CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Bluetooth HC-05 com Arduino: Comunicando com PC



Bluetooth é um padrão de comunicação capaz de se conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames através de uma frequência de rádio de curto alcance globalmente licenciada e segura.

O Módulo Bluetooth - HC-05 se apresenta como uma opção simples e barata de trazer a comunicação via Bluetooth para o Arduino. Este módulo, em especial, possui o diferencial de poder trabalhar tanto no modo Escravo(aceitando pareamento de outros dispositivos) como no modo Mestre(pareando com outros dispositivos). Por esses motivos decidimos fazer uma série de tutoriais abordando sua utilização junto ao Arduino.

Neste tutorial aprenderemos como:
  • Parear o Módulo Bluetooth com o computador;
  • Controlar o LED do pino 13 via Bluetooth.
Para isso precisaremos de: A primeira coisa a se fazer é conectar corretamente o Módulo Bluetooth a BlackBoard. Veja no esquemático ao lado como realizar essa conexão.

Obervação: O Módulo Bluetooth HC-05 pode ser alimentado com 5V, mas os pinos de RX/TX trabalham com 3.3V. Por este motivo é altamente recomendado o uso de um Conversor de Nível Lógico: ele realizará as adequações de tensão (tanto de 5V para 3.3V, quanto o inverso) para que a comunicação ocorra corretamente.

Faça o upload do código abaixo para a BlackBoard:

O que esse código basicamente faz é acender o LED conectado ao Pino 13 da BlackBoard quando ela receber via Bluetooth a letra "H" e apagá-lo quando receber a letra "L";

Após fazer o upload, se tudo estiver correto, você deve observar o led do módulo piscando rapidamente conforme o gif abaixo:



O módulo está pronto para se conectar a outro dispositivo.

O próximo passo é parear o módulo bluetooth com seu computador. Precisamos procurar pelos dispositivos disponíveis para conexão. Para isso, basta ir em Dispositivos e Impressoras em seu computador e selecionar Adicionar um dispositivo. Agora basta procurar pelo dispositivo que se chame "HC-05" ou o nome que você já tenha configurado anteriormente.
Por padrão, o código de pareamento de fábrica é 1234, então basta escolher a opção Insira o código de emparelhamento e digitar o código. Após inserir o código o computador fará as configurações necessárias deixando o módulo pronto para ser utilizado com o computador.


Você pode alterar o nome, senha e outras configurações do seu módulo seguindo o nosso tutorial Bluetooth HC-05: Configurando via Arduino.


Agora que já pareamos o módulo com o computador, precisamos saber qual a porta serial que o módulo está configurada. Para isso, basta entrar nas propriedades do módulo e na aba Hardware ver o número da porta, no nosso caso COM 25, conforme apresentado na figura abaixo:


Agora na sua Arduino IDE vá no menu Ferramentas->Porta selecione a porta na qual o seu Módulo Bluetooth foi instalada(no nosso caso a COM25) e abra o Monitor Serial.
Neste momento, se tudo ocorrer bem, a conexão será estabelecida e o LED do módulo começará a piscar lentamente conforme o gif abaixo indicando que ele está pronto para receber as dados.



Agora é só enviar "H" para ligar o LED ou "L" para desligar.



Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


ideiaatraente
date Enviado: 2019-12-04 20:38:20
Boa noite amigos...tenho um projeto que envio comandos  de keyboard pelo arduino leonardo no momento uso via usb  ,  é possivel enviar pelo arduino leonardo >hc- 05 > para pc ??  Ou tenho que fazer ponte  entre 2 arduinos e conectar hc-05 em um >hc-06 em outro e conectar pc ? (Obs: a forma que mando os comandos keyboard do arduino  é por sensores.) Quero efeuar a compra , mas antes  gostaria de opinião de profissionais...

Giovanni5
date Enviado: 2019-12-05 08:18:56
ideiaatraente
Ambas as opções são possíveis, entretanto talvez a opção mais simples seja utilizar duas placas da plataforma Arduino conectadas entre si por meio de conexão Bluetooth, onde uma recebe o sinal do teclado físico, e a outra é responsável por enviar os dados recebidos pela comunicação para o computador. Também é possível comunicar uma única placa diretamente ao computador através de conexão Bluetooth, porém é necessário que o módulo Bluetooth selecionado tenha a funcionalidade HID (Dispositivo de Interface Humana), que o módulo HC-05 não possui, em seu padrão de fábrica.

Giovanni5
date Enviado: 2019-12-05 08:26:32
ideiaatraente
Uma das possibilidades para essa limitação é a utilização de um módulo Bluetooth que já tenha de fábrica a funcionalidade HID. Entretanto, eles tendem a ser relativamente mais caros que os modelos convencionais de módulos Bluetooth. Outra opção, é a gravação de um firmware com funcionalidade HID para o módulo HC-05, como no tutorial a seguir https://www.youtube.com/watch?v=y8PcNbAA6AQ . Porém, essa conversão requer componentes e processos extras (como o módulo FTDI - https://www.robocore.net/loja/arduino/placa-ftdi).

ideiaatraente
date Enviado: 2019-12-05 08:53:22
ideiaatraente
Bom dia...obrigado pelas  respostas  estao ajidando mto...Teria como adaptar um receptor bluetooth no aparelho  que recebera comandos de keyboard e assim poder trabalhar com varios tipos de aparelhos ? achei um com esta descricão   e ali consta que suporta HID ...

Ultra-mini Adaptador Usb Bluetooth 4.0 Csr Edr 

Suporta A2DP, PAN, ATT, AVRCP, PAN, GAVDP, HCRP, HFP, HID, HID sobre o GATT, GATT, OPP, e mto mais

Giovanni5
date Enviado: 2019-12-05 10:16:03
ideiaatraente
O módulo Bluetooth HC-05 possui o protocolo de comunicação Bluetooth classic 2.0, portanto ele não seria capaz de se conectar à este dispositivo. Entretanto, ele é capaz de se conectar a grande maioria dos computadores atuais. Então, com essa conexão, e com a regravação do firmware para funcionalidade HID, você deve ser capaz de utilizar esse dispositivo através de conexão Bluetooth como um teclado de seu computador.

ideiaatraente
date Enviado: 2019-12-05 16:03:13
ideiaatraente
Boa tarde
Teria como me enviar um codigo exemplo  para a comunicacão entre um leonardo e um pc utilizando dois hc05?
E o material que tenho que comprar.

Giovanni5
date Enviado: 2019-12-06 07:44:58
ideiaatraente
Infelizmente não temos nenhum tutorial, ou código de exemplo, para essa aplicação em específico, entretanto, com este tutorial você deve ser capaz de conectar o módulo HC-05 ao computador. Já os itens necessários para o seu projeto, tudo vai depender do método escolhido para fazer essa comunicação e das especificações de seu projeto.

robert.q.junior
date Enviado: 2019-10-14 21:52:47
Boa noite, eu consigo conectar com vários receptores bt ao mesmo tempo? No aguardo...

Giovanni5
date Enviado: 2019-10-15 12:10:28
robert.q.junior
Sim, é possível realizar a conexão de vários dispositivos, porém não simultaneamente. Outra questão importante é que o mestre da comunicação deverá gerenciar possíveis conflitos de conexões. Existem algumas opções de redes Bluetooth, porém para implementação com o módulo HC-05, seria necessário criar um controle através de um microcontrolador externo.

thiago7
date Enviado: 2019-07-05 10:59:29
Bom dia, me surgiu uma dúvida. Consigo enviar e receber dados usando o HC-05 que sejam strings, frases e etc ou apenas letras e números como no exemplo?

Giovanni5
date Enviado: 2019-07-05 11:47:38
thiago7
Sim, você pode enviar e receber strings através de comunicação Bluetooth, para isso, é necessário que a variável que vai receber ou enviar os valores da comunicação seja definida como uma variável "string".

rafa_santana2010
date Enviado: 2018-12-02 17:12:51
Preciso comunicar dois computadores por meio de porta com serial, como os dois vão ficar bem afastados gostaria de saber se tem como eu fazer isso via bluetooth com Arduino.

Francois
date Enviado: 2018-12-03 12:13:16
rafa_santana2010
É possível fazer dessa forma, porém talvez seja mais indicado fazer uma comunicação direta entre os computadores para não depender de mais dispositivos. Além disso, dependendo da distância (acima de 5 m para o Bluetooth) é recomendado utilizar outras formas de comunicação.

dimoura
date Enviado: 2018-05-31 16:22:43
Pessoal,

Tenho um datalogger rodando no arduino mega e armazenando os dados no cartão SD, porém gostaria de saber se tem como enviar esses dados (arquivo .txt) do cartão de memória para o celular android via bluetooth? Alguém tem um código que faz algo parecido? Abraços...

luciano.sobral
date Enviado: 2018-06-01 08:25:07
dimoura
Tente criar um comando pra ser enviado por bluetooth. Quando o arduino recebe-lo deve rodar uma rotina, por exemplo:

void extraidados(){

  arquivo = SD.open(nome, FILE_READ);               
        delay(100);
         if (arquivo){
            while (arquivo.available()) {
                        bluetooth.println(arquivo.readStringUntil('\n'));
               //delay(100);
                } 
                arquivo.close();
        }
        
}

david.henrie700
date Enviado: 2018-04-12 14:06:50
Boa tarde, desculpa minha ignorância, mas eu estou fazendo meu tcc e nele preciso conectar o modulo bluetooth com o arduino e a mpu6050, irei pegar os valores da mpu6050 e assim enviar  esses valores para o pc. Só que eu preciso trabalhar com esses dados na ide netbeans, voce pode me dizer se é possivel eu fazer isso? E se for, pode me dar alguma exemplo, pois estou sem uma luz no fim do túnel. Obrigado

Francois
date Enviado: 2018-04-12 17:36:56
david.henrie700
Você consegue coletar os dados de uma MPU6050 com um Arduino e enviá-los por Bluetooth para o seu computador, é como se você fizesse essa coleta usando o Monitor Serial da IDE do Arduino. Quanto ao uso do Netbeans, você deve fazer o seu programa escutar uma porta serial, mas isso é feito de maneira diferente em cada linguagem de programação.

gustavoSTO
date Enviado: 2017-10-17 14:30:37
Ola, eu estou tentando fazer um projeto com o modulo Bluetooth  mas quando vou parear o meu celular com o Bluetooth ele f a que a senha esta incorreta mas estou usando a senha de fabrica alguém poderia me ajudar ?

Francois
date Enviado: 2017-10-17 16:30:34
gustavoSTO
Você está tentando com a senha '1234'? Que celular você está usando? Por acaso você alterou essa senha ou alguma configuração desse módulo antes?

MarceloFarias
date Enviado: 2017-10-18 09:20:34
gustavoSTO
Tente 1234 ou 0000.

gbriel91
date Enviado: 2017-08-31 17:14:59
Olá, com este módulo seria possível comunicar o PC com uma impressora HP? Vocês têm algum tutorial sobre o assunto?

Francois
date Enviado: 2017-08-31 17:29:02
gbriel91
Como esse módulo é um conversor UART para Bluetooth, talvez seja possível fazer algo do gênero. Contudo, além de configurar o módulo com os parâmetros da impressora (taxa de comunicação, stop bit, etc), provavelmente você teria que atualizar o driver da impressora no PC para permitir essa comunicação. Infelizmente não temos nenhum tutorial sobre isso.

raphaelvianna
date Enviado: 2017-03-10 18:47:55
Boa noite! Comprei meu HC-05 porem não consigo fazer a comunicação dele com o APP. Consigo parear com o celular sem problemas, porém na hora de enviar os comandos nada funciona! Ele funciona normalmente usando o PC! Poderiam me dar uma ajuda?

hallszombie
date Enviado: 2017-03-11 10:42:27
raphaelvianna
Olá você seguiu o tutorial abaixo ?

www.robocore.net/tutoriais/bluetooth-hc-05-arduino-comunicando-com-smartphone.html

pedrojunior
date Enviado: 2016-12-03 23:26:35
Olá
Gostaria de saber se esse tutorial do Bluetooth HC-05 via comunicação PC funciona com Ubuntu Linux como sistema operacional.

Niposan
date Enviado: 2016-12-05 10:25:19
pedrojunior
Funciona sim.