero conseguir resolver essa situação, obrigado pelo retorno.

wiliangcarv
date Enviado: 2019-03-26 09:25:35
wiliangcarv
Francois, fiz os testes, o "/dev/ttyUSB0" aparece para mim quando conecto a placa, porem sem sucesso na hora de usar com o programa, inclui meu usuario nos grupos "tty" e "dialout", mas sem sucesso tbm infelizmente.

Giovanni5
date Enviado: 2019-03-26 13:12:36
wiliangcarv
Pode ser que se trate de um erro de instalação da Arduino IDE. Tente reinstalar o programa e realizar novamente os testes de carregamento de código. Se possível envie a mensagem de erro que a Arduino IDE retorna ao tentar carregar o código.

leocunhedson
date Enviado: 2019-02-27 20:51:07
olá, comprei um arduino mega 2560 e não consigo instalar nenhum drive. poderiam me ajudar? obrigado

Giovanni5
date Enviado: 2019-02-28 13:06:05
leocunhedson
A instalação do driver FTDI só é necessária para as placas BlackBoards que produzimos. Para as outras placas Arduino, o driver a ser instalado é outro. Observando o gerenciador de dispositivos do computador, é possível observar a adição de uma porta COM na lista quando a placa é conectada ao computador?

leocunhedson
date Enviado: 2019-02-28 13:40:51
leocunhedson
sim o computador lê a presença do dispositivo, porém não conseguir instalar os drivers do arduino para que pudesse utilizar.

Giovanni5
date Enviado: 2019-03-01 17:06:11
leocunhedson
No gerenciador de dispositivos é possível encontrar a placa como uma porta COM válida? Caso não esteja aparecendo uma porta válida de uma placa Mega (https://www.robocore.net/loja/arduino/placa-mega-2560-r3-com-cabo-usb-para-arduino), é necessário instalar o driver disponível na página do produto.
Você chegou a tentar carregar o código para a placa sem ter o driver instalado? Tente carregar o exemplo “Blink” (Arquivo > Exemplos > Basics > Blink) para a sua placa. Lembre-se de selecionar a porta COM que é indicada no gerenciador de dispositivos, assim como o modelo da placa, no seu caso, Arduino Mega.

caio_evil
date Enviado: 2019-02-18 00:35:48
Pode me ajudar? 
"avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding"
Não sei como ocorreu isso, apenas usei uma fonte de 9v 300 mA, nada de mais, certo?
Oq é esse erro?

Giovanni5
date Enviado: 2019-02-18 15:46:49
caio_evil
Alimentar o Arduino com uma fonte de 9 V não é um problema. Desconecte tudo da placa e utilize somente o cabo USB conectado na placa Arduino e no computador para carregar o código à placa. Então selecione a porta COM correta, o modelo da placa correto (Arduino UNO) e carregue o código novamente. Após carregar, você pode remover o cabo USB da placa e alimentar utilizando a fonte.

caio_evil
date Enviado: 2019-02-18 17:50:38
caio_evil
Já fiz tudo isso, a unica coisa conectada é o USB, só
E quando tento upar a sketch, o led RX acende
Portas selecionadas corretamente, será que o microprocessador que queimou? Não fiz nada que levasse a isso, imagino
O microprocessador não esta esquentando..

Francois
date Enviado: 2019-02-18 18:10:14
caio_evil
A placa já funcionou corretamente antes? Em caso positivo, você se lembra o que foi alterado, no circuito e/ou no código, logo antes de ela deixar de funcionar? Além disso, ela continua sendo reconhecida normalmente no seu computador (Gerenciador de Dispositivos do Windows)?

Talvez seja algo relacionado ao bootloader do microcontrolador. Se você possuir outra placa Arduino, você pode tentar seguir o tutorial do nosso site para gravar o firmware no componente (https://www.robocore.net/tutoriais/gravando-bootloader-no-arduino.html).

caio_evil
date Enviado: 2019-02-24 20:30:30
caio_evil
Não me lembro e sim, ela esta sendo reconhecida.
Se o microprocessador estiver queimado, eu comprar outro e instalar na placa da certo?

Giovanni5
date Enviado: 2019-02-25 13:08:21
caio_evil
Após trocar o microprocessador será necessário realizar a gravação do bootloader na placa em que o novo componente foi instalado, e para isso é obrigatório o uso de outra placa em funcionamento, como pode ser visto no tutorial: https://www.robocore.net/tutoriais/gravando-bootloader-no-arduino.html. Caso não possua uma segunda placa para realizar a gravação do bootloader, você pode adquirir o componente com o bootloader já gravado, como por exemplo: https://www.robocore.net/loja/arduino/atmega328-com-arduino-optiboot-uno. 

caio_evil
date Enviado: 2019-03-19 14:18:32
caio_evil
troquei o microprocessador por um que já vem bootado, mesmo assim ainda da o mesmo erro "avrdude: stk500_getsync() attempt 1 of 10: not in sync: resp=0x45"
Pode ser o driver FTDI?

Giovanni5
date Enviado: 2019-03-19 17:20:39
caio_evil
Certifique-se de que o ATMEGA está inserido corretamente na placa, caso ele esteja invertido, esse erro pode ser apresentado. Além disso é bom verificar se a placa é reconhecida pelo computador. Vale lembrar que antes de se carregar o código para a placa é necessário escolher a porta COM correta e o modelo de placa adequado.

caio_evil
date Enviado: 2019-03-19 17:38:27
caio_evil
Esta inserido de acordo com o modelo impresso na placa. A placa esta sendo reconhecida. E a porta e o modelo estão escolhidos corretamente.

Giovanni5
date Enviado: 2019-03-20 14:41:10
caio_evil
Ao tentar carregar o código para a placa é possível observar os LEDs RX e TX piscando?

bigarela
date Enviado: 2018-08-06 10:27:45
Colega preciso de um programa para o arduino uno, para ligar e desligar dois relés.
 Botão 01 liga o rele 01
 Botão 02 desliga o rele 01
Botão 03 ligar rele 02
Botão 04 deliga o rele 02
Sensor joga sinal - (negativo) desliga Rele 02

Quem pode me ajudar a fazer esta programação, veja se tem custo eu pago 



Francois
date Enviado: 2018-08-06 11:31:11
bigarela
Talvez você possa se basear nos tutoriais disponíveis no site, no endereço https://www.robocore.net/tutoriais/todos/. Seguem dois links que podem ser úteis:
- https://www.robocore.net/tutoriais/modulo-rele-arduino.html
- https://www.robocore.net/tutoriais/24.html

KarenOliveira
date Enviado: 2017-11-07 21:12:38
Boa noite, tudo bem?
Comprei a blackboard há alguns meses, funcionou normalmente consegui fazer um projeto, agora estou fazendo outro projeto e preciso dela novamente mas não consigo fazer o computador reconhecer a placa de jeito nenhum, já segui os passos que vi aqui no site e em outros sites mas nada resolve. Vocês podem me ajudar? 


MarceloFarias
date Enviado: 2017-11-08 09:15:02
KarenOliveira
Você já tentou conectar a placa em outro computador ou até mesmo com um cabo USB diferente?

Zimth
date Enviado: 2017-10-10 17:35:02
Não entendi o que é para fazer ou deu algum problema. 
Baixei o programa do Arduino no meu Mac, baixei o drive, conectei a placa Blackboard e não consigo achar a porta do jeito que é mostrada no tutorial. Segui o passo a passo no site de vocês.

Francois
date Enviado: 2017-10-10 19:02:32
Zimth
Você verificou se a placa foi reconhecida no seu Mac antes de instalar o driver? O LED On da placa acende quando você a conecta no computador?