CONTACT INFORMATION
Monday to Friday from 8:00 to 17:30
+55 11 3522-7626 / vendas@robocore.net
Back
to top

Franzininho - Primeiros Passos

This tutorial is not available in English



Introdução

Em parceria com Fábio Souza, a Franzininho DIY chegou à RoboCore para compor o elenco de placas da plataforma Arduino fabricadas no Brasil. Ela foi desenvolvida com o intuito de ensinar pessoas a soldar e programar, em cursos presenciais ministrados por seu criador. Porém, infelizmente, não são todas as pessoas que podem participar deste curso presencial, e aprender como programar a placa já soldada.

Portanto neste tutorial ensinaremos como gravar o bootloader no ATtiny85 da placa, e como carregar um código para ela como Arduino Gemma.

Lista de Materiais

Gravação de Bootloader

Para que possamos gravar o bootloader na Franzininho já soldada, monte o circuito a seguir. Caso ainda não tenha soldado a sua placa, siga as instruções deste vídeo.

circuito_bootloader
Circuito Elétrico

Com o circuito montado, baixe o arquivo do bootloader a seguir. Então descompacte o arquivo e abra o Sketch trinketloader.ino contido na pasta.

Trinket Bootloader

Com o código aberto na Arduino IDE, carregue-o para a sua placa gravadora (BlackBoard UNO), e então abra o monitor serial com a velocidade de 9600 bps. Com o monitor aberto, será exibida a seguinte mensagem.

mensagem_bootloader
Mensagem Monitor Serial

Com essa mensagem na tela, digite "G" na caixa de texto e pressione o botão "Send" no monitor serial, ou o botão "Enter" em seu teclado. Após o envio desse comando, serão retornadas algumas informações sobre a assinatura do microcontrolador, sobre o antigo bootloader do ATtiny85, e que o bootloader foi gravado corretamente, como na imagem a seguir.

resposta_bootloader
Mensagem Monitor Serial

Indo Além

Agora que já aprendemos como programar a Franzininho DIY, que tal expandirmos as possibilidades desta placa e simular uma aplicação real? Em nosso tutorial Franzininho - Controle do Relé Serial, ensinamos como utilizar esta placa para acionar lâmpadas através do módulo Relé Serial.

Solução de Problemas

Mensagem de Erro: "Reading signature:FFFF"

Caso o monitor serial apresente essa mensagem de erro, revise as conexões do circuito elétrico. É possível que você tenha algum erro na conexão dos pinos da Franzininho.

Mensagem de Erro: "avrdude: ser_open(): can't open device "\\.\COMX""

Se a Arduino IDE retornar essa mensagem de erro, abra a opção de "Ferramentas" da IDE e altere o programador da placa para USBtinyISP. Caso a seleção do gravador esteja correta, verifique a seleção do modelo de placa, que deve ser Arduino Gemma.

Mensagem de Erro: "Error: Could not find USBtiny device (0x00/0x00)""

O bootloader da placa não foi ativado para a gravação. Tente de novo, e lembre-se de apertar o botão de reset da placa durante a compilação do código.

Avatar


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


juliocosta90
date Enviado: 2020-05-13 21:14:57
Nao estou conseguindo subir o sketch. o arduino IDE insiste em dizer que a PORTA COM3 nao esta disponivel

Giovanni5
date Enviado: 2020-05-14 09:21:26
juliocosta90
Você alterou o programador na opção de "Ferramentas" da Arduino IDE? Antes de carregar o código para a Franzininho, é necessário selecionar o programador como "USBtinyISP", para que a IDE ignore a seleção de porta COM, e busque pelo dispositivo correto.

juliocosta90
date Enviado: 2020-05-14 11:05:55
juliocosta90
Alterei tudo certinho! busquei na internet e vi que precisa dar reset na placa enquanto sobe o sketch. tentei varias vezes até encontrar o timing. deu certo. obrigado!

trev.adilson
date Enviado: 2020-04-23 15:12:59
me deparei com a posição na placa dos diodos zener e os resistores pois não veio nada de informação junto a placa, alguém poderia me informar

Giovanni5
date Enviado: 2020-04-23 15:24:03
trev.adilson
Você pode seguir as instruções contidas no vídeo de soldagem da placa (https://franzininho1.criadorlw.com.br/franzininho-diy-aprenda-a-soldar), ou seguir os passos do manual de montagem do criador (https://franzininho.gitbook.io/franzininho-docs/franzininho-diy/montagem-da-franzininho-diy/versao-2).