Fórum
- Busca avançada
- Informacoes
- Regras
- PMF
- Glossário
- Dicas e Dúvidas
- Tutoriais
- Tutoriais
- Build Reports
- Desafio RoboCore
- Discussoes
- Arduino
- Albatross
- Técnicas
- Gerais
- Competições
- Iniciantes
- CAD/CAM/CAE
- Classificados
- Compra
- Venda
- Troca
- Vagas de Emprego
- Suporte
- Erros
- Sugestões
Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo

Autor
Mensagem
Fala pessoal! Confesso que estava um pouco angustiado diante de tanta ajuda (mais um pouco de ajuda aqui, e aqui =]) que eu estava tendo e que "não podia retribuir" (minha área é programação, eletrônica e mecânica são hobby's) resolvi então usar o que sei como forma de retribuição para toda a comunidade. Sendo assim, apresento-lhes o MechaniCalc.A Idéia A idéia é criar uma forma prática e rápida de se calcular as informações mecânicas dos projetos, uma vez que são maçantes e demoradas. Percebo que várias pessoas acabam tendo dificuldades - e até mesmo fracasso - em alguns projetos devido a um cálculo incorreto ou mesmo uma unidade inconsistente.
Considerações Embora o aplicativo tenha sido projetado de forma a não exigir nenhum conhecimento técnico, sugiro fortemente o estudo teórico visando um desenvolvimento mais consolidado e embasado. Portanto, preocupei-me em deixar por todo o software as fórmulas necessárias para executar o mesmo procedimento manualmente. Também listarei todas as fontes didáticas usadas, com o a mesma finalidade.
Current Features - Módulo para cálculo de variáveis de motores a partir das informações que os fabricantes costumam passar; (Fonte didática) - Cálculo de redução necessária para locomoção, com indicativo de eficiência e possibilidade de adicionar vários tipos de transmissões; (Fonte didática) - Conversão inline e contextualizada das unidades mais utilizadas;
Licença e Contribuição O projeto é aberto para contribuições e livre para utilizações. Se os membros mostrarem interesse e acharem útil, darei continuidade ao projeto no meu tempo livre, consertando bugs e adicionando novos módulos de cálculos. Pretendo adicionar todos os módulos de cálculos que eu venha utilizar, no entanto, caso tenham alguma sugestão sintam-se livres para abrir um request.
Membros que queiram contribuir, entrem em contato.
Future Work - Adicionar possibilidade de salvar as informações em PDF, TXT, HTML e cópia rápida para os fóruns; - Possibilitar carregar informações salvas anteriormente; - Ferramenta para salvar as informações do motor de forma a gerar um banco de dados, possibilitando a reutilização posterior por terceiros; - Geração de gráficos
Endereço http://www.marcospassos.com/mechanicalc/
Compatibilidade Testado em Firefox 3.6, Google Chrome 9 e IE 8.
Changelog: - 25/02/2011 às 11:00:00 Criada a versão 1.0 - 25/02/2011 às 12:42:00 - Adicionado conversão de unidade de oz-in/A para N-a/A - Corrigindo conversão de unidade RPM para RPM/V - Removido conversão para milhas
FAQ 1 - Como faço para converter a unidade? Desconsidere a unidade que esteja ao lado do campo. Coloque o valor e depois mude a unidade para real unidade do valor colocado. O sistema automaticamente converterá sua unidade e selecionará a unidade correta.
Exemplos Obtendo informações necessárias sobre motor, a partir das informações disponíveis:
ANEXOS:
![]() |
exemplo.jpg Tamanho: 131.68 KB Downloads: 832 veze(s) |
Última edição feita por marquinho-a em Sex Fev 25, 2011 1:01 pm; editado 9 vezes no total
Level 27
27037781 xp
Local:
Rio de janeiro / RJ
Equipe:
SIGMA
27037781 xp
Local:
Rio de janeiro / RJ
Equipe:
SIGMA
Marquinho, tem um site bem interessante (que já existe ha uns 8 anos) da equipe "Tentacle Combat Robotics" que tem um calculador muito bom, calcula inclusive os AH das baterias, picos de corrente nos motores, se eles são suficientes pro robô andar, etc. vale a pena dar uma olhada: Versão Atual: http://members.toast.net/...wtorquecalc.htm Versão Antiga: http://www.architeuthis-d.../torquecalc.asp então, se a ideia inicial era cálculos para locomoção, esse site tem a maioria dos motores e muitos parâmetros interessantes de se alterar. Se quiser fazer um programa pra essa mesma função, tem boas informações dos motores por lá. abraços.
Fala Sigma! Eu conhecia esses sites, mas eu queria algo ainda mais fácil e didático. Além disso, no MechaniCalc nós podemos ditar nossas próprias regras, criar nossos módulos, etc. Espero que gostem e que seja útil, no início para para resolver meus problemas, mas resolvi disponibilizar para todo mundo. Abração, Marcos
Level 27
27037781 xp
Local:
Rio de janeiro / RJ
Equipe:
SIGMA
27037781 xp
Local:
Rio de janeiro / RJ
Equipe:
SIGMA
Level 111
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Hehehehehe você leu a minha mente! Eu estava a anos procrastinando fazer um site em PHP para facilitar o calculo de motores e reduções. A ideia era pegar a base de dados do Steve Judd (Team Tentacle) que faleceu e adicionar novos motores, principalmente os que usamos por aqui, e reduções. Depois de escolher as características do seu robô e motores seriam gerados gráficos como os do Tutorial. Você me poupou um trabalho que sinceramente acredito que nunca iria sair da cabeçaComo o tópico já está na seção de tutoriais não precisa pendurar
Abraços, Dudu
Level 111
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Algumas sugestões:
No Kt, coloque também a opção oz-in/A (onça-polagada por Ampere), que é a unidade usada dos EUA. A conversão para Nm/A é simples:
Código:
No Kv tem um errinho bobo é RPM/V não só RPM.
Resistência ficaria melhor como Resistência Interna.
Acho que diâmetro da roda em milhas não vai ser muito útil, heheheh.
É isso, tá muito bom!!!!
Adorei o esquema de acionar estágios de redução, muito bem mandado!
Abração,
Dudu
Fala Dudu! Obrigado pelo feedback. Já fiz as alterações propostas. Quanto à questão do diâmetro, fiz um sistema genérico para conversão de unidades. Mas realmente não vejo onde pode ser aplicado, logo foi removidoTambém adicionei geração de gráficos ao "Future Work". Abraços, Marquinho
|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |