CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

PROIoT - Introdução à Plataforma



Introdução

Em uma época onde tudo está conectado à internet, o seu produto, projeto da faculdade ou hobby, não pode ficar para trás. Embora a implementação da funcionalidade IoT (Internet of Things) pareça algo de nível avançado, existem plataformas que foram criadas para facilitar essa implementação.

Neste tutorial você será apresentado à plataforma PROIoT e suas funcionalidades.

PROIoT

proiot-logo
Logo da PROIoT
Fonte: PROIoT

A PROIoT foi criada para simplificar a conexão de dispositivos para transformar dados em informações, através de um ecossistema de componentes que compartilham informações entre aplicações. Com ela, é possível criar aplicações simples e seguras através de poucas configurações, e exibir informações recebidas por comunicações HTTP, LoRa e MQTT.

Essa plataforma foi pensada diretamente para os desenvolvedores, como um facilitador para o produto final, permitindo o acesso através de APIs e o processamento de dados, como variáveis sintéticas ou implementação de IA (Inteligência Artificial) para algoritmos preditivos (Machine Learning). Além disso, é possível monetizar suas criações de inteligência artificial, estatística, lógica, entre outros, através do Market Place, onde outros usuários poderão comprar seu produto.

Criação de Contas

O primeiro passo dentro da plataforma é a criação de sua conta de acesso. Para isso, você precisa acessar o site da PROIoT e entrar na seção "Login". Ao acessar essa seção, selecione a opção "Novo no PROIoT? Crie uma conta". Você então é direcionado para a página de cadastro, onde é necessário preencher um nome de empresa, um nome de usuário, um e-mail e uma senha, como na imagem abaixo.

cadastro
Preenchimento de Cadastro

Não é necessário ter um CNPJ ou uma empresa de desenvolvimento para criar o cadastro, entretanto, é obrigatório o preenchimento de um nome de empresa, portanto seja criativo. O usuário é de criação livre, mas se você não tiver ideia do que preencher, você pode utilizar o mesmo nome de usuário de nosso site, assim como o e-mail e senha que devem ser cadastrados. Após o preenchimento dos dados, pressione o botão "Cadastre-se". Ao pressionar esse botão, uma janela é exibida com uma mensagem, como na imagem a seguir.

cadastrado
Confirmação de Cadastro

Essa janela de mensagem é acompanhada com o envio de um e-mail de confirmação para o endereço que você acabou de cadastrar. Após pressionar o botão "OK", verifique o seu e-mail e acesse o link enviado pela PROIoT para confirmar o cadastro e liberar o seu acesso ao site.

Configurações da Conta

Feita a confirmação e o login no site, abra as opções de seu usuário, no canto superior direito da tela, e selecione a opção "Conta", com o desenho de algumas engrenagens. Ao pressionar esse botão, você acessa as configurações de sua conta, onde é possível realizar algumas alterações, como na imagem abaixo.

usuario
Informações do Usuário

A próxima aba que iremos visitar é a aba "Configurações da Empresa", onde é possível inserir a localização da sede da empresa, como é possível observar na imagem a seguir. Além disso, você é capaz de inserir o logo de sua empresa e adicioná-la como uma marca própria ativada no site da plataforma (White Label).

empresa
Dados da Empresa

Ao cadastrar uma nova conta, o seu usuário é atrelado automaticamente a um plano gratuito que, embora possua algumas limitações de uso, ainda te permite aproveitar as funcionalidades da plataforma de uma forma abrangente. As limitações podem ser observadas na aba "Uso" de seu usuário. Nessa aba é possível monitorar a quantidade de dispositivos que você possui em sua conta, assim como quantidade de "Uplinks" permitidos. A conta gratuita limita ambos os valores, logo é aconselhado dimensionar a quantidade de mensagens enviadas no mês antes de começar um projeto. Entretanto, é possível assinar um plano que libera maiores quantidades de dispositivos e Uplinks. Os Uplinks são os dados enviados de sua aplicação física (por exemplo o NodeMCU) para a plataforma, através da comunicação selecionada (como HTTP). A imagem a seguir demonstra como são exibidas essas informações.

uso
Contabilização de Dados e Uplinks

Caso você queira ampliar sua quantidade de dispositivos e Uplinks, é possível adquirir um plano superior na aba "Planos", assim como é possível adquirir mensagens de SMS e Linhas ATC através da configuração de sua conta.

Estrutura

Antes de começarmos as explicações sobre os demais painéis, é importante entender a estrutura geral dos projetos na plataforma. O primeiro nível é a "Organização", que define o dono do projeto. Você pode pensar nisso como o nome da empresa, da área ou da pessoa responsável, entre outros. Em seguida, temos as "Aplicações", que são as divisões do projeto. Podem ser, por exemplo, cada cômodo de uma casa ou cada equipamento de uma empresa. No terceiro nível, temos os "Dispositivos", que são os equipamentos físicos para enviar as informações para a plataforma. O Arduino é um exemplo fácil de um "Dispositivo". Finalmente, temos as "Variáveis", que são os dados coletados por um mesmo "Dispositivo". Por exemplo, um Arduino pode enviar as "Variáveis" de temperatura, umidade e luminosidade do ambiente.

Cada variável está atrelada a um dispositivo, que por sua vez está atrelado a uma aplicação, que por sua vez está atrelada a uma organização. No caminho contrário, você pode ter diversas organizações, onde cada organização pode conter diversas aplicações, onde cada aplicação pode conter diversos dispositivos, e cada dispositivo pode ter várias variáveis. Entretanto, essa quantidade é limitada de acordo com o plano contratado.

Por exemplo, para a organização "RoboCore", podemos considerar a aplicação "Controle de Acesso", onde cada catraca de nossos eventos é um dispositivo na forma "CatracaX". Por sua vez, cada catraca contém uma variável, que é usada para armazenar os códigos de acesso dos crachás dos participantes.

Organização

Ao acessar a seção "Organização", você é direcionado para uma página que lista as suas organizações (geralmente para o primeiro cadastro, "My Organization") com um resumo de suas aplicações, APIs, gateways e perfis, como na imagem a seguir.

organizacao
Seção Organização

Ao clicar sobre a organização desejada, você encontra algumas informações de sua empresa, e é possível observar as suas aplicações, seus Tokens APIs, seus Gateways, e seus perfis de LoRa, ATC e Everynet, caso você já tenha um. Você também pode criar novas aplicações pelo botão "+ Aplicação", repare na imagem abaixo.

aplicacao
Sua Organização

Dispositivos

A seção de "Dispositivos" depende diretamente da criação de uma "Aplicação", como mencionado anteriormente. Para a criação e configuração de dispositivos, você deve acessar essa seção e pressionar o botão "+ Dispositivo", como na imagem a seguir, que já possui um dispositivo criado.

dispositivo
Seção Dispositivos

Dentro de cada dispositivo, é possível criar diversas variáveis. Essas variáveis são utilizadas para receber um dado de seu projeto. Por exemplo, caso você esteja monitorando o nível de água de um tanque, é através destas variáveis que a plataforma armazena e exibe os valores dos sensores para você.

Eventos

A seção "Eventos" depende diretamente da existência de um "Dispositivo" e suas "Variáveis" para que ela seja liberada. Com a criação de eventos, é possível desenvolver condições de variáveis, podendo, portanto, criar pequenas automações de acordo com os dados recebidos pelo dispositivo. Ainda utilizando o exemplo do tanque de água, caso o nível deste tanque fique abaixo do desejado, a plataforma envia para o seu e-mail um informativo sobre a situação do nível, de acordo com o que foi configurado. Ao acessar a seção "Eventos", com a aplicação criada, você pode observar os eventos específicos de sua organização e de cada aplicação, como, por exemplo, a imagem abaixo.

evento
Seção Eventos

Para a criação de eventos, é necessário pressionar o botão da página ("+ Evento"), e então você é direcionado para a configuração do evento de acordo com suas condições para uma variável específica. Nas configurações dos eventos, é utilizada a lógica de comparação matemática, de forma que, caso a variável selecionada se enquadre na condição determinada, a plataforma atue sobre essa situação como for determinado, de maneira muito similar à programação em linguagem C e outras.

Usuários

A função "Usuários" permite que você compartilhe o seu dispositivo e sua aplicação com outros usuários, além de permitir que você conceda ou limite as permissões ao usuário que recebeu o acesso. Os usuários compartilhados também podem ser divididos em grupos, para melhor administrar o sistema. A imagem a seguir demonstra como são exibidos os usuários na página, e que podem ser configurados, individualmente, ao acessá-los.

usuarios
Seção Usuários

Cada usuário pode ser concebido com permissões específicas, como por exemplo, apenas observar os dados exibidos no painel. Deste modo você é capaz de gerenciar as pessoas que podem monitorar e configurar as variáveis e suas exibições, de maneira individual, ou através de grupos administrativos, como setores de uma empresa.

Painel

A seção "Painel" é a última seção que visitaremos neste tour pela plataforma PROIoT, pois costuma ser a última seção a ser configurada para sua aplicação, já que é nela onde exibimos as informações que são recebidas pela plataforma, como na imagem a seguir.

painel-exemplo
Painel Inicial

Os controles de exibição da imagem acima são chamados de Widgets e existem ainda mais opções do que os demonstrados. Para verificar todas as opções, basta pressionar o botão "+ Widget", deste modo você é levado para a página da imagem abaixo.

widgets
Widgets

Todos os Widgets são configuráveis, podendo ser usados especificamente para a necessidade de sua aplicação.

Indo Além

Esse tutorial foi apenas uma breve introdução sobre todas as funcionalidades e como navegar na plataforma PROIoT. Você já pensou em todas as possibilidades de como utilizar essa plataforma para integrar e conectar o seu sistema na rede? Caso você queira observar um exemplo de como utilizar essa plataforma em uma aplicação real, acesse o tutorial PROIoT - Introdução à Comunicação via HTTP.

Conclusão

A PROIoT é uma plataforma que é capaz de atender diversas etapas de um projeto, desde a fase inicial de desenvolvimento, até a fase de produção, sendo indicada para a área profissional/industrial e hobby. A plataforma também disponibiliza um plano "White Label" que permite com que você a personalize para se adequar às cores de sua empresa. Isso faz com que ela seja uma excelente ferramenta para o seu projeto de Internet das Coisas.

Avatar


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


pedrinhof003
date Enviado: 2019-12-21 16:28:41
Boa tarde, não consigo me conectar ao servidor do PROIOT por MQTT, nem pelo mosquitto nem por um dispositivo, o mosquitto retorna erro de "lookup error". Sabe qual o endereço do servidor correto e sua porta correspondente?

Giovanni5
date Enviado: 2020-01-06 11:06:44
pedrinhof003
Você pode encontrar o servidor correto da plataforma PROIoT através de nosso tutorial sobre comunicação HTTP (https://www.robocore.net/modules.php?name=RC_Tutoriais&id=267). Além disso, vale lembrar que, para a comunicação MQTT, é necessário utilizar o certificado "mqtt.proiot.network".