LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Retornar
ao topo

Bluetooth HC-05 com Arduino: Comunicando com Smartphone



No tutorial Bluetooth HC-05 com Arduino: Comunicando com PC aprendemos como controlar o LED no pino 13 da BlackBoard a partir de um computador utilizando o Módulo Bluetooth HC-05. Dessa vez faremos a mesma coisa, mas agora partindo de um smartphone com Android.

Aviso: O Módulo Bluetooth HC-05 não é compatível com sistemas iOS

Neste tutorial aprenderemos como:
  • Parear o Módulo Bluetooth com o smartphone;
  • Controlar o LED do pino 13 via Bluetooth.
Para isso precisaremos de:

Obervação: O Módulo Bluetooth HC-05 pode ser alimentado com 5V, mas os pinos de RX/TX trabalham com 3.3V: por este motivo, é altamente recomendado o uso de um Conversor de Nível Lógico: ele realizará as adequações de tensão (tanto de 5V para 3.3V, quanto o inverso) para que a comunicação ocorra corretamente.

Faça o upload do código abaixo para a BlackBoard:

O que esse código basicamente faz é acender o LED conectado ao Pino 13 da BlackBoard quando ela receber via Bluetooth a letra "H" e apagá-lo quando receber a letra "L";

Após fazer o upload, se tudo estiver correto, você deve observar o led do módulo piscando rapidamente conforme o gif abaixo:


O módulo está pronto para se conectar a outro dispositivo.

Abra o aplicativo, habilite o Bluetooth e clique em "Connect a device - Secure". Agora basta clicar em "Scan for devices" e escolher o dispositivo chamado "HC-05"(ou o nome que você já tenha configurado anteriormente).
Por padrão, o código de pareamento de fábrica é 1234, então basta inserir o código e clicar em OK.



Você pode alterar o nome, senha e outras configurações do seu módulo seguindo o nosso tutorial Bluetooth HC-05: Configurando via Arduino.


Após inserir o código a conexão será estabelecida e e o LED do módulo começará a piscar lentamente conforme o gif abaixo indicando que ele está pronto para receber as dados.



Agora é só enviar "H" para ligar o LED ou "L" para desligar.