SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2  Next
Autor
Mensagem

andreremocri

Level 0
380049 xp

andreremocri

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 03, 2021 9:35 am
Acionamento de Centrífuga de roupas com Arduino
ESTOU INICIANDO NO MUNDO DO ARDUINO, ESSE É MEU PRIMEIRO PROJETO, TENHO UM ARDUINO UNO E UM MODULO RELE TRIPLO, UM LCD 2X16 COM MODULO i2C, VOU EXPLICAR O QUE EU ESTOU TENTANDO FAZER.

A CENTRIFUGA DE ROUPAS DA MINHA MÃE ESTRAGOU O TEMPORIZADOR E EU QUERO USAR O ARDUINO PARA RESOLVER.

PRECISO COLOCAR NA PROGRAMAÇÃO:
AO ENERGIZAR O ARDUINO
UMA MENSAGEM NO LCD EX: BOAS VINDAS.
ACENDE UM LED 12V CONTINUO ATRAVES DO RELE

UM BOTAO; NÃO SEI QUAL SERIA O MELHOR, LIGA E DESLIGA OU DE PULSO?

QUANDO ACIONADO O BOTÃO, ELE ACIONA UMA SAIDA PARA O RELE QUE LIGA A CENTRIFUGA POR 7MINUTOS, AO FINAL DESSE TEMPO (7MIN) ELE PARA DE CENTRIFUGAR, ACIONA UM BUZER COM APITOS DE SEGUNDO EM SEGUNDO, POR 5 MINUTOS, E AO MESMO TEMPO DO BUZER, UM LED 12V QUE SERÁ LIGADO NA TERCEIRA ENTRADA DO RELE, (LEMBRANDO QUE O RELE É TRIPLO), ESSE TEMPO DE 5 MIN É PARA DAR TEMPO DE DESLIGAR O CIRCUITO.

obs: ESTOU USANDO UMA FONTE 12V PARA ALIMENTAR O ARDUINO, E A MESMA FONTE ALIMENTA UM REGULADOR DE TENSÃO NA PROTOBOARD.

DESDE JÁ AGRADEÇO QUEM PUDER ME AJUDAR. FIQUEM COM DEUS.

lrobotico

Level 10
10736612 xp

Equipe:
CRAFT

lrobotico

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 04, 2021 9:05 am
Bom dia, Andre

Tudo bem?

Esse relé triplo, é um relé com 3 saídas ou um módulo com 3 relés?

Seu projeto não envolve uma complexidade muito grande, o que é bom, porém tem que verificar se os seus relés vão suportar a aplicação.

Para acionar a centrífuga, como irá fazer? O relé servirá para acionar outro circuito que aciona a centrífuga ou será ligado diretamente na centrífuga? 

Basicamente seu código se resumirá a escrever uma mensagem no LCD na inicialização do sistema, podendo também adicionar textos para cada etapa do processo, exemplo: "Centrífuga iniciada", "Centrífuga finalizada" etc; Utilizar comandos digitais para acionar as saídas dos relés.

Com algumas condições já dá pra resolver o que você está buscando, caso queira ajuda com o código eu posso te ajudar a desenvolver, melhor que entregar mastigadinho rs.

PS: Evite usar caixa alta no texto inteiro, dificulta a leitura, aliás pelas regras de conduta isso corresponde a gritar na escrita.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Lismael Sousa

andreremocri

Level 0
380049 xp

andreremocri

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 04, 2021 9:49 am
Olá bom dia LISMAEL.

vou compartilhar com você, um video que eu fiz para um sistema de rega, a ideia é exatamente a mesma 

link do video:

https://youtu.be/ggGZr5ENg6s 

de uma olhada por favor.

obrigado.

lrobotico

Level 10
10736612 xp

Equipe:
CRAFT

lrobotico

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 04, 2021 9:51 am
Estou tentando olhar, mas seu vídeo está privado.

Coloca para ficar disponível para visualização por link.

andreremocri

Level 0
380049 xp

andreremocri

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 04, 2021 2:36 pm
Tenta novamente por favor

https://youtu.be/ggGZr5ENg6s

lrobotico

Level 10
10736612 xp

Equipe:
CRAFT

lrobotico

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 04, 2021 5:01 pm
E aí Andre, 

Consegui ver o seu vídeo.

Pelo que entendi não tem nenhum sistema de interrupção (pausa ou parada de emergência) no seu sistema, certo? Com isso dá pra fazer utilizando apenas comandos básicos e o bom e velho delay.

Vamos lá: 

Passo 1 - Ligar a válvula solenoide:

Nesse passo você quer acionar o relé responsável por alimentar a válvula solenoide, pode ser feito da seguinte forma: 

Iniciará seu código definindo as portas e bibliotecas que irá utilizar durante a execução, por enquanto não vamos adicionar bibliotecas, mas pelo que vi no seu circuito a porta do botão vermelho já está definida, então ficaria algo assim:

Código:

No void setup você precisará configurar o botão e o relé assim: 

Código:

Já no void loop, o comando para acionar a solenoide tem que ser feito da seguinte forma: 

Código:

Lembrando que essa é a forma mais trivial de fazer, conforme formos caminhando o código irá se tornar mais sólido. 

Conseguiu compreender até aqui? Se sim, vamos avançar, se não tiver entendido comente sua dúvida abaixo que tento esclarecer.

Aguardo seu retorno para continuarmos.

Abraços,

Lismael Sousa

andreremocri

Level 0
380049 xp

andreremocri

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 04, 2021 9:49 pm
Entendido, já carreguei ele e funcionou, podemos continuar ....

lrobotico

Level 10
10736612 xp

Equipe:
CRAFT

lrobotico

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 04, 2021 10:28 pm
Boa noite,

Que bom que funcionou, vamos continuar então.

2º Passo - Acender LED verde enquanto a válvula estiver ativa

Bem, esse passo é ainda mais simples que o anterior, basicamente precisaremos acionar o relé que está responsável pela alimentação do LED verde. 

Outra coisa, você não precisa utilizar dois relés diferentes no mesmo LED, basta um para realizar tanto o passo de acender o LED quanto o de piscar o LED após terminar o tempo ativo da válvula solenoide. 

Fica assim:

Na parte inicial do código você irá declarar a variável que corresponderá ao LED verde.

Código:

No void setup você irá fazer o seguinte comando:

Código:

No void loop você irá apenas acrescentar o comando para acender o LED dentro da condição criada para acionar a válvula solenoide. Assim:

Código:

Aproveitando que o passo anterior foi breve e simples, vamos logo ao passo 3.

3º Passo - Piscar o LED verde após finalização do tempo de 2 minutos

Bem, como ainda estará utilizando o mesmo relé que já foi definido no passo anterior, não precisaremos definir ele novamente, então vamos direto para o void loop:

No void loop iremos criar a condição que irá fazer o LED piscar até que você intervenha na máquina, você não mencionou isso no vídeo, mas acho que é interessante fazer com que caso você aperte novamente o botão vermelho seja reiniciado o funcionamento da válvula solenoide.

Ficará assim: 

Código:

Com isso já resolve a questão operacional do seu sistema.

Só falta adicionar o display LCD. 

Espero ter ajudado.

Abraços,

Lismael Sousa

andreremocri

Level 0
380049 xp

andreremocri

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 04, 2021 11:02 pm
Deu um erro no void loop, oque será?

andreremocri

Level 0
380049 xp

andreremocri

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 04, 2021 11:11 pm
Meu amigo, agradeço imensamente a ajuda e atenção que está me dando, posso voluntariamente lhe fazer uma pequena doação em dinheiro? seria algo simbólico mais uma forma de reconhecimento.
Ir para página 1 2  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Proibido