SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Montagem do Dispenser Automático de Líquidos



Introdução

A movimentação de líquidos é algo essencial para alguns projetos, mas pode ser difícil de integrar essa funcionalidade com microcontroladores e alguns modelos de bombas. As bombas peristálticas, por sua vez, são bem simples e fáceis de serem integradas em projetos, já que são compostas de um motor DC.

Neste tutorial iremos entender um pouco melhor como uma bomba peristáltica funciona e como montar o Kit Faça-Você-Mesmo: Dispenser Automático de Líquidos.

Lista de Materiais

Conceitos Teóricos

As bombas peristálticas trabalham a seco, ou seja, elas não entram em contato direto com o líquido que é movimentado. Elas são capazes de criar vazão do líquido apenas movimentando pequenos volumes, que passam pela mangueira da bomba graças aos seus roletes. Esses roletes espremem uma parte da mangueira e então empurram o volume contido nesta parte da mangueira para fora, até que outro rolete separe outro volume e o empurre para fora também, criando uma vazão constante, como no GIF a seguir.

exemplo-funcionamento-bomba-peristaltica
Exemplo de Funcionamento da Bomba Peristáltica
Fonte: Gfycat

Além disso, como ela não entra em contato direto com o líquido que é movimentado, ela não corre risco de ser danificada pelo líquido ou de contaminá-lo, portanto sua limitação é referente ao material de sua mangueira.

Como a mangueira dessa bomba é de silicone, não há risco de transferir cheiro ou gosto ao líquido que é movimentado, o que permite o seu uso em aplicações alimentícias. Além disso, como esse material possui uma boa resistência química ao ozônio, a raios ultravioletas e a temperaturas extremas (entre -17 e 315°C), ele pode ser utilizado em diversas aplicações.

Dispenser de Líquidos

O período de pandemia nos ensinou que devemos tomar muito cuidado com a nossa higiene e manter o nosso corpo sempre limpo, principalmente as nossas mãos. Então por que não criar um dispenser de líquidos, para não termos de entrar em contato direto com a garrafa?

Montagem do Kit

O primeiro passo para esse projeto ficar completamente funcional é a montagem da estrutura do dispenser, e para te ajudar com isso, siga o manual de montagem contido no botão a seguir.

Manual de Montagem

Circuito

Com a estrutura montada, monte o circuito a seguir.

Circuito Elétrico
Circuito Elétrico

Durante a montagem, atente-se à polaridade do diodo soldado aos terminais do motor. O terminal com a demarcação branca do componente deve ser conectado ao terminal NA (Normalmente Aberto) do relé, para que a alimentação vinda do terminal C (Comum) seja enviada para o motor ao acionar o relé. Já o outro terminal do componente deve ser conectado diretamente ao pino GND da placa.

O Que Deve Acontecer

Assim que o conjunto estiver montado, alimente a sua BlackBoard com a fonte de 12 V e 5 A do kit. Então basta aproximar sua mão, ou um objeto, embaixo do sensor ultrassônico para que o dispenser despeje um pouco do liquído desejado sobre a sua mão, ou objeto, como no GIF a seguir.

Resultado Final

Indo Além

O Kit Faça-Você-Mesmo: Dispenser Automático de Líquidos está pronto para uso depois de montado e é um dispositivo muito prático que pode funcionar com diversos líquidos. Imagine então uma aplicação onde um RTC é usado para habilitar o dispenser em uma faixa de horário predeterminada. Ou um projeto que conta quantas vezes o dispenser foi acionado. Logo, se você quer usar o código de base para o seu projeto ou apenas entender como o dispositivo funciona, acesse o tutorial Programação do Dispenser de Líquidos com Arduino.

Conclusão

Neste tutorial aprendemos como uma bomba peristáltica funciona e como utilizá-la no Kit Faça-Você-Mesmo: Dispenser Automático de Líquidos.

Avatar


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


antonioc.costa
date Enviado: 2021-05-12 16:17:12
Boa tarde.
Tenho parte do material e comprei de vocês os componentes que faltam para montagem do dispenser. Estou aguardando a entrega.
Qual é a especificação do diodo que vai nos terminais do motor da bomba? 
Muito obrigado.

Giovanni5
date Enviado: 2021-05-12 16:37:59
antonioc.costa
O diodo que vai soldado ao motor da bomba do Kit é o 1N4007 (https://www.robocore.net/outros-componentes-eletronicos/diodo-1n4007).

programasupergenius
date Enviado: 2021-05-12 10:58:07
Pode ser usado como dispenser de refrigerante também?

Giovanni5
date Enviado: 2021-05-12 11:12:19
programasupergenius
Este é um Kit de Dispenser de Líquidos no geral, portanto pode ser usado para dispensar refrigerante também. Apenas leve em consideração que talvez sejam necessárias algumas modificações no código do projeto (https://www.robocore.net/tutoriais/programacao-dispenser-liquidos-arduino), para que ele funcione exatamente como deseja.

eduvasques
date Enviado: 2021-04-24 17:37:14
Montei com minha filha e curti demais. Vcs estão de parabéns!!! Façam mais kits assim!
Aliás, queria muito um kit para irrigação de plantas, mas que já acompanhasse a estrutura em acrílico como nesse aqui.
Sério, vcs são muito bons no que fazem!

Giovanni5
date Enviado: 2021-04-26 08:23:34
eduvasques
Ficamos felizes em saber sobre o seu contentamento com esse Kit, e agradecemos pela sugestão, iremos avaliar a possibilidade de desenvolver mais Kits para projetos prontos, e de desenvolver uma estrutura em acrílico para a fixação do irrigador automático.

rosaliojorge_villega
date Enviado: 2021-04-21 15:02:16
Só mais uma pergunta , seguindo o tutorial e o problema persistir tem a possibilidade de trocar o R3 ?

ViniDj
date Enviado: 2021-04-21 15:36:23
rosaliojorge_villega
Claro, sem dúvidas, mas note que todas as placas são testadas antes do envio (sobretudo as que vão no Kit Dispenser, já que além do teste funcional elas também passam pela gravação de código do dispenser).

rosaliojorge_villega
date Enviado: 2021-04-21 14:51:47
Algum telefone para contato , para suporte técnico ?

ViniDj
date Enviado: 2021-04-21 14:58:09
rosaliojorge_villega
O telefone que consta no topo do site tem a opção para suporte técnico, porém, devido ao feriado desta quarta-feira, sugiro ligar amanhã.

rosaliojorge_villega
date Enviado: 2021-04-21 14:49:57
Boa tarde comprei o kit recentemente porém , quando conecto no Pc ou notebook não está reconhecendo o arduíno 
O que pode ser ?

ViniDj
date Enviado: 2021-04-21 14:57:37
rosaliojorge_villega
Provavelmente seu computador não tem o driver da placa, por isso ele não está reconhecendo. Existe um tutorial aqui no site que mostra o passo a passo de como instalar este driver, porém note que a placa que vai no Kit Dispenser de Liquidos já vai programada, não sendo necessária a programação. Segue o tutorial de instalação do driver: https://www.robocore.net/tutoriais/instalacao-driver-da-blackboard

rosaliojorge_villega
date Enviado: 2021-04-21 15:00:05
rosaliojorge_villega
Obrigado pela informação

tudonopapelao
date Enviado: 2021-03-27 17:29:43
MUITO BOM, sou novato no arduino e achei bastante interessante o kit, comprei fiz e é muito maravilhoso-+

Giovanni5
date Enviado: 2021-03-29 07:58:07
tudonopapelao
Ficamos felizes em saber sobre o seu contentamento com o Kit, nós o desenvolvemos justamente para que mesmo iniciantes pudessem finalizá-lo com facilidade.

renatofbotelho
date Enviado: 2021-03-03 21:26:34
Boa noite,

Montei meu kit e funcionou perfeitamente. Excelente qualidade e muito bem explicado. Porém percebi que o sensor vem acionando a bomba sozinho eventualmente. Saberia me dizer o que pode ser? Grato

Giovanni5
date Enviado: 2021-03-04 07:56:06
renatofbotelho
Talvez esse problema esteja sendo causado por um mau contato nas conexões do sensor ultrassônico, portanto verifique as conexões do circuito. Se o problema persistir, você pode tentar aumentar um pouco o tempo de debounce do acionamento da bomba (<delay(200)>) no código fonte do projeto (https://www.robocore.net/tutoriais/programacao-dispenser-liquidos-arduino), para "filtrar" possíveis leituras incorretas do sensor.

Giovanni5
date Enviado: 2021-03-04 10:32:28
renatofbotelho
Apenas um adendo ao comentário anterior, fizemos alguns testes com o dispenser, e conseguimos replicar o problema que você e mais alguns clientes estavam tendo. Esse problema está sendo causado pelo fato da distância mínima de acionamento do código ser muito próxima à distância entre o sensor e a base. Nós atualizamos o código do tutorial mencionado anteriormente com uma correção que deve solucionar esse problema. Levando isso em conta, carregue o código do tutorial para a placa do seu dispenser, e observe o resultado.

edinavarro
date Enviado: 2021-03-02 10:44:00
Bom dia Giovani,

Obrigado pelas informações, consegui ligar e fazer funcionar, porém ele tem momentos que não funciona, mas você desligando e ligando volta a acionar o motor, é normal isso? está estranho, as vezes funciona e as vezes não...????

Giovanni5
date Enviado: 2021-03-02 10:59:55
edinavarro
Não, isso não é normal, mas este problema deve estar atrelado à algum mau contato nas conexões do circuito, portanto reveja essas conexões.

edinavarro
date Enviado: 2021-03-01 19:54:32
boa noite, após montado, o motor não vira e o relê fica fazendo o ruído como se estivesse abrindo e fechando, e a luz amarela da placa do relê piscando. Já conferi as ligações e parecem estar corretas.

Agradeço a ajuda.

Giovanni5
date Enviado: 2021-03-02 08:09:09
edinavarro
Verifique a polaridade do diodo do motor, como mencionado no texto acima, se o motor estiver conectado com o diodo em polaridade reversa, o motor não irá girar. O risco demarcado no diodo deve estar conectado ao canal "NA" do relé, enquanto o outro lado do diodo é conectado diretamente ao GND. Se o circuito já estiver desta maneira e mesmo assim o motor da bomba não girar, encaminhe um e-mail para suporte@robocore.net, com algumas fotos do circuito montado, e um vídeo demonstrando o comportamento do conjunto.