Fórum
- Busca avançada
- Informacoes
- Regras
- PMF
- Glossário
- Dicas e Dúvidas
- Tutoriais
- Tutoriais
- Build Reports
- Desafio RoboCore
- Discussoes
- Arduino
- Albatross
- Técnicas
- Gerais
- Competições
- Iniciantes
- CAD/CAM/CAE
- Classificados
- Compra
- Venda
- Troca
- Vagas de Emprego
- Suporte
- Erros
- Sugestões
Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo

Autor
Mensagem
Level 111
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Igorigor, Você precisa cálcular o conjunto motor/redução/roda para a condição mais crítica de funcionamento, seja ela o quebra-molas de 1x1cm ou a rampa. No caso do quebra-molas, preste atenção não só na altura do robô, como também nos ângulos de ataque e saída, caso contrário o robô poderá ficar preso no quebra-molas. Goimg, Não necessariamente a roda precisa ser definida primeiro. Se você já tiver os dados da massa do robô, número e caracteristicas dos motores e velocidade e aceleração desejadas, dá para resolver com o raio da roda sendo a variável. Particularmente não gosto das rodas da Banebots, acho a qualidade muito variável. Mas gosto muito das Colsons, para esse caso acho (sem fazer nenhuma conta, logo teria que verificar) essa roda uma boa. Abraços, Dudu
Eu to com duvida no calculo quando já se tem o conjunto motor redução e usa o calculo para ver se movera o sistema. Código: Eu já tenho: r = 30 Ts = 0,056 Nm Nsc = 104,71 rad/s Eu só não sei oque o N significa, antes da correção o N era o atual Nr. Arrisco-me dizer que falta um "r" ao lado do "N" porque não achei nem uma explicação como: "Tn é o torque em Newton-metros (Nm)" para o N. Calculo sem o valor do N: Código:
Level 111
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
yvesyuzo, Se você já tem o motor com redução (motoredutor) e os valores para o levam em conta a redução, a formula para o torque fica mais simples, já que o r já está computado nos valores do motor: Tr = Ts - (N * Ts / Nsc) , onde N é uma rotação entre 0 e Nsc e Nsc é a rotação sem carga para o motoredutor. Para saber N você vai precisar calcular Tv, arbitrando a velocidade desejada e tempo para atingi-la, e estipular um fator de segurança. Igualando o resultado disso a Tr, você vai achar a rotação N para o seu motoredutor. Outra forma é sabendo a rotação N onde a eficiência do motoredutor é máxima, calcular qual o torque produzido pelo motoredutor (Tr) e comparar com o torque necessário para atingir a velocidade desejada v no tempo t, que sé Tv. Abraços, Dudu
Bom dia Estive olhando o forum da Robocore mas nada me ajudou. Vejam se alguem pode me ajudar No decorrer do semestre recebi um desafio da Universidade Anhanguera Educacional, que consiste na participação de um projeto denominado por “Guerra de Robôs”,o projeto é destinado a todos os alunos dos cursos de Engenharias e Automação Industrial, como estou no 2º Semestre de Engenharia Elétrica vou participar da categoria Robô Sumô com fio (peso leve) até 8 kg. Partindo deste ponto, preciso desenvolver o projeto do robô de forma a encarar este desafio como o primeiro de muitos. O objetivo é desenvolver um robô com as seguintes características: Dimensões de no máximo 40 cm de largura, 40 cm de comprimento e 40 cm de altura, as partes do robô devem estar todas integradas, não podendo haver nenhuma separação durante a batalha, a massa do mesmo de no máximo 8 kg, o robô deve ser controlado por fio, e pode ser utilizado até dois motores DC de 12 V com ou sem redução, a fonte de alimentação qualquer fonte de energia desde que seja 12Vcc podendo ficar externa ao veículo. Já que o projeto não irá ter controle de velocidade dos motores, ao acionar uma determinada chave os motores irão sempre trabalhar em sua velocidade x torque máximo em 12 V. Pois bem, preciso de auxílio para calcular a potencia x velocidade x torque para o meu robo; e lógico, conseguir a melhor classificação deste evento. Se ajudar um pouco, estarei utilizando a roda de borracha com 12,5 cm de diametro, já que a arena (tatame) é de madeira (formica) Conto com o auxílio de todos Desde já agradeço Ricardo Kemp kemp.ricardo@gmail.com
Level 111
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Ricardo, Dá uma lida nas primeiras páginas desse tópico que as respostas para as suas perguntas estão nelas. Como você quer definir os motores, vai precisar arbitrar a velocidade final e o tempo de aceleração para então chegar nas características necessárias aos motores para o seu robô. O controle ser por fio nada implica em não ter controle de velocidade. Fica a dicaAbraços, Dudu
cara alguém me ajuda aqui. sera que vale a pena compra esse motor http://produto.mercadoliv...r-fresadora-_JM para monta um robô de 20 kg, ele vai se de esteira (depois vou tenta muda para o esquema de 6 rodas). e possui uns 80 cm e 50 cm de largura. vale a pena usa ele só com um coroa na ponta ligada a roda da esteira. ele vai me oferece toque suficiente para terrenos acidentados ( eu quero toque e uma boa velocidades) qual moto vocês indicam? e caixa de redução
Level 111
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Lucas, O anuncio não informa as características do motor necessárias para calcular qualquer coisa. De qualquer forma, motores de Splindle não são os mais recomendados para locomoção de um robô, a rotação é muito alta, necessitando de uma redução grande. No seu caso vale mais a pena buscar motores de limpadores de para-brisas ou de ventoinhas automotivas. Abraços, Dudu
Estou começando agora nessa area, em uma equipe da faculdade de Diamantina. Estou como um dos responsaveis da locomoção do robô. Após alguns estudosresolvi usar um metodo para escolher um motor. Queria saber se estou fazendo certo e resolvi postar aqui. Dados: OBS: O CALCULO É SEM NENHUMA REDUÇÃO, LOGO SE TIVER DE UTILIZAR REDUÇÃO DEVE-SE MUDAR ALGUNS CALCULOS. Categoria featherweight: 13,6Kg Roda: d = 127mm Quero que meu robo ande 3m em 1s, então: Código: Sendo assim, pela lei de Newton posso calcular a força em cada roda para alcançar essa aceleração desejada, considerando que as rodas estão espaçadas igualmente, as normais em cada roda serão iguais, fazendo com que produzam a mesma força no chão: Código: Mas o que mais interessa é o torque, o braço de alavanca seria o raio da roda, então: Código: Que é o torque requerido pelo motor. Antes de seguirmos em frente, precisamos de saber se o robo irá deslizar, para isso devemos saber a força maxima que a gravidade faz no robô, com ela saberemos qual o valor maximo da normal e o valor maximo da força de atrito. Caso o motor faça uma força maior que essa haverá deslizamento: Código: Como esse é o valor de normal em cada roda, considerando que o coeficiente de atrito seja de 0,9 a força de atrito maxima em cada roda seria Fat = Fn*0,9 = 59,814N. Que transformando em torque é M_max = 3,80N.m. Como a força e torque que calculamos para a aceleração de 3m/s² não ultrapassa esse valor então o robô não deslizará e partirá do repouso. Pronto sabendo isso, você ja pode escolher o motor. No meu caso, preciso de um motor que me de 1,295N. Entretanto, eu devo calcular se obterei uma velocidade razoavel e em quanto tempo o robô levaria para realizar um determinado deslocamento, sendo assim ainda preciso saber a velocidade anglular do motor ou potência. Para isso, peguei um motor qualquer ( no caso foi o Scorpion SII-4035-450KV) e calculei as curvas de potência, corrente, rendimento e velocidade angular em função do torque. Com esse objetivo, escrevi um codigo que facilita imprimer esses gráficos no R, com as equações presentes no turtorial da RioBotz. O codigo pode ser visto abaixo: Código: O codigo printa uns gráficos bem utéis. Não sei como coloca imagem aqui então caso alguem queira ver é so abrir o script no R selecionar tudo e apertar ctr+R. Enfim, para esse torque que foi calculado eu tenho os seguintes paramêtros: Código: Esses valores são obtidos pelo vetor do torque, você pode printar ele no prompt do R e obter a posição desse torque ( no caso um perto dele), com isso você pede pra printar os outros vetores, naquela posição encontrada pelo vetor torque. Vale lembrar que esse código é bem especifico, ainda não temos resistncia do cirtuito, então eu estimei ela. Com a velocidade angular calculo minha velocidade máxima ( v = vel. angular * d/2), que da 66,86m/s. Mas, essa velocidade so seria alcaçada com 22,2s ( utilizando a equação: vmax = v0 + a*t). A arena tem 9m de largura, seria interessante percorrer essa distancia em pouco tempo, para descobrir o tempo necessário para isso fazemos: Código: Portanto, resumo da obra, esse motor parece funcionar, apesar de eu achar que estou errando em algum lugar pois a velocidade máxima está surreal. Mas, escolhendo esse motor precisariamos de 63A, a velocidade deles está boa, apesar da velocidade máxima ser surreal ela nunca vai ser alcançada em uma batalha, porque não poderemos acelerar durante 22s, não temos nem pista pra isso, pois o robô percorre 9m em 1.73s. O metódo usado foi esse, então queria saber se tem lógica. Estou aberto a ajudas hehe![]()
|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |