SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3 4 5  Next
Autor
Mensagem

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Dom Set 16, 2007 11:47 am
Controle de Corrente
Trebien, desculpe se me expressei da maneira errada, esqueci de dizer exatamente o que é que torraria. Eu afirmei pois se trata de um hobby e os IRFZ44N torrariam sim se submetidos a uma corrente maior que 50 A com a dissipação limitada que provavelmente terão no interior do robô.

Ainda não decidi mudar para o IRF1405 ou semelhantes por motivos de custo. R$ 2,75 contra R$ 7,50 da uma boa diferença quando se tem que usar 16 FETS (to falando de quantro pontes e não de uma OSMC, ok?  Wink).

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Dom Set 16, 2007 12:09 pm
Controle de Corrente
Então Vinicios....

Essa é uma das vantagens deste CI da Allegro...o “primário” que mede a corrente já é isolado do “secundário” onde se lê a corrente, então não é necessário nenhuma isolação adicional entre o PIC e o sensor. Veja que esta isolação é só de 3000Volts. Twisted Evil .. se precisar de maior isolação ai sim precisará de um circuito adicional !  Shocked 

A saída do sensor vai de 0V até 5V que é exatamente a faixa de tensão admitida pelo AD do PIC, quando alimentado com 5V, então vc não precisa de nenhum circuito para acondicionar o sinal para o AD do PIC.

A impedância de saída do sensor é de 2 Ohms (máximo), isso significa que vc não precisa de um circuito casador de impedância para ligar o sensor no PIC ,q suporta até 10K Ohms de impedância.

Traduzindo... não precisa de nada entre um e outro. Isso as vezes causa estranheza. Como um circuito pode ser tão simples e funcionar bem ? 

O PIC 12F675 possui oscilador interno de 4MHz, ou seja, não precisa colocar cristal para q ele funcione, ele possui reset interno tbm, então é só alimentar com a tensão correta (q pode ir de 2.2V até 5.5V) e correr pro abraço...

Quanto a fonte... eu já dei 2 dicas, fonte com zener ou 78L05, como vc falou q vai usar 4 sensores e cada um pode consumir até 10mA já são, pelo menos 42mA, neste caso a escolha está caminhando para o 78L05. Quando se utiliza esta família de reguladores opte sempre pela menor tensão disponível na entrada (lembrando q estes reguladores precisam de sua tensão nominal +3Volts p funcionar adequadamente, neste caso 8Volts). Sua menor tensão útil é 12Volts, se usar 14 estará desperdiçando o excesso em calor.

Se vc quer um bom caminho eu te sugiro o livro “Desbravando o PIC - Ampliado e Atualizado para PIC 16F628A” do David. Não fala objetivamente do PIC 12F675 mas o q vc aprende nele serve p praticamente todos os PICs.

Fica difícil te sugerir como o PIC irá se comunicar com o “módulo” sem saber o que é este módulo... é um processador, PLC , ARM... qual é o master de ser circuito ? Que interfaces ele possui implementadas em hardware ? E também: Que tipo de informação vc vai querer passar p seu master ? Somente “chegou ao limite ! Desliga tudo !” ou “seu motor 3 está com 12,4 Amperes de consumo !” 

PS: Os melhores professores q conheci na vida sempre tiveram postura de alunos.

Trebien

Level 1
1010000 xp

Local:
Curitiba / PR

Equipe:
KG

Trebien

Responder com citações
Mensagem Dom Set 16, 2007 12:36 pm
Controle de Corrente
Ok, como eu disse:

"só se for os fets que vc usa"

então está tudo certo

abraço

PUC-PR
-------------

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Set 17, 2007 12:50 am
Controle de Corrente
Eu, de certo modo, já estava preparado para o pior, mas já que é assim "plug and play"...  Laughing

O livro "Desbravando o PIC ... 16F628A" eu já li uma boa parte (por um tempo ele foi meu livr de cabeceira). Só não lembro se era a versão atualizada. Além deste livro eu já li uns trechos de alguns outros e também alguns textos sobre diferentes PIC's. Como eu havia encontrado algo sobre PIC's que precisam de oscilador, logo pensei que o 12F675 poderia precisar também. Acho que vou emprestar novamenite esse livro e dar mais uma lida.

Indutores, resistores e capacitores são os componentes que mais conheço (lê-se, menos desconheço). Transistores e diodos conheço bem menos. PIC's e CI's ... mto menos. Se quiser indicar algum (ns) livro (s) que me dê referências sobre eles e sobre a teoria, também está valendo.

Ah sim, o módulo... http://www.rabbitsemicond...ducts/RCM4400W/
A intenção é ter algo como:
Comentário:
... “seu motor 3 está com 12,4 Amperes de consumo !”
As curvas serão importantes. Se o CI da Allegro conseguir indicar que a corrente é negativa, a veu ver, PPM é mais interessante que PWM. Seria isso mesmo? Agora, se fosse o caso de apenas serem indicados valores máximos, poderia apenas ser usado um sinal de nível alto ou baixo em uma das I/Os e um que coordene qual CI está sendo a referência em outra (são duas disponíveis no PIC)? Quero saber isso pra ter uma base. Desculpem se estou perguntando demais ou se estou comendo bola no que digo. To empolgado assim pois meu projeto finalmente recebeu um "incentivo" e poderei comprar as peças do meu "brinquedinho" Laughing. Valeu!

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Seg Set 17, 2007 3:38 pm
Controle de Corrente
É como dizem: Trabalhe para o melhor, prepare-se para o pior !  Laughing 

O PIC 12F675 pode utilizar um cristal, como vc citou, mas só fazemos isso se vc precisa de um clock diferente de 4MHz ou se precisa de um clock de maior precisão, o que não é o seu caso. Além disso se vc colocar um cristal estará utilizando 2 I/Os para isso.  Confused 

Sorry Vinicius, vou ficar te devendo a indicação de um bom livro de eletrônica geral Sad . Eu fugi da escola a mais de 20 anos e acho q os livros q utilizei nem devem ser mais editados... deixo esta tarefa p o pessoal mais novo e atualizado com a literatura corrente.

Este módulo da Rabbit é sensacional ! Realmente muito bom, fiquei com água na boca Surprised . Muito hardware disponível, alto poder de processamento e todo suporte necessário p rede wi-fi. Parabéns pela escolha ! 

Eu não concordo com a idéia de enviar os valores de corrente através de PWM ou PPM, isso é p circuitos não processados ou p interfacear circuitos digitais com analógicos, p este caso o negócio é enviar bytes por uma interface serial, é mais seguro e preciso.

Bem... este Rabbit possui 6 interfaces seriais que podem ser configuradas de diversos modos (veja o capítulo 16 do data-sheet dele). Vc pode utilizar uma destas interfaces para se comunicar com o PIC. Configure-a como assíncrona com velocidade 9600BPS ou 19200BPS. 

No PIC (http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/41190E.pdf) vc terá 2 I/Os disponíveis p esta interface. Note que os ADs estão nos pinos 7,6,5 e 3 (ANx),  então sobram os pinos 2 e 4. O pino 4 só pode ser utilizado como entrada, então será o RX da interface serial e o pino 2 pode ser configurado como entrada ou saída, então vc irá configurar como saída e será o TX da serial.

Este PIC não possui hardware de interface serial, isso significa q vc irá fazer isso por software (bit-bang). Há exemplos de programas assim p todos os PIC no site da Microchip. É só procurar por interface “UART”.

O programa q vc irá montar p o PIC irá ler os 4 ADs e enviará para o Rabbit a informação requisitada. Sugiro enviar 1 byte de cabeçalho seguido dos valores de corrente do sensor1, sensor2, sensor3 e sensor4 se quiser o mínimo de segurança gere um byte de check-sum para evitar ler dados com erros. O Rabbit receberá estes bytes e guardará em local adequado.

Este PIC possui AD de até 10bits, se vc usar 10 bits terá 1024 níveis possíveis entre -50A e +50A isso dá um precisão de 0,09765625 Amperes. O que acredito esteja de bom tamanho p sua aplicação. Shocked 

Não tem problema nenhum em perguntar, como já me disseram aqui, fórum é pra isso mesmo, se a pergunta for muito abrangente a tendência será eu te dar uma resposta pouco objetiva (como no caso do livro), por isso quanto mais específico mais eu poderei te ajudar.

Desculpe-me se as vezes eu restrinjo minhas opções te “coagindo” a ir por um determinado caminho (como no caso da serial) mas é que vc não está fazendo tudo isso só por fazer, vc tem um objetivo bem claro e estou tentando te mostrar o que, para mim, é o melhor caminho. Tenho certeza q os colegas aqui poderão te mostrar outros que talvez sejam ainda melhores. Todos os caminhos te farão aprender bastante mas imagino q vc queira concluir seu projeto ainda nesta vida !

3
DenisFF

Level 3
3781814 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

3
DenisFF

Responder com citações
Mensagem Ter Nov 27, 2007 8:28 pm
Controle de Corrente
Utilizando um circuito de carga Eletronica, poderia-se monitorar a corrente do motor, e ao mesmo tempo limita-la se requerido.

os circuitos que uso sao baseados em um FET, um resistor de precisão de baixo valor ( em geral de 0R001 3W/5W), alem de um amp-op e um pequeno DAC.

um bom Fet para isso sao os NTP200 ou NTX1110 (123A x 24V )

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Nov 28, 2007 2:30 am
Controle de Corrente
Esse tal circuito de Carga Eletrônica me deixou curioso. Vou dar uma pesquisada sobre ele. Se quiser detalhar algo mais sobre ele, eu agradeço.

Apenas um aspecto que presumo não ser possível com ele é o de ajustes rápidos. Com o controle de corrente por PWM é possível atribuir uma variável de modo a alterar a corrente máxima com facilidade, buscando sempre o limite. Em um circuito isso deve acarretar na troca do componentes. Em todo caso, é uma boa sugestão.

Frost

Level 5
5572106 xp

Local:
São Paulo / SP

Frost

Responder com citações
Mensagem Qua Nov 28, 2007 6:43 am
Controle de Corrente
Este FET pode ser encontrado no Brasil?
vc tem idéia de preço dele?

pena que só aguenta 24V. Na maior parte doss projetos da minha equipe utilizamos mais que isso.

Level 3
3781814 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

3
DenisFF

Responder com citações
Mensagem Qua Nov 28, 2007 7:13 am
Controle de Corrente
Ja encontrei na Sta Efigenia, na Tranchan,

tem variantes dele para 48V se nao me engano
3
DenisFF

Level 3
3781814 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

3
DenisFF

Responder com citações
Mensagem Qua Nov 28, 2007 7:20 am
Controle de Corrente
Outro detalhe sobre os Fets e que eles podem ser montandos em paralelo para aumentar a carga. 

Faço isso nas cargas eletronicas que projetei, e funciona perfeitamente.
Ir para página Anterior  1 2 3 4 5  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido