SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Primeiros Passos: micro:bit com o Celular



Introdução

Uma das ferramentas mais indispensáveis de nosso cotidiano é o celular. Isso se deve ao fato que este pequeno aparelho é capaz de nos proporcionar as facilidades do computador (seja ele desktop ou notebook), porém com uma portabilidade muito superior. Entretanto, os adeptos do #MovimentoMaker costumam ter dificuldades quando o assunto é a portabilidade de programação de suas placas, sejam elas da plataforma Arduino ou outros microcontroladores. Aplicativos como o ArduinoDroid já existem justamente para tentar solucionar essa necessidade de portabilidade na programação. Porém, nem tudo são flores, e o ArduinoDroid, por exemplo, necessita de um cabo adaptador para conectar o seu aparelho à sua placa, além da necessidade de seu celular ter a função USB Host.

Levando isso em conta, os desenvolvedores da BBC micro:bit criaram um aplicativo e um protocolo de comunicação capaz de carregar um código para a placa, através da comunicação Bluetooth entre a placa e o seu celular. Neste tutorial você vai aprender, em poucos passos, o simples procedimento de carregar um código de exemplo para a sua micro:bit através de seu celular.

Lista de Materiais

Além da BBC micro:bit, você vai precisar de um aparelho celular com conexão Bluetooth.

Conectar o Celular à Placa

Instalação do Aplicativo

Para que possamos conectar a placa ao celular, primeiro precisamos instalar o aplicativo oficial da BBC micro:bit. Para isso, instale o aplicativo do botão abaixo correspondente ao sistema operacional de seu aparelho (iOS ou Android).

Download Aplicativo App Store Download Aplicativo Play Store

Embora os aplicativos para Android e iOS sejam diferentes, pelo fato de terem sido desenvolvidos por empresas diferentes (Android - SAMSUNG / iOS - Insight Resources), os procedimentos de gravação de código, pareamento e conexão, são os mesmo.

Pareamento e Conexão entre os Dispositivos

inicio
Inicialização da Placa em Modo de Pareamento

Com o aplicativo instalado e aberto, clique no botão "Connect", e então selecione a opção "PAIR NEW DEVICE". Após clicar no botão mencionado, você verá uma tela como na imagem ao lado (a tela do celular será animada). Esta tela está indicando o que é necessário fazer, fisicamente, na placa para que ela entre em modo de pareamento. Vale lembrar que para esse procedimento, a placa deve estar com qualquer código (arquivo .HEX carregado na placa) em blocos, da MakeCode. Caso a placa esteja com um código em Python, por exemplo, ela não entrará em modo de pareamento.

O processo é simples: pressione e segure os botões frontais ("A" e "B" na imagem), em seguida pressione e solte rapidamente o botão "RESET", e mantenha pressionados os botões frontais. Quando a placa se configurar para modo de pareamento, ela exibirá uma animação em seus vinte e cinco LEDs frontais. Nesse momento, você poderá soltar os botões

senha
Padrão Gráfico Solicitado

Após essa animação, o celular irá solicitar que você replique a "imagem" formada pelos LEDs da placa. Esse padrão é algo parecido com uma senha de conexão, e será utilizado para encontrar e parear o aparelho celular à placa. A sua tela deve ficar parecida com a da imagem ao lado (o padrão gráfico emitido pela placa deve variar de placa para placa).

Com o padrão gráfico replicado em seu aparelho celular, clique no botão "PAIR", pois ele irá sincronizar a conexão Bluetooth entre os dispositivos. Quando o pareamento estiver concluído, você será capaz de observar uma mensagem de confirmação. Após o pareamento, é necessário reiniciar a placa e clicar sobre o desenho de duas tomadas (uma macho e uma fêmea) para conectar a placa. Quando a placa estiver conectada, este desenho das tomadas, que estavam desconectadas, agora estarão conectadas e na cor verde.

Carregar o Código para a Placa

Para carregar o código para a placa, volte ao menu inicial do aplicativo e abra o menu de "Flash". Esse menu contém alguns exemplos. Para este tutorial, carregue o exemplo selfie remote sample, caso seu dispositivo seja Android, ou sample:monitor-services, caso seu dispositivo seja iOS. Para carregar o código para a placa, clique na opção "FLASH", como nas imagens abaixo (esquerda Android e direita iOS).

ex-android
Exemplo Android
ex-ios
Exemplo iOS

Após o início do carregamento, a tela do seu celular exibirá uma barra de progressão sobre o carregamento. Esse procedimento é automático, porém, é um pouco demorado. Esse tempo é diretamente relacionado ao tamanho do arquivo do código que está sendo carregado, portanto tenha paciência.

O Que Deve Acontecer

Exemplo de Celular Android

Quando o carregamento de código estiver finalizado, a placa vai executar um código que solicita que você aperte o botão indicado por setas, como no GIF abaixo.

Resultado Final Android

Exemplo de Celular iOS

Com o código carregado para a placa, volte ao menu inicial do aplicativo, e abra a opção "Monitor and Control". Com o monitor aberto, pressione o botão verde "Start". Quando o monitoramento estiver sendo executado, será possível observar o botão virtual do aplicativo mudar de cor quando o botão físico for pressionado na placa, ou o LED selecionado no aplicativo acender no painel de LEDs da placa, como no GIF abaixo.

Resultado Final iOS

Indo Além

O aplicativo, em sua versão para celulares Android, possui um link para acesso ao site de criação de código (através do botão "Create Code" no menu inicial do aplicativo). O site que hospeda o desenvolvedor de códigos, tanto em blocos (MakeCode) quanto em Python, é totalmente compatível com a versão mobile, o que permite que você crie o seu código em qualquer lugar que tenha acesso à internet. Deste modo você será capaz de criar e carregar um código para a placa, sem a necessidade de conexão cabeada entre dispositivos.

Também é possível criar códigos em aparelhos iOS através do botão "Create Code", entretanto, diferentemente do aplicativo para Android, o aplicativo para celulares da Apple possui uma área de desenvolvimento interno do aplicativo. Deste modo, você pode criar e carregar um código através do aplicativo, sem a necessidade de conexão cabeada e conexão à internet. Todas as funcionalidades do aplicativo para iOS serão mencionadas em um tutorial, futuramente. Fique por dentro de nossas redes sociais para saber quando o tutorial estiver disponível para acesso.

Solução de Problemas

O Aplicativo Solicitou uma Senha

Isso pode acontecer quando a placa já estava pareada com outro aparelho celular, ou quando o pareamento do mesmo aparelho foi cancelado. Esse procedimento pode ser um pouco trabalhoso, já que ele deve durar menos de 30 segundos, porém, ele não é difícil. Para isso, a placa exibirá uma seta apontada para o botão da esquerda (botão "A"). Ao pressioná-lo, você deve acessar as configurações de pareamento com o dispositivo (o aparelho deve exibir uma mensagem "Pop-Up" ou janela de notificação), e então clique na opção para parear o dispositivo. Em seguida você deverá digitar a senha de 6 dígitos, que estará sendo exibida na matriz de LEDs da placa, no campo indicado pelo seu celular. Esse procedimento pode requerer mais de uma tentativa, mas não desanime.

Avatar


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


HumbertoGeovany
date Enviado: 2020-09-20 14:18:26
Boa tarde, fiz o pareamento, em "flash" adicionei o "selfie remote sample". Contudo não consegui adicionar um código de fora criado por mim, qual seria o processo?

Giovanni5
date Enviado: 2020-09-21 08:35:10
HumbertoGeovany
O procedimento de carregamento de códigos pelo celular é praticamente igual ao procedimento pelo computador (https://www.robocore.net/tutoriais/programacao-em-blocos-para-microbit), você deve criar o código no site da micro:bit, e então baixar o arquivo ".hex" no seu celular, deste modo o código que você criou será apresentado na lista de códigos carregáveis para a placa. Com isso, basta carregar o código desenvolvido para a placa.