SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
matheus.musica.santo

Level 0
6000 xp

3
matheus.musica.santo

Responder com citações
Mensagem Sab Jun 13, 2020 7:26 pm
Dúvida estufa
Olá gente, estou começando no arduino e possuo um arduino uno. minha ideia é utiliza-lo no monitoramento do ambiente de uma hortinha doméstica, monitorando a umidade e temperatura do ar, umidade do solo e se possível temporizando o liga e desliga de lâmpadas próprias para complementar a iluminação do sol. gostaria de saber se este modelo de arduino suportaria todas estas funções ao mesmo tempo. 
minha ideia é que a resposta dele seja através do acionamento de led's de diferentes cores para situações pré-programadas (um jogo de led para temperatura, outro para umidade do ar e outro para o solo). 
me pergunto se neste esquema, o bichinho será capaz de realizar à parte esse controle das lâmpadas, e qual seria a melhor forma de eu explicar para ele qual a hora certa.
sei que é um projeto complexo, mas estou c ajuda e tbm tenho tempo, minha ideia é realmente ir construindo o projeto aos pouquinhos para conseguir ter minha aula de programação com um objetivo prático  que realmente mude minha realidade. abraços!
ps: aceito dicas de estudo para este processo e ficaria grato se houver experiências semelhantes para ser compartilhadas.
3
lsom.eletronica

Level 0
40174 xp

3
lsom.eletronica

Responder com citações
Mensagem Qui Jun 25, 2020 10:07 am
Dúvida estufa
Bom dia !
 Coloca um relógio no arduino , vai ajudar muito.
  exemplo (Real Time Clock RTC DS1307).
  Você vai poder ler sensores e executar tarefas em horários programados.
3
jack-pimp

Level 0
279945 xp

3
jack-pimp

Responder com citações
Mensagem Ter Jul 14, 2020 12:26 am
Dúvida estufa
Olha creio que para o que voce esta querendo aí o arduino Uno seja suficiente. No caso já comece a estudar a como integrar um relê ao arduino para desligar e ligar as lampadas. No caso como você pelo jeito vai querer regular a intensidade dessas lampadas tendo como variavel a luz solar, vai precisar de um potenciometro analogico para regular a potencia das lampadas baseadas na leitura que receber do sensor de luz por exemplo tipo LDR. Quanto a temperatura do ar e umidade solo você pode ir implementando depois. Por exemplo voce pode criar um sistema de regamento automatizado dependendo da umidade do solo ou implementar uma escotilha para abrir e fechar a horta controlando um motor baseada na temperatura do ar fora da horta.

brunodini

Level 2
2752896 xp

brunodini

Responder com citações
Mensagem Qua Dez 30, 2020 8:49 pm
Dúvida estufa
Olá Matheus, estou montando um projeto um pouco parecido só que em um vaso, a principio tenho funcionando leitura de solo (seco ou molhado), umidade e temperatura do ambiente, estou utilizando o ESP8266 conectado na rede wifi de casa para ter as metricas e controles pelo celular. Em breve pretendo implementar uma leitura de luminosidade do ambiente e rega automatica, ainda estou pesquisando como fazer.

Não pensei ainda na questão de iluminação mas espero que seja possível implementar no futuro usando o ESP8266.

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Proibido