Retornar
ao topo
ao topo
Autor
Mensagem
Level 26
26100925 xp
Registrado em:
08/09/2006
Local:
Joinville / SC
Mensagens:
1011
26100925 xp
Registrado em:
08/09/2006
Local:
Joinville / SC
Mensagens:
1011
Volta e meia falam que um método para salvar motores, baterias e eletrônica de altas correntes é utilizar um sistema limitador de corrente. No meu caso, tenho a intenção de evitar torrar a parte elétrica e ainda agregar algumas funções usando medição e controle de corrente. A idéia é utilizar um sistema que meça a corrente, informe ela ao microprocessador e este use o valor para reduzir o DutyCycle caso a corrente chegue a um limite crítico e ainda coordenar quais motores estão com a maior carga. A teoria sobre este controle não geométrico e a eletrônica que o cerca eu já conheço. Falta um esquema prático. Procurei na Texas e em outros fabricantes mas não encontrei nada. Será que não existe esse CI? Caso exista e alguém conhece algum CI ou um projeto de circuito para este fim, por favor me avise.
_________________
Oi Vetor... O chip q vou te recomendar mede a corrente por efeito hall e te fornece um nível DC isolado a ser ligado diretamente no AD do PIC... tá bom ? Não sei se o range de corrente vai te atender que é de -50A até +50A (pode ser usado parta medir corrente AC) há um modelo para correntes maiores, acho que 100A. Sua sensibilidade é de 40mV por Ampere. A má notícia q vc terá q importá-lo (digikey) US$4,10 FOB Fabricado pela Allegro ACS750SCA-050 http://www.allegromicro.c...t_Numbers/0750/
_________________
Level 26
26100925 xp
Registrado em:
08/09/2006
Local:
Joinville / SC
Mensagens:
1011
26100925 xp
Registrado em:
08/09/2006
Local:
Joinville / SC
Mensagens:
1011
Valeu Pau10! Na foto ele parece um tanto quanto grande, mas pelo datasheet deu pra ter uma boa noção de quele ele é "geometricamente" viável. A verdade é que eu nem imaginava que poderia existir um componente assim (que operasse em série no circuito assemelhando-se a um alicate amperímetro e não em paralelo). Um detalhe é que eu não usaria PIC's, mas sim um microprocessador que não dispõe de entrada analógica. A solução é implementa um PIC para fazer a conversão AD. Se não for pedir demais, têm algum esqueminha pra isso? A corrente eu havia esquecido de citar. Vai de -30 a 30 A nominal, podendo algançar 50 A durante pouco tempo (1 ou 2 segundos) mas tem a possibilidade de alcalçar 96 A de pico. Um componente importado a mais ou a menos não vai fazer grande diferença. O que faz diferença é o número de tensões diferentes que a eletrônica vai usar. 5 V é uma a mais.
_________________
Level 20
20740277 xp
Registrado em:
05/08/2004
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Mensagens:
936
20740277 xp
Registrado em:
05/08/2004
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Mensagens:
936
Vetor e Pau10, ja conhecia esses sensore mas nunca cheguei a trabalhar com eles de fato. Soh uma dica: A Allegro envia samples para o Brasil, entao vale a pena pedir. Ja recebi sensores dessa linha de ateh 100A se nao me engano. Flw,
_________________
É verdade Favoreto... Infelizmente muitos fabricantes estão deixando de enviar amostras para o Brasil por conta das altas taxas e do fato de muita gente pedir amostra só pra ter “na prateleira”. Mas não custa tentar. Sobre o circuito necessário p ligar no PIC... bem... não há circuito, quero dizer... é só ligar o pino de saída diretamente a um pino de AD de um PIC, sugiro 1 capacitor de 100nF p desacoplamento e pronto. Se vc for realmente usar um pic só p isso pode usar os outros pinos do pic p sinalizar alguma situação limite ou implementar uma interface serial (SPI, I2C ou UART) Com um PIC 12F675(8 pinos) vc poderá ter até 4 entradas AD e mais 2 I/Os p a interface de comunicação. Se quiser posso desenhar este diagrama p vc, mas faltará o programa. Sobre a fonte de 5Volts... se vc já tem alguma tensão superior a 5V regulada poderá fazer a fonte de 5V somente com 1 resistor, 1 diodo zener, 1 capacitor cerâmico e 1 capacitor eletrolítico ou usar um mero 78L05. Afinal o consumo total dos 2 componentes é baixo (10mA) Outra solução alternativa caso vc não queira usar um microcontrolador por questões de princípio é montar um conversor tensão/freqüência, ou seja, p cada tensão é gerada uma freqüência e isso pode ser analisado por um I/O normal. Pode-se montar um circuito deste tipo com um 555, mas sinceramente, eu acho q não vale a pena.
_________________
Level 26
26100925 xp
Registrado em:
08/09/2006
Local:
Joinville / SC
Mensagens:
1011
26100925 xp
Registrado em:
08/09/2006
Local:
Joinville / SC
Mensagens:
1011
Antes mesmo do post do Favoreto eu já vaia feito o pedido de umas amostras. Lá eles permitem o pedido de até 6 unidades, como preciso de 4, pedi 5. Se queimar um... torrar dois já é mancada demais. rsrs A questão do circuito para o PIC pelo que sei, precisa do oscilador, regulador de tensão e talvez até um optoacoplador pra ligar no módulo. São essas coisas às quais eu me referia. Eu to dando de frente com tudo o que encontro. Ainda não sei projetar circuitos, por isso pego sempre um livro que me dê alguma luz e busco interpretar circuitos que vejo por aí. O que me falta é dimensionar os componentes. Um adendo: Meu curso não tem cadeira de sinais, circuitos, a eletrônica se limitará a básica que virá no semestre que vem. Penso em fazer umas cadeiras extras já que não pretendo mudar de curso e tenho interesse em mais algumas áreas. Pau10, se ao invés de apenas desenhar o diagrama, vc puder me passar umas referências e me dar um rumo, eu agradeço. To aqui pra aprender, por mais que eu apanhe com isso.
Acho que o PIC 12F675 pode me servir pois são exatamente 4 entradas que eu precisaria (seriam 4 sensores de corrente). Com o programa eu me viro. O que ainda não sei é que sinal eu uso entre o PIC e o módulo (PWM, PPM, ...). Tensão superior a 5, apenas a de 12 pro FET Driver e a de 14,4 das baterias. Fora isso tem 3,3 e ... tenho que verificar ao certo o quanto os opto e CI's usam. No fim das contas o PIC irá trazer uns bons cohecimentos. Trebien, de fato tem para 100 A também, mas como os FET's torrariam antes disso, fico nos 50 A.
_________________
Só pra completar: Se os seus Fet's torrarem antes dos 50A, espero que use este circuito em um hobbieweight, ou pelo contrário voce dará um show de fumaça na arena. Acho muito difícil vc conseguir um motor pra se locomover razoavelmente bem, que não de pelo menos picos de 50A por alguns segundos. Entendo que voce está aprendendo Vetor, assim como eu aprendi um dia, então é bom que comece a se portar como aprendiz, perguntando, e não como professor, afirmando. Um abraço e bons estudos.
_________________
|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |
Powered by phpBB © 2001 phpBB Group