Fórum

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
Predrero

Level 10
10047103 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Ogrobots

3
Predrero

Responder com citações
Mensagem Ter Fev 10, 2015 2:46 pm
Rodas Vulcanizadas PW-5
Fala Galera!!

Bom, como todos que estavam na Campus Party Brasil 8 já sabem, desenvolvi rodas vulcanizadas para robôs de combate!

Com a grande necessidade de rodas como estas no combate de robôs, principalmente para robôs com a roda exposta, decidimos fazer estas rodas e testá-las na CPB8. Para isso, contei com a grande ajuda do Kleber e da Aline da Equipe Vingadores, que assumiram a responsa e testaram as PW-5 em condições reais de combate em seu robô, o Hitter.

Thumbnail, clique para aumentar.
E o Hitter já pegou logo na sua estreia, SEGUNDO LUGAR na CPB8 Exclamation Exclamation Exclamation
Está ele aí bonitão com o seu Troféu de 2º Lugar Exclamation Mas não vim aqui só para fazer propaganda do Hitter, vamos ao que interessa, as rodas PW-5. A maior dificuldade de fazer essas rodas, além de achar uma pessoa confiável que faça é ter a experiência para projeto do cubo e do molde para fabricação, para que tudo se case numa combinação perfeita! A primeira experiência que tive com esse tipo de roda, foi no campeão da Lightweight, o Federal M.T.:
O projeto das rodas do Federal M.T., me fez aprender muito sobre o assunto, a ponto de poder realizar o projeto PW-5. A intenção das rodas PW-5 é: Juntar um número mínimo de construtores que se interessem pelas rodas, para que seja viável pagar pelo molde da roda (que é beeem caro). E aqui estou, para formalizar a intenção de juntar alguns construtores da Robocore, para mandarmos fazer uma leva de rodas PW-5, e assim não só dissolver o custo do molde, mas sim, contribuir para o desenvolvimento dos Robôs de Combate do Brasil! Esse tipo de roda, é feita maciça de uma borracha muito resistente, para que possa receber impacto direto, deformando (absorvendo e dissipando a maior energia possível) sem "quebrar". Além disso, elas dão o maior atrito possível com o chão da arena. Mesmo em um caso extremo de que ela consiga ser cortada, ela simplesmente volta ao lugar (alta resiliência), e continua o seu trabalho. Em resumo, suas vantagens são: Arrow Excelente atrito; Arrow Boa resiliência (Recebe impactos, se deforma elasticamente, e retorna sem praticamente histerese nenhuma); Arrow Pelo item acima, ela acaba "salvando" o eixo de receber os impactos do adversário diretamente; Arrow Alta durabilidade (dificilmente você terá problemas com essa roda, elas durarão um bom tempo sem terem que ser alteradas); Arrow Abas flexíveis que aumentam a estabilidade e auxiliam o robô a fazer curva com o efeito giroscópico; Arrow Uma boa camada de borracha até o cubo, mesmo que o adversário chegue "usinando" a sua roda, ele não atinge o cubo tão fácil; Segue um esquemático simplificado das dimensões da PW-5: Transformei em imagem pra facilitar no post, porém a qualidade não está muito boa. Veja em PDF AQUI.
Acredito que o esquemático dê todas as informações necessárias e suficientes sobre a roda, para que você a enquadre em seu projeto. Essa roda foi projetada e desenvolvida para ser utilizada em robôs da categoria Lightweight, ou até em robôs Middleweight (também podem ser utilizadas em Featherweight, porém acredito serem grandes demais para esta categoria), em robôs COM ARMA ATIVA que precisam de um bom atrito nas rodas, com rodas expostas, com dificuldades em fazer curvas com o efeito giroscópico. Essas rodas se encaixam perfeitamente nas Caixas de Redução PL-60 que ainda estão em desenvolvimento (e também serão para Lightweight), e que serão testadas em condições reais de combate na próxima competição. As rodas foram testadas pelo wedge Hitter, pois era o único "beta tester" que eu tinha disponível, porém essas rodas não são projetadas para esse tipo de robô não. Quem quer usar uma roda boa como esta, tem a capacidade de fazer no mínimo um spinner legal! A minha intenção com essa roda é única e exclusivamente, ver o combate de robôs crescer... ver bons projetos entrarem na arena para proporcionar espetáculo para todos! Tenho certeza que quem vier me procurar para fazermos as rodas, terá bons projetos de robôs para aplicá-la. Arrow Agora aos custos: Cada roda sái por R$150,00. (nesse preço está incluído: Material do cubo (7075-T651) + Usinagem do Cubo + Fretes da usinagem + Vulcanização + Parcela do custo de fabricação do molde). Vale salientar que essas rodas possuem uma durabilidade excelente! acho muito difícil você precisar substituir uma roda dessa por uma nova (aliás, até brinco que essas rodas duram a vida inteira, você enjoa do seu robô e essa roda ainda estará lá). Arrow Quanto aos pedidos: Para encomendar a sua roda, entre em contato comigo. Pode ser por aqui, ou por mensagem privada, ou pelo facebook, ou pelo Whatsapp, bom, me achem!! Arrow Quando à personalização: É possível sim fazer a personalização do cubo, conforme o esquemático indica (Letras A,B, ... , G). A princípio as medidas já fornecidas são a roda normal, para encaixe na PL-60, já está tudo pronto para esse encaixe, mas é possível mudar. Para isso eu terei que fazer adaptações no molde.( o cubo eu já iria usinar com ou sem personalizar). Vale salientar que há limitações também pra personalização, tanto para eixos grandes, como para eixos pequenos e curtos. Entre em contato comigo. Arrow Quanto aos prazos Trabalhe folgado. Eu não tenho obrigação nenhuma de correr atrás do atraso pois você não se programou. Faça o seu cronograma direito, pois o meu cronograma é beem despreocupado. 40 dias para mim é o prazo necessário. Vale lembrar que eu tenho que: Comprar os materiais, esperar chegar, usinar, levar para vulcanização, ele também tem o tempo dele pra vulcanizar conforme a produção dele, para aí sim ficarem prontas. 40 dias é um prazo folgado e cobre qualquer imprevisto que possa ocorrer. A primeira leva, eu estava pensando em ser para a próxima Winterchallenge. (mas caso precisem para antes, entre em contato). Arrow Quanto a forma de entrega: A combinar. Muito provavelmente eu estarei nas competições, e levo para o pessoal de lá sim. Porém muitos falaram que gostariam de receber as rodas antes, o que também é possível. Isso fica a combinar, mas eu consigo sim colocar no correio para vocês (obviamente o frete é por sua conta). Bom, chega... já ficou enorme o post. Mais atualizações, ou informações, postarei aqui. Deixe suas dúvidas aí, que responderei quando ver! Qualquer crítica ou sugestão são bem vindos. Abraço e bom projeto, Pedreiro

ANEXOS:
DATA-SHEET-PW-5.jpg
Tamanho: 178.43 KB
Downloads: 780 veze(s)
DATASHEET - PW-5.pdf
Tamanho: 216.74 KB
Downloads: 812 veze(s)
945493_369658323140281_148084928_n.jpg
Tamanho: 83.25 KB
Downloads: 847 veze(s)
Hitter 3.jpg
Tamanho: 155.34 KB
Downloads: 799 veze(s)
Hitter.jpg
Tamanho: 72.41 KB
Downloads: 766 veze(s)

Última edição feita por Predrero em Qua Fev 18, 2015 1:36 pm; editado 1 vez no total
3
Predrero

Level 10
10047103 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Ogrobots

3
Predrero

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 11, 2015 10:26 am
Rodas Vulcanizadas PW-5
Idea  Idea PERSONALIZAÇÃO PARA CAIXA DE REDUÇÃO RC-DWNS  Idea  Idea 

Um pessoal me perguntou sobre se é possível a utilização da PW-5 na  Caixa de Redução RC-DWNS Question 

É possível sim!
A personalização fica:
 Arrow A = 15
 Arrow B= 37
 Arrow C= 5
 Arrow D= 17,5
 Arrow E= 5    Exclamation No DATASHEET da caixa não indica o parafuso da ponta do eixo, porém acredito que seja um M5x0.8. Exclamation 
 Arrow F= 14
 Arrow G= 8

Manter o F=14 e o G=8 é mais viável.

Dúvidas, estamos aí!
Pedreiro.
3
Predrero

Level 10
10047103 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Ogrobots

3
Predrero

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 12, 2015 1:26 pm
Rodas Vulcanizadas PW-5
Galera,a PERSONALIZAÇÃO PARA CAIXA DE REDUÇÃO RC-DWNS já é uma REALIDADE!

Atendendo a pedidos do pessoal, conseguimos fazer as modificações para a personalização RC-DWNS sem custos adicionais!!
Novamente, a personalização possível é:
A = 15 
B= 37 
C= 5 
D= 17,5 
E= 5  
F= 14 
G= 8

A primeira leva de rodas sairá antes da Robogames 2015. (ainda dá pra entrar nessa leva!)
A segunda leva estará prevista para sair antes da WinterChallenge.

Em breve, lançarei a personalização para a caixa: TWM3M Gearbox! Surprised 

Abraço à todos!
Pedreiro
3
Predrero

Level 10
10047103 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Ogrobots

3
Predrero

Responder com citações
Mensagem Ter Fev 17, 2015 8:40 pm
Rodas Vulcanizadas PW-5
Tinha prometido também que enviaria umas fotos, aí estão:
 Rolling Eyes PS: Não sei por que, mas as imagens estão saindo rotacionadas! Quando você clica no anexo, elas estão normais, mas ao visualizar no post, estão rotacionadas!  Rolling Eyes 

Arrow  Irei mostrar a roda sendo empregada no robô Hitter:
Arrow O cubo da roda é chavetado, e com tolerâncias que facilitam o encaixe no eixo:
Arrow O eixo deverá ser chavetado e com rosca em sua extremidade:
Arrow Eixo com a chaveta posicionada:
Arrow A roda se encaixa facilmente no eixo com chaveta ( facilitando a sua montagem / desmontagem ):
Arrow Com isso, é só colocar o parafuso para fixação (a cabeça do parafuso fica completamente escondida/protegida de qualquer eventual impacto) :

ANEXOS:
IMG_0136.JPG
Tamanho: 1.6 MB
Downloads: 752 veze(s)
IMG_0135.JPG
Tamanho: 1.59 MB
Downloads: 762 veze(s)
IMG_0134.JPG
Tamanho: 1.95 MB
Downloads: 803 veze(s)
IMG_0133.JPG
Tamanho: 1.35 MB
Downloads: 768 veze(s)
IMG_0132.JPG
Tamanho: 1.78 MB
Downloads: 747 veze(s)
IMG_0131.JPG
Tamanho: 1.75 MB
Downloads: 709 veze(s)
IMG_0130.JPG
Tamanho: 1.89 MB
Downloads: 725 veze(s)
IMG_0129.JPG
Tamanho: 1.94 MB
Downloads: 736 veze(s)
3
Predrero

Level 10
10047103 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Ogrobots

3
Predrero

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 18, 2015 1:49 pm
Rodas Vulcanizadas PW-5
Idea  Idea PERSONALIZAÇÃO PARA TWM3M Gearbox também já é uma REALIDADE! Idea  Idea 

Conseguimos fazer as modificações para a personalização TWM3M Gearbox sem custos adicionais!!

A personalização fica:
 Arrow A= 0,75" (19,05mm)
 Arrow B= 1,5"  (38,1mm)
 Arrow C= 3/16" (4,76mm)
 Arrow D= 21,43
 Arrow E= 8  
 Arrow F= 14 
 Arrow G= 8

Também é possível fazer modificações para outras caixas de redução, fiz destas pois são as mais conhecidas/usadas. Entrem em contato para mais informações.

Abraço!
Pedreiro
3
evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

3
evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Mar 03, 2015 11:38 am
Rodas Vulcanizadas PW-5
Muito bom Pedreiro!

Abraços,
Dudu
3
thiago.michiles07

Level 0
0 xp

Equipe:
AmazonBotz

3
thiago.michiles07

Responder com citações
Mensagem Qui Set 19, 2019 3:14 pm
Rodas Vulcanizadas PW-5
Olá, você faz somente o pneu? O aro eu mesmo faria.

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido