CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Usando o Sensor de Som



Introdução

O Sensor de Som é um módulo desenvolvido com a finalidade de medir a intensidade sonora do ambiente a partir de um microfone condensador elétrico. Por possuir um amplificador operacional, o sensor de som é capaz de captar os sons do ambiente e amplificá-los em 100 vezes. Este sensor gera em sua saída um sinal centrado em 2,5 V, que varia para cima ou para baixo de acordo com a sonoridade ambiente. Que tal aprendermos mais sobre seu funcionamento, e desenvolver possíveis aplicações no nosso dia a dia?

Neste tutorial veremos como realizar a leitura do som ambiente, e como criar um simples alarme de som elevado.

Lista de Materiais

Projeto Captando Som

Neste primeiro projeto, iremos apenas realizar a leitura analógica simples do sensor de som e exibi-la no Plotter Serial.

Circuito

Para observar a leitura do som ambiente, monte o circuito a seguir.

circuito-1
Circuito Elétrico

Código

Com o circuito elétrico pronto, copie o seguinte código e carregue-o para sua placa.

Entendendo o Código

Na definição global do código, definimos a variável constante PINO_SENSOR, que armazena o pino em que o sensor está conectado (A0).

Na etapa de configuração do programa, configuramos esta variável como uma entrada de nosso microcontrolador, juntamente com a inicialização do monitor serial.

No looping do programa, imprimimos no Plotter Serial a leitura analógica do pino do sensor através do comando Serial.println(analogRead(PINO_SENSOR)). Então realizamos um breve intervalo de tempo entre as leituras, para que as informações sejam atualizadas.

O Que Deve Acontecer

A ferramenta Plotter Serial está disponível na IDE do Arduino desde a versão 1.6.7.x. Nessa função, o valor recebido pela comunicação serial é utilizado para representar graficamente leituras digitais ou analógicas em função do tempo. Para utilizar essa função, basta ir em Ferramentas e selecionar Serial Plotter, ou pressionar "Ctrl+Shift+L" em seu teclado.

abrindo-plotter
Caminho para Acessar o Plotter Serial

Ao abrir o Plotter Serial em 9600 bps, será possível observar o gráfico subir e descer de acordo com a intensidade do som ambiente.

resultado-plotter
Resultado Final

Vale lembrar que o Sensor de Som gera um sinal de saída centrado em 2,5 V que varia para 5 V ou para 0 V de acordo com a leitura de som ambiente.

Projeto Mantenha Silêncio

placa-silencio
Placa de Silêncio
Fonte: NetPlaca

Já que aprendemos os conceitos básicos de funcionamento do sensor de som, é hora de incrementarmos nosso projeto para uma situação real. Em determinados ambientes, você já deve ter notado placas iguais a essa ao lado. Bibliotecas, hospitais, ou outros lugares, costumam exigir que você mantenha o silêncio absoluto, então você deve fazer o mínimo de barulho possível.

Que tal usarmos o sensor de som para alertar as pessoas presentes sobre o barulho elevado?

Circuito

Para esse projeto, monte o circuito abaixo.

circuito-2
Circuito Elétrico

Código

Copie o código abaixo e carregue-o para sua placa.

Entendendo o Código

Com base no código anterior, adicionamos um LED para indicar que o nível de barulho foi excedido. Para isso, definimos um pino para comandar o mesmo (PINO_LED), e o configuramos como uma saída do nosso microcontrolador em nível lógico baixo.

Posteriormente, inserimos a condição if(analogRead(PINO_SENSOR) >= 700) para, quando a leitura analógica do sensor for maior ou igual ao valor de 700, o LED acender durante 3 segundos, assim indicando aos usuários do ambiente que o barulho foi excedido. Caso contrário, através do comando else, mantemos o LED desligado.

O Que Deve Acontecer

Quando o barulho do ambiente for maior do que o estipulado, o LED acende e permanece aceso por 3 segundos, indicando aos usuários para manter silêncio.

Resultado Final

Indo Além

Este tutorial foi apenas uma introdução sobre o funcionamento e como utilizar o Sensor de Som, porém, são infinitas as aplicações possíveis com este simples sensor. Por exemplo, quem nunca desejou poder apagar as luzes através de palmas, depois que acabou de se deitar na cama e se esqueceu de apagar as luzes? Com este sensor você é capaz de realizar esse projeto, inclusive é um dos projetos que são ensinados no Kit Avançado V4.

Avatar
Avatar


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


gabrielcommar92
date Enviado: 2020-05-01 23:37:09
Olá, comprei o kit avançado e estava indo tudo bem até chegar nesse sensor. Sua leitura fica variando com uma frequencia constante em torno de aprox 500 na leitura do analogico(como uma senoide) sem qualquer ligação com ruídos externos. Quando mexo no cabo USB conctado ao meu note ela altera bastante. Alguma dica?

Giovanni5
date Enviado: 2020-05-04 10:28:04
gabrielcommar92
Nós recebemos o seu e-mail, e prosseguiremos com o suporte através daquele canal.