CONTACT INFORMATION
Monday to Friday from 8:00 to 17:30
+55 11 3522-7626 / vendas@robocore.net
Back
to top

Controle de LEDs pela serial

This tutorial is not available in English



Neste tutorial aprenderemos como controlar algumas saídas digitais do Arduino utilizando a porta serial. Mas por que utilizar a porta serial? A resposta é simples, a comunicação serial além de ser uma comunicação muito útil, é simples e fácil de ser implementada. Para isso, serão necessários os seguintes componentes:
Para a comunicação utilizaremos o monitor serial integrado à IDE do Arduino, mas é possível utilizar qualquer outro software para enviar os dados. Uma particularidade da comunicação serial no Arduino é que enviar uma palavra grande ou uma sentença é relativamente simples, basta utilizar a função Serial.print("Hello Word"), no entanto ler esta palavra ou sentença já não é uma tarefa tão simples assim. Então, para simplificar as coisas, controlaremos as saídas enviando apenas um caractere, que num primeiro momento pode parecer limitante, mas se considerarmos apenas os caracteres simples de um teclado já teremos uma grande quantidade de comandos.
Existem duas formas de interpretar o caractere que chegará pela serial. Uma delas é interpretar como char, assim se chegar "a" o Arduino entenderá como "a", se chegar "1" ele entenderá como "1" (texto e não número). Já se interpretarmos como int o Arduino entenderá o caractere como o código ASCII. Assim se chegar "a" o Arduino entenderá como "97" e se chegar "1" ele entenderá como "49". Para entendermos melhor, vamos à programação:


Naturalmente que a primeira ideia que vem a cabeça é utilizar como char e montar um código semelhante a este:


Assim, abaixo apresentaremos as duas possibilidades. A primeira é um programa utilizando a solução com int e a segunda utilizando o char.

Código Final com implementação utilizando int:


Código Final com implementação utilizando char: