You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Produtos Relacionados
Este motor em miniatura (35 x 10 x 12 mm) possui alta qualidade e ótima potência para suas dimensões. Ele conta com uma caixa de reduçao de metal com relação de 10:1. Para facilitar o uso de uma roda, possui o perfil do eixo em formato de "D".
Observação: por mais que a tensão nominal deste motor seja de 6V, é possível usar com tensões superiores. Note que isto implicará na diminuição da vida útil do motor.
Especificações:
- Diâmetro do eixo: 3 mm em D
- 3000 RPM com 120 mA sem carga (em 6 V)
- Torque Stall: 0,22 kgf.cm (em 6 V)
- Corrente Stall: 1,6 A (em 6 V)
- Tensão de operação: 3 a 9 V
- Peso aproximado: 15 g
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Peço desculpas, exatamente tinha me esquecido que para o regulador funcionar corretamente a tensão precisa ser entre 7 ou 12. O meu receio maior é em relação a amperagem, fico na dúvida entre comprar uma fonte com 2A, pois não sei se atingiria a amperagem de 1,6, como vc tinha dito, se usar uma fonte de 2A, o arruíno vai usar os mA necessário para ficar ligado se não me falho a memória seria os 40mA.
O consumo de corrente do Arduino varia muito de acordo com o código em que ele está executando e os periféricos que estão conectados nele. De toda forma, para alimentação de motores DC é sempre melhor utilizar uma fonte de alimentação que seja capaz de fornecer uma corrente elevada (no caso deste motor, 5 A, por exemplo), para que ela possa manter o motor funcionando mesmo com possíveis picos de consumo.
Isso não causará nenhum dano a placa Arduino ou ao motor, pois a corrente demarcada na fonte é referente a corrente máxima que ela é capaz de fornecer, e não que ela fornece constantemente essa corrente. A corrente de saída da fonte depende diretamente da carga que ela está alimentando.
Perfeito Giovanni, muitíssimo obrigado por esclarecer minhas dúvidas, como orientado, vou comprar o motor que v me indicou https://www.robocore.net/motor-motoredutor/micro-motor-com-caixa-de-reducao-6v-300rpm pela questão do torque, seria o mais ideal.
O pino Vin irá fornecer a mesma tensão da fonte que está alimentando a placa, porém não exatamente a mesma corrente máxima, já que a própria placa irá consumir uma corrente (pequena) para se manter ligada. Entretanto, como mencionado anteriormente, uma fonte de 6 V pode fazer com o regulador de tensão da placa não funcione corretamente, o ideal é utilizar uma fonte de tensão entre 7 e 12 V. Vale lembrar que motores DC podem trabalhar com "overvoltage" (uma tensão maior que a nominal), então uma fonte de 7 V não causará nenhum dano ao motor, ele irá apenas ter uma rotação e torque maior.
3000 RPM é a velocidade de saída do conjunto (motor e caixa de redução). Em relação ao uso do fuso, esse motor possui um torque muito baixo (0,22 kgf.cm) por conta da sua alta velocidade, portanto até conseguiria mover o fuso em si, dependendo do seu peso total e diâmetro, porém não seria capaz de mover qualquer carga através dele. Neste caso seria melhor usar um motor com uma velocidade de saída menor, porém com um torque maior, como o modelo de 300 RPM deste motor (https://www.robocore.net/motor-motoredutor/micro-motor-com-caixa-de-reducao-6v-300rpm).
Como qualquer motor DC, este motor pode girar em ambos os sentidos, basta inverter a polaridade de alimentação. Em relação ao controle, acioná-lo diretamente pelas portas de uma placa Arduino poderia danificar a placa permanentemente pelo consumo de corrente do motor. Para isso, é recomendado o uso de um relé, como você comentou, ou de um driver de motor DC, como o Shield Motor Driver 2x2A (https://www.robocore.net/shields-arduino/arduino-shield-motor-driver-2x2a), por exemplo, que pode ser diretamente acoplado sobre uma placa Arduino, para controlar o sentido e velocidade de rotação do motor.
Esse motor possui uma corrente de stall (partida) de 1,6 A, e como a corrente máxima que o regulador de tensão da maioria das placas Arduino consegue fornecer é de apenas 1 A, alimentar o motor pela saída de 5 V da placa poderia danificar o regulador. Levando isso em conta, é recomendado utilizar uma fonte externa para alimentação, mas você pode aproveitar a mesma fonte para alimentar o Arduino e o motor, usando a saída Vin da placa. Apenas lembre-se que, para o regulador de tensão da placa operar corretamente, é necessário alimentá-la com uma tensão entre 7 e 12 V.
Vocês realizam testes nos componentes antes do envio? Eu comprei 2 pares desse motor, e todos apresentam o mesmo problema, após 5 minutos de uso eles aquecem muito (não consigo medir a variação de temperatura), e após uma semana (utilizando 2 minutos por vez, intervalos de 3 minutos entre voltas, em média 2 horas por dia, sem uso nos finais de semana), os motores travam, e não são as caixas de redução, pois eu testei sem a caixa do motor e mesmo assim eles estão travando.
Você está alimentando os motores com uma tensão de 5V? Essa regulagem é feita de que forma? Por favor envie uma imagem do sistema montado para suporte@robocore.net com o número do pedido onde adquiriu esses motores para que possamos dar um suporte mais adequado.