SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Montagem do Dispenser Automático de Líquidos



Introdução

A movimentação de líquidos é algo essencial para alguns projetos, mas pode ser difícil de integrar essa funcionalidade com microcontroladores e alguns modelos de bombas. As bombas peristálticas, por sua vez, são bem simples e fáceis de serem integradas em projetos, já que são compostas de um motor DC.

Neste tutorial iremos entender um pouco melhor como uma bomba peristáltica funciona e como montar o Kit Faça-Você-Mesmo: Dispenser Automático de Líquidos.

Lista de Materiais

Conceitos Teóricos

As bombas peristálticas trabalham a seco, ou seja, elas não entram em contato direto com o líquido que é movimentado. Elas são capazes de criar vazão do líquido apenas movimentando pequenos volumes, que passam pela mangueira da bomba graças aos seus roletes. Esses roletes espremem uma parte da mangueira e então empurram o volume contido nesta parte da mangueira para fora, até que outro rolete separe outro volume e o empurre para fora também, criando uma vazão constante, como no GIF a seguir.

exemplo-funcionamento-bomba-peristaltica
Exemplo de Funcionamento da Bomba Peristáltica
Fonte: Gfycat

Além disso, como ela não entra em contato direto com o líquido que é movimentado, ela não corre risco de ser danificada pelo líquido ou de contaminá-lo, portanto sua limitação é referente ao material de sua mangueira.

Como a mangueira dessa bomba é de silicone, não há risco de transferir cheiro ou gosto ao líquido que é movimentado, o que permite o seu uso em aplicações alimentícias. Além disso, como esse material possui uma boa resistência química ao ozônio, a raios ultravioletas e a temperaturas extremas (entre -17 e 315°C), ele pode ser utilizado em diversas aplicações.

Dispenser de Líquidos

O período de pandemia nos ensinou que devemos tomar muito cuidado com a nossa higiene e manter o nosso corpo sempre limpo, principalmente as nossas mãos. Então por que não criar um dispenser de líquidos, para não termos de entrar em contato direto com a garrafa?

Montagem do Kit

O primeiro passo para esse projeto ficar completamente funcional é a montagem da estrutura do dispenser, e para te ajudar com isso, siga o manual de montagem contido no botão a seguir.

Manual de Montagem

Circuito

Com a estrutura montada, monte o circuito a seguir.

Circuito Elétrico
Circuito Elétrico

Durante a montagem, atente-se à polaridade do diodo soldado aos terminais do motor. O terminal com a demarcação branca do componente deve ser conectado ao terminal NA (Normalmente Aberto) do relé, para que a alimentação vinda do terminal C (Comum) seja enviada para o motor ao acionar o relé. Já o outro terminal do componente deve ser conectado diretamente ao pino GND da placa.

O Que Deve Acontecer

Assim que o conjunto estiver montado, alimente a sua BlackBoard com a fonte de 12 V e 5 A do kit. Então basta aproximar sua mão, ou um objeto, embaixo do sensor ultrassônico para que o dispenser despeje um pouco do liquído desejado sobre a sua mão, ou objeto, como no GIF a seguir.

Resultado Final

Indo Além

O Kit Faça-Você-Mesmo: Dispenser Automático de Líquidos está pronto para uso depois de montado e é um dispositivo muito prático que pode funcionar com diversos líquidos. Imagine então uma aplicação onde um RTC é usado para habilitar o dispenser em uma faixa de horário predeterminada. Ou um projeto que conta quantas vezes o dispenser foi acionado. Logo, se você quer usar o código de base para o seu projeto ou apenas entender como o dispositivo funciona, acesse o tutorial Programação do Dispenser de Líquidos com Arduino.

Conclusão

Neste tutorial aprendemos como uma bomba peristáltica funciona e como utilizá-la no Kit Faça-Você-Mesmo: Dispenser Automático de Líquidos.

Avatar


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


PIMENTajef
date Enviado: 2021-07-02 17:04:28
Boa tarde 
Por gentileza pode enviar o link do programa original para download do arquivo do Dispenser Automático para Líquidos 
Outra questão é que o programa Arduino identifica a placa como estando na COM5 e está configurado como placa Arduino UNO porem ao comandar Ferramentas Obter informação da placa o mesmo retorna Placa Não identificada
O drive foi instalado sem erros e a placa aparece listada em Meu Computador/Propriedades/Gerenciador de Dispositivos/Portas Com e Lpt/Silicon Labs CP210x USB to Uart Bridge(COM5)
O que está ocorrendo???

Giovanni5
date Enviado: 2021-07-02 17:18:42
PIMENTajef
PIMENTajef, você pode encontrar o código do projeto no link que o Francois compartilhou no comentário abaixo, basta copiá-lo e colá-lo em um novo arquivo na IDE (lembre-se de sobrescrever o que foi gerado no novo arquivo, para não obter erros de código). Em relação às informações da placa, é normal que a IDE não retorne informações além do PID e VID do driver da BlackBoard UNO, pois a BlackBoard não utiliza os mesmos componentes e nem o mesmo firmware de outras placas da plataforma Arduino Uno.

PIMENTajef
date Enviado: 2021-07-02 15:48:09
Consegui identificar qual placa é, Arduino reconheceu está comunicando. 
Agora preciso descobrir como "puxar" o programa da placa para o Editor Arduino para poder alterar o tempo de acionamento da bomba, compilar e enviar o programa atualizado para a placa Arduino Robot Motor
Pode por gentileza me auxiliar?

Giovanni5
date Enviado: 2021-07-02 16:02:42
PIMENTajef
Para carregar um código para uma placa Arduino, basta selecionar a porta serial correspondente da placa no seu computador, juntamente com o modelo da placa usada (no caso da BlackBoard UNO o modelo é "Arduino Uno") nas "Ferramentas" da IDE, e então pressionar o botão "Carregar" no programa (botão com uma seta apontada para a direita).

Francois
date Enviado: 2021-07-02 17:01:02
PIMENTajef
Complementando a resposta do Giovanni5, não se lê o código da placa, mas se grava novos programas a partir da IDE do Arduino. Isso significa que você precisa ter o código fonte para fazer alterações no projeto. Se você quiser alterar o tempo de acionamento da bomba peristáltica no dispenser para líquidos, você pode se basear no tutorial do seguinte link: https://www.robocore.net/tutoriais/programacao-dispenser-liquidos-arduino

gibaneiromg97
date Enviado: 2021-06-30 12:23:06
giovanni bom dia tudo bem? posso aproveitar essa automação dessa envasadora da ROBOCORE em uma que fiz com motor de maquina de lavar? tem um vasilhame de 20 litros acoplado pra envazar frascos de 150 e 200ml. se sim eu compro a maquina e aproveito o automatismo ou voce me sugere outra coisa?

Giovanni5
date Enviado: 2021-06-30 12:55:11
gibaneiromg97
Então gibaneiromg97, você pode aproveitar o conceito utilizado nesse projeto para isso, mas como o Dispenser que disponibilizamos não foi desenvolvido para a sua aplicação em específico, será necessário modificar praticamente o projeto inteiro para que ele opere como deseja. Com isso, seria mais simples adquirir os componentes separados e desenvolver a sua própria solução. Outro ponto importante é que, o motor da máquina de lavar que você está usando, provavelmente ultrapassa os limites elétrico do módulo relé utilizado no projeto, e seria necessário uma contatora para um acionamento indireto.

gibaneiromg97
date Enviado: 2021-06-21 16:58:00
BOA TARDE. EU PODERIA ADAPTAR UM RECIPIENTE DE 4 LITROS NA MAQUINA PRA ELA ENCHAR FRASCOS DE 200ml? EM QUANTO TEMPO ELA ENCHE UM FRASCO DE 200ML.

Giovanni5
date Enviado: 2021-06-21 17:17:20
gibaneiromg97
Sim, você pode adaptar o Kit para um tanque de 4 l, porém o tempo que a bomba irá levar para despejar 200 ml irá depender da viscosidade do liquido. Sendo alimentada pela fonte de 12V do Kit, se a bomba tivesse que despejar 200 ml de água, ela levaria em torno de 5 minutos, já que ela possui um fluxo nominal de 40 ml/min (dado válido para água apenas).

lukinha_loma
date Enviado: 2021-06-16 21:36:59
Olá! Uma dúvida ao invés de ligar a bomba no arduino não pode ser ligado direto na fonte 12v através do módulo relé para o acionamento?

Giovanni5
date Enviado: 2021-06-17 08:06:13
lukinha_loma
Na verdade a bomba está sendo basicamente conectada à fonte, já que o pino Vin da placa Arduino é a saída de alimentação externa (no caso a fonte de 12V do Kit), que está conectado ao terminal comum do relé. Isso facilita a alimentação da placa Arduino e da bomba em conjunto. É possível fazer a conexão "direta" com a fonte, mas seria necessário um adaptador (https://www.robocore.net/conector/conector-adaptador-p4-femea-borne - por exemplo), e teriam que ter duas saídas, uma para alimentação da placa, e outra para a bomba, o que poderia dificultar o circuito do projeto.

programasupergenius
date Enviado: 2021-06-05 08:24:52
Precisa do Diodo? Porque no circuito não mostra nada do diodo...

Giovanni5
date Enviado: 2021-06-07 08:00:01
programasupergenius
Sim, o diodo é necessário para evitar picos de corrente durante a partida do motor, e é possível observá-lo entre os contatos do motor no esquema elétrico, exatamente como o diodo soldado no motor da bomba do Kit.

e_duhsilva
date Enviado: 2021-05-25 14:34:50
Boa tarde, gostaria de saber se a fonte utilizada é 12V 1A ou 12V 5A? Pois na lista de materiais parece ser uma 12V 1A

Giovanni5
date Enviado: 2021-05-25 15:06:04
e_duhsilva
O Kit é enviado com uma fonte de 12V 2A.

antonioc.costa
date Enviado: 2021-05-12 16:17:12
Boa tarde.
Tenho parte do material e comprei de vocês os componentes que faltam para montagem do dispenser. Estou aguardando a entrega.
Qual é a especificação do diodo que vai nos terminais do motor da bomba? 
Muito obrigado.

Giovanni5
date Enviado: 2021-05-12 16:37:59
antonioc.costa
O diodo que vai soldado ao motor da bomba do Kit é o 1N4007 (https://www.robocore.net/outros-componentes-eletronicos/diodo-1n4007).

programasupergenius
date Enviado: 2021-05-12 10:58:07
Pode ser usado como dispenser de refrigerante também?

Giovanni5
date Enviado: 2021-05-12 11:12:19
programasupergenius
Este é um Kit de Dispenser de Líquidos no geral, portanto pode ser usado para dispensar refrigerante também. Apenas leve em consideração que talvez sejam necessárias algumas modificações no código do projeto (https://www.robocore.net/tutoriais/programacao-dispenser-liquidos-arduino), para que ele funcione exatamente como deseja.

eduvasques
date Enviado: 2021-04-24 17:37:14
Montei com minha filha e curti demais. Vcs estão de parabéns!!! Façam mais kits assim!
Aliás, queria muito um kit para irrigação de plantas, mas que já acompanhasse a estrutura em acrílico como nesse aqui.
Sério, vcs são muito bons no que fazem!

Giovanni5
date Enviado: 2021-04-26 08:23:34
eduvasques
Ficamos felizes em saber sobre o seu contentamento com esse Kit, e agradecemos pela sugestão, iremos avaliar a possibilidade de desenvolver mais Kits para projetos prontos, e de desenvolver uma estrutura em acrílico para a fixação do irrigador automático.