SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

gabarito007

Level 0
0 xp

gabarito007

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 11, 2021 9:00 am
Código para um sensor de tensão de bateria
Olá a todos.

Eletrônica é um ramo de atividade que sempre me atraiu, mas eu nunca tive a disciplina necessária para levar adiante um estudo mais aprofundado.

Em casa, eu tenho um aparelho que um técnico improvisou para mim quando o meu nobreak anterior começou a dar problema.

Contando a história do começo, eu moro numa região cujo fornecimento de energia da rede é muito precário. E eu uso intensamente um desktop.
Eu tinha um nobreak convencional, com baterias internas e tal. Mas pensei em adaptar baterias externas do tipo estacionárias para me proporcionar mais tempo de uso sem dependência da rede.
Isso para os dias de temporal, em que sempre sou obrigado a desligar todos os aparelhos domésticos enquanto dura o festival de raios e trovões.

Num belo dia, o nobreak passou a não mais segurar as falhas da rede. E eu descobri que alguma coisa se avariou nos seus circuitos.

Conversei com um técnico e ele propôs algo que eu achei genial: ele disse que faria um pequeno aparelho para substituir o nobreak e que seria ligado tanto na rede quanto a uma bateria estacionária.
Ele me deu uma pequena lista de componentes que eu comprei e ele montou a coisa. Isso já tem uns 3 anos.
A invenção dele funciona muito bem. Eu nunca a abri, mas é pouca coisa que tem dentro, além de uns relés e outras coisinhas.
Quando cai a energia da rede, ela entra recebendo corrente do inversor que é ligado à bateria.

O problema é que esse técnico é muito concorrido e, ultimamente, eu não tenho mais conseguido falar com ele.

O que eu estava precisando agora é apenas de uma forma de medir a carga que a bateria ainda tem, antes de não conseguir mais sustentar o inversor (12v para 110v).
Costuma ser quando ela fica abaixo de 11,5v.
O inversor tem um alarme que avisa, mas é um bip muito agudo e baixo. Eu nunca consigo ouvir a tempo de desligar o computador antes que apague tudo.

Eu encontrei o projeto de um cara que faz exatamente o que eu preciso:

https://www.electroniclin...66-wifi-module/

Porém, eu estava pensando em melhorar um pouquinho mais.

A ideia é saber quando eu terei que desligar o computador pela proximidade de exaustão da bateria.
Porque não é nada bom para a fonte do desktop, e também para os HDs e o sistema de arquivo, uma queda brusca de energia, derrubando todo o sistema.

Outra ideia seria colocar um led na ponta de um fio saindo do inversor e indo para perto do monitor para que o aviso se desse de forma visual e não auditiva, me alertando a tempo de desligar tudo.

Já estou pensando em comprar os poucos componentes do projetinho para enviar a informação para o celular.

Mas antes, eu queria saber se não teria como enviar o sinal de carga da bateria para o desktop e não para o celular.
Eu pensei em ter um pequeno display no canto da tela, informando a tensão o tempo todo.
A grande vantagem seria que a informação estaria sempre à minha vista, sem necessidade de pegar o celular, ligar sua tela e consultar o aplicativo.

O lance do celular é muito bo para quando eu estou longe do sisteminha, para fazer um acesso remoto. Mas eu vou estar sempre com ele ao meu lado. Não precisa de celular.

Eu até pensei em dispensar isso tudo e deixar o multímetro ao lado do monitor ligado o tempo todo e mostrando a tensão.
Mas se desse para enviar a telemetria para a tela do computador, seria show!

A questão aqui é a programação.
A solução do EletroniClinic do link acima dá o código para o Blynk, mas eu precisaria que fosse para o navegador.

Um código que desenhe as janelas na tela, em Python ou Java... Ou mesmo fazer uma micro página Web em HTML + JavaScript para hospedar dentro do NodeMCU e eu poder acessá-la do navegador, para visualizar os dados de telemetria da bateria.

Receio ter ficado muito longo na explicação, mas a questão é simples.
Um código que interprete o sinal do NodeMCU que vai para a rede WiFi e crie uma pequena janela na tela com a tensão atual da bateria.

Agradeço às sugestões que chegarem.

👍

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Proibido