Fórum
- Busca avançada
- Informacoes
- Regras
- PMF
- Glossário
- Dicas e Dúvidas
- Tutoriais
- Tutoriais
- Build Reports
- Desafio RoboCore
- Discussoes
- Arduino
- Albatross
- Técnicas
- Gerais
- Competições
- Iniciantes
- CAD/CAM/CAE
- Classificados
- Compra
- Venda
- Troca
- Vagas de Emprego
- Suporte
- Erros
- Sugestões
Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo

Autor
Mensagem
O jogo Genius lançado no Brasil pela Estrela em 1980 foi uma febre imediata. Era possível encontrar desde o famoso disco colorido até robôs de um metro de altura que tinham o jogo no alto da cabeça. No exercício proposto pela lição 22 do Kit Iniciante Arduino V8 o desafio de recriar o jogo é lançado aos alunos. Essa é a solução a que cheguei. O jogo proposto abaixo tem as quatro cores do jogo original e algo da mecânica de um dos jogos que vinham carregados no jogo original. Aqui cabe a ressalva de que é o que eu me lembro da mecânica do jogo... eu tinha dez anos de idade na época (é, sou bem velho). Assim, posso estar muito enganado (e provavelmente estou) no que diz respeito à fidelidade ao jogo original. Porém, penso ter criado uma solução que é interessante e pode ser didática e divertida. Ao iniciar o Arduino aguarda que você pressione qualquer botão e em seguida sorteia a primeira cor. Sua tarefa é pressionar o botão correspondente a essa cor. Se você acertar o Arduino emitirá um breve “bip” sinalizando o acerto, sorteará mais uma cor e apresentará a primeira e em seguida a segunda. Novamente, seu papel é pressionar os botões correspondentes às cores na mesma ordem que foram apresentados a você. Se você errar, três sons em sequência sinalizarão seu erro e você perdeu! O jogo volta ao estado inicial, aguardando o pressionamento de qualquer botão para iniciar um novo jogo. Se você habilitar a janela da Saída Serial na IDE Arduino, você poderá acompanhar toda a mecânica interna do jogo acontecendo e poderá até “roubar” para ver o que acontece quando você vence. A adição de cores à sequência continua enquanto você continuar acertando. Porém, a velocidade com que o Arduino te mostra a sequência toda vai aumentando. Não há limite de tempo para sua resposta. O Arduino será paciente (pelo que me lembro, o Genius não era!) Se você conseguir repetir vinte sequências com sucesso, você venceu o desafio. Sinais de comemoração serão emitidos pelos LEDs e pelo buzzer. Após isso, o jogo volta ao estado inicial aguardando você apertar qualquer botão para começar tudo novamente. O limite de vinte sequências me parece um teto de hardware. Na apresentação da vigésima quarta o Arduíno trava. Para montar o projeto você vai precisar dos seguintes itens:
- 01 x BlackBoard UNO R3
01 x Cabo USB AB
01 x Protoboard 400 pontos
01 x LED Vermelho 5mm
01 x LED Verde 5mm
01 x LED RGB 5mm ou LED Azul 5mm
01 x LED Amarelo 5mm
04 x Chave Momentânea
01 x Buzzer Passivo 5V
04 x Resistor 300Ω
Jumpers
ANEXOS:
![]() |
Genius.jpg Tamanho: 639.13 KB Downloads: 358 veze(s) |
|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |