SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:00
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo
-->

Montagem do Dispenser Automático de Líquidos



Introdução

A movimentação de líquidos é algo essencial para alguns projetos, mas pode ser difícil de integrar essa funcionalidade com microcontroladores e alguns modelos de bombas. As bombas peristálticas, por sua vez, são bem simples e fáceis de serem integradas em projetos, já que são compostas de um motor DC.

Neste tutorial iremos entender um pouco melhor como uma bomba peristáltica funciona e como montar o Kit Faça-Você-Mesmo: Dispenser Automático de Líquidos.

Lista de Materiais

Conceitos Teóricos

As bombas peristálticas trabalham a seco, ou seja, elas não entram em contato direto com o líquido que é movimentado. Elas são capazes de criar vazão do líquido apenas movimentando pequenos volumes, que passam pela mangueira da bomba graças aos seus roletes. Esses roletes espremem uma parte da mangueira e então empurram o volume contido nesta parte da mangueira para fora, até que outro rolete separe outro volume e o empurre para fora também, criando uma vazão constante, como no GIF a seguir.

exemplo-funcionamento-bomba-peristaltica
Exemplo de Funcionamento da Bomba Peristáltica
Fonte: Gfycat

Além disso, como ela não entra em contato direto com o líquido que é movimentado, ela não corre risco de ser danificada pelo líquido ou de contaminá-lo, portanto sua limitação é referente ao material de sua mangueira.

Como a mangueira dessa bomba é de silicone, não há risco de transferir cheiro ou gosto ao líquido que é movimentado, o que permite o seu uso em aplicações alimentícias. Além disso, como esse material possui uma boa resistência química ao ozônio, a raios ultravioletas e a temperaturas extremas (entre -17 e 315°C), ele pode ser utilizado em diversas aplicações.

Dispenser de Líquidos

O período de pandemia nos ensinou que devemos tomar muito cuidado com a nossa higiene e manter o nosso corpo sempre limpo, principalmente as nossas mãos. Então por que não criar um dispenser de líquidos, para não termos de entrar em contato direto com a garrafa?

Montagem do Kit

O primeiro passo para esse projeto ficar completamente funcional é a montagem da estrutura do dispenser, e para te ajudar com isso, siga o manual de montagem contido no botão a seguir.

Manual de Montagem

Circuito

Com a estrutura montada, monte o circuito a seguir.

Circuito Elétrico
Circuito Elétrico

Durante a montagem, atente-se à polaridade do diodo soldado aos terminais do motor. O terminal com a demarcação branca do componente deve ser conectado ao terminal NA (Normalmente Aberto) do relé, para que a alimentação vinda do terminal C (Comum) seja enviada para o motor ao acionar o relé. Já o outro terminal do componente deve ser conectado diretamente ao pino GND da placa.

O Que Deve Acontecer

Assim que o conjunto estiver montado, alimente a sua BlackBoard com a fonte de 12 V e 5 A do kit. Então basta aproximar sua mão, ou um objeto, embaixo do sensor ultrassônico para que o dispenser despeje um pouco do liquído desejado sobre a sua mão, ou objeto, como no GIF a seguir.

Resultado Final

Indo Além

O Kit Faça-Você-Mesmo: Dispenser Automático de Líquidos está pronto para uso depois de montado e é um dispositivo muito prático que pode funcionar com diversos líquidos. Imagine então uma aplicação onde um RTC é usado para habilitar o dispenser em uma faixa de horário predeterminada. Ou um projeto que conta quantas vezes o dispenser foi acionado. Logo, se você quer usar o código de base para o seu projeto ou apenas entender como o dispositivo funciona, acesse o tutorial Programação do Dispenser de Líquidos com Arduino.

Conclusão

Neste tutorial aprendemos como uma bomba peristáltica funciona e como utilizá-la no Kit Faça-Você-Mesmo: Dispenser Automático de Líquidos.

Avatar