LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Retornar
ao topo

Bluetooth HC-05: Configurando via Arduino



O Módulo Bluetooth - HC-05 possui muitas configurações e funcionalidades que são acessadas via comandos AT. Este tutorial trará os conceitos básicos para que você possa configurar e fazer uso dessas funcionalidades através de seu Arduino.

Neste tutorial aprenderemos como:
  • Enviar comandos AT;
  • Alterar nome, senha e baud rate.
Para isso precisaremos de: Veja na imagem ao lado como conectar o Módulo Bluetooth ao Arduino.

Obervação: O Módulo Bluetooth HC-05 pode ser alimentado com 5V, mas os pinos de RX/TX trabalham com 3.3V. Por este motivo é altamente recomendado o uso de um Conversor de Nível Lógico: ele realizará as adequações de tensão (tanto de 5V para 3.3V, quanto o inverso) para que a comunicação ocorra corretamente.


Agora faça o upload do código abaixo para a BlackBoard:

O que esse código faz basicamente é enviar para o Módulo Bluetooth tudo o que é recebido pela Serial e enviar para a Serial conectada ao computador tudo que é recebido do Módulo Bluetooth. Deste modo, a BlackBoard atua apenas como uma ponte de comunicação entre o Módulo Bluetooth e o computador.
Após fazer o upload, se tudo estiver correto, você deve observar o led do módulo piscando rapidamente:


O módulo está pronto para se conectar a outro dispositivo.


Agora abra seu Monitor Serial, selecione "Both NL & CR" e "9600 baud" conforme a imagem abaixo:


Precisamos informar para o módulo que queremos enviar comandos AT, para isso pressione o botão no canto inferior direito do módulo (próximo a barra de pinos). Esse botão serve para, entre outras coisas, informar ao módulo que queremos entrar no modo de comandos AT.

Pronto: agora já podemos enviar nosso primeiro comando AT!

Digite AT no seu monitor serial e envie o comando.
O Módulo deve responder com "OK" indicando que ele está recebendo os comandos. Digite AT+STATE? e ele deve responder com "+STATE:PAIRABLE" seguido de um "OK" conforme a imagem abaixo:


Caso o módulo não responda, tente apertar o botão novamente. Se ainda assim não funcionar, pode ser que o módulo já tenha sido configurado e que o baud rate não seja mais 9600.
Se for o caso, tente alterar o baud rate no código na linha "bluetooth.begin(9600);". Tente alterar por 38400 que é um valor padrão quando o módulo é resetado para as configurações de fábrica. Faça o upload do código e tente novamente.

Agora vamos digitar os seguintes comandos em sequência:
  • AT+NAME=BlackBoard-01 - Atera o nome para do módulo para "BlackBoard-01";
  • AT+PSWD=321rc - Altera a senha para "321rc"
  • AT+UART=38400,0,0 - Altera o Baud para 38400, 1 stop bit e nenhum bit de paridade.
  • AT+RESET - Reseta o Módulo e aplica as alterações feitas.
Ao final você deve ver algo parecido com essa imagem:


Se você tentar enviar um comando para o módulo, perceberá que ele não responderá. Isso se deve ao fato de termos alterado o baud rate da comunicação, que antes era 9600 e agora é de 38400.
Para se comunicar com o módulo e fazer mais configurações você deve agora modificar no código "bluetooth.begin(9600);" o baud rate com o qual a BlackBoard se comunica com ele de 9600 para 38400.

Agora que você já sabe como enviar um comando AT para o módulo, pode explorar as configurações e funcionalidades que o módulo dispõe. Você pode encontrar uma lista com os comandos AT do Módulo Bluetooth HC-05 aqui.

Se você ainda não sabe como comunicar seu Arduino com o PC via Bluetooth, veja nosso tutorial Bluetooth HC-05 com Arduino: Comunicando com o PC.