You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Produtos Relacionados
A Raspberry Pi Pico é a mais nova placa da Raspberry Pi, uma placa com um microcontrolador Dual-Core desenvolvido pela própria Raspberry Pi que levará seus projetos a outro patamar!
A Raspberry Pi Pico é uma placa microcontrolada de baixo custo e alta performance, com interfaces digitais flexíveis. Ela utiliza o microcontrolador RP2040 criado pela Raspberry Pi no Reino Unido. Trata-se de um processador Dual-Core ARM Cortex M0+, rodando em até 133MHz. Possui 264kB de memória SRAM e 2MB de memória Flash integrada na placa. Além dos pinos de entradas/saídas em furos, eles também estão disponíveis de forma castelada (com isso você pode integrar a placa diretamente no seu projeto). Ela possui suporte a USB 1.1 Host e Device e modos de low power.
A programação dessa placa a torna ainda mais especial. Você pode optar por programar em MicroPython ou C/C++, onde o código é transmitido para a placa de forma drag and drop, ou seja, ao conectá-la no computador ela cria um disco onde você deverá colocar o código que a placa vai rodar.
A Raspberry Pi Pico possui 26 GPIOs multifunção, com 2x SPI, 2x I2C, 2x UART, 3x ADC de 12-bits e 16 canais PWM. Seu clock é preciso e possui timer on-chip. Ela inclui um sensor de temperatura e bibliotecas para tratar ponto flutuante. Para suporte a periféricos personalizados, ela possui 8 IOs programáveis, ou PIO de máquina de estado.
Atenção: a placa não acompanha barras de pinos, pois existem diversas formas de usá-la. Você pode utilizar a barra de pinos 180º macho, a barra de pinos 180º fêmea, a barra de 40 pinos 90º ou mesmo soldar fios diretamente nos furos dos GPIOs para conexão.
Na imagem abaixo você pode conferir a estrutura de pinos da placa:

Especificações:
- MicrocontroladorRP2040 (Silicon Designed by Raspberry Pi)
- Dual-Core ARM Cortex M0+ com clock até 133MHz
- 264kB de memória SRAM
- 2MB de memória Flash
- 26 pinos de GPIO multifunção
- 2× SPI, 2× I2C, 2× UART, 3× 12-bit ADC e 16× canais PWM
- Livro gratuito: Começando com a Pico (em inglês)
- Datasheet da placa
- Datasheet do processador RP2040
- Documentação SDK C/C++
- Documentação SDK Python
- Pinagem da placa
- Arquivo Fritzing da placa
- Documento do Hardware Design
- Arquivos do Hardware Design
- Tutoriais
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Já sabe se poderá usar os mesmos módulos de IOT (bluetooth, wifi, radio frequencia) que o arduino? Se poderá sim ser utilizado os mesmo módulos, alguma ideia sobre a programação principalmente? As conexões não devem ter mto mistério né, devem seguir o padrão
Como essa placa possui os mesmos barramentos de conexão das placas Arduino (SPI, I2C, UART), ela deve ser compatível com a grande maioria dos módulos para Arduino, e a montagem eletrônica não deve ser muito diferente. Em relação à programação, ela também não deve ser muito diferente, principalmente para as tarefas mais simples, porém devem existir bibliotecas de C++ ou de Python, que facilitem essa comunicação. Infelizmente recebemos recentemente essa placa, então ainda não tivemos tempo para testar essas possibilidades.
Para entender melhor a diferença entre a Raspberry Pi Pico, e as outras placas da Raspberry Pi, dê uma lida no tutorial a seguir, https://www.robocore.net/tutoriais/arduino-x-rasperry-pi . Embora seja um comparativo entre placas Raspberry Pi e as placas Arduino, você já vai ter uma ideia da diferença entre as placas SBC da Raspberry Pi, e essa placa microcontrolada, que é bem semelhante à uma placa Arduino.
Olá, sou novo com essas coisas de "micro computadores" e gostaria de saber algumas informações desta placa: -Ele é como se fosse um "mini pc" (é possível executar pesquisas em um navegador, e algumas outras tarefas básicas)? -Ele roda Youtube? -Como eu poderia instalar um OS nela? -É possível conectar mouse e teclado nele? - Poderia me falar algumas atividades que eu poderia realizar com o produto (estou mais interessado em usar ele como um computador e para jogar jogos)? -É possível executar Google docs ou outro software deste tipo? -E por último, ele tem suporte à conexões bluetooth e wi-fi?
A Raspberry Pi Pico é uma placa microcontrolada simples, como um Arduino, por exemplo, portanto não é como um computador. Para as tarefas que você deseja, você deve utilizar outro modelo de placa Raspberry Pi (Zero, 3 ou 4 (com qualquer memória RAM)). Esses outros modelos de placas Raspberry Pi são chamadas de SBC ("Single Board Computador"), e essas sim são capazes de operar como computadores para acessar a Internet por navegadores , jogar jogos, e utilizar periféricos (mouse/teclado), dentre outras funcionalidades que qualquer computador possui.
A placa SBC Raspberry Pi mais simples é a Raspberry Pi Zero W (https://www.robocore.net/placa-raspberry-pi/raspberry-pi-zero-w), que já é amplamente suficiente para a maioria das funcionalidades simples de computador, porém podem não ser o suficiente para outras tarefas mais "pesadas", como reprodução de vídeo. A placa mais popular é a Raspberry Pi 3 (https://www.robocore.net/placa-raspberry-pi/raspberry-pi-3-model-b-plus), que já é capaz de executar a grande maioria das funcionalidades de computadores.
Para um uso mais "pesado", é possível utilizar a Raspberry pi 4 com 8 GB de memória RAM (https://www.robocore.net/placa-raspberry-pi/raspberry-pi-4-8gb), que é a placa mais "potente" dentre as placas dessa plataforma.
Essa placa é bem nova (foi lançada hoje), portanto nem a recebemos para realizar testes ainda. Entretanto, como ela possui diversas portas de comunicação serial, I2C e SPI, ela provavelmente será compatível com a grande maioria dos módulos das placas Arduino Uno/Mega.
Apenas um adendo, por conta da diferença da sua tensão operacional (3,3V), pode ser necessário o uso de um conversor de nível lógico (https://www.robocore.net/regulador-de-tensao/conversor-de-nivel-logico - por exemplo) entre a Raspberry Pi Pico e o módulo desejado, para compatibilizar essas tensões, se o módulo usar a mesma tensão operacional da maioria das placas Arduino (5V).